Ideia

aquele gajo bate muita mal...

uma vez tambem por causa do pré-pagamento meteu 25€ de gasolina em moedas de 1c... e obrigou a caixa a contar... não arredou pé enquanto ela não contou aquela porra toda... disse que era para depois se falta-se 1 ou 2c não andarem a chamar a malta das motas de gatunos...

as vezes tenho medo de ir com ele seja onde for... mas o certo é que me rio sempre pa cacete!!!
Se não estou em erro a srª. não era obrigada a contar essa quantidade de moedas.

Para além disso não é facil conseguir 2500moedas de 1c..

Não é?
Tens neste momento opções para venda com 3, 5 e até 7 anos de garantia.
Estou aqui a pensar em alguns exemplos que só trocam a correia aos 5 anos ou 120000 kms, e até aos 5 anos apenas fazem uma revisão mais aprofundada, pelo que os custos serão os de revisões de trocas de fluidos.

Eu já tive a minha dose de "charutos", fizeram o seu trabalho e cada vez que vejo certos modelos a vender na rua só me apetece comprá-los, mas a verdade é que a teoria de "fugir à desvalorização" pode ficar cara em manutenção correctiva.

A questão não é de fácil abordagem e tem muitos factores envolvidos, mas em 5 anos, um carro novo perde, o minino, 50% do seu valor. Se se considerar uma compra pelos 25mil €, estamos a falar de 12500€, para não contar com um seguro que por norma nestes carros, costuma ser contra todos, dado o seu valor ainda alto.

Eu não defendo a compra de charutos, de um modo geral, mas consideraria excepções. A nivel financeiro esta "ideia" tem tudo para ser mais racional, desde que se conheça bem os carros que são "bons de comprar como charutos". Depois há todas as outras coisas: segurança, conforto, os novos gadgtes, etc.

É uma verdadeira lotaria! Tanto podes ter muita sorte... como muito azar!

Eu já fiz algo parecido, mas era mais por necessidade e assim que podia... comprava um chasso menos chasso!

Um desses carros de 500 ou 1000 Euros, para lá dos eventuais custos escondidos terá que ir à inspeção ( o risco de chumbar é enorme e isso implica mais gastos), os valores para segurança (passiva e ativa) costumam ser medonhos, os ruídos parasitas idem, tens que registar a viatura em teu nome, nunca se sabe quando não mete água por um lado qualquer, quando a ferrugem não chegou já a locais perigosos, se não andaram a despejar serradura na caixa para aguentar mais um tempo e a lista podia continuar por aí adiante.

Dito de outra forma (aparte o título do tópico nada dizer) é uma opção que pode ser interessante, mas também comporta riscos que, a meu ver, são demasiado grandes. Como já te sugeriram, eu preferia gastar um pouco mais e comprar algo que me inspire mais confiança, mesmo que o preço inicial seja um pouco mais elevado.

Além de nunca ter ouvido isto, há 2 carros na familia em que o valor segurado ronda os 3000€ e têm seguro contra todos. Não sei se se trata de uma politica de algumas seguradoras, ou se é apenas para novos seguros, já que estes que falo, já têm este seguro há largos anos.
Também houve um carro na familia que tinha seguro contra todos e não valia 2000€ sequer[:D].

A questão não é de fácil abordagem e tem muitos factores envolvidos, mas em 5 anos, um carro novo perde, o minino, 50% do seu valor. Se se considerar uma compra pelos 25mil €, estamos a falar de 12500€, para não contar com um seguro que por norma nestes carros, costuma ser contra todos, dado o seu valor ainda alto.

Eu não defendo a compra de charutos, de um modo geral, mas consideraria excepções. A nivel financeiro esta "ideia" tem tudo para ser mais racional, desde que se conheça bem os carros que são "bons de comprar como charutos". Depois há todas as outras coisas: segurança, conforto, os novos gadgtes, etc.

