Mazda Mx5

~950Kg mx-5 ND ST 1.5 base
~975-980Kg mx-5 ND ST 1.5 com extras
~1060Kg mx-5 ND ST 2L

Acrescentar ~40Kg para o RF.

Verificar dimensões em quem as mede.

Exemplo de um 2L RF

A questão é que há várias medidas de peso. Os valores que colocaste são valores DIN anunciados pela Mazda (os dados do 1.5 base, os 950 Kg, não consegui verificar em nenhum lado).
Depois há valores de peso segundo a norma da UE que são 75Kg superiores à norma DIN. Por último existem os dados de peso real (efetivamente medidos) que são geralmente superiores às anteriores respetivas 2 métricas.

Mas um MX-5 1.5 RF nunca chegará aos 1200 Kgs, seja qual for a métrica utilizada [;)]

NOTA: O do vídeo do link é um RF 2.0 de 160cv e acusou (medida de peso real) 1105,40 Kg. Resta saber quantos litros de combustível tinha no depósito.

Última edição:
Boas msantos!
Procurei pela net o peso e vários locais diziam 1200/1300 kgs aproximadamente. O RF é ligeiramente mais pesado. 1300 não é, acredito mais nos 1200 e poucos.

De resto, eu gosto do carro e referi isso no vídeo! Faz muita rotação e onde ele é mais prazeroso de usar é mesmo ali nas 5k rpm.
Em relação ao adornar, foi uma das coisas que senti e é uma opinião apenas. Mas como disse, não é um desportivo 100% pelo que compreendo o facto do carro ser um pouco assim.

Ele adornar realmente adorna, não acho é que tenha uma traseira "fugidia" mas como já falámos uma vez pode ser de teres andado com o carro com as ajudas desligadas e eu ando com ele com as ajudas ligadas.
E também pode ser conforme já aqui foi falado no tópico que o carro não esteja bem alinhado, o meu hoje tirei a limpo que não estava lá muito bem...

Também não o considero um desportivo "puro e duro" no entanto acho que o novo 2.0 já se vai conseguir enquadrar bem na categoria das desportivos.

Considero o MX-5 1.5, um carro divertido de conduzir, que entrega a condução de "forma desportiva", que tem a tração no sitio certo e que tem prestações honestas e até boas para a potência que tem, é um carro que para quem o quer tornar ainda mais focado na condução é fácil de o fazer e sem dar cabo da carteira. Depois o facto de ser descapotável é um grande "Plus".

Ainda hoje nos poucos km que fiz, ao subir um monte e fazer uma curva em 3ª com o pé a fundo na tabua e depois fazer uma pequena traseirada na rotunda, mesmo sendo devagar, deixou-me com um sorriso de orelha a orelha, para ser ouro sobre azul só falta ir com a capota para baixo, mas como esta ainda estava molhada decidi não baixa-la.

Esse branco ainda existe (no site deles não aparece)? Bem me parecia que era um Branco Pearl, daí que estivesse mais inclinado para o Crystal White Pearlescente.

Não sei se este branco ainda existe, o branco com efeito pérola ainda existe mas podem ter mudado o nome.
O site da Mazda, pelo menos no que respeita ao MX-5 não vale nada, por exemplo a respeito das cores, já havia a circular o novo azul e no site ainda aparecia o Reflex Blue que era a tonalidade antiga.

Se me dissessem há uns anos que ia comprar um carro branco por minha vontade, dizia que estavam malucos, mas a verdade é que no MX-5 gosto muito da combinação da capota e jantes escuras com o branco pérola, pelo que estou plenamente satisfeito com a escolha, melhor só se fosse azul, mas só havia um em Portugal nessa cor e não era no nível de equipamento que eu queria.

André, não leves a mal a minha a mal "crítica". Foi apenas para te ajudar a melhorar. A grande maioria do pessoal português que tem canais de automóveis, padece do mesmo problema. E eu compreendo que não é nada fácil estar ao volante e ter um discurso fluido e genuíno ao mesmo tempo. É isso que mais diferencia uns canais de outros. Mas parabéns pelo vídeo e pela realização do mesmo que, tirando esta parte melhorável do discurso, está muito bom.

