Matemática

Ok. Estava a fazer-me confusão, porque como costume tento "visualizar" os problemas, e, neste caso em particular, parecia-me que para raios muito pequenos não poderia ser. Agora já cheguei lá: 16 cm é o raio que equivale a 1 metro de perimetro, ou seja, acrecentando 16 cm a qualquer raio teremos sempre mais um metro de perimetro (pensando bem, cinda é mais dificil de visualizar em raios grandes, como a da terra).

Agora a questão que se põe é: será que a 3d tambem se verifica o memso efeito, ou o crescimento já não é linear (ou seja, se em vez de um arame fosse uma capa, e estivessemos a medir o aumento de area e não de perimetro)?

Boa pergunta...

Pelas minhas contas rápidas, 1 metro quadrado de aumento dá 7 cms...
Alguém que confirme.

Acho que não.

Neste caso o crescimento é exponencial.

exemplo: R-1 - Area - 12,566
R-2 - Area 50,264
R-3 - Area 113,094

Ou seja, um dos conceitos basicos de matematica: ao aumentar-se uma dimensão ao problema, acrecentou-se outra "dimensão" (de crescimento linear a exponencial) ao resultado.

Acho que não.

Neste caso o crescimento é exponencial.

exemplo: R-1 - Area - 12,566
R-2 - Area 50,264
R-3 - Area 113,094

Ou seja, um dos conceitos basicos de matematica: ao aumentar-se uma dimensão ao problema, acrecentou-se outra "dimensão" (de crescimento linear a exponencial) ao resultado.

Tens razão...

Como mete o quadrado do raio, baralha muito as coisas... e fiz as contas à pressa... :sh)

Mas explica lá qual é a tua interpretação do enunciado porque eu fiz uma interpretação possível e nem estou a ver outra.

Vamos visualizar as probabilidades que temos com as 2 torradas caírem no chão:

A questão inicial:

Duas torradas (A e B) cairam no chão. Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga. (1 e 0)

temos então estas hipóteses:

A1 - B1
A1 - B0
A0 - B1
A0 - B0

Até aqui concordamos certo?

Depois aparece:

Sabemos que uma das torradas caiu com a face barrada no chão.

Assim as hipóteses resumem-se a:

A1-B1
A1-B0
A0-B1

A0-B0 é falso pois sabemos que pelo menos uma delas caiu com a face no chão! Creio que não há dúvidas.... certo?

depois:
Qual a probabilidade de a outra torrada ter caído com a face barrada no chão?

Não sabemos se "a outra" é a A ou a B.. na realidade não sabemos quais das torradas especificamente falamos, mas sabemos que "a outra" pode ser A ou B!

1) Se "a outra" torrada for a A temos as seguintes possibilidades:

A1-B1
A0-B1

Ou seja 50%

!!!2) No entanto "a outra" TAMBÉM pode ser a torrada B!!!
A1-B0
A1-B1

Ou seja 50%

Mas é aqui que falhas (na realida 98% falham) [:D]

Como não sabemos se "a outra" é a A ou a B e confirmando as combinações possíveis temos:

1) A1-B1
2) A0-B1
3) A1-B0

Assim e olhando para TODAS as hipóteses possíveis temos que apenas o ponto 1) A1-B1 é possivel!

Ou seja 33,3333333% de probabilidades de "a OUTRA" cair também com a face barrada no chão.

E agora? [:D]

Já podes passar ao outro problema seguinte, mas ainda mais complicado de perceber??

(Estes problemas não foram elaborados por mim... mas antes por uns geniosinhos da matemática dos quais temos MUITO a aprender. Por enquanto ainda não vou divulgar o nome por motivos óbvios! Mas fica a pergunta no formato original:

Uma dona de uma loja diz que tem dois cachorros para te mostrar, mas ela não sabe se são machos, fêmeas ou um casal. Tu dizes-lhe que queres apenas um macho e ela telefona ao ajudante que está naquele momento a dar-lhes banho. "Há pelo menos um macho?" Pergunta.
"Sim!", ela informa com um sorriso. Qual é a probabilidade de o outro ser também um macho?...)

