IST privatizado

neoxic

New member
"O Instituto Superior Técnico deverá passar a fundação de direito privado já no próximo ano lectivo. Ao sair da esfera do Estado, este estabelecimento de ensino superior vai passar a ter liberdade para escolher alunos e professores e deixa de estar obrigado a prestar contas anuais ao Governo.
O Técnico é a maior (10493 alunos) e mais conceituada escola de engenharia do país e é dos estabelecimentos de ensino superior públicos que recebe uma maior verba do Orçamento do Estado – em 2007 foram transferidos mais de 85 milhões de euros.
Esta verba deixara assim de esta incluída nas contas do Estado contribuindo para a redução do défice público."

in Jornal SOL

Finalmente vai acabar o maior buraco negro financeiro do ensino superior português.

Pois, gostava de saber como fica isso, tenho curisidade! Não que queira ir para lá, estou muito bem no ISEL, mas conheço lá muita gente....

Chamar privatização a uma fundação... epá... também...

Provavelmente começam logo a pensar nas propinas que vão disparar, mas não, estão congeladas durante uns anos e nada vai fazer crer que as subam, ou pelo menos que subam para valores superiores às das univ's "concorrentes" ( nova e feup).

Para o IST vai ser muito positivo, não sei se viram o presidente do IST falar na sic noticias sobre o novo regime jurídico, bem, enquanto o resto do país critica, ele parecia ter sido o criador do regime [:D], tal a quantidade de elogios e mais valias apontadas.

E como é que isso vai ser para os alunos? Vão aumentar as propinas? E o acesso, como é? :confused:

Fica tudo igual.

Novo regime juridico apenas.

O estado não vai deixar de financiar o IST, por isso não há necessidade de aumentar ( em maior proporção em relação às outras univ's, pode é certo que no GERAL mais ano menos ano vai aumentar, embora esteja congelado até 2009 salvo erro)

Não vai haver privatização nenhuma! Vai ser dada é bastante mais liberdade.

Pois, gostava de saber como fica isso, tenho curisidade! Não que queira ir para lá, estou muito bem no ISEL, mas conheço lá muita gente....

Á muito tempo que se "fala" que o ISEL quer sair da IPL, com este novo regime, também é bastante provável que haja mexidas no ISEL.

Traduzindo: vão contratar gestores de carreira para gerir o ingerível que são uns seres vivos animados mais conhecidos por "professores universitários fossilizados com direitos adquiridos".

Numa fase inicial os alunos vão ser prejudicados porque vão aparecer vários conflitos e os professores vão usar os alunos como arma.

A médio prazo, 5 ou 6 anos, pode ser que normalize (improvável) ou o cenário mais provável: volta tudo à estaca zero.

É a minha visão...

Visão pode provável.

Vai haver alteração nos órgãos das faculdades, daí o protesto dos alunos, porque vão perder poder nos novos órgãos, o resto para eles é secundário quase, infelizmente.

Esta lei só por dar à faculdade o direito de contratar e despedir quem quiser, só por isso já vale a pena, finalmente pudesse contratar os melhores, dando as melhores condições para que não vão para outras univs estrangeiras, e pudesse despedir alguns incompetentes que nem sabem muito bem o que lá estão a fazer.

Como o ministro diz, esta lei vai de encontro ao que já é feito nas melhores univ's do mundo.

E se é consensual que o regime universitário português estava desactualizado, pouco competitivo, tal como o ministro, também tenho dificuldade em compreender ( ou talvez não..) o porquê de tantas criticas a algo necessário e que só peca por tardio.

Não percebo muito bem porque que o SOL pegou apenas no IST, dá a ideia que só o IST é que vai benefeciar com isto, quando na realidade são todas.

NÃO VAI SER PRIVATIZADO!!!!

A GESTÃO SIM! O ensino NÃO!!!
As condições de acesso, o ensino, as propinas, TUDO o que afecta directamente a qualidade e os alunos continuará PUBLICO!!!

A gestão será baseada em FUNDAÇÃO de direito privado, não implicando qualquer tipo de privatização do ensino...

Chamar privatização a uma fundação... epá... também...

Provavelmente começam logo a pensar nas propinas que vão disparar, mas não, estão congeladas durante uns anos e nada vai fazer crer que as subam, ou pelo menos que subam para valores superiores às das univ's "concorrentes" ( nova e feup).

Para o IST vai ser muito positivo, não sei se viram o presidente do IST falar na sic noticias sobre o novo regime jurídico, bem, enquanto o resto do país critica, ele parecia ter sido o criador do regime [:D], tal a quantidade de elogios e mais valias apontadas.

E não foi? A nova legislação está feita à medida do Técnico que controla o ministro como quer. Para ficarem com esta possibilidade a lei vai permitir a desagregação de muitas universidades pelo país fora, e dar cabo do que resta do ensino universitário.

Voltar
Superior