Legislação GPL

"rompe-se uma tubagem de GPL. Dá-se uma fuga...." - Mito
se houver uma fuga as electrovalvulas actuam e a "fuga" deixa de ser fuga.

a recusa de receber carros a Gpl nas oficinas é meramente por uma questão legal, devido à nossa legislação ignorante. ex: haverem neste momento carros a Gpl de 2ª e de 1ª, os que podem estacionar em parques e os que não podem, apesar de terem o mesmo sistema...

a questão das queimaduras do Gpl, podem acontecer mas sim no abastecimento (a mim já me aconteceu, por falta de cuidado meu) é como tudo...

resumindo nunca tive stress em oficinas...

jbarbosa

Ainda há uns 2 anos houve uma fuga (total) numa viatura, num parque de estacionamento de uma superfície comercial, por sorte era um condutor cumpridor e a viatura encontrava-se numa zona de parque descoberta. Criou-se um perímetro de segurança até se dissipar o gás.

Se leres com atenção, algures mais atrás falo de um documento de uma empresa consultora (http://www.jct.pt/Docs/JCT-Medidas%20Autoprote%C3%A7%C3%A3o.pdf) que refere que os detectores de gases combustiveis estão enquadrados nas medidas de autoprotecção, e desde ai tenho-me referido apenas às medidas de autoprotecção pois pela natureza dos estacionamentes o que é referido nesse documento faz todo o sentido.

E porque é que dizes que baralho as cartas a meu belo prazer. Não percebo.
Estou a tentar relacionar todo o enquadramento legal pois os nossos politicos não sabem fazer mais nada do que complicar.

E não tentes dar comentários negativos se não conseguires dar um contributo mais construtivo.

Tens diversos posts meus, disseminados pelos vários tópicos que falam de LPG onde indico TUDO o que uma instalação deve ter. Eu não me baseio num PDF de uma consultora, baseio-me em várias formações e 6,5 anos a trabalhar directamente na área.

como em tudo há avarias...
quantos Mercedes têm ardido por aí? e não são a Gpl...
O que quis dizer é que há receio por parte das oficinas de receber carros Gpl por falta de conhecimento dos sistemas a Gpl. Vamos esquecer as interdições pela Lei.

Poderá haver uma fuga de Gpl (o que é dificil pq as ditas electrovalvulas atuam) como também pode haver uma fuga de combustivel e uma faisca provocar incêndio.
Agora não vamos generalizar as coisas. Mas tudo bem, quanto mais pessoas cepticas houver em relção ao Gpl melhor...

jbarbosa

como em tudo há avarias...
quantos Mercedes têm ardido por aí? e não são a Gpl...
O que quis dizer é que há receio por parte das oficinas de receber carros Gpl por falta de conhecimento dos sistemas a Gpl. Vamos esquecer as interdições pela Lei.

Poderá haver uma fuga de Gpl (o que é dificil pq as ditas electrovalvulas atuam) como também pode haver uma fuga de combustivel e uma faisca provocar incêndio.
Agora não vamos generalizar as coisas. Mas tudo bem, quanto mais pessoas cepticas houver em relção ao Gpl melhor...

jbarbosa

A facilidade com que contens uma fuga de um combustível líquido é MUITO superior à facilidade com que o fazes num gás. Este é o cerne da questão...

PS: Como já o afirmei tantas vezes, que não fique a ideia de que sou contra o gás, eu já tive um e34 a LPG e voltaria a esse combustível se me fosse possível.

Tens diversos posts meus, disseminados pelos vários tópicos que falam de LPG onde indico TUDO o que uma instalação deve ter. Eu não me baseio num PDF de uma consultora, baseio-me em várias formações e 6,5 anos a trabalhar directamente na área.

Não duvido da tua experiência.
So disse essa última frase, porque estavas a ser negativo relativamente aos meus contributos, sem dar nada construtivo em troca.

Mas é um facto que todos os edifícios de uma forma ou de outra têm de cumprir com o Dl 220/2008 se estiverem abertos (ou pelas medidas de autoprotecção obrigatórias ou o DL na globalidade se forem construidos depois do DL entrar em vigor). Hoje em dia qualquer parque coberto tem ventilações no tecto. Pelo menos todos os que tenho entrado têm turbinas no tecto para ventilar ou têm extractores.