Última edição:
....
E agora? [:D]

Já podes passar ao outro problema seguinte, mas ainda mais complicado de perceber??

(Estes problemas não foram elaborados por mim... mas antes por uns geniosinhos da matemática dos quais temos MUITO a aprender. Por enquanto ainda não vou divulgar o nome por motivos óbvios! [;)]...)

LOL, da maneira que a pergunta está colocada, a resposta é 50%. [;)]
Não interessa qual das torradas caiu primeiro, nem quando foram lançadas (para o caso, lançar uma hoje e outra em 2010 vai dar ao mesmo). São, como disse, acontecimentos independentes...

Não interessa qual das torradas caiu primeiro, nem quando foram lançadas (para o caso, lançar uma hoje e outra em 2010 vai dar ao mesmo). São, como disse, acontecimentos independentes...

Bolas... lê lá de novo o post de cima... mas mais devagar. [:D][:p]

Concordo! No enunciado diz que uma já caiu, logo, está bem definido qual é a outra, e só interessa o que lhe vai acontecer (50% de hipóteses de cair com a manteiga para baixo).

Jacare:
Para podermos interpretar como dizes, a pergunta teria que ser do estilo..."sabendo que uma vai cair com a manteiga para baixo, qual a probabilidade de a outra cair também?" Assim, não sabemos qual e uma ou "outra" e temos os tais 33,3%...

Penso eu de que...

Última edição:
ehehhehe

para ser mais difícil...

1º se invés de manteiga for doce de morango?

2º e se o garo for este
fat_cat_4.jpg

[:)][:)][:)][:)][:)]

Concordo! No enunciado diz que uma já caiu, logo, está bem definido qual é a outra, e só interessa o que lhe vai acontecer (50% de hipóteses de cair com a manteiga para baixo).

Jacare:
Para podermos interpretar como dizes, a pergunta teria que ser do estilo..."sabendo que uma vai cair com a manteiga para baixo, qual a probabilidade de a outra cair também?" Assim, não sabemos qual e uma ou "outra" e temos os tais 33,3%...

Penso eu de que...

Não!

A pergunta é assim mesmo:

-Duas torradas cairam no chão.
-Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga....
Qual a probabilidade de a outra torrada (que tambem caiu!!!) ter também caído com a face barrada no chão?

Última edição:

Jacare:

Penso eu de que...

Se a pergunta for feita assim ajuda?

Uma dona de uma loja diz que tem dois cachorros para te mostrar, mas ela não sabe se são machos, fêmeas ou um casal. Tu dizes-lhe que queres apenas um macho e ela telefona ao ajudante que está naquele momento a dar-lhes banho. "Há pelo menos um macho?" Pergunta.
"Sim!", ela informa com um sorriso. Qual é a probabilidade de o outro ser também um macho?

Eu sei que não percebo nada de matemática e por isso é que fui para letras[:D]

Mas há aqui uma coisa que me está a fazer minhoquinhas... ora uma das torradas já caiu... não interessa qual e o resultado não influencia a outra... a outra torrada ao cair ou cai de uma maneira ou cai de outra... o lado A ou o lado B... ou seja, há duas hipóteses possíveis e por isso compreendo perfeitamente os 50/50. E ando aqui a matutar, a tentar perceber essa dos 33%... A 33% não correspondem 3 hipóteses de resultado? Lado A (33%), lado B (33%) e ??? a que correspondem os restantes 33??

Não!

A pergunta é assim mesmo:

Duas torradas cairam no chão. Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga.... Sabemos que uma das torradas caiu com a face barrada no chão.
Qual a probabilidade de a outra torrada (que tambem caiu!!!) ter também caído com a face barrada no chão?

Mas eu não disse que a pergunta não era assim!lol Quero dizer que sendo assim, não se pode interpretar com dizes...

