Legislação GPL

Eu conheço bem esses parques e representam bem o que eu pretendia dizer. Agora a realidade é outra, para multar têm de chamar a PSP ou a GNR e aí a lei é que manda.

O parque do Colombo quase não tem ventilação natural, a não ser nas entradas e considerando o tamanho do piso, não contam.

Nunca estive nessa situação, não sei o resultado, mas no caso de existir é uma multa bem contestada. É mais simples não usar o dístico.

Basta ver o parque por baixo da rotunda do castelo do queijo no Porto que proíbe carros à GPL, e é uma rotunda aberta para o mar sempre cheia de areia

É que desde que deixou de ser obrigatório o autocolante atrás nos veículos de categoria M1 e N1 (nesse aspecto a Portaria 196-B/2015 é profundamente estúpida), é muito mais difícil identificar os carros GPL parados nos subterrâneos...

Tal como ocorreu uma fuga num parque exterior, imaginem que o condutor tinha estacionado num parque subterrâneo. O que poderia acontecer?
Uma acumulação de GPL num parque subterrâneo, espalhando-se por uma área grande, pode ser seguida por explosão de que dimensões? Afetaria só a zona próxima do carro ou poderia afetar todo um piso?
No caso de um desastre destes acontecer, penso que a multa de que muitos falam, por estacionar em local onde é proibido, seria a menor das suas preocupações.

Qual seria a responsabilização de um condutor que estacionou um local onde, segundo a legislação, não devia. Os seguros iriam cobrir os danos?

Acho que há muita gente que só se preocupa com uma eventual multa, esquecendo-se que o problema pode ser muito maior.
Eu equacionei a instalação de um kit GPL e uma das razões que me fez recuar foi essas. Nunca iria estacionar num local onde há uma proibição devido na uma situação potencialmente explosiva.

Última edição:
Tal como ocorreu uma fuga num parque exterior, imaginem que o condutor tinha estacionado num parque subterrâneo. O que poderia acontecer?
Uma acumulação de GPL num parque subterrâneo, espalhando-se por uma área grande, pode ser seguida por explosão de que dimensões? Afetaria só a zona próxima do carro ou poderia afetar todo um piso?
No caso de um desastre destes acontecer, penso que a multa de que muitos falam, por estacionar em local onde é proibido, seria a menor das suas preocupações.

Qual seria a responsabilização de um condutor que estacionou um local onde, segundo a legislação, não devia. Os seguros iriam cobrir os danos?

Acho que há muita gente que só se preocupa com uma eventual multa, esquecendo-se que o problema pode ser muito maior.
Eu equacionei a instalação de um kit GPL e uma das razões que me fez recuar foi essas. Nunca iria estacionar num local onde há uma proibição devido na uma situação potencialmente explosiva.
Os modernos sistemas de GPL não permitem que ocorram fugas dessa dimensão pois as valvulas de segurança do deposito disparam, é claro que se for uma pequena fuga esta vai se dissipar sem causar qualquer problema, notando-se apenas perto do carro um ligeiro odor a gas.

Por isso é que os carros anteriores à legislação necessitam de ser inspecionados para verificar se os componentes instalados vão de encontro com a lei, não é qualquer um que leva com a vinheta verde.

Isso não é bem assim!
Se vires um carro levar a bujarda que eu vi há bocado no subterrâneo dum centro comercial, se fosse a GPL e lhe acertasse no depósito, tinha sido lindo...

Num acidente, mesmo que seja violento, o que é realmente perigoso é o depósito de gasolina e a linha de alimentação de combustível. O depósito de GPL é de uma robustez tremenda e as válvulas de segurança não deixam que o GPL se espalhe mesmo que o depósito seja arrancado do sítio.

Ao contrário do que se pensa o depósito de GPL não explode, mesmo num carro que esteja a arder. Mais uma vez as válvulas de segurança entram em funcionamento e quando a pressão aumenta devido ao calor, libertam GPL até baixar a pressão e assim sucessivamente até o depósito ficar vazio. O GPL que é libertado arde no incêndio sem mais consequências.

Está calculado para um depósito de capacidade média que este liberte todo GPL mais ou menos em 7 minutos.

