Isolar caixa de estores

Também tenho o mesmo problema. Eu pergunto-me como é que fazem as casas nos paises nórdicos. Por cá usam caixilharia de aluminio que nada isola, nem temperatura nem ruido e as caixas dos estores são uma vergonha!

Já pensei em forrar com roofmate, mas a lã de rocha não é mau pensado. Também vi no lerroy um material que parecia "desperdicio" compactado, do mesmo estilo da lã de rocha mas outro material.

Não sei se ajuda, mas ultimamente tenho visto colocado do lado exterior da caixa de estores, tapando o espaço que vai da parte inferior da caixa até à persiana, umas lamelas com «pelo» que são comummente utilizadas na base das portas para evitar a entrada de lixo e correntes de ar.

Também tenho o mesmo problema. Eu pergunto-me como é que fazem as casas nos paises nórdicos. Por cá usam caixilharia de aluminio que nada isola, nem temperatura nem ruido e as caixas dos estores são uma vergonha!

Já pensei em forrar com roofmate, mas a lã de rocha não é mau pensado. Também vi no lerroy um material que parecia "desperdicio" compactado, do mesmo estilo da lã de rocha mas outro material.

Quem faz uma casa apercebe-se que as caixilharias são um mundo com preços e qualidade que vão do 8 ao 80. Também por cá existem caixilharias com corte térmico e até em aluminio no exterior com madeira no interior e caixas de estore bem isoladas. Mas são caras e não é algo que dê muito nas vistas para quem compra.

Mas a espuma de poliuretano vai dificultar um dia que seja necessário reparar ou trocar a persiana :(

não vai nada pois o poliuterano no final de seco é basicamente esferovite sai com facilidade e faz a reparação e volta a meter tudo no sitio e selar novamente, um estore dura anos a fio sem que ele lhe tenha de substituir qualquer peça...

Mas a espuma de poliuretano vai dificultar um dia que seja necessário reparar ou trocar a persiana :(

Usas a espuma para tapar buracos grandes que não fazem sentido de existir e não interferem com a persiana. O roofmate fica na parte inferior e da parede interior formando um ângulo de 90º. Não vai isolar acusticamente, apenas de forma térmica.

Quanto a usar lã de rocha, depende se há espaço ou não para a mesma.

Consta-me que não usam estores. Sei que na Estónia, para quem está habituado por cá, tem imensa dificuldade em dormir, já que eles não usam estores e as noites são muito claras. Não sei se é propositado para que tenham muitos filhos [:D]

Há uns anos vi numa empresa que instalava janelas de PVC umas formas de esferovite (não sei se era mas pareceu-me) que tinha o interior redondo para caber o estore, dava para cortar para caber dentro da caixa de estore e tinha uma parte de cima e a parte de baixo ou frente dava para retirar tipo tampa. Na altura achei muito interessante mas era caro.

Cá também tens soluções, o problema é que as pessoas querem poupar $.
Metes janelas em PVC e a persiana numa caixa na parte exterior da janela ou em alternativa metes portadas ou blackout, assunto resolvido. Vês as pessoas a quererem gastar 400 a 600€ só nas janelas (por cada par delas!)? Não me parece.
O alumínio é o mais barato logo é o que mais vende, mesmo que depois se gaste mais em aquecimento, as pessoas não pensam nem querem fazer contas a isso.

Até se pode conseguir, de certo modo, isolar a caixa do estore, mas haverá sempre passagem de vento tanto por onde corre o estore como, no interior, onde sai a fita (nos estores manuais).

A única solução eficaz que conheço e colocar uma janela por fora do estore.

Já tinha visto este video do minuto verde e pareceu-me uma solução interessante...

Se usarmos em conjunto estes dois materiais
http://www.leroymerlin.pt/Site/Prod...o-da-casa/Telhados-e-coberturas/15939203.aspx
http://www.leroymerlin.pt/Site/Prod...ento-da-casa/Paredes-e-fachadas/14607663.aspx

e no final vedar com silicone toda a caixilharia é capaz ter um resultado bastante satisfatório [;)]

Em relação as habitações dos países nórdicos, a construção é isolamento é bastante superior as nossas casas. A filosofia de Portugal é muito diferente, os construtores investem no que é visível e "esquecem-se" de pormenores bastante importantes como um bom isolamento numa habitação, quer a nível acústico, quer a nível térmico.

Eu isolei com espuma de poliuretano, e para não ter problemas com a expansão da espuma a roçar nos mecanismos, fiz em duas aplicações uma para ficar a ocupar 70% do espaço livre e depois uma com cuidado para ocupar os restantes 30%.

atenção que aquilo expande bastante...

Na ultima aplicação a espuma ficou a roçar nos estores mas com uma faca foi só cortar uns bocados que estavam a mais e ficou perfeito.

Uma lata deu para 2 caixas de estores foi mais ou menos 2€ cada uma. [:cool:]

Imaginem a seguinte situação, se fizer um isolamento como consta na imagem em anexo, em que o azul representa 2 placas de esferovite na perpendicular e o castanho escuro representa a lã rocha, que ganhos poderia ter a nível acústico, tendo em conta que resido a 20 metros de uma estrada nacional muito movimentada(50km/h)? Acham de deixaria de ouvir (por exemplo) os carros ligeiros a circular na estrada?

995ba077e0f97dc75131b2d04dc85378ba351d65.jpg

Ou colocar a caixa de estore toda por fora da caixilharia.

Se isolarem a casa toda, não se esqueçam da ventilação, preferencialmente com permutador de calor.

Nesse caso, ou terás que abrir a janela para o correr ou entrará sempre frio e vento pelo buraco onde passa a fita, isto se não for eléctrico.

Voltar
Superior