Marquises - Alguém do ramo?

ExpertBoy

New member
Viva,

Será que alguém tem alguma ideia de quanto será o custo de colocar uma marquise numa varanda?

Estamos a falar de uma varanda com 2,5metros de comprimento e 1m de largura, e uma marquise de alumínio, com vidro normal excepto numa das partes que leva vidro "martelado" (não sei se os termos técnicos estão correctos).

Se alguém estiver por dentro dos preços, gostava de ter apenas uma ideia.

Que tens tu contra marquises?

Desde que nao seja numa varanda á "arquitecto" com 6 metros ou mais de largura[:cool:] nao estou a ver mal nenhum numa marquise...alias tenho uma na minha casa[:p]

Nada... tava no gozo com a cena do crime! [:p] Mas já vi aqui pelo fórum grande critica às marquises! Que retira a estética ao prédio e tal!...

Para ser honesto também não gosto nada de marquises.

Nem concordo que se possam fazer! Se o projecto original tem uma varanda, é uma varanda que deve lá estar. Não um prédio com marquise de aluminio branco no 1º andar, aluminio castanho no 2º e varanda na 3º! Lindo! [:D][;)]

Nada... tava no gozo com a cena do crime! [:p] Mas já vi aqui pelo fórum grande critica às marquises! Que retira a estética ao prédio e tal!...

Para ser honesto também não gosto nada de marquises.

Nem concordo que se possam fazer! Se o projecto original tem uma varanda, é uma varanda que deve lá estar. Não um prédio com marquise de aluminio branco no 1º andar, aluminio castanho no 2º e varanda na 3º! Lindo! [:D][;)]
Então suponhamos que tinhas uma varanda destapada, sem qualquer tipo de utilidade, e que fechada poderia servir para algo mais do que apenas "espreitar a rua", não a tapavas por ser inestética (até porque a estética do edificio, dá para manter) no andar? Quanto às variedades das cores, isso é culpa dos condóminos que deixam que isso aconteça, porque as alterações nos andares (como marquises) têm que ser aprovadas nas reuniões de condomínio.

Última edição:
Então suponhamos que tinhas uma varanda destapada, sem qualquer tipo de utilidade, e que fechada poderia servir para algo mais do que apenas "espreitar a rua", não a tapavas por ser inestética (até porque a estética do edificio, dá para manter) no andar? Quanto às variedades das cores, isso é culpa dos condóminos que deixam que isso aconteça, porque as alterações nos andares (como marquises) têm que ser aprovadas nas reuniões de condomínio.

Eu, pessoalmente, gosto do conceito de varanda. Se for muito pequena, não vale a pena fechar porque não aumenta o espaço à casa que o justifique. Se for grande, gosto de a aproveitar para poder estar "na rua dentro de casa"!

Gosto pessoal à parte, a minha opinião é que existem projectos, projectos esses aprovados pelos municipios e que numa perspectiva de ordenamento urbano, devem seguir alguns principios a nível estético! A marquise, altera o design do edificio e como tal, causa um impacto visual negativo! Como tal não concordo que sejam autorizadas! Apenas isso!

As marquises são um cancro urbano, eu se pudesse arrasava com elas todas, não ficaria uma para contar.

Agora vou fugir que aqui devem ser mais que muitos
Bolt.gif

A malta quando passa naqueles prédios todos em Benfica até fica de olhos em bico, parece a palete de cores do Paint [:)]eu também não sou o maior fã de marquises.
Quando construiram os prédios onde eu moro, chegou-se a um acordo que exige que todas as marquises (a serem construidas a posteriori) devem ter o mesmo formato e a mesma cor [;)] o pior, é que não se chegou a semelhante acordo com as cores dos prédios, quando chegou a altura de os pintar... [8b]:sh)

Eu, pessoalmente, gosto do conceito de varanda. Se for muito pequena, não vale a pena fechar porque não aumenta o espaço à casa que o justifique. Se for grande, gosto de a aproveitar para poder estar "na rua dentro de casa"!

Gosto pessoal à parte, a minha opinião é que existem projectos, projectos esses aprovados pelos municipios e que numa perspectiva de ordenamento urbano, devem seguir alguns principios a nível estético! A marquise, altera o design do edificio e como tal, causa um impacto visual negativo! Como tal não concordo que sejam autorizadas! Apenas isso!

sim estar na varanda no meio dos predios...tem uma piada medonha[:D]

marquise fechada é que é bom , dá para tar a janela, dá para guardar coisas e seca a roupa que é um mimo mesmo de inverno..[:D]ha e sao todass iguais aqui no predio portanto em termos estecticos tudo ok.[;)]

sim estar na varanda no meio dos predios...tem uma piada medonha[:D]

marquise fechada é que é bom , dá para tar a janela, dá para guardar coisas e seca a roupa que é um mimo mesmo de inverno..[:D]ha e sao todass iguais aqui no predio portanto em termos estecticos tudo ok.[;)]

Pois acredito... mas nem todas as varandas têm vista para os prédios vizinhos... pensei que isso aí em Almada tivessem vistas desafogadas... Uma cidade dessas. [:D][:p]

A casa da minha namorada tem uma varanda com vista para o Tejo, para a a Arrábida, para a 25 de Abril, Cristo Rei e Lisboa! A mim dá-me gozo estar lá... mas isso são as minhas preferências! [;)]