Os depósitos de GPL que são instalados nos carros têm uma boa resistência.

O meu antigo carro levou uma grande cacetada na parte traseira indo directo para a sucata. Danificou toda a traseira até ao pilar C incluindo o eixo traseiro. Só se aproveitou o depósito GPL, que se encontra actualmente instalado na minha carrinha, e a funcionar impecavelmente.

Isso não é bem assim!
Se vires um carro levar a bujarda que eu vi há bocado no subterrâneo dum centro comercial, se fosse a GPL e lhe acertasse no depósito, tinha sido lindo...
E continuam os mitos e a acreditar-se em tudo o que se ouve na esplanada...

E se for um carro a levar com um comboio como aconteceu à uns tempos? O HRV torceu-se todo e o depósito do GPL ficou intacto. Sim meu caro, uma pancada forte na traseira do carro e o depósito é capaz de te rasgar o chassi todo e ficar intacto.

Olha aqui, mesmo à vista de todos
3dc96ba1cbe059e51469f85188077004.jpg

http://www.tvi24.iol.pt/fotos/53f5c3393004c0581a654311/1

Última edição:
E depois ainda dizem que não existe ignorância acerca deste combustível e dos seus sistemas.

Pena que vou ter de deixar de ter um carro a gás.

E depois ainda dizem que não existe ignorância acerca deste combustível e dos seus sistemas.

Pena que vou ter de deixar de ter um carro a gás.
Existe ignorância porque as pessoas 'emprenham pelos ouvidos'.... Eu não percebia nada de gpl à uns anos atrás e se fosse pela conversa dos outros não tinha metido o carro a gpl e tinha-me endividado num diesel. Li, informei-me, pesquisei e decidi avançar... Tenho cerca de 80.000kms feitos a GPL sem um único problema, para espanto de muitos ainda não explodiu lol

Hoje continuo com o mesmo carro fiável, já pago à muito que apesar de ter já 17anos continua a servir para o efeito é a gozar dele... Hoje em dia já não faço tanto km, só anda ao fim de semana praticamente, e tudo correndo bem ha-de ser despachado quando não der mesmo mais.

Eu acho que alguns ainda pensam que os carros tem lá uma bilha como a da cozinha.[:D]

E tinham...
Não será certamente do V/ tempo, mas em Madrid aqui há 40 e tal anos os taxis eram todos a gás e de vez em quando o motorista parava para trocar a bilha que tinha na mala. Era um pivete a gás nas ruas que nem se podia respirar...

Sobre a segurança e o embate do quimboio. É tudo uma questão de sorte, se levar com força e no sítio certo, podem ter a certeza que estoira...

E tinham...
Não será certamente do V/ tempo, mas em Madrid aqui há 40 e tal anos os taxis eram todos a gás e de vez em quando o motorista parava para trocar a bilha que tinha na mala. Era um pivete a gás nas ruas que nem se podia respirar...

Sobre a segurança e o embate do quimboio. É tudo uma questão de sorte, se levar com força e no sítio certo, podem ter a certeza que estoira...

Não é do meu tempo, mas mesmo cá nessa altura já havia carros a gás, sem legislação, sem regras e com instalações home made com a bilha de gás, isso sim era perigoso.

Se o depósito levar com um tanque de guerra com certeza que estoira, mas não tem que explodir, para explodir tem que haver ignição, isto não é como nos filmes em se mande um tiro ao depósito de gasolina e o carro explode... Num embate um depósito gpl ou mesmo uma bilha de gás, "rasgar"... Não é nada fácil... Nem o vi acontecer...

Boa tarde.

não sou muito participativo neste forum, mas comprei recentemente um opel bi-fuel, e tenho vindo a informar-me de tudo e mais alguma coisa sobre o GPL, e não, não estou arrependido.

De facto isto das leis é mesmo do outro mundo. Nós podemos estacionar em parques subterrâneos mas porque os parques não cumprem com o artigo 184 da portaria 1532/2008 associada ao decreto lei 220/2008, não podemos estacionar nesses parques.
O que não percebo é porque são obrigados a umas coisas mas não a outras. Muitos parques (e para todos os efeitos edifícios) foram feitos muito antes da entrada em vigor do DL 220, e muitos tiveram de instalar detectores de fumos por causa dos incêndios. E porque não os ditos detectores de gases combustiveis nos parques onde circulam carros?

