[Economia] Iva subiu 2%, e os produtos?

Já agora, dizer que o IVA vai subir 2 % também é um erro. Usando o palavrão económico, o correcto é dizer que vai subir 2 pontos percentuais. E, na prática, se os preços antes de IVA se mantiverem (ie, se ninguém fizer "ajustes"), o efeito no preço para o consumidor será de 1.65 %.

Agora sobem para 23% e os preços devem subir mais do que o correspondente do imposto...[:vm)]
No sector alimentar é frequente fazer-se isso (não será o caso neste momento, visto que as taxas alimentares nem vão ser alteradas), mas olha que, no primeiro mês após a entrada em vigor da nova taxa, o mais certo é haver superfícies de venda a retalho lançar campanhas em que mantêm o preço final para o consumidor, assumindo o prejuízo. [;)]

Já agora, dizer que o IVA vai subir 2 % também é um erro. Usando o palavrão económico, o correcto é dizer que vai subir 2 pontos percentuais. E, na prática, se os preços antes de IVA se mantiverem (ie, se ninguém fizer "ajustes"), o efeito no preço para o consumidor será de 1.65 %.

No sector alimentar é frequente fazer-se isso (não será o caso neste momento, visto que as taxas alimentares nem vão ser alteradas), mas olha que, no primeiro mês após a entrada em vigor da nova taxa, o mais certo é haver superfícies de venda a retalho lançar campanhas em que mantêm o preço final para o consumidor, assumindo o prejuízo. [;)]

Queres dizer: Que muitos fornecedores de hipermercado terão de assumir sozinhos a manutenção de preços/redução do preço sem IVA.

1.652892561 % para ser mais picuinhas [:D][:D][:D]

Queres dizer: Que muitos fornecedores de hipermercado terão de assumir sozinhos a manutenção de preços/redução do preço sem IVA.
Bem visto. Realmente as grandes superfícies têm, perante os fornecedores, uma atitude déspota de quem parece que faz o favor de vender os produtos. É a lei do mais forte...

EDIT:

@Porco: LOL! [;)]

Ontem vi uma reportagem absurda na RTP.

Exemplos:
Pneus que custavam aprox 140 €, passam a custar aprox 142 € (ui!).
E a melhor: uma ida ao cabeleireiro que custava 22.50 €, passa a custar 22.87 €, mas «na prática o cliente acaba por pagar 23 €». [8b]

Se a estupidez e a demagogia da jornalista pagassem imposto, qual seria o aumento do mesmo?!

Que todos os problemas do país fossem o IVA. Dramático é termos de sustentar administradores e assessores a sugar na teta quando esta já não tem leite.

O que me irrita é terem baixado 2% ( de 21 para 19%) por alturas das eleições e a generalidade dos produtos ficou com o preço na mesma.

Agora sobem para 23% e os preços devem subir mais do que o correspondente do imposto...[:vm)]

Ou muito me engano, ou então, na altura o IVA passou de 21% para 20% e não 19%. [;)]

Ontem vi uma reportagem absurda na RTP.

Exemplos:
Pneus que custavam aprox 140 €, passam a custar aprox 142 € (ui!).
E a melhor: uma ida ao cabeleireiro que custava 22.50 €, passa a custar 22.87 €, mas «na prática o cliente acaba por pagar 23 €». [8b]

Se a estupidez e a demagogia da jornalista pagassem imposto, qual seria o aumento do mesmo?!

Que todos os problemas do país fossem o IVA. Dramático é termos de sustentar administradores e assessores a sugar na teta quando esta já não tem leite.

pois tas a ver exemplos pequenos mas olha que muitas empresas e empresários já estão a fazer muitas contas de cabeça.

19 para 21 PROVISÓRIO, 21 para 20 quando devia ter descido para 19 e agora para 23, é a festa

Sim, foi esse o desenrolar das coisas.

Estava era a responder ao neoalfa, que referiu que o IVA tinha baixado (antes das eleições) dos 21% para os 19%, coisa que não aconteceu.

...mas olha que, no primeiro mês após a entrada em vigor da nova taxa, o mais certo é haver superfícies de venda a retalho lançar campanhas em que mantêm o preço final para o consumidor, assumindo o prejuízo. [;)]

Isso é uma ilusão completa. O que as grandes superfícies e distribuidores fazem sempre é aumentar os preços antecipadamente (Novembro, Dezembro ou até já de imediato), para depois no dia 1 de Janeiro virem fazer um figurão perante os consumidores dizendo que não assumir o prejuízo do aumento do IVA! Pudera, já o haviam incorporado nos preços meses antes!

Isso é uma ilusão completa. O que as grandes superfícies e distribuidores fazem sempre é aumentar os preços antecipadamente (Novembro, Dezembro ou até já de imediato), para depois no dia 1 de Janeiro virem fazer um figurão perante os consumidores dizendo que não assumir o prejuízo do aumento do IVA! Pudera, já o haviam incorporado nos preços meses antes!

Isso é a pura das realidades.

