Isto é falta de civismo?

Estava a ler o tópico e a pensar, fogo mas ainda ninguém veio condenar o acto, o AHO já não é o que era, mas o ferrer já se estreou [:D][:D][:D]

Ora bem eu tenho um terreno no meio do monte, estou em casa e alguém manda uma casca de banana para o meu terreno, fico chateado, claro que ficho chateado [:D]

Preciso de opiniões. Ontem tive uma das minhas habituais discussões idiotas com a "Maria", e tudo por causa de uma banana.

Eu ia no carro com a "Maria" a conduzir, comi uma banana e habitualmente guardo a casca para deitar ao lixo. Mas como estávamos na aldeia e aquilo é só montes, pensei "Não tem mal nenhum, isto é material orgânico, os pássaros até agradecem e serve de adubo"... e lá atirei a casca da banana ao monte.

Ela passou-se e chamou-me mal educado e ficou de trombas por um bom tempo, enquanto eu achei um exagero e fiquei lixado com ela também, apesar de saber que o que fiz não é 100% correcto.

O que acham desta espectacular discussão? É realmente falta de civismo atirar uma casca da banana pelo monte abaixo? [:D]

Resposta curta: é!

Sim atirar lixo para o terreno de outras pessoas "Não tem mal nenhum", mal haverá se forem outras pessoas a atirar lixo para o que é nosso ai já é chato.
Uma coisa é alguém atirar uma casca de banana ou um caroço de maçã... outra é chegar lá um camião virar a bascula e encher o terreno todo.

Isso é um perigo tremendo.

Imagina que há um pastor que vai levar as ovelhas a pastar e escorrega na casca. Quem é que paga o prejuízo? É que um colar cervical ainda sai caro.

Uma coisa é alguém atirar uma casca de banana ou um caroço de maçã... outra é chegar lá um camião virar a bascula e encher o terreno todo.

Gotas de água! São gotas de água! (não resisti) [:D]

Há coisas piores na vida. Desde que não provoques o trambolhão a ninguém.

Há muita gente comichosa... estou a ver que muitos aqui, se apanhassem um velho com as suas ovelhas a pastar no seu terreno, espancavam o homem...

O meu pai tem uma vivenda com terreno, não tem lá nada cultivado, um dia chegamos lá e estava lá esse senhor, que veio logo muito aflito a pedir desculpa e o meu pai disse que não havia problema nenhum, que estivesse à vontade.

Eu diria-lhe o mesmo... até por que é benéfico que vá para lá por várias razões... corta a erva, estruma a terra e enquanto lá está guarda a casa.

Isso é um perigo tremendo.

Imagina que há um pastor que vai levar as ovelhas a pastar e escorrega na casca. Quem é que paga o prejuízo? É que um colar cervical ainda sai caro.
Nos dias que chove... o pastor fica em casa, pois pode escorregar na lama, nas ervas molhadas, num calhau escorregadio...

No meu carro não terias problemas desses, é proibido comer [:D].

Se for literalmente no meio do campo não faz mal nenhum.

Há muita gente comichosa... estou a ver que muitos aqui, se apanhassem um velho com as suas ovelhas a pastar no seu terreno, espancavam o homem...

O meu pai tem uma vivenda com terreno, não tem lá nada cultivado, um dia chegamos lá e estava lá esse senhor, que veio logo muito aflito a pedir desculpa e o meu pai disse que não havia problema nenhum, que estivesse à vontade.

Eu diria-lhe o mesmo... até por que é benéfico que vá para lá por várias razões... corta a erva, estruma a terra e enquanto lá está guarda a casa.

Espancar não, mas teria de explicar muito bem o que ali andava a fazer.

É que as ovelhas apesar de fazerem algum bem à terra, podem lembrar-se de comer os sobreiros novos [;)].

No meu carro não terias problemas desses, é proibido comer [:D].

Se for literalmente no meio do campo não faz mal nenhum.

Espancar não, mas teria de explicar muito bem o que ali andava a fazer.

