Acho engraçado algus comentários do genero "ah, reclamem que os radares não estão homulgados", ou "aquilo não é legal, vão para tribunal que não pagam nada", etc e outras coisas que tal. Sinceramente acho que este tipode mentalidade portuga é que nos lixa a todos.
Esta semana estou de férias em casa de uma familiares aqui na Suiça e cá o pessoal é todo muitos mais "normal" a conduzir, não há aceleras malucos, pessoal a fazer manobras perigosas, etc.
Se calhar o facto de se saber que quem excede a velocidade e passa pelos radares fixos (que parece que aqui são em grande quantidade, e que funcionam!!!), já sabe: dois ou tres dias depois está a receber a multa. E não vale a pena andar a reclamar que é ilegal, que não paga, etc. É pagar e bufar pouco.
E depois as multas são "à séria". Segundo percebi podem ser percentagem do salário, para que aqueles que dizem "ah, sim 250€? pegue lá os meus trocos sr. guarda" sentirem o efeito. Se o sr. do BMW ganha 10,000€, pode levar com 1,000€ de multa...
Pessoalmente também acho que 120kms/h para uma AE é "pouco". Nos carros de hoje parece-me que continua a ser seguro andar-se a 140 ou 150. Mas tá-se mesmo a ver que se mudassem oficialmente o limite para 150, era logo "oh sr. guarda, eu só ia 160, isso não tem 10% de tolerância? Ora 150+10% são 165 e eu só ia a 160". Ou então "ah, o limite é 150, a até 180 a multa é pequena, toca a dar-lhe gaz".
Os erros dos velocimetros "ajudam" alguma a andar mais devagar. A mentalidade de que "eh pah, tenho um grande carro, sou um grande condutor, vou a 160", com os erros PROPOSITADOS com que são construidos os velocimetros, "ajudam" o pessoal a andar um bocadinho mais devagar pois na verdade vão a 150 e tal quando o velocimetro já marca 160.