Mas explica lá qual é a tua interpretação do enunciado porque eu fiz uma interpretação possível e nem estou a ver outra.
Vamos visualizar as probabilidades que temos com as 2 torradas caírem no chão:
A questão inicial:
Duas torradas (A e B) cairam no chão. Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga. (1 e 0)
temos então estas hipóteses:
A1 - B1
A1 - B0
A0 - B1
A0 - B0
Até aqui concordamos certo?
Depois aparece:
Sabemos que uma das torradas caiu com a face barrada no chão.
Assim as hipóteses resumem-se a:
A1-B1
A1-B0
A0-B1
A0-B0 é falso pois sabemos que pelo menos uma delas caiu com a face no chão! Creio que não há dúvidas.... certo?
depois:
Qual a probabilidade de a outra torrada ter caído com a face barrada no chão?
Não sabemos se "a outra" é a A ou a B.. na realidade não sabemos quais das torradas especificamente falamos, mas sabemos que "a outra"
pode ser A ou B!
1) Se "a outra" torrada for a A temos as seguintes possibilidades:
A1-B1
A0-B1
Ou seja 50%
!!!
2) No entanto "a outra" TAMBÉM pode ser a torrada B!!!
A1-B0
A1-B1
Ou seja 50%
Mas é aqui que falhas (na realida 98% falham) [

]
Como não sabemos se "a outra" é a A ou a B e confirmando as combinações possíveis temos:
1)
A1-B1
2)
A0-B1
3)
A1-B0
Assim e olhando para TODAS as hipóteses possíveis temos que apenas o ponto 1)
A1-B1 é possivel!
Ou seja 33,3333333% de probabilidades de "a OUTRA" cair também com a face barrada no chão.
E agora? [

]
Já podes passar ao outro problema seguinte, mas ainda mais complicado de perceber??
(Estes problemas não foram elaborados por mim... mas antes por uns geniosinhos da matemática dos quais temos MUITO a aprender. Por enquanto ainda não vou divulgar o nome por motivos óbvios! Mas fica a pergunta no formato original:
Uma dona de uma loja diz que tem dois cachorros para te mostrar, mas ela não sabe se são machos, fêmeas ou um casal. Tu dizes-lhe que queres apenas um macho e ela telefona ao ajudante que está naquele momento a dar-lhes banho. "Há pelo menos um macho?" Pergunta.
"Sim!", ela informa com um sorriso. Qual é a probabilidade de o outro ser também um macho?...)