E cá para mim, isto cheira-me que saiu em algum teste ou exame de alguém, e esse alguém quis complicar as coisas e interpretou como tu, logo, teve a resposta mal... E pôs isso a circular na net para tentar "comer" a cabecinha ao pessoal...[:p]

Eu sei que não percebo nada de matemática e por isso é que fui para letras[:D]

Mas há aqui uma coisa que me está a fazer minhoquinhas... ora uma das torradas já caiu... não interessa qual e o resultado não influencia a outra... a outra torrada ao cair ou cai de uma maneira ou cai de outra... o lado A ou o lado B... ou seja, há duas hipóteses possíveis e por isso compreendo perfeitamente os 50/50. E ando aqui a matutar, a tentar perceber essa dos 33%... A 33% não correspondem 3 hipóteses de resultado? Lado A (33%), lado B (33%) e ??? a que correspondem os restantes 33??

Cai em pé [:)][:)][:)]

Vamos visualizar as probabilidades que temos com as 2 torradas caírem no chão:

A questão inicial:

Duas torradas (A e B) cairam no chão. Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga. (1 e 0)

temos então estas hipóteses:

A1 - B1
A1 - B0
A0 - B1
A0 - B0

Até aqui concordamos certo?

Depois aparece:

Assim as hipóteses resumem-se a:

A1-B1
A1-B0
A0-B1

A0-B0 é falso pois sabemos que pelo menos uma delas caiu com a face no chão! Creio que não há dúvidas.... certo?

Aqui já não entendo. Se uma delas já sabemos que caiu para cima, ficam só duas possibilidade

A1-B0
A1-B0

sendo A a que sabemos que ficou virada para cima. Todas as possibilidades com A0 são então excluídas

Cai em pé [:)][:)][:)]
Ou cai em cima da outra! [:D]

Acho que é tudo uma questão de português.

Pressupondo que o lado com Manteiga é o lado A e o lado sem manteiga é o lado B, se a questão fosse: Qual a probabilidade de cairem ambas com a manteiga para baixo? A resposta julgo que seria, aí sim, 33%, porque fala da simultaneidade da queda. Ora caía AA ora BB ora AB (não interessa qual).

Por outro lado se a questão fosse: A torrada da Maria (TM) e a torrada do João (TJ) caíram ao mesmo tempo. A torrada da Maria caiu com a manteiga para baixo. Qual a probabilidade da torrada do João cair também com a manteiga para baixo? A resposta seria 25%. TMA-TJA (25%) TMA-TJB (25%) TMB-TJA (25%) e TMB-TJB (25%).

isto faz sentido??:sh) depois de ler novamente fiquei com dúvidas! [:D]

Última edição:
Se a pergunta for feita assim ajuda?

"Sim!", ela informa com um sorriso. Qual é a probabilidade de o outro ser também um macho?

Aí também de 50%!
Há pelo menos um macho?
- Sim
Qual a probabilidade de o outro também o ser?
Há duas possibilidades - ou é, ou não é, logo 1 caso favorável e dois possíveis, 50% de possibilidade.

Logo no enunciado estás a a admitir que um é macho e queres saber qual a probabilidade de o outro também o ser, mas neste caso está bem definido qual é o "outro". Voltam a ser acontecimentos independentes...

Mas há aqui uma coisa que me está a fazer minhoquinhas... ora uma das torradas já caiu... não interessa qual e o resultado não influencia a outra...

Atenção o enunciado diz:
"Duas torradas cairam no chão. Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga. "

a outra torrada ao cair ou cai de uma maneira ou cai de outra... o lado A ou o lado B... ou seja, há duas hipóteses possíveis e por isso compreendo perfeitamente os 50/50. E ando aqui a matutar, a tentar perceber essa dos 33%... A 33% não correspondem 3 hipóteses de resultado? Lado A (33%), lado B (33%) e ??? a que correspondem os restantes 33??

hmmmm vamos esquecer as torradas.... talvez seja um mau exemplo.... (sorry) se a pergunta for feita de outra maneira será que ajuda?:

Voltar
Superior