Logo o artigo 4 da lei 13/2013 é cumprido nesses dois pontos.
Pode-se dizer que esta é a minha conclusão.

jbarbosa, eu sou um utilizador de há muitos anos do GPL.

No entanto tenho de assumir uma coisa: tenho um sistema alternativo, nem toda a gente se sente à vontade com ele.

Não vou falar da questão legal dos parques, isso é uma cegada. Mas se existirem oficinas que se reservem o direito de não receber carros a GPL eu compreendo e aceito. Volto a afirmar que é uma questão de formação a lidar com estas coisas e nisso temos de colocar sempre a HST em primeiro lugar.

Custa-me bastante esta constante "vitimização" do GPL. Se eu tivesse um LAmbo e uma oficina me recusasse a trocar um amortecedor, também era discriminação?

Vocsa também sou utilizador de Gpl, já vou na 3º viatura.
Concordo contigo que cada um (oficina) é livre de mandar na sua "casa".
As oficinas recusarem carros a gpl acho que deve ser muito residual....

Na italia por ex. o mercado a Gpl é substancial.
Cá é que a variedade é pouca em veiculos à venda, devido à massificação do gasóleo.
Tenho pretensões de adquirir Carro a Gpl no futuro.

jbarbosa

E temos tido evolução nesta questão do gpl.
Mais postos.
As pessoas mais receptivas.
Já há marcas que vendem carros a gpl de origem.

o outro lado...o costume os nossos governantes
impostos o IUC, já cheguei a ser isento...
a legislação

jbarbosa

Onde me queixo mais é no IUC, mas desde logo nos carros a gasolina.

Se compararmos o IUC de um carro pre 2007 com uns 120 cavalos a gasolina ou a diesel, falamos de um 1.8i contra um 1.6d.... a diferença é ridicula, uns 100 euros. Não faz sentido nenhum.

Pós 2007 é um assalto completo, já nem comento.

Pergunta primeiro.

No geral não costuma haver problema, no entanto há oficinas que o recusam.

É mais ou menos o que estamos aqui a discutir.
Para mim se já tiver o dístico verde, não poderá ser impedido de entrar. E se for impedido e quiser reclamar, na minha opinião terá argumentos a seu favor.

a minha questão é mais no sentido de se é ou não legal estar estacionado dentro duma oficina enquanto durar a reparação, nos parques sei que não posso estacionar, numa garagem não faço ideia

Nas oficinas poderá ser diferente, digo eu...
Como tem que ter determinadas condições, ventilações, e em principio não são em pisos subterrâneos, não sei.
Também não tem a placa que tanto odiamos.
Têm é verdade o "direito à admissão" como nas discotecas e partir daí...

jbarbosa

Há uns anos a Norauto e a Precision do Montijo não aceitavam carros a GPL. Acho que tinha a ver com as coberturas dos seguros.

Vou mandar a minha "posta de pescada"...

Não sei se legalmente podem fazer isso, dado que são oficinas auto.
Ou são oficinas, e isso obriga (penso eu de que) a que tenha mecânicos capazes de lidar com os vários veículos que são comercializados, ou são curiosos que só sabem mexer no básico ou naquilo que viram fazer ao vizinho na berma da estrada.

Não me parece que seja o mesmo que ir a um alfaiate pedir pra fazer uma tosta mista.
Se são oficinas auto e eu levo um carro...
Os estabelecimentos também têm que cumprir leis e a recusa de atender um cliente tem de ser devidamente fundamentada.

Quanto à legislação atrás mencionada da permissão de estacionar nos parques e que os parques têm de ter "X" condições, a lei pode ter várias interpretações, eu acho que o n.º 2 estipula que os parques têm de ter aquelas condições, logo os responsáveis por esses parques têm a obrigação de efectuar as alterações necessárias para cumprirem a lei. [;)]

Não li o diploma, mas quem leu pode esclarecer... existe nessa lei algum sinal para informar se o parque está ou não a cumprir as normas?
Existe algum regulamento acerca da colocação desse sinal?
Existe alguma punição para quem use indevidamente os parques que não cumprem os requisitos ou para os parques que não os cumprem?

