Legislação GPL

Artigo 4 da Lei 13/2013:
1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos compo-
nentes tenham sido aprovados e instalados de acordo com
o regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em
parques de estacionamento fechados e abaixo do nível
do solo.

Estes dois pontos estão separados, 1, eles podem lá entrar, 2 esses parque têm de cumprir com o decreto 220/2008.

Como disse antes, o cerne está se esses parques podem de facto impedir a entrada de veiculos GPL verdes, já que a lei permite que eles entrem.

Última edição:
O que me leva aos gases combustíveis, o que é entendido por gás combustível?
É que a gasolina, como o GPL, também "queima" em forma de gás, na forma liquida não há combustão, logo todos os veículos a gasolina também não poderão em parques que não tenham detectores de gases combustíveis, pois se também houver fuga, esse gás também se vai acumulando.

Qual é o vosso entendimento?

Isso tem uma explicação técnica.

Há gases mais densos que o ar e há gases menos densos que o ar. E da mesma forma que acontece com o azeite e a água, alguns acumulam no chão e outros sobem até ao tecto. Neste caso gasolina e GPL têm esta diferença.

Daí que ter um parque preparado para diferentes tipos de gases implique ter "respiradores" de circulação de ar em cima ou em baixo ou os dois. Isto aplica-se em teoria a oficinas também.

De notar que isto também se aplica à detecção desses gases (localização dos sensores, em cima ou em baixo). E de igual forma uma fuga passa facilmente despercebida ao olfacto humano pela acumulação estratificada - portanto longe do alcance.

Penso que não cometi nenhuma imprecisão. Se for o caso alguém que acrescente/corrija.

Bem vindo e bons km com o Opel [;)]

Artigo 4 da Lei 13/2013:
1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos compo-
nentes tenham sido aprovados e instalados de acordo com
o regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em
parques de estacionamento fechados e abaixo do nível
do solo.

Estes dois pontos estão separados, 1, eles podem lá entrar, 2 esses parque têm de cumprir com o decreto 220/2008.

Como disse antes, o cerne está se esses parques podem de facto impedir a entrada de veiculos GPL verdes, já que a lei permite que eles entrem.

Não podes ver a lei como sendo só o artigo que te interessa. O artigo 1 diz que podem e o artigo 2 informa que não é em todos os parques que existe essa possibilidade.
Em suma: podem desde que o parque tenha condições.

Não podes ver a lei como sendo só o artigo que te interessa. O artigo 1 diz que podem e o artigo 2 informa que não é em todos os parques que existe essa possibilidade.
Em suma: podem desde que o parque tenha condições.

Tens razão nisso.
Mas o que quis dizer é que são clausulas separadas. Isso terá alguma razão.
Outra tem a ver com as medidas de autoprotecção que referi atrás e que pelo que vi, os detectores de gases combustiveis estão incluidos e estão sujeitos a coima.

edit: E se reparares no ponto 2, refere que os estacionamentos referidos "...no número anterior devem ser ventilados e cumprir as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento de veículos."
Não refere que os veiculos GPL verdes só podem entrar se...

Última edição:
Onde é que se acumula então o gas GPL?
Tenho dúvidas nisto.

Sei que o gás gasolina acumula-se no chão.

O GPL é no chão também. O gás Natural é que acumula em cima.

Se neste aspecto ele é igual à gasolina, então a questão deve estar relacionada com os detectores.

De qualquer forma acredito que os modos de actuação em caso de fuga sejam diferentes. Daí estas diferenciações.

O GPL é no chão também. O gás Natural é que acumula em cima.

Se neste aspecto ele é igual à gasolina, então a questão deve estar relacionada com os detectores.

De qualquer forma acredito que os modos de actuação em caso de fuga sejam diferentes. Daí estas diferenciações.

Talvez seja por isso que a lei 13/2013 se refere especificamente ao GPL e não menciona o GN para o estacionamento subterrâneo.

Olha eu tive durante muitos anos carros a GPL e vou converter outro em breve. Cheguei a ter o carro recusado em oficinas.

A questão é que convém estar minimamente habilitado a lidar com uma fuga. Desde extintores, formação, etc.

É acima de tudo uma questão de Higiene e Segurança. E sempre respeitei isso.

eu tenho andado a gpl com o meu carro "novo", a minha dúvida é que preciso de trocar uma peça da suspensão, posso levar a qualquer oficina ou como é a gpl não pode entrar?

eu tenho andado a gpl com o meu carro "novo", a minha dúvida é que preciso de trocar uma peça da suspensão, posso levar a qualquer oficina ou como é a gpl não pode entrar?

É mais ou menos o que estamos aqui a discutir.
Para mim se já tiver o dístico verde, não poderá ser impedido de entrar. E se for impedido e quiser reclamar, na minha opinião terá argumentos a seu favor.

É mais ou menos o que estamos aqui a discutir.
Para mim se já tiver o dístico verde, não poderá ser impedido de entrar. E se for impedido e quiser reclamar, na minha opinião terá argumentos a seu favor.

Claro que podem recusar.

Uma oficina é um local privado, podem recusar carros amarelos, carros a gasóleo, carros antigos, modernos. É lá com eles.

Agora diz-me uma coisa: Imagina que tens uma oficina há anos. Nunca lidaste com GPL. Recebes um carro a GPL e num daqueles acidentes que só acontecem a quem trabalha, rompe-se uma tubagem de GPL. Dá-se uma fuga....

Sabes como agir? Quais as medidas a tomar? Que meios tens? Qual a classe do Extintor a ter na oficina? Alguma vez viste uma queimadura de frio provocada pelo GPL? Eu já vi e foi num instalador experiente. Imagina num mecânico que não sabe o que ali está e que leva com a fuga em cima.

É uma questão de Higiene e Segurança. Há que respeitar isso.

Claro que podem recusar.

Uma oficina é um local privado, podem recusar carros amarelos, carros a gasóleo, carros antigos, modernos. É lá com eles.

Agora diz-me uma coisa: Imagina que tens uma oficina há anos. Nunca lidaste com GPL. Recebes um carro a GPL e num daqueles acidentes que só acontecem a quem trabalha, rompe-se uma tubagem de GPL. Dá-se uma fuga....

Sabes como agir? Quais as medidas a tomar? Que meios tens? Qual a classe do Extintor a ter na oficina? Alguma vez viste uma queimadura de frio provocada pelo GPL? Eu já vi e foi num instalador experiente. Imagina num mecânico que não sabe o que ali está e que leva com a fuga em cima.

É uma questão de Higiene e Segurança. Há que respeitar isso.

Ai tens toda a razão, pois está a mexer com mecânica e se não tiver experiência pode acontecer acidentes desse tipo. E sim são garagens privadas e o controlo de entrada é de facto feito.

Mas o que me causa muita impressão é centros comerciais que agarram-se a pormenores que supostamente por lei deveriam estar a cumprir (aparentemente medidas que estão enquadradas nas medidas de autoprotecção), e estão a usar esse argumento para proibir a entrada de carros GPL com dístico verde, apenas porque sim.
E aqui o perigo é o mesmo que para um carro a gasolina.

Podem dizer que estou a levar a lei para onde me convém, mas para mim, a lei de 2013 permite estacionamento em parques subterrâneos.
Só queria ter mais opiniões, pois não excluo o facto de estar errado, mas até agora e pelo que analisei é esta a minha opinião.

Permite ponto e vírgula... Permite o estacionamento nos parques que possuem sistemas de extração de gases... Parques esses que não tendo por ser uma construcao anterior ao ano em que passou a ser obrigatório e não são obrigados a ter.

Se o parque subterrâneo for recente (não me recordo a partir de que ano) aí sim, tens toda a razão em reclamar pois não podem mesmo proibir.

Permite ponto e vírgula... Permite o estacionamento nos parques que possuem sistemas de extração de gases... Parques esses que não tendo por ser uma construcao anterior ao ano em que passou a ser obrigatório e não são obrigados a ter.

Se o parque subterrâneo for recente (não me recordo a partir de que ano) aí sim, tens toda a razão em reclamar pois não podem mesmo proibir.

Edifícios já existentes onde se incluem os estacionamentos, têm sempre de cumprir com o DL 220/2008, mas por já existirem a lei permite que apenas tenham de cumprir com as medidas de autoprotecção que dependem do tipo de edificio em causa. Portanto se os estacionamentos estão abertos e a laborar é porque cumprem com o DL 220/2008.

Talvez a única coisa que se terá de ter em atenção é se são ou não ventilados, pois no ponto dois do artigo 4 da lei 13/2013 especifica mesmo que têm de ser ventilados, além de cumprirem com o DL 220/2008.

"rompe-se uma tubagem de GPL. Dá-se uma fuga...." - Mito
se houver uma fuga as electrovalvulas actuam e a "fuga" deixa de ser fuga.

a recusa de receber carros a Gpl nas oficinas é meramente por uma questão legal, devido à nossa legislação ignorante. ex: haverem neste momento carros a Gpl de 2ª e de 1ª, os que podem estacionar em parques e os que não podem, apesar de terem o mesmo sistema...

a questão das queimaduras do Gpl, podem acontecer mas sim no abastecimento (a mim já me aconteceu, por falta de cuidado meu) é como tudo...

resumindo nunca tive stress em oficinas...

jbarbosa

Baralhas as cartas e dás a teu belo prazer... lá em cima falas no art 184, mas depois já é só as MAP.

Se leres com atenção, algures mais atrás falo de um documento de uma empresa consultora (http://www.jct.pt/Docs/JCT-Medidas Autoproteção.pdf) que refere que os detectores de gases combustiveis estão enquadrados nas medidas de autoprotecção, e desde ai tenho-me referido apenas às medidas de autoprotecção pois pela natureza dos estacionamentes o que é referido nesse documento faz todo o sentido.

E porque é que dizes que baralho as cartas a meu belo prazer. Não percebo.
Estou a tentar relacionar todo o enquadramento legal pois os nossos politicos não sabem fazer mais nada do que complicar.

E não tentes dar comentários negativos se não conseguires dar um contributo mais construtivo.

Voltar
Superior