Continuas a não perceber ou a não quereres perceber... o que é que entendes por trabalho a sério? É que parece que toda a gente para "trabalhar a sério" tem de fazer programação ou utilizar 8 gb de ram...
Trabalhar também implica fazer coisas como estudar, organizar ficheiros, músicas, etc. Trabalhar não é só estar num escritório ou a malhar ferro na Siderúrgia. Trabalhar também implica ser produtivo nos seus tempos de ócio.
Ou seja, há pessoas que SIM, que trabalham com tablets e que conseguem fazer a maioria do trabalho neles. Aliás, é curioso que o Tim Cook, que até é o CEO da Apple, diz que faz 80% do seu trabalho no IPad. Só os defensores incondicionais do IPad é que dizem que não se pode trabalhar num tablet.
Eu também tenho um IPad, tenho um MacBook Air e em princípio vou comprar um iphone 6. E não é por causa disso que não deixo de achar certas particularidades do IPad um autêntico aborto e um sério entrave à produtividade.
Já tive situações tão ridículas como uma colega estar ao meu lado e pedir-me 2 ficheiros áudio que precisava e dizer-me: olhe, tome uma pen e passe-me os ficheiros. E eu, ah e tal, não dá. Ok, então passe-me por bluetooth. Ah, e tal, também não dá. Ok, então ligue-se lá à net e envie-me por mail. Então e não é que o raio do mail nativo do IPad nem dá para enviar ficheiros áudio???
É maravilhoso que para enviar um ficheiro áudio tenha de fazê-lo através da instalação de uma app do gmail e depois tenho de ter o Google drive. Na realidade, não é o IPad que envia o ficheiro, é o Google drive que possibilita isso. Da mesma maneira que ao receber um ficheiro áudio ou para ouvir o que tenho no Google drive tenho que sacar uma aplicação (por exemplo o VLC) para reproduzir o ficheiro. Porque a aplicação nativa para ouvir música está trancada pelo iTunes e não se consegue pôr nem tirar nada...
Ou então, e por questões académicas, ter de sacar artigos (normalmente em pdf) e o IPad pura e simplesmente não saca, quando todos os outros aparelhos que tenho o fazem... resultado: já tive várias vezes de sacar os ficheiros com um telemóvel android e depois como não posso enviá-los por bluetooth tenho de enviá-los a mim mesmo através do gmail. Que rica produtividade!
Já disse e volto a dizer 1000 vezes, há muitas profissões e trabalhadores que não necessitam de um pc no dia a dia. Falo obviamente de pc próprio, porque na empresa poderá ser imprescindível.
Agora o que seria recomendável era realmente o substituto (neste caso estamos a falar de um tablet) ser minimamente versátil para cobrir o máximo possível de "necessidades informáticas". E nesse caso, o IPad não me parece minimamente o mais indicado para quem precisa de ir mais além (que nem deveria ser mais além, mas sim o normal para qualquer tablet).