O que me leva aos gases combustíveis, o que é entendido por gás combustível?
É que a gasolina, como o GPL, também "queima" em forma de gás, na forma liquida não há combustão, logo todos os veículos a gasolina também não poderão entrar em parques que não tenham detectores de gases combustíveis, pois se também houver fuga, esse gás também se vai acumulando.

Qual é o vosso entendimento?

Isto é apenas para reacender esta discussão para ver se, ou se cria mais confusão, ou fica tudo mais claro.

Última edição:
Apenas para complementar o que disse anteriormente, por lei, edificios, estacionamentos, e outros já existentes terão de cumprir apenas com as medidas de autoprotecção definidas na portaria técnica, que neste caso é a anterior (1532/2008). Essas medidas são (artigo 10 do anexo I da portaria):
(...)
8 — «Prevenção contra incêndio», conjunto de medidas
e atitudes destinadas a diminuir a probabilidade de eclosão
de um incêndio;
(...)
10 — «Protecção contra incêndio», conjunto de medidas
e atitudes destinadas a limitar os efeitos de um incêndio;

Realcei estes dois pontos porque acho que são os mais cruciais e na minha opinião é por causa deles que todos os edifícios têm de ter extintores (associados ao ponto 8) e ter detectores de fumos e/ou monoxido de carbono (associados aos ponto 10).
Ora agora por lei os novos carros a GPL com distico verde podem estacionar em parques subterrâneos, ponto. Logo, partindo do principio que os carros a GPL verdes não podem ser impedidos de entrar num parque subterrâneo, estes parques por lei têm de ter detectores de gases combustíveis (embora como disse anteriormente, para mim gás combustível é um termo relativo).

Aqui é que está a questão, que acho que já foi discutida algures. Os parques, sendo lugares públicos, podem impedir a entrada de carros GPL verdes, já que por lei estes podem lá entrar?

edit: Adicionalmente ao anterior, encontrei este documento http://www.jct.pt/Docs/JCT-Medidas Autoproteção.pdf que refere mesmo que a não existência de detectores de gases combustiveis é passível de contra-ordenação no âmbito das medidas de auto-protecção.

Última edição:
Apenas para complementar o que disse anteriormente, por lei, edificios, estacionamentos, e outros já existentes terão de cumprir apenas com as medidas de autoprotecção definidas na portaria técnica, que neste caso é a anterior (1532/2008). Essas medidas são (artigo 10 do anexo I da portaria):
(...)
8 — «Prevenção contra incêndio», conjunto de medidas
e atitudes destinadas a diminuir a probabilidade de eclosão
de um incêndio;
(...)
10 — «Protecção contra incêndio», conjunto de medidas
e atitudes destinadas a limitar os efeitos de um incêndio;

Realcei estes dois pontos porque acho que são os mais cruciais e na minha opinião é por causa deles que todos os edifícios têm de ter extintores (associados ao ponto 8) e ter detectores de fumos e/ou monoxido de carbono (associados aos ponto 10).
Ora agora por lei os novos carros a GPL com distico verde podem estacionar em parques subterrâneos, ponto. Logo, partindo do principio que os carros a GPL verdes não podem ser impedidos de entrar num parque subterrâneo, estes parques por lei têm de ter detectores de gases combustíveis (embora como disse anteriormente, para mim gás combustível é um termo relativo).

Aqui é que está a questão, que acho que já foi discutida algures. Os parques, sendo lugares públicos, podem impedir a entrada de carros GPL verdes, já que por lei estes podem lá entrar?
Onde é que diz, na lei, que eles podem lá entrar? Se os parques não tiverem condições os carros a GPL não podem lá entrar.

Estacionamento em locais fechados de veículos que utilizem GPL
1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos componentes tenham sido aprovados e instalados de acordo como regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo.
2 — Os parques de estacionamento referidos no número anterior devem ser ventilados e cumprir as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento de veículos.

Última edição:
Voltar
Superior