Marquises - Alguém do ramo?

É completamente diferente estar numa varanda aberta a curtir o dia do que estar numa marquise à janela!

O que vale é que os engenheiros nacionais já sabem desta "nossa" mania e já pensam antes. Já que muita gente fecha marquises e colocam armários e estantes gigantes com livros e papel, demasiado peso na borda da consola... O que poderia ter consequências muito graves. Já que a varanda tem cálculos específicos que não passam por suportar o peso exagerado que algumas pessoas as submetem.

A informação que tens está errada. No caso de um edifício de habitação posso te dizer que a sobrecarga a considerar é superior ao dobro da carga a considerar no pavimento.

cumps

Nada... tava no gozo com a cena do crime! [:p] Mas já vi aqui pelo fórum grande critica às marquises! Que retira a estética ao prédio e tal!...

Para ser honesto também não gosto nada de marquises.

Nem concordo que se possam fazer! Se o projecto original tem uma varanda, é uma varanda que deve lá estar. Não um prédio com marquise de aluminio branco no 1º andar, aluminio castanho no 2º e varanda na 3º! Lindo! [:D][;)]

A varanda é para varandar. A marquise, galinheiro ou o que lhe queiram chamar, normalmente serve para guardar tralha que depois ninguém usa.
Altamente inestético, andares com, andares sem, cores variadas, deviam ser todas proibidas, sem excepção.

Não percebo o celeuma quanto às marquises. Pessoalmente prefiro fechar uma varanda uma vez que essa área acaba por ser mais útil resguardada do que ao relento...

Cumps.

Não percebo o celeuma quanto às marquises. Pessoalmente prefiro fechar uma varanda uma vez que essa área acaba por ser mais útil resguardada do que ao relento...

Cumps.
Só a velha questão de ser ilegal, nada mais.

Tb é melhor ir a 240km/h de carro para o porto pq assim demoramos metade do que a 120km/h... Ahh mas é ilegal...

Cumps.

Quanto a mim a finalidade da varanda é permitir ás pessoas colocar uma mesa umas cadeiras, apanhar um bocado de ar, algumas melgas á mistura, um bocado de convivo etc, etc. Caso se feche a varanda essa possibilidade práticamente que desaparece.Servirá para guardar tralha e pouco mais.

Só a velha questão de ser ilegal, nada mais.

Tb é melhor ir a 240km/h de carro para o porto pq assim demoramos metade do que a 120km/h... Ahh mas é ilegal...

O exemplo que deste não é o melhor mas estou-te a perceber. É possível construir marquises legalmente e acredito que a maior parte dessas construções não respeitaram as fachadas dos prédios. Todos os casos que conheço são de zonas com mais de 10 anos onde as autarquias (penso que seja delas a responsabilidade pelo "caos" urbanístico no que toca às marquises) pouco se preocuparam. Os próprios vizinhos fechavam os olhos e iam mais além colocando também uma marquise. A construção das marquises creio que carece, para além da autorização da autarquia, de uma votação favorável em sede de assembleia de condóminos. E a maioria dos casos as marquises são feitas a pensar na ampliação de uma divisão. Estes casos considero-os mais graves uma vez que alteram a planta da casa, e algumas vezes a topologia.

Eu vi uma casa que tem uma área grande em varandas e que me disseram estar aprovada, pelo condomínio, a construção de marquises nessas áreas. Se alguém souber valores... é que não faço a mínima de um valor real e estes que estão em posts anteriores parecem-me demasiado baixos.

Cumps.

Quanto a mim a finalidade da varanda é permitir ás pessoas colocar uma mesa umas cadeiras, apanhar um bocado de ar, algumas melgas á mistura, um bocado de convivo etc, etc. Caso se feche a varanda essa possibilidade práticamente que desaparece.Servirá para guardar tralha e pouco mais.

Presentemente moro numa casa recente (com quatro anos) e não tenho varandas. Todas as áreas estão bem racionalizadas e optimizadas para ter o máximo de espaço útil. Morei numa casa mais antiga que tinha duas varandas grandes. Nunca fiz marquise nelas mas também nunca convivi nelas por serem áreas demasiado pequenas para esse efeito. Nunca tomei lá o pequeno almoço e muito sinceramente creio que eram áreas inertes que não serviam mais do que poiso para os pardais e depósitos de lixo para os detritos inertes trazidos pelo vento ...

Nunca guardaria tralha numa marquise porque acho que os arrumos/arrecadação servem para isso.

Cumps.

Venho desenterrar este tópico, com a mesma duvida. Que preço ronda uma marquise?
Sempre fizeste a tua? Quanto pagas-te?
Aos que vêem dizer que é ilegal, tragam fundamentos bem claros, para comprovar, visto que tenho autorização da LDC, aprovada em reunião e registada em ATA.

Venho desenterrar este tópico, com a mesma duvida. Que preço ronda uma marquise?
Sempre fizeste a tua? Quanto pagas-te?
Aos que vêem dizer que é ilegal, tragam fundamentos bem claros, para comprovar, visto que tenho autorização da LDC, aprovada em reunião e registada em ATA.

Uma coisa é a autorização dada pelo condomínio... outra é a autorização camarária!!

Andei a ver há uns 3 ou 4 anos, e não achei assim tão puxado, pelo menos, atendendo à área que eu pretendia.

Para essas, não é preciso qualquer licença.

Relativamente a este assunto o melhor que tens a fazer é olhar para os vizinhos. Se eles já tiverem marquises, podes fazer a tua. Se fores o primeiro, espera pela próxima reunião de condóminos e fala sobre isso. De qualquer das formas não te metas a falar com a câmara municipal, só vais levantar problemas para o teu lado e nunca ouvi falar de alguém ter sido multado por ter feito uma marquise na varanda.

Relativamente a este assunto o melhor que tens a fazer é olhar para os vizinhos. Se eles já tiverem marquises, podes fazer a tua. Se fores o primeiro, espera pela próxima reunião de condóminos e fala sobre isso. De qualquer das formas não te metas a falar com a câmara municipal, só vais levantar problemas para o teu lado e nunca ouvi falar de alguém ter sido multado por ter feito uma marquise na varanda.

Eles já têm marquises, mas é na parte de trás do prédio, ou nas varandas laterais. A minha será no canto da frente do prédio, e será a primeira nesse canto. Por acaso já ouvi falar de quem fosse multado, mas foi por não respeitar os materiais.

Voltar
Superior