Gostei particularmente do som captado pelo vídeo do escape de ponteira dupla do 1.5 RF apr:)

Claro eu aceito as críticas até porque sei que não sou nenhum profissional nisto.
Estou no início e sei que há muita coisa a melhorar. O meu foco nunca foi fazer ensaios, mas resolvi tentar até para dar mais conteúdo. Até porque isto é apenas um passatempo, apesar de fazer o que gosto e tirar muito tempo, é algo que não quero nem consigo estar a aperfeiçoar a 100% neste momento.

Em relação ao peso, sim, não chega aos 1200 kgs. Deve andar pelos 1150 no RF [;)]

A questão é que há várias medidas de peso. Os valores que colocaste são valores DIN anunciados pela Mazda (os dados do 1.5 base, os 950 Kg, não consegui verificar em nenhum lado).
Depois há valores de peso segundo a norma da UE que são 75Kg superiores à norma DIN. Por último existem os dados de peso real (efetivamente medidos) que são geralmente superiores às anteriores respetivas 2 métricas.

Mas um MX-5 1.5 RF nunca chegará aos 1200 Kgs, seja qual for a métrica utilizada [;)]

NOTA: O do vídeo do link é um 2.0 de 160cv e acusou (medida de peso real) 1105,40 Kg. Resta saber quantos litros de combustível tinha no depósito.

Volto a dizer é só procurar mx-5 em balanças, é o que não falta.

Sendo o peso um pergaminho do veículo...é com naturalidade que se encontram e se medem os pesos para aferir os "claimed". É com naturalidade que tens listas dos pesos dos vários componentes stock e aftermarket. E é com naturalidade que até em PT já tenham sido pesados para ver as nossas balanças eram diferentes[:p]

Os valores que coloquei são valores em ordem de marcha, se quiseres acrescenta o peso do combustível.

A Mazda "claims" 2 pesos, com e sem condutor de 75Kg[;)]

Claro eu aceito as críticas até porque sei que não sou nenhum profissional nisto.
Estou no início e sei que há muita coisa a melhorar. O meu foco nunca foi fazer ensaios, mas resolvi tentar até para dar mais conteúdo. Até porque isto é apenas um passatempo, apesar de fazer o que gosto e tirar muito tempo, é algo que não quero nem consigo estar a aperfeiçoar a 100% neste momento.

Em relação ao peso, sim, não chega aos 1200 kgs. Deve andar pelos 1150 no RF [;)]

Não, não anda pelos 1150Kg. Vê o link que o tonyV colocou em cima. O RF 2.0 160cv pesou 1105Kg. O RF 1.5 pesará menos que isso, portanto longe dos 1150 que referes.

O alinhamento já foi terminado.
O caster ficou nos 8,1 ao invés dos 8 que tenha falado, como disseram que quanto mais melhor deixei ficar assim, o preço do trabalho foram 20€, julgo que é o que cobram para qualquer carro e não teve influência no preço ser feito com as minhas medidas pois o trabalho é o mesmo.

Como de seguida lavei o carro, não apertei com ele pois não gosto de abusar dos travões quando estão molhados das lavagens.
O que notei da pequena volta de 10km que fiz é que a direcção parece-me ligeiramente mais pesada e consequentemente um pouco mais precisa, julgo que poderá ser de agora ter o Camber -1 no eixo da frente, o que acham? Antes de alinhar o eixo da frente estava com camber 0º no lado esquerdo e 0,45º no lado direito! Nao tinha nexo nenhum.

Numa rotunda também dei uma aceleradela para ver se a traseira descolava e pareceu-me que ficou um pouco mais "presa" mas aqui não deu para experimentar bem pelo que pode ter sido só impressão.

De um modo ou de outro o carrinho continua fantástico. [:)][:D]

Dado que aumentaste o Caster a sensação de direcção mais pesada é normal, assim como vais reparar também que a mesma centra mais depressa [;)]

Qual a razao para alterar os valores de fabrica ? é algo comum nos Mazda ? Lembro-me que na Mercedes reprovavam todos na inspeção com os valores de fabrica ... era preciso "desalinhar" para passar.

