McLaren punida com multa e perca de pontos

sicvu8.jpg

Por um lado foi um castigo bem aplicado e faz com que o Campeonato não perca interesse, por outro vai ser um piloto da McLaren a ganhar o campeonato à custa de jogos ilegais.

E também aproveito para relembrar o caso da Honda, em que na altura não se importaram de penalizar equipa e PILOTOS que ficaram 2 GP sem correr, um que foram desclassificados e um 4º GP que não tiveram grande pretação porque o motor tinha ficado parado mais de 1 mês[8b]
não compares.....
a honda tinha um depósito dentro do outro - facto!
a mclarem tinha dados da ferrari - facto...mas há provas de que os usou??

ld

uma adaptação exímia das suspensões aos bridgestone não te faz questionar sobre a originalidade da nova geometria das suspensões? a mim faz...

claro que deve ser punida. mas, como disse, se queres punir todos os que têm peças ilegais, acabas com a F1 hoje mesmo. atenção que a McLaren não está a ser punida pelas «outras» peças ilegais.

Então está a ser punida por possivelmente ter copiado as peças ilegais da Ferrari, como diz o ditado ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão

uma adaptação exímia das suspensões aos bridgestone não te faz questionar sobre a originalidade da nova geometria das suspensões? a mim faz...

claro que deve ser punida. mas, como disse, se queres punir todos os que têm peças ilegais, acabas com a F1 hoje mesmo. atenção que a McLaren não está a ser punida pelas «outras» peças ilegais.

Adaptação? hum :)

O que eles copiaram era um sistema ilegal? Já sei que copiar é ilegal mas e o sistema era ou não?

Se a McLaren obteve os dados ilegalmente foi punida com justiça mas relembro que para a Ferrari as regras são sempre ligeiramente diferentes...

Até 2009 não me vou interessar muito pela fórmula 1[s)]

não compares.....
a honda tinha um depósito dentro do outro - facto!
a mclarem tinha dados da ferrari - facto...mas há provas de que os usou??

ld

E a renault nao usou um dispositivo movel dentro do carro por causa do amortecimento? (como tu disseste e bem)
É ilegal (tal como o 2º deposito da honda) pelas regras sabes e nao foram penalizados com nada
As asas flexiveis usadas por algumas equipas de topo (nao vale a pena dizer quais) eram demasiadamente flexiveis e portanto ilegais e ninguem foi penalizado por isso.
A honda levou uma penalização (e bem), pena é que isso nao seja sempre aplicado às equipas de topo.

A sanção soube a pouco, mas dada as circunstancias economicas e de espectaculo que regem a F1 actualmente, compreende-se.

Mas qual geometria de suspenções, qual carapuça, as geometria das suspenções dos F1 actuais já foram inventadas nos anos 60 pelo Colin Chapman (push rods e amortecedores horizontais) que devido ao sua capacidade de inovar também sentiu na pele o poder de "secretaria" da Ferrari, quando mais uma vez inventou algo de revolucionario (o carro de chassi gemeo) mal a Ferrari percebeu que mais uma vez tinha sido ultrapassada, a queixa não se fez esperar.
Portanto se a Mclaren copiou alguma coisa foram as afinações da suspenção e afinações são afinações vai-se experimentando até a acertar, como é que se prova que foram copiadas, e como os chassi de Ferrari e Mclaren não são iguais nada garante que as afinações que funcionam bem no carro italiano vão dar os mesmo resultados em outro chassi.

Última edição:
é sempre mil vezes mais facil, sem que seja para comparar soluções. A McLaren nem precisava de copiar peças, bastava desenvolver as soluções que lhes interessavam ao ponto que ultrapassassem as do Ferrari.

Ora tendo a Maclaren tido acesso às tais informações ficou nivelada com a Ferrari nesse campo...tendo a Maclaren usado essa info e ter feito disso algo melhor do que a Ferrari....

Não estou aqui a defender ninguém, até porque ninguém me paga para isso, mas com a Mclaren fora, a F1 vai perder muito interesse e muito dinheiro, mas pronto, eles é que sabem...

Voltar
Superior