Obrigado a ambos pelas explicações.
Acho que a Bertrand tem isso do DRM daí eles proporem um programa qualquer do Acrobat para poder usar nos e-readers.
E já vi num fórum falarem dessa aplicação calibre, tenho que ver se tem para o MacBook.
Entretanto um amigo meu arranjou-me dois livros em PDF e EPub, vou ver se é só passar directo e se funciona bem. O pior é que acho que são em PT-BR mas vai ser só para fazer a experiência, que depois compro os livros em PT-PT.
É sempre melhor EPUB porque permite ajustar o tamanho de letra e o texto adapta-se ao tamanho do écran e com o dedo é só mudar de página. Basicamente quanto maior o tamanho de letra, vai crescer o número de páginas.
Com ficheiros em formato PDF, basicamente se queres aumentar o tamanho de letra, tens de fazer zoom. Isso siginifica que o texto não se adapta nem o número de páginas. Tens de fazer scroll para os lados e para baixo ainda antes de mudar de página.
Não sei se me explico bem.
Quanto a livros encontram-se alguns grátis. No Projecto Gutemberg encontras alguns dos clássicos clássicos (Camões, Eça Queirós, D. Quixote, Shakespeare, etc).
Depois há uns sites a preço de "desconto" (muitos em PT-BR).
E quem domina o eMule (ou que se usar agora para piratear lol) arranja-se o catálogo todo de livros da Amazon.
Na altura quando comprei o meu, tive uma amiga que me passou tipo uns 500(??) livros. Quase todos em inglês, mas com alguns em Português (basicamente os autores de romances que mais vendem em Portugal - José Rodrigo dos Santos e Saramago).
Edit: sinceramente depois de já ter lido alguns livros em PT-BR já não me faz confusão. Depois do primeiro livro já não "leio com sotaque". Continuas a ter você em vez de tu, mas o resto já nem acho muito mau. Palavras diferentes mas continua a ser português. Se ler Eça de 1870 também tenho palavras esquisitas, já para não falar de Camões e outro português arcaico...