Depois vem perante o consumidor afirmar isso, para caírem nas boas graças dos clientes. [;)]

pois tas a ver exemplos pequenos mas olha que muitas empresas e empresários já estão a fazer muitas contas de cabeça.
Mas quanto mais a comunicação social empolar o impacto do aumento do IVA, mais a população se retrai, e maior é a redução do consumo. [;)]

O melhor serviço que podiam prestar neste momento, enquanto manipuladores da opinião pública, era expôr o despesismo do Estado.

Axxantis e nto: é possível. ;)

Última edição:
bastava ver as noticias para se saber que o preço do pão iam aumentar derivado aos incêndios de verão na ucrania, um dos maiores exportadores de trigo no mundo.

agora o que eu acho estranho, é que a matéria prima aumentou devido à sua escassez, mas o produto final existe sempre na mesma quantidade. Não devia também diminuir a quantidade de pão disponivel, devido à falta de farinha

ou será que não nos apercebemos porque fica a faltar é noutras zonas do mundo.

se ha coisas que me deixam frustado...sao coisas que nao fazem sentido.

sei que o IVA subiu para 23%...mas e quanto subiram os produtos???

hoje fui a padaria e o pao que antes custava 0.13€....agora custa 0.18€!
hoje fui a pastaleria, o folhado que custava 0.65€...agora custa 0.85€!

segundo a minha matematica simplificada...algo me diz que me esta a escapar algo!

sera que se passou entretanto qualquer coisa entre a subida do IVA de 2% e as ultimas horas?

estando eu nessa area....

o pao paga 6% iva....

o que se passa com as padarias é que..

A farinha num mes aumentou 50% no total... numa semana teve 20% de aumento e dps foi sempre crescendo que neste momento ta 50% mais cara que a 1 mes atras..

agora com o problema da russia ah muita gente que ja comprou farinha a bruta que se vai acabar por estragar ou vender mais caro....

e quando se fala em pao...é um bem essencial mas esquecem-se que o pao nao se faz do nada..

é preciso fornos que gastam uma brutalidade em luz....luz essa que aumenta

é preciso centenas de litros de agua...agua essa que ta sempre a aumentar...ah zonas que a agua é mais cara que noutros lados.

fermento sal farinha tem tudo aumentado o preço....

logo o pao tem de subir o preço....

pois uma empresa de panificacao tem de pagar empregados gasoleo manutencao das maquinas etc etc etc

Deixa ver se percebi: ora há dinheiro para ter banda larga em casa TVs LCDs e todo o tipo de outro luxos mas qd é pagar mais 10 cents por um bolo - na pastelaria - ou mais 5 cents por uma carcaça é um escândalo?[:D]

Se vocês se preocupam com o preço da carcaça é muito mau sinal...[;)]

Isto tem tanto de piada como de ignorância... os aumentos são medidos em %, logo tanto faz ser um aumento de 5 cents. como um aumento de 5€... repara é no produto/quantidade e pensa no valor que o vendedor arrecada com esse aumento...

Já aqui escrevi, os padeiros são dos que mais especulam/ganham nestes negócios, basta ver a influência que o aumento de 1 cent. faz ao nível da facturação, agora imagine-se 5 cents....

O português tem é que mudar de mentalidade e deixar de ser constantemente enganado...

Lembram-se do aumento do preço do café nos mercados internacionais e na especulação do aumento do preço final ao consumidor, agora pensem que o lucro de um café deve andar na ordem dos 1000%...:confused:

estando eu nessa area....

o pao paga 6% iva....

o que se passa com as padarias é que..

A farinha num mes aumentou 50% no total... numa semana teve 20% de aumento e dps foi sempre crescendo que neste momento ta 50% mais cara que a 1 mes atras..

agora com o problema da russia ah muita gente que ja comprou farinha a bruta que se vai acabar por estragar ou vender mais caro....

e quando se fala em pao...é um bem essencial mas esquecem-se que o pao nao se faz do nada..

é preciso fornos que gastam uma brutalidade em luz....luz essa que aumenta

é preciso centenas de litros de agua...agua essa que ta sempre a aumentar...ah zonas que a agua é mais cara que noutros lados.

fermento sal farinha tem tudo aumentado o preço....

logo o pao tem de subir o preço....

pois uma empresa de panificacao tem de pagar empregados gasoleo manutencao das maquinas etc etc etc

Desculpa, mas se estás no negócio sabes melhor que eu dos lucros que se obtém... para além que há formas de aumentar o preço ao consumidor que não passa pelo preço.

se este aumento que este tópico refere é verdade, é claramente especulativo...

Dos padeiros que conheço, não os vejo queixarem-se... carros pessoais é de mercedes a porches.:confused:

entao conheces padeiros que secalhar tem empregados a trabalhar sem tarem na ss e nao cumprem as regras...e tem empregados a receber trocos e nao ordenados....

porque ha N coisas para pagar....e o pao nao da assim tanto lucro como se pensa que da...

porque normalmente as pessoas nao olham a fundo para uma empresa de panificacao..olham simplesmente para o que vendem..nao o que ta por detras..

ordenados.... acima dos 500 ate quase aos 1700
rendas astronomicas
luz
agua
gasoleo
seguranca social de todos os empregados
produtos para fabrico que sao cada vez mais caros
obras para ter todos os requisitos para fabrico..

o que se passa e que muitas empresas dao a volta a isso tudo por tras sobrando dinheiro para os tais carroes.

Voltar
Superior