Dado que aumentaste o Caster a sensação de direcção mais pesada é normal, assim como vais reparar também que a mesma centra mais depressa [;)]

És capaz de ter razão quanto ao centrar mais depressa daí eu ter dito que que a achava um pouco mais precisa, mas lá está rodei uns 10km não deu para ver nada de epecial, no fim de semana já devo ter mais feedback da alteração

Qual a razao para alterar os valores de fabrica ? é algo comum nos Mazda ? Lembro-me que na Mercedes reprovavam todos na inspeção com os valores de fabrica ... era preciso "desalinhar" para passar.

No meu caso alterei as definições de fabrica porque as que pus porque disseram que melhorava a condução do carro, de qualquer modo ele do stand também não vinha muito bem alinhado e pelo que vi na maquina, a Mazda dá intervalos de regulação muito grandes pelo que basicamente o operador pode por o que quiser que vai bater dentro dos parâmetros.

Não me lembrei foi da situação da inspecção mas até daqui a 4 anos muita água passa debaixo da ponte. [:D]

O alinhamento já foi terminado.
O caster ficou nos 8,1 ao invés dos 8 que tenha falado, como disseram que quanto mais melhor deixei ficar assim, o preço do trabalho foram 20€, julgo que é o que cobram para qualquer carro e não teve influência no preço ser feito com as minhas medidas pois o trabalho é o mesmo.

Como de seguida lavei o carro, não apertei com ele pois não gosto de abusar dos travões quando estão molhados das lavagens.
O que notei da pequena volta de 10km que fiz é que a direcção parece-me ligeiramente mais pesada e consequentemente um pouco mais precisa, julgo que poderá ser de agora ter o Camber -1 no eixo da frente, o que acham? Antes de alinhar o eixo da frente estava com camber 0º no lado esquerdo e 0,45º no lado direito! Nao tinha nexo nenhum.

Numa rotunda também dei uma aceleradela para ver se a traseira descolava e pareceu-me que ficou um pouco mais "presa" mas aqui não deu para experimentar bem pelo que pode ter sido só impressão.

De um modo ou de outro o carrinho continua fantástico. [:)][:D]

O peso extra da direcção é do caster adicional. Infelizmente o carro vem tão desalinhado de fábrica que é logo das primeiras coisas a fazer.

O peso do carro é indicado pela marca estimando um condutor a bordo (70kgs) e tanque com (30L) de combustível. O que coloca a tara dos dois ST abaixo dos 1000kg. Apenas o RF passa os 1000ks (1030) de tara.

Vou procurar esta informação que é oficial e colocá-la aqui

Após intensa pesquisa em vários catálogos, os pesos oficiais do modelo Europeu de 2019 são os seguintes, sem combustível e sem condutor:

1.5 ST base: 961 Kg
1.5 ST topo: 980 Kg
1.5 RF base*: 1005 Kg
1.5 RF topo: 1024 Kg
2.0 ST topo (não há base): 1005 Kg
2.0 RT topo (não há base): 1048 Kg

Com 90% combustível: adicionar 25 Kg
Com condutor: adicionar peso condutor [:D]

Corolários: penalização equipamento: 19 Kg, penalização 2.0: 25 Kg, penalização RF: 43 Kg.

*o RF base tem mais equipamento que o ST base, 1 Kg dele (sistema infotainment, + 2 colunas, comandos volante, etc).

Última edição:
Após intensa pesquisa em vários catálogos, os pesos oficiais do modelo Europeu de 2019 são os seguintes, sem combustível e sem condutor:

Corolários: penalização equipamento: 19 Kg, penalização 2.0: 25 Kg, penalização RF: 43 Kg.

*o RF base tem mais equipamento que o ST base, 1 Kg dele (sistema infotainment, + 2 colunas, comandos volante, etc).

Ainda bem que não comprei um 2.0, é demasiado pesado! [:D]

Com o meu peso o 1.5 já fica a pesar mais do que o 2.0 com o 330i dentro do dele! [:)]

Se assim for o 1,5 RF topo pesa 1024 kg + 25 kg + 75 kg ou seja 1124 kg

Voltar
Superior