Eu não digo que não pode ser uma boa hipótese, mas ao ler os primeiros posts aqui parece que andamos todos a dormir. E que essa é a solução é fenomenal!
Dá trabalho e custa tempo procurar chassos decentes, além de que os melhores se encontram por "passa palavra". Cada caso é um caso.
Quanto ao carro novo, podes fazer o exercicio de outra forma, podes comprar um Twingo por exemplo, cuja versão base com AC custa sensivelmente 11000. Como a Renault está a dar 5 anos de garantia, pelo menos estavas descansado em relação a muitas avarias. Assumindo seguro, manutenção, imposto o custo de utilização seria de 150/mÊs?
Se por exemplo fores para um kia com 7 anos de garantia ainda melhor dormes.
Mas cada caso é um caso, inclusive se queremos pedir crédito ou se queremos/necessitamos empatar muito dinheiro num carro.
Eu fiz as contas à desvalorização do carro e tu fizeste ao custo mensal (mas não incluiste a desvalorização). O que são abordagens diferentes, e já tinha ouvido esse tipo de perspectiva que passaste agora.
A mim, parece-me que os primeiros anos, de uma forma geral, são os menos preocupantes em questões de avarias, pelo que a garantia é sempre benvinda, mas vem o "bónus" de ter que se fazer toda a manutenção na marca. O que, logo à partida, é um gasto brutal de dinheiro a mais nestes 5 ou 7 anos, p.e. Estou, logicamente, a aplicar ao meu caso, que tenho um mecânico amigo que é um mestre e que me tem feito poupar muitos € nos últimos anos.
É do senso comum geral, que os negócios de usados, têm o potencial para ser os melhores financeiramente e é que é tanto melhor, quanto menor for a desvalorização com o passar dos anos. É claro que costuma ser fácil encontrar o que se quer, em bom estado, com poucos Kms, por um preço abaixo da média, etc. É, como dizes, preciso paciência (muita mesmo) e conhecimento.
A minha fórmula é simples: apesar de poder adquirir novo, prefiro encontrar um carro até 4 anos que me preencha todos os requisitos. Se assim acontecer, poupo dinheiro e quando o vender não irei perder muito, ou pelo menos, não perder tanto como se tivesse comprado novo.
No fim, não há soluções perfeitas, porque não conhecemos, à priori, o desfecho das mesmas com o passar dos anos. É uma lotaria, como alguém já disse, mas devemos e podemos tentar minimizar essa mesma lotaria.