É que as ovelhas apesar de fazerem algum bem à terra, podem lembrar-se de comer os sobreiros novos [;)].
Não tenho lá nada no terreno... portanto, no meu caso não há qualquer problema... mas há muita "boa gente" que era capaz de tratar mal o homem, só porque estava numa coisa que é deles. [;)]

Na minha opinião, é. Lá por ser lixo 100% biodegradável não deixa de ser lixo. Se a justificação de ser biodegradável fosse legítima então o que diriam se os vizinhos vos começassem a depositar as cascas de fruta, os troços das couves, e os restos dos seus pratos, no vosso jardim? Pela lógica da biodegradabilidade deveriam ficar-lhes agradecidos, certo?
Além disso há um factor de igualdade de direitos. Se um comportamento é considerado correcto (ou cívico) então é de esperar que toda a gente sem excepção tenha o direito de adoptar o dito comportamento. Agora imaginem que toda a gente passava a atirar lixo biodegradável, o que seria ir passear para o campo e ver as bermas das estradas pejadas de lixo por toda a parte? Havia de ser um espectáculo lindo.

Na minha opinião, é. Lá por ser lixo 100% biodegradável não deixa de ser lixo. Se a justificação de ser biodegradável fosse legítima então o que diriam se os vizinhos vos começassem a depositar as cascas de fruta, os troços das couves, e os restos dos seus pratos, no vosso jardim? Pela lógica da biodegradabilidade deveriam ficar-lhes agradecidos, certo?
Além disso há um factor de igualdade de direitos. Se um comportamento é considerado correcto (ou cívico) então é de esperar que toda a gente sem excepção tenha o direito de adoptar o dito comportamento. Agora imaginem que toda a gente passava a atirar lixo biodegradável, o que seria ir passear para o campo e ver as bermas das estradas pejadas de lixo por toda a parte? Havia de ser um espectáculo lindo.
Se... [;)]

Se passassem 80.000 carros e todos atirassem uma casca de banana

Se não fosse um terreno com árvores/agrícola/etc. e fosse um jardim de uma casa.

Se o pássaros não fizessem as necessidades enquanto voam.

Eu mando sempre que posso e faço-o de propósito... desde que seja campo/terra e não para a berma, passeios, jardins e etc.

Quando ando de camião, faço questão de ter um saco para o lixo, se for algo que posso atirar e num local apropriado atiro e atiro de proposito, se não, meto no saco e assim que ele enche meto-o no lixo.

O problema destas coisas é que a definição de um sitio onde uma casca de banana não faz mal nenhum fica a cargo do bom senso (por vezes muito pouco) de cada um.

Eu não atirava.
Quando há lixo dentro do carro vai pra dentro de um saco. Quando passar num caixote do lixo ponho lá dentro. Seja o que for.
Atirar lixo para o chão é um comportamento que detesto ver tal como o cuspir para o chão. Tenho pena que Portugal não seja como a Suiça em que estes comportamentos são punidos.

Eu não atirava.
Quando há lixo dentro do carro vai pra dentro de um saco. Quando passar num caixote do lixo ponho lá dentro. Seja o que for.
Atirar lixo para o chão é um comportamento que detesto ver tal como o cuspir para o chão. Tenho pena que Portugal não seja como a Suiça em que estes comportamentos são punidos.
Falas muito bem.. Lixo e chão... uma casca de banana não é lixo num terreno... mas já é num passeio, estrada, berma, praia... uma garrafa de água é lixo em qualquer lado que a deites.

Também não gosto de ver a atirar lixo para o chão e de cuspirem para o mesmo.

também tive uma discussão parecida com a mulher...

quando compro castanha assada...a casca vai para o chão :P

o meu inconsciente diz que estou a fazer algo errado, mas a minha razão permite-me continuar a "deixar cair" as cascas no chão!

é biodegradavel

depois porque jogar as cascas de volta dentro do embrulho amarelo, não da jeito nenhum, fica uma confusão e perco tempo a procura do miolo

Eu tenho terrenos e não gosto que atirem lixo lá para dentro mas ok se calhar estou errado e quem tem razão é quem manda lixo para propriedade alheia.

Voltar
Superior