Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Isto promete...
Aqui fica mais um. Não vale googlar.
Uma melancia com um quilograma tem apenas 1% de matéria sólida e tem 99% de matéria líquida (água).
A melancia é colocada ao sol e desidrata, passando, agora, a ter 98% de água.
Quanto pesa agora a melancia?
É um problema curioso, que de uma ou outra forma aparece regularmente nas Olimpíadas de Matemática.
Problema referido pelo Prof. Nuno Crato em «Passeio Aleatório» - «Expresso» de 8 de Dezembro de 2007.
exacto! []
Ou melhor .... nim! []
Resumindo, em simultâneo ou uma seguida da outra (*) temos as seguintes possibilidades:
1 equivale a torrada que cai com face barrada para baixo
0 equivale a torrada que cai com face barrada para cima
(*)Não sabendo a ordem com que caem, já que o problema não o diz temos as seguintes combinações possíveis:
1 , 1 -33%
1 , 0 ou(*) 0 , 1 - 33%
0, 0 - 33%
Vais virar o café? Vai ficar uma badalhoquice no chão...[]
Jacaré
Também acho que a resposta é 33,3%. Mas a resolução é que não me convence. Não arranjas uma melhor?
Isto promete...
Uma melancia com um quilograma tem apenas 1% de matéria sólida e tem 99% de matéria líquida (água).
1 - ambas para cima
2 - ambas para baixo
3 - uma para cima e uma para baixo (não diferencias qual torrada é qual, só interessa a orientação)...
Oh, Jacare, vais-me deixar a matutar durante a hora de almoço??? []
Resumindo, em simultâneo ou uma seguida da outra (*) temos as seguintes possibilidades:
1 equivale a torrada que cai com face barrada para baixo
0 equivale a torrada que cai com face barrada para cima
(*)Não sabemos a ordem com que caem, já que o problema não o diz temos as seguintes combinações possíveis:
1 , 1 -33%
1 , 0 ou(*) 0 , 1 - 33%
0, 0 - 33%
Resumindo:
Quando cai uma torrada no chão as probabilidades de cair com a parte barrada (1) no chão ou a parte seca (0) no chão é a mesma: 50%
Quando caem duas torradas, as probabiliades de AMBAS serem 1 , 1 é de ~33,3%
Se eu deixar cair duas torradas e saber que uma delas saiu 1, então sei que tenho ~33% de probabilidades de a outra ser também 1
Simples! ou não... []
Isto promete...
É um problema curioso, que de uma ou outra forma aparece regularmente nas Olimpíadas de Matemática.
Problema referido pelo Prof. Nuno Crato em «Passeio Aleatório» - «Expresso» de 8 de Dezembro de 2007.
Ou não...
Tens mesmo a certeza?
Zyl, vê a minha resposta no post #90. []
Já vi...
As torradas são lançadas uma a seguir à outra... 50% []
E que sejam lançadas em simultâneo, vai dar exactamente ao mesmo.
O que importa é que há duas torradas distintas e "só" se está a "exigir" que uma delas fique para cima e a outra para baixo - não importa qual! Se não importa qual, há mais do que um caso favorável ao acontecimento exigido.
Então aqui vai um novo:
Estavam os deuses (escolha o que mais gostar) a brincar com a Terra.
Decidiram então passar um arame muito comprido em torno de toda a terra, pelo equador. Ficou mesmo justinho.
Depois, para não ficar tão justo, acrescentaram exactamente mais um metro de arame para ter uma folgazinha.
Pergunta: a folga é suficiente para um gato passar por debaixo do arame?