Quanto ao resto... MORTE às marquises! [:D][:D]

Pois acredito... mas nem todas as varandas têm vista para os prédios vizinhos... pensei que isso aí em Almada tivessem vistas desafogadas... Uma cidade dessas. [:D][:p]

A casa da minha namorada tem uma varanda com vista para o Tejo, para a a Arrábida, para a 25 de Abril, Cristo Rei e Lisboa! A mim dá-me gozo estar lá... mas isso são as minhas preferências! [;)]

Quanto ao resto... MORTE às marquises! [:D][:D]
Mas olha que com uma marquise, não perdes a vista (não estás numa prisão) basta abrires as janelas.[:D][;)]

Também não gosto nada de marquises.... O problema é que o pessoal tem apartamentos pequenos e estendem as divisões para a varanda...

Mas não gosto, porque, num apartamento, a varanda é a única hipótese de "ir lá fora". A minha varanda dá para uma AE, mas nem me passa pela cabeça prescindir dela...

Compreendo a vossa ânsia de criticar tudo e todos, mas a questão não foi direccionada no sentido de saber a vossa opinião sobre marquises, mas sim para ter uma ideia de valores.

De qualquer maneira, e esclarecendo algumas questões, acho que a marquise tem bastante utilidade num apartamento. E se quiser ir à varanda vou a qualquer uma das outras duas [;)]

Compreendo a vossa ânsia de criticar tudo e todos, mas a questão não foi direccionada no sentido de saber a vossa opinião sobre marquises, mas sim para ter uma ideia de valores.

De qualquer maneira, e esclarecendo algumas questões, acho que a marquise tem bastante utilidade num apartamento. E se quiser ir à varanda vou a qualquer uma das outras duas [;)]
Os valores em concreto não sei, mas por uma estimativa assim por alto, que fizeram aqui para uma varanda onde moro, ficava para cima de 1000€.

Última edição:
Compreendo a vossa ânsia de criticar tudo e todos, mas a questão não foi direccionada no sentido de saber a vossa opinião sobre marquises

Tenho a sensação que ainda compreendeste muito bem a finalidade de um fórum! [;)]

Como não gosto de marquises, não te posso dizer o preço aproximado, mas posso-te recomendar sei lá... uma das das primeiras opções do google: http://www.cubritek.com/

Última edição:
É falares com um serralheiro. Para ver em quanto te fica isso, já ai dezenas que te fazem orçamentos gratuitos.

Quando dizes vidro simples, é vidro duplo transparente? ou é apenas 1 vidro?

O vidro martelado é que não sei bem o que queres dizer. Vidro aramado? Vidro fosco ou opalino?

Quanto às marquises, atenção que são ilegais... Apesar de quase ninguém ligar, são ilegais e há casos que queixas.

É completamente diferente estar numa varanda aberta a curtir o dia do que estar numa marquise à janela!

O que vale é que os engenheiros nacionais já sabem desta "nossa" mania e já pensam antes. Já que muita gente fecha marquises e colocam armários e estantes gigantes com livros e papel, demasiado peso na borda da consola... O que poderia ter consequências muito graves. Já que a varanda tem cálculos específicos que não passam por suportar o peso exagerado que algumas pessoas as submetem.

É falares com um serralheiro. Para ver em quanto te fica isso, já ai dezenas que te fazem orçamentos gratuitos.

O vidro martelado é que não sei bem o que queres dizer. Vidro aramado? Vidro fosco ou opalino?

Quanto às marquises, atenção que são ilegais... Apesar de quase ninguém ligar, são ilegais e há casos que queixas.

Também não gosto de marquises mas são mesmo completamente ilegais? Tinha a ideia de que, desde que aprovada em assembleia de condóminos e com licença camarária? Tenho até ideia de ter ouvido qualquer coisa sobre a dispensa de licença mas sem qualquer certeza.

Por vidro simples quis dizer aquele vidro que não é opaco nem fosco. O vidro martelado é aquele vidro que parece rugoso, e que não se vê para dentro.

Tenho um orçamento de 900€ que inclui material e montagem, com vidro duplo transparente e uma das partes com o tal vidro martelado, e pelos preços que tenho visto até está bastante em conta.

Quanto à legalidade, falei com a empresa que gere o condomínio e disseram-me que era perfeitamente legal, e visto que quase todos os andares têm marquise há vários anos, não deve haver problema.

Obrigado a todos pelas opiniões.

"Quanto à legalidade, falei com a empresa que gere o condomínio e disseram-me que era perfeitamente legal, e visto que quase todos os andares têm marquise há vários anos, não deve haver problema."

"Também não gosto de marquises mas são mesmo completamente ilegais? Tinha a ideia de que, desde que aprovada em assembleia de condóminos e com licença camarária? Tenho até ideia de ter ouvido qualquer coisa sobre a dispensa de licença mas sem qualquer certeza."

1º Errado: as empresas de condominio sabem de muita coisa menos de leis. A questão é que teres lá aquilo durante X anos sem ninguem se queixar poderas passar a ter direitos de usufruto. Agora se alguem for por uma marquise nova, não é por os outros estarem em incumprimento, que também pode ficar ilegal!

2º Ora aí está...E quem é que o faz?Quem pede autorizão?Seja em assembleia de condominos, seja à autarquia, seja ao arquitecto?

Voltar
Superior