Mazda Mx5

Vi hoje, a menina não estudou a lição. Irrita-me sempre quando um jornalista não conhece bem o produto que testa.

O 30AE acelera dos 0 aos 100/kmh em 6,5 segundos e não em 7,5 como ela afirma

Eu ainda estava com jet lag quando vi por isso não prestei bem atenção aos pormenores [:D]
Mas mesmo assim acho que dei por outros erros, parece-me que quem falava do NC também não percebia muito da poda.

O meu saiu hoje à rua para o primeiro passeio do ano, já andava com saudades do conduzir e de andar de cabelos ao vento, mas ele precisa mesmo é do primeiro banho do ano, o carro mete nojo! [:D]
A ver se no fim de semana trato disso.

Está a chegar a altura de fazer a rotação dos pneus.

Nunca vi destas recomendações noutros carros. Faz sentido fazer isto? Melhora a longevidade dos pneus?

Nunca vi destas recomendações noutros carros. Faz sentido fazer isto? Melhora a longevidade dos pneus?

Pessoalmente, sempre fiz rotação dos pneus nos meus carros. Não me vejo rolar os pneus no mesmo eixo até necessidade de troca. Desta forma nunca tenho pneus "novos" vs "velhos" e quando faço a troca é sempre total, algo que me agrada mais do que montar apenas dois novos...

Nunca faço a rotatividade dos pneus, quando se gastam ponho novos no eixo que precisa.
No meu antigo QQ com cerca de 80.000km ia levar o 3º jogo de pneus no eixo da frente (a contar com os que vieram no carro) e os de trás ainda eram os de origem e ainda faziam mais uns km.

No meu MX-5 com cerca de 21.000km os pneus da frente ainda me parecem em bom estado, nos de trás já se nota um pouco o desgaste nas laterais.
A ver se fazem pelo menos o dobro dos km.

As boas práticas dizem que devemos rodar os pneus. Quase todas as marcas o recomendam

Eu não consigo perceber porquê e nunca vi uma explicação boa para isso, por isso no meu caso a jante que nasce naquele lugar morre naquele lugar. [:D]

Por acaso o MX-5 até tem dá para programar um aviso para fazer a rodagem dos pneus, não é? Tenho ideia de me terem mostrado isso quando fizeram a entrega do carro e eu ter pedido para desligar esse aviso porque não ia rodar os pneus.

Nunca faço a rotatividade dos pneus, quando se gastam ponho novos no eixo que precisa.
No meu antigo QQ com cerca de 80.000km ia levar o 3º jogo de pneus no eixo da frente (a contar com os que vieram no carro) e os de trás ainda eram os de origem e ainda faziam mais uns km.

Isso faz com que andes com pneus novos num eixo e com pneus bastante gastos noutro eixo. Mas são opções...

A rotação serve para evitar isso mesmo, e fazer que o desgaste dos 4 pneus sejam quase idêntico e não haja grandes diferenças entre eles.

Eu há quase 30 anos que sempre tenho feito rotação dos pneus de x em x kms em todos os carros que tive e tenho. Quando compro pneus faço sempre questão de comprar 4. :)

Última edição:
Eu não consigo perceber porquê e nunca vi uma explicação boa para isso, por isso no meu caso a jante que nasce naquele lugar morre naquele lugar. [:D]

Por acaso o MX-5 até tem dá para programar um aviso para fazer a rodagem dos pneus, não é? Tenho ideia de me terem mostrado isso quando fizeram a entrega do carro e eu ter pedido para desligar esse aviso porque não ia rodar os pneus.

A rotação dos pneus permite manter o desgaste uniforme entre todos eles, aumentando assim a sua longevidade e facilitando o funcionamento de vários sistemas da viatura. Por exemplo o ESP, assume que o diâmetro dos pneus é uniforme, o que não é caso quando um está mais gasto que outro.

Naturalmente um país em que se conduz pela direita os pneus desse mesmo lado sofrem mais desgaste que os da esquerda. E por exemplo, num carro "tudo à frente" (motor e tracção), os pneus da frente sofrem muito mais que os traseiros.

A recomendação das marcas tem razão de ser.