Eu não digo que não pode ser uma boa hipótese, mas ao ler os primeiros posts aqui parece que andamos todos a dormir. E que essa é a solução é fenomenal!
Dá trabalho e custa tempo procurar chassos decentes, além de que os melhores se encontram por "passa palavra". Cada caso é um caso.

Quanto ao carro novo, podes fazer o exercicio de outra forma, podes comprar um Twingo por exemplo, cuja versão base com AC custa sensivelmente 11000. Como a Renault está a dar 5 anos de garantia, pelo menos estavas descansado em relação a muitas avarias. Assumindo seguro, manutenção, imposto o custo de utilização seria de 150/mÊs?
Se por exemplo fores para um kia com 7 anos de garantia ainda melhor dormes.

Mas cada caso é um caso, inclusive se queremos pedir crédito ou se queremos/necessitamos empatar muito dinheiro num carro.

Então mas foi isso que eu disse !!!!!! Exactamente isso: ou seguro com todos (não se justifica) ou não ser culpado. Se for o culpado, a seguradora não lhe dá o valor do carro. Tu falaste em caso de acidente, mas faltou dizer que era acidente sem culpa.

Só numa viatura com um valor comercial muito alto é que aceitam carros com mais de 8/10 anos com danos próprios, dependendo do segurador.

algumas nem aceitam fazer contra terceiros..

saudações

Nenhum segurador é obrigado a celebrar um seguro, o facto de essa não o fazer, não quer dizer que as outras não o façam.
Em último caso o ISP nomeia vários seguradores para partilhar o risco, chamado de Co-seguro (salvo erro), ficando uma que lida com o segurado. Como já disseram o seguro é obrigatório, por isso logo alguém tem que segurar.

Neste caso nem me parece que tal seja necessário, pois há várias que aceitem uma viatura com essa idade, por vezes não aparece é nos sites para simulação.

Relativamente se é uma boa ideia, poderá ser se for um gajo mais ou menos desprendido com o carro. Se não se importar dos barulhos parasitas e de andar com um problema ou outro para poupar uns trocos até à próxima compra.
Depois o procurar até encontrar o chasso adequado e "rezar" para não avariar. Estes carros estão mais sujeitos a que as peças de desgaste vão ao ar e isso não se vê, muitas vezes, numa simples IPO.

É uma avaliação de vários factores, tal como deve acontecer numa viatura nova.

Também houve um carro na familia que tinha seguro contra todos e não valia 2000€ sequer[:D].

Provavelmente foi feito o seguro em novo ou quando ainda era possível subscrever essa cobertura. Nesses casos não fica sem a cobertura, estamos a falar em fazer seguro novo.

Bem, aí entramos noutro campo... agora convém que a cunha seja boa, para não ter surpresas mais tarde.

Se é boa ou não, não sei, mas sei que em 2010, para um carro de 1999, avaliado em 4500€ (aproximadamente, o que é muito abaixo do valor de mercado) foi feito seguro de danos próprios.

Se é boa ou não, não sei, mas sei que em 2010, para um carro de 1999, avaliado em 4500€ (aproximadamente, o que é muito abaixo do valor de mercado) foi feito seguro de danos próprios.

Isso lá dependerá da "cunha", eventualmente do mediador/comercial e política da companhia. As que conheço vão pondo esse limite entre os 8~10 anos.

Agora se querem assumir esse risco e tu pagar por ele, é um contrato como outro qualquer. [;)]

Já agora para teres falado em cunha, qual é a idade que companhia por norma aceita?

Isso lá dependerá da "cunha", eventualmente do mediador/comercial e política da companhia. As que conheço vão pondo esse limite entre os 8~10 anos.

Agora se querem assumir esse risco e tu pagar por ele, é um contrato como outro qualquer. [;)]

Já agora para teres falado em cunha, qual é a idade que companhia por norma aceita?

Salvo erro 10, mas sem certezas.

(...)

Quanto ao carro novo, podes fazer o exercicio de outra forma, podes comprar um Twingo por exemplo, cuja versão base com AC custa sensivelmente 11000. Como a Renault está a dar 5 anos de garantia, pelo menos estavas descansado em relação a