Lavagem de motor

Lavagem do motor...

Lavagem do motor...

Então é assim a minha carroça (307 1.4hdi) tem levado umas esfregas dentro e fora das estradas...a minha última saída correu um bocado mal, entrei num lameiro para estacionar o bolide e atrás veio terra, pedras, etc. Ora acontece que pelo barulho do carro em AE vi que tinha partido outra vez o resguardo do motor (desta vez sem reparação), mas o que vi quando tiraram o resguardo não me agradou. A direcção, eixo, metade do motor, tudo cheio de terra tipo barro que mais parece cimento (aquilo não sai com um lavagem normal, até com uma chave de fendas tive dificuldade em retirar uns bocados maiores).
Agora vou levá-lo a um poço para lavar e remover aquela lama toda, a minha dúvida é, preciso de ter algum cuidado com a lavagem da parte de baixo do carro? É preciso isolar alguma coisa antes de levar com uma pistola de pressão?

cumps

Acho que as pessoas mais indicadas para te responderem a isso são os detalhistas de serviço.

Tenta ir ao fórum do detalhe. Há coisa de meses eles fizeram um worlshop sobre lavagem de motores no norte.

Do que sei convém isolares as partes eléctricas e é proibido usares pressão, portanto ou lavas com fio de água ou pulverizas em leque. Convém também usares produtos adequados nas diluições certas (não os vais encontrar no hiper).

Se quiseres umas dicas para isso e para o resto ve aqui:

http://www.maximodetalhe.com/Contedo/Artigos/Manual-de-Manuteno.html

Abraço.

Acho que as pessoas mais indicadas para te responderem a isso são os detalhistas de serviço.

Tenta ir ao fórum do detalhe. Há coisa de meses eles fizeram um worlshop sobre lavagem de motores no norte.

Do que sei convém isolares as partes eléctricas e é proibido usares pressão, portanto ou lavas com fio de água ou pulverizas em leque. Convém também usares produtos adequados nas diluições certas (não os vais encontrar no hiper).

Se quiseres umas dicas para isso e para o resto ve aqui:

http://www.maximodetalhe.com/Contedo/Artigos/Manual-de-Manuteno.html

Abraço.

axo que aquilo não sai com paninhos molhados...

tem mm que ser com agua a pressão!
só tem que isolar tudo que é eléctrico(alternador, injectores, velas, centralina e alguns conectores desprotegidos...)

a maior parte dos mecânicos de esquina só isolam o alternador com um saco plástico!

Deve ter sempre alguma pressão mas cuidado que eu já rebentei um fole da transmissão muito provavelmente por causa disso.

De resto, não apontes muito para as partes electricas e lava à vontade.

Não nos podemos esquecer que mesmo com todas as protecções e resguardos, quando passamos nas poças de água o compartimento inunda-se de água, portanto..

Cumprimentos.

Obrigado pelas respostas. Provavelmente o que vou fazer vai ser dar-lhe com água sem pressão para tentar amolecer o "barro" e depois com água e algum produto que ajude a diluir tentar remover aquilo sem grandes pressões.

EDIT: E deixar o carro a trabalhar enquanto o lavo é recomendado?!?

Última edição:
Não me parece que deixar a trabalhar seja necessário, pelo menos eu não faço assim e já estive em algumas lavagens em que lavavam com ele desligado também.

Não esquecer de deixar arrefecer bem o motor antes de o lavares senão vais estragar.

Já marquei para uma oficina de confiança (é melhor do que ser eu a fazer, lol), amanhã vai lá ficar hora e meia para tirar o "cimento". Mais uma vez obrigado!

EDIT: Deixo aqui o imagens do lixo com que aquilo ficou...

Última edição:
Como disse de vez em quando tenho de fazer umas incursões fora de estrada...desta vez correu mal, faltou-me altura ao solo, lol

Já está lavado...demorou foi 2 horitas e picos e mesmo assim o "barro" não queria sair, teve de levar com pressão de água quente. Algo de estranho que eu e o pendura notamos quando sai da lavagem com o carro, é que o ruído do motor está mais filtrado!?!