Mesmo num bom dia de chuva pode haver diferenças significativas, uma vez que um pneu novo tem um escoamento de água muito superior a um pneu com 30.000 ou 40.000kms ou mais,
e estando ambos na mesma viatura há capacidades de escoamento nos diferentes, o que não é a coisa mais "simpática".

Continuam a não me convencer. [:D]
Não faço rotação de pneus e troco quando tiverem que ser trocados, sejam 2 ou 4. Nunca tive problemas por causa dos pneus mas eu também os costumo trocar bem antes de chegarem "às lonas", não facilito na qualidade e estado dos pneus, pois ao fim ao cabo é o que nos prende à estrada.

E para além dos pisos com diferente desgaste, há também a questão da idade e qualidade da borracha. Pode haver pneus com 1 ano à frente e 4 anos atrás, a aderência não será igual. Prefiro que haja com poucas diferenças nesse aspecto.

O barulho tipo sopro do meu AC andava desaparecido, hoje lá voltou a aparecer.
Diziam eles que era normal, se fosse normal não desaprecia, enfim...a ver se consigo ir pessoalmente à oficina para ver se já há feedback da Mazda, se não vou ter que enviar um email à Mazda para ver o que dizem.

A questão da rotação, nos muitos carros com larguras diferentes nos dois eixos cai por terra.

Há bons argumentos para fazer e também para não fazer. Para quem faz, o momento que antecede a troca normalmente implica um carro com pneus em pior estado do que quem não faz, que tem um eixo sempre melhor que o que troca.

O barulho tipo sopro do meu AC andava desaparecido, hoje lá voltou a aparecer.
Diziam eles que era normal, se fosse normal não desaprecia, enfim...a ver se consigo ir pessoalmente à oficina para ver se já há feedback da Mazda, se não vou ter que enviar um email à Mazda para ver o que dizem.

Tens de ver isso, podes ter de trocar o turbo [:D]

Quanto aos pneus, troco aí pelos 30 000km.

Coisa que não pude fazer no meu anterior série 3 pack M (medidas diferentes) e no atual M2c também não dará!

Mas dará no 3008 da Maria que com 25 000km continuam os 4 novos (nos Suv´s o desgaste é menor).

Costumava fazer rotação nos carros anteriores, até porque o meu estilo de condução faz gastar bastante os pneus dianteiros. Mas com o MX-5 o efeito rotunda fez com que os traseiros se desgastem ao mesmo nível :) Quando troquei os 4, estavam todos com nível de desgaste semelhante.
A semana passada apareceu o sinal de baixa de pressão nos pneus, e verifiquei que havia um que estava com menos pressão que os restantes, mas pensei que fossem da máquina de enchimento não estar a funcionar muito bem quando os enchi da última vez. Hoje aconteceu o mesmo, pelo que deduzo que seja um pequeno furo nesse mesmo pneu. Espero que dê para reparar, ainda nem 10mil kms têm.
Também em relação aos pneus, a semana passada fui fazer os testes de homologação de nova medida (205/50 R16), e agora só tenho que entregar o requerimento no IMT.

Costumava fazer rotação nos carros anteriores, até porque o meu estilo de condução faz gastar bastante os pneus dianteiros. Mas com o MX-5 o efeito rotunda fez com que os traseiros se desgastem ao mesmo nível :) Quando troquei os 4, estavam todos com nível de desgaste semelhante.
A semana passada apareceu o sinal de baixa de pressão nos pneus, e verifiquei que havia um que estava com menos pressão que os restantes, mas pensei que fossem da máquina de enchimento não estar a funcionar muito bem quando os enchi da última vez. Hoje aconteceu o mesmo, pelo que deduzo que seja um pequeno furo nesse mesmo pneu. Espero que dê para reparar, ainda nem 10mil kms têm.
Também em relação aos pneus, a semana passada fui fazer os testes de homologação de nova medida (205/50 R16), e agora só tenho que entregar o requerimento no IMT.

Com esses pneus mais largos notaste algum aumento dos consumos?

A questão da rotação, nos muitos carros com larguras diferentes nos dois eixos cai por terra.

Há bons argumentos para fazer e também para não fazer. Para quem faz, o momento que antecede a troca normalmente implica um carro com pneus em pior estado do que quem não faz, que tem um eixo sempre melhor que o que troca.

Isso não é problema, troca-se do lado esquerdo para o direito e vice versa. [:D]

Voltar
Superior