kindle ou Kobo?

kindle ou Kobo?

As 6” servem perfeitamente. Dá a experiência de leitura de um livro de bolso normal com as suas dimensões de página características.

Além disso vais ver o jeito que dá esse tamanho quando o colocares no bolso.

Podes usar a aplicação Calibre para carregar livros em praticamente todos os modelos de ebook readers. Está aplicação está em constante atualização para suportar os modelos mais recentes.

Eu tenho um Kobo antigo (5 anos??) e não é preciso nenhum programa, basta ligar por USB e arrastar epubs para o disco do Kobo.

Há algumas lojas que por causa do DRM complica mais a coisa e tem de se instalar uns certificados electrónicos (no Acrobat???)

Sinceramente, já não me lembro bem. Fiz só uma vez.

Obrigado a ambos pelas explicações.
Acho que a Bertrand tem isso do DRM daí eles proporem um programa qualquer do Acrobat para poder usar nos e-readers.
E já vi num fórum falarem dessa aplicação calibre, tenho que ver se tem para o MacBook.
Entretanto um amigo meu arranjou-me dois livros em PDF e EPub, vou ver se é só passar directo e se funciona bem. O pior é que acho que são em PT-BR mas vai ser só para fazer a experiência, que depois compro os livros em PT-PT.

Acho que a Bertrand tem isso do DRM daí eles proporem um programa qualquer do Acrobat para poder usar nos e-readers.
E já vi num fórum falarem dessa aplicação calibre, tenho que ver se tem para o MacBook.
Entretanto um amigo meu arranjou-me dois livros em PDF e EPub, vou ver se é só passar directo e se funciona bem. O pior é que acho que são em PT-BR mas vai ser só para fazer a experiência, que depois compro os livros em PT-PT.
É sempre melhor EPUB porque permite ajustar o tamanho de letra e o texto adapta-se ao tamanho do écran e com o dedo é só mudar de página. Basicamente quanto maior o tamanho de letra, vai crescer o número de páginas.

Com ficheiros em formato PDF, basicamente se queres aumentar o tamanho de letra, tens de fazer zoom. Isso siginifica que o texto não se adapta nem o número de páginas. Tens de fazer scroll para os lados e para baixo ainda antes de mudar de página.

Não sei se me explico bem.

Quanto a livros encontram-se alguns grátis. No Projecto Gutemberg encontras alguns dos clássicos clássicos (Camões, Eça Queirós, D. Quixote, Shakespeare, etc).

Depois há uns sites a preço de "desconto" (muitos em PT-BR).
E quem domina o eMule (ou que se usar agora para piratear lol) arranja-se o catálogo todo de livros da Amazon.

Na altura quando comprei o meu, tive uma amiga que me passou tipo uns 500(??) livros. Quase todos em inglês, mas com alguns em Português (basicamente os autores de romances que mais vendem em Portugal - José Rodrigo dos Santos e Saramago).

Edit: sinceramente depois de já ter lido alguns livros em PT-BR já não me faz confusão. Depois do primeiro livro já não "leio com sotaque". Continuas a ter você em vez de tu, mas o resto já nem acho muito mau. Palavras diferentes mas continua a ser português. Se ler Eça de 1870 também tenho palavras esquisitas, já para não falar de Camões e outro português arcaico...

Última edição:

Isso do drm é assim:
Há lojas que disponibilizam ficheiros acsm (se não me falha a memória é esta a sigla).
Ao abrir com o adobe digital editions (windows), o programa apartir deste ficheiro acsm vai "buscar" o ficheiro epub ou pdf correspondente.
Neste programa, depois de abrir o ficheiro, vais à lista de livros, e clicas com o botão direito do rato na capa do livro que queres, e seleccionas a opção de mostrar no explorador de ficheiros que tens acesso ao ficheiro epub.
Depois podes ler o livro num leitor compatível, kobo por exemplo.

Tem para mack os https://calibre-ebook.com/download

Tive um ebook reader da kobo que era só colocar na pasta correcta, books, directamente como se fosse uma pen com pastas pré-definidas...

Obrigado a todos pelas ajudas já estou a perceber o funcionamento da coisa, a ver se amanhã quando receber o kobo vejo como é.

Se alguém tiver algum site que possa mandar por PM de onde encontrar boas leituras em PT, também agradeço. [kiss]

O calibre existe para Linux, Windows e MacOS.

https://calibre-ebook.com

É o melhor gestor de coleções de ebooks que anda para aí.

Obrigado pela dica do calibre.
A aplicação da Kobo não descarrega para o computador, não sei porquê e utilizei o Calibre para passar livros para o e-reader, mas ainda melhor do que isso, é que um dos livros era em PDF e as letras ficavam muito pequenas pelo que tinha que andar a fazer zoom ao ecrã pois aos PDF o aparelho não muda o tamanho da fonte e com o Calibre converti de PDF para Epub e ficou impecável e aí já consegui mexer na fonte, muito bom.

Não sei é se me vou habituar às 6"...

Só para deixar o feedback da experiência de usar um ebook reader depois de uma semana de férias:
Fiquei rendido! levei 4 livros nas férias sem peso nenhum atrás [:D] sendo que consegui ler 2 deles até ao fim, a minha mulher carregou com ela 2 calhamaços em papel que eu sinceramente não tinha disposição para andar a carregar.
Ao contrário do que eu pensava as 6 polegadas são mais do que suficientes para ler, pois dá para alterar o tamanho da letra ao nosso gosto e torna-se muito prático de usar o leitor com apenas uma mão e também é prático para arrumar e transportar, agora comprei-lhe uma capa.
Para ler de noite também é uma vantagem, não cansa tanto a vista como um tablet e dá para por ecrã em tons mais alaranjados e desaparecer com a luz azul, ainda por cima a luz do ecrã não incomoda a minha mulher pelo que posso ler noite dentro sem chatices.