Nas oficinas poderá ser diferente, digo eu...
Como tem que ter determinadas condições, ventilações, e em principio não são em pisos subterrâneos, não sei.
Também não tem a placa que tanto odiamos.
Têm é verdade o "direito à admissão" como nas discotecas e partir daí...

jbarbosa

A sério? Têm mesmo?
Ou será que se recusam a prestar um serviço e depois são punidos por isso??
É que ter um estabelecimento aberto ao público não e o mesmo que estar na garagem da vivenda...

Ou são oficinas, e isso obriga (penso eu de que) a que tenha mecânicos capazes de lidar com os vários veículos que são comercializados, ou são curiosos que só sabem mexer no básico ou naquilo que viram fazer ao vizinho na berma da estrada.

Não me parece que seja o mesmo que ir a um alfaiate pedir pra fazer uma tosta mista.
Os estabelecimentos também têm que cumprir leis e a recusa de atender um cliente tem de ser devidamente fundamentada.

Quanto à legislação atrás mencionada da permissão de estacionar nos parques e que os parques têm de ter "X" condições, a lei pode ter várias interpretações, eu acho que o n.º 2 estipula que os parques têm de ter aquelas condições, logo os responsáveis por esses parques têm a obrigação de efectuar as alterações necessárias para cumprirem a lei. [;)]

Não li o diploma, mas quem leu pode esclarecer... existe nessa lei algum sinal para informar se o parque está ou não a cumprir as normas?
Existe algum regulamento acerca da colocação desse sinal?
Existe alguma punição para quem use indevidamente os parques que não cumprem os requisitos ou para os parques que não os cumprem?

Está logo a seguir à alínea que obriga os responsáveis dos parques a efectuar as alterações :rolleyes:

Os instaladores de GPL não são mecânicos. Se houver algum é coincidência.

Segundo me apercebi é que as companhias de seguros deviam exigir prémios mais altos para que as coberturas da oficina contemplassem a presença de carros a GPL.

Apesar da Precision do Montijo não receber carros a GPL, a Precision de Oeiras já recebia.

Segundo me apercebi é que as companhias de seguros deviam exigir prémios mais altos para que as coberturas da oficina contemplassem a presença de carros a GPL.

Apesar da Precision do Montijo não receber carros a GPL, a Precision de Oeiras já recebia.
O meu instalador (Front Fuels) antes de ser instalador/tecnico de GPL era e é mecânico auto.

É necessário ter formação de GPL para mudar um amortecedor, ou mudar pastilhas/discos, mudar pneus, alinhar direcção, etc, etc, etc?
Existe algum motivo, devidamente justificado, para se recusarem a fazer o serviço?

É necessário ter formação de GPL para mudar um amortecedor, ou mudar pastilhas/discos, mudar pneus, alinhar direcção, etc, etc, etc?
Existe algum motivo, devidamente justificado, para se recusarem a fazer o serviço?

Como era proibido a entrada de carros a GPL nos estacionamentos cobertos, assim acontecia nas oficinas. A proibição tem apenas a ver com as coberturas dos seguros e não com a reparação a efectuar.

Segundo me disseram, se por exemplo houvesse um incêndio, mesmo que não fosse originado pelo carro a GPL, a simples presença deste no espaço faria com que a companhia não pagasse os prejuízos. Por isso é que a Precision do Montijo não recebia carros a GPL e a de Oeiras não tinha esse problema porque já tinha essa opção segura.

Como era proibido a entrada de carros a GPL nos estacionamentos cobertos, assim acontecia nas oficinas. A proibição tem apenas a ver com as coberturas dos seguros e não com a reparação a efectuar.

Qual proibição? Era proibido ir com o carro a GPL ás oficinas?

Segundo me disseram, se por exemplo houvesse um incêndio, mesmo que não fosse originado pelo carro a GPL, a simples presença deste no espaço faria com que a companhia não pagasse os prejuízos. Por isso é que a Precision do Montijo não recebia carros a GPL e a de Oeiras não tinha esse problema porque já tinha essa opção segura.

Mas é legal recusar prestar um serviço de (por exemplo) trocar os amortecedores a um carro a GPL?
O seguro cobrir ou não é uma questão entre a seguradora e o cliente, que o proprietário do carro a GPL não tem nada com isso.
Chegas a um café e pedes um café, respondem que não servem cafés porque o seguro exclui queimaduras... achas normal?
Tenho ideia que, em qualquer estabelecimento, se te recusarem um serviço para o qual estão licenciados, pagam multa...

Voltar
Superior