kindle ou Kobo?

Road66

Active member
Vou oferecer um e-reader no natal mas gostava de saber a opinião se houver algum entendido por aqui: Kindle ou Kobo?
Porquê e qual o melhor modelo?

Complementando a resposta do Real:

O formato epub é o mais popular nas lojas portuguesas como a Wook. O Kobo funciona com esse formato nativamente portanto será mais indicado para quem procura livros portugueses comprados em lojas nacionais.
Consegues importar e-books comprados em lojas portuguesas para o Kindle mas é de um modo não oficial através da aplicação Calibre. Além disso o formato nativo dos Kindle é mobi. O formato epub fica sempre um pouco esquisito em termos de formatação.

Na loja Amazon é raro encontrar livros em português. Para quem leia em inglês, o Kindle já se torna mais interessante.

Tenho um Kindle 3 há 6 anos que não me tem dado problemas nenhuns mas se estivesse agora para trocar consideraria os Kobo como opção.

Aconselho-te a optares por um retro-iluminado para leituras à noite sem auxílio de luz externa..

Última edição:
Acho que foi tudo dito. Kobo tem mais "flexibilidade de formatos". Sem dúvida com retro-iluminação.

Com alguma pesquisa dá para encontrar muitos livros em português.

Estes aparelhos são assim tão melhores do que um tablet?
Eu tenho um IPad de 10" e leio revistas, livros e até sebentas/manuais em PDF na boa, qual é a mais valia destes leitores?

Eu tenho um IPad de 10" e leio revistas, livros e até sebentas/manuais em PDF na boa, qual é a mais valia destes leitores?

Autonomia para um mês de leituras,
Écran com tecnologia eInk que não tem brilho e permite a leitura sob qualquer ângulo ou incidência de luz (podes por exemplo ler na boa na praia, sem te preocupares com o reflexo do sol).

Em resumo, o écran simula exatamente uma página dum livro.

Tenho um iPad e um Kobo e diria que a tecnologia eInk e a autonomia fabulosa tornam a experiencia de leitura consideravelmente mais confortável. Vantagem também do meu modelo (Kobo Mini) é ter um tamanho reduzido que permite o transporte num bolso do casaco.

Obrigado mais uma vez.

A iluminação é importante para leituras à noite.

O eReader não é para mim mas a minha experiência de vida mostra que quando precisas algo especifico e vais dar bastante uso, mais vale comprares algo dedicado e bom apenas para aquele propósito. Já tive um tablet e não se pode comprar a estes eReaders no que toca a leitura de livros INTENSIVA.

Estava a pensar no modelo mais pequeno para ter mais portabilidade.

Existem os seguintes modelos: Kobo Touch 2.0, Aura H2O, Aura One e Aura 2.

http://www.fnac.pt/Kobo

O de 350 euros é para esquecer... entre os outros, o que dizem?

H2O ou Aura 2 apesar de eu achar que o Aura 2 é mais do que suficiente.

Quanto a ereader vs tablet. Tenho os 2 e já tive a experiência de ler em ambos. O tablet cansa mais a vista, é mais pesado e torna-se penoso ler no exterior.
O Kindle tem um peso muito baixo, carrego a bateria de mês a mês, é muito fino e em termos de experiência de leitura é excelente já que é quase o mesmo que ler uma folha de papel.

O tablet leva clara vantagem na leitura de livros ou revistas PDF com imagens. No que toca a livros de bolso, o ereader não dá hipótese.

Última edição:

Onde os ereaders têm mais vantagem é na leitura de livros de bolso (apenas texto).
Quanto a revistas, comics, manuais técnicos com imagens, acho que o iPad ou Tablets levam vantagem.

Obrigado a todos pelas explicações do tablet vs Kobo/Kindle, já vi que pela o meu género de utilização mais vale ficar pelo tablet.

Outra questão, nos livros para o Kobo costuma haver promoções como há muitas vezes nas edições em papel? Pergunto isto porque o Kobo era capaz de ser uma boa prenda para a minha cara metade que devora livros...

Obrigado a todos pelas explicações do tablet vs Kobo/Kindle, já vi que pela o meu género de utilização mais vale ficar pelo tablet.

Outra questão, nos livros para o Kobo costuma haver promoções como há muitas vezes nas edições em papel? Pergunto isto porque o Kobo era capaz de ser uma boa prenda para a minha cara metade que devora livros...

Sim, também há descontos. Aqui o site da Wook com alguns eBooks em português para teres uma idea dos preços (que por norma são sempre inferiores às edições em papel) e dos descontos.

Depois há sempre a 'internet' if you know what i mean...

Sim, também há descontos. Aqui o site da Wook com alguns eBooks em português para teres uma idea dos preços (que por norma são sempre inferiores às edições em papel) e dos descontos.

Depois há sempre a 'internet' if you know what i mean...

I know what you mean :) mas numa breve pesquisa que fiz dá-me a ideia que aparecem mais publicações em Português do Brasil do que no nosso Português, o que no meu caso acho horrível.

I know what you mean :) mas numa breve pesquisa que fiz dá-me a ideia que aparecem mais publicações em Português do Brasil do que no nosso Português, o que no meu caso acho horrível.

É verdade, mas olha que fiquei surpreendido.
Li recentemente Os Irmãos Karamazov (era uma tradução 1973), Amor em Tempos de Cólera, o Inferno e o The Mist tudo em português-BR e não me custou lê-los, nem me apercebi de grandes brasileirismos (o "você", o gerúndio, etc). O pt-br escrito como deve ser, não tem nada a ver com os comentários que os brasileiros escrevem no YouTube.

Para mim foi uma boa descoberta, porque apesar de não ter problemas com o Inglês, apercebi-me que ao ler em inglês tornava as coisas menos "memoráveis". Varias vezes tinha de voltar atrás e reler os últimos parágrafos, porque a mente divagava, e estava a ler, mas não estava a interiorizar lol.

Por estes 4 livros que teste que fiz, não me parece que venha a ser um problema. E encontras sempre alguns eBooks "baratos" de autores portugueses, e que financeiramente pelo menos, justifica o Kobo. Falo do Saramago e José Rodrigues dos Santos por exemplo.

Como leio apenas livros em inglês, não tenho grandes problemas em encontrar o que quero já que a oferta é muito boa quer nas lojas quer na 'Internet' :)
PT-PT é difícil e com oferta limitada mas esta cada vez é maior. Numa busca rápida, diria que a loja da Kobo tem uma oferta muito boa de livros PT-PT. Já na Wook, encontrei demasiados PT-BR.

3 anos depois de postar neste tópico decidi-me a comprar um ebook reader.
Comprei um Kobo Clara HD que vou buscar a seguir ao Natal.

A Razão principal é que não quero andar a carregar livros pesados em papel durante as férias e gosto de ler à noite e a luz do iPad incomoda a minha esposa quando estamos deitados, espero que o kobo diminua a luminosidade face ao iPad...

Estou é com receio do tamanho do ecrã de 6" ser pequeno em termos de conforto de leitura, qual a vossa opinião? Eu decidi arriscar pois se não gostar tenho 15 dias para trocar.

É necessário algum software para colocar livros que se compre fora da livraria da kobo? Acho que a Bertrand tem mais oferta e promoções nos e-book e quero comprar nesse site.

Voltar
Superior