Não gostei muito foi da experiência de ler um dos livros em Português do Brasil, mas mesmo assim não foi tão mau como esperava.

O Kobo só tinha uma coisa que eu não gostava, quando punha o ebook reader em standby o que aparecia no ecrã era o logo da FNAC! Ninguém me pagou para fazer publicidade à FNAC pelo que isso desagradava-me imenso, entretanto já vi como se resolvia isso e tirei, e agora fica a capa do livro quando deixo em standby, a estupidez é que tive mesmo que alterar um ficheiro do sistema do ebook reader e não ser algo de opcional num menu.

O Kobo só tinha uma coisa que eu não gostava, quando punha o ebook reader em standby o que aparecia no ecrã era o logo da FNAC! Ninguém me pagou para fazer publicidade à FNAC pelo que isso desagradava-me imenso, entretanto já vi como se resolvia isso e tirei, e agora fica a capa do livro quando deixo em standby, a estupidez é que tive mesmo que alterar um ficheiro do sistema do ebook reader e não ser algo de opcional num menu.

Eu também comprei o meu Kobo Glo na FNAC (mas como disse, há uns 5 anos atrás). Também vinha com isso do logotipo da fnac quando desligava, mas mudei mesmo numa opção de menu, não andei com hackers lol
No meu está em Configurações > Poupança de Energia e Privacidade > Modo de Espera e Apagado > Check/uncheck na opção "Mostrar Leitura Actual" e "Mostrar capas em cobertura total de ecrã"

Eu também comprei o meu Kobo Glo na FNAC (mas como disse, há uns 5 anos atrás). Também vinha com isso do logotipo da fnac quando desligava, mas mudei mesmo numa opção de menu, não andei com hackers lol
No meu está em Configurações > Poupança de Energia e Privacidade > Modo de Espera e Apagado > Check/uncheck na opção "Mostrar Leitura Actual" e "Mostrar capas em cobertura total de ecrã"

No meu só apareceu a opção de mostrar a capa do livro depois de fazer desaparecer o logo da FNAC, achei uma parvoíce isso do logo, mas pelos vistos não é só em Portugal, pois a solução que encontrei para tirar o logo foi em sites estrangeiros.
O que vale é que também foi super simples, mas era escusado isto vir "bloqueado" à FNAC.

Bom dia,

Quais as vossas recomendações para um ebook reader?

Quais as principais preocupações na compra de um? Iluminação, por exemplo?

Obrigada

Bom dia,

Quais as vossas recomendações para um ebook reader?

Quais as principais preocupações na compra de um? Iluminação, por exemplo?

Obrigada

Como escrevi neste tópico comprei o Kobo Clara HD e estou plenamente satisfeito, estava com medo do ecrã de 6 polegadas ser pequeno, mas como podemos por os caracteres do tamanha que quisermos dá bem.
Para mim a iluminação deve ser realmente o mais importante, com o meu consigo ler às escuras com a cor "amarelada" e não me cansa a vista nem incomoda que está a dormir ao mel lado.

Sim, para mim a iluminação é essencial. Pelo menos no meu Kobo (já tem 5 anos) sinto que mesmo durante o dia, sem a iluminação não é tão confortável de ler. Demasiado escuro.

Outra coisa essencial nos ereaders é o formatos de ficheiro que suportam. Os Kindle da Amazon por exemplo só suportam o próprio formato da Amazon ou então formato Mobi. Eu sugiro que compres um que suporte também formato EPUB, porque há por aí muitos livros "grátis" if you know what i mean, que podes aproveitar e normalmente esses vêm em EPUB.

Claro que não é deal breaker, porque há por aí uns converters que passam de EPUB para Mobi, mas pronto é mais um passo que tens de dar...

Não percebi. O Kobo só permite ler o que se compre através do Kobo? Dá para transferir para Kobo pdfs?

Dá para ler PDF mas vais ter que fazer zoom para conseguir ler e não dá jeito.
Eu aconselho a instalar a aplicação Calibre que falaram mais atrás neste tópico e depois formatar os PDF para outro formato de Ebook, fica impecável para ler. Eu ainda não comprei nada pela kobo e tenho transferido sempre tudo pelo Calibre.
Só comprei um ebook e foi pela Betrand e também funcionou bem.

E inserir os ficheiros dentro do Kobo? É através de cabo USB ligado ao computador?

Obrigada

Sim, a maneira mais fácil é por cabo usb, como se fosse uma pen drive.

Não percebi. O Kobo só permite ler o que se compre através do Kobo? Dá para transferir para Kobo pdfs?
Dá para ler PDF mas vais ter que fazer zoom para conseguir ler e não dá jeito.
Eu aconselho a instalar a aplicação Calibre que falaram mais atrás neste tópico e depois formatar os PDF para outro formato de Ebook, fica impecável para ler. Eu ainda não comprei nada pela kobo e tenho transferido sempre tudo pelo Calibre.
Só comprei um ebook e foi pela Betrand e também funcionou bem.

Sim, dá para ler pdfs, mas como o msantos diz, quando estás a ler um pdf e queres por a letra maior, só podes fazer zoom. Isso significa que à medida que vais lendo uma frase, vais ter de andar a fazer "scroll lateral", o que num e-reader é muito pouco prático.
Se tiveres a ler um livro no formato EPUB, simplesmente escolhes uma fonte maior, e o texto ajusta-se à largura do ecrãn e "faz parágrafos" automaticamente, o que é muito melhor para navegar entre páginas...

Voltar
Superior