Bem eu fiz a lavagem de estrada e ao motor ao meu vectra e correu bem! Primeiro assustei-me um pouco quando o funcionário começou a cobrir o motor com uma espuma branca que mais parecia neve carbónica nem colocou plasticos a cobrir a parte electrónica, depois aplicou o mesmo no chassi Deixou actuar alguns minutos e depois lavou a alta pressão com agua quente!
O resultado foi excelente, ficou tudo branquinho, deixei passar 2 dias para e hoje voltei lá para parafinar!

Bem eu fiz a lavagem de estrada e ao motor ao meu vectra e correu bem! Primeiro assustei-me um pouco quando o funcionário começou a cobrir o motor com uma espuma branca que mais parecia neve carbónica nem colocou plasticos a cobrir a parte electrónica, depois aplicou o mesmo no chassi Deixou actuar alguns minutos e depois lavou a alta pressão com agua quente!
O resultado foi excelente, ficou tudo branquinho, deixei passar 2 dias para e hoje voltei lá para parafinar!

Pa+de+BicoEd.jpg

A mim é só: proteger partes eléctricas, passar água sem pressão nenhuma, com a pressão normal da torneira, mandar-lhe Mistolin para todo o lado e mais algum, deixar actuar uns minutos (esfregar nalgum lado se precisar), e voltar a passar água. Pressão, nem pensar. Nunca na vida!!! Juntas, vedantes, borrachas, etc, vai tudo co caraças numa fracção de segundo com um jacto de água a dar-lhe directamente.
O unico inconveniente do Mistolin (à venda na parte de desengordurantes de fornos no Intermarché) é que se não for todo retirado, ao secar deixa uma cor amarelada, tipo ferrugem.
De resto, fica mais que bem! :) Como o meu carro não tem blindagem por baixo, nem plásticos de protecção por cima, não vale a pena estar com muitas coisas porque em 3 tempos fica outra vez sujo...

RBO, parafinar?? Parafinar o que? Vê lá isso, já me disseram que isso não passa na inspecção... E além disso, também acho que dá cabo dos plásticos. Parafinar usa-se nos clássicos, porque têm poucos elementos de plástico, e protege a chapa. Hoje em dia não é preciso essa protecção para a chapa, e como os carros têm muitos plásticos, e em todo o lado, não se parafina.

Quanas vezes já lavei o motor do carina, mas e a diesel e diferente, motor frio, passo desengordurante,depois lavo com maquina de pressão, e logo de seguida ar comprimido, ligo e deixo trabalhar para secar toda a humidade e ta la... sempre em forma...

È isso mesmo, sempre lavei os motores dos vários carros a gasolina que tive assim e nunca se passou nada, 0 problemas.

Eu nunca isolei nada, nos Alfas era pegar nos carros ir ao elefante azul ainda com o carro frio e lavava á pressão, no punto faço o mesmo lavo por cima e por baixo, passo o jacto em tudo, seja parte electrica ou não.
Um uno 60 sx acontecia o mesmo onze anos a ser lavado assim sem qualquer problema.

No inicio lavo com agua quente e espuma depois passo agua fria para retirar residuos e resto de espuma.

Desde que tenho o jimny que lavo o motor, quando necessário.
O meu método é simples: com o motor frio borrifar todo o compartimento do motor com mistolin diluído em água (na proporção de 1 líquido para 6 água)
deixar actuar 2 minutos e em seguida esfregar com uma escova daquelas de lavar as garrafas de vinho todos os cantos, e passar por água no fim.
Depois do motor ter trabalhado um pouco e estar completamente seco uso wd40 nas fichas eléctricas e plásticos, deixo actuar e retiro o excesso
com um pano.

http://img835.imageshack.us/img835/2919/dsc02123y.jpg

Anexos

• dscf2248g.jpg
    dscf2248g.jpg
    349,6KB · Visualizações: 0
Última edição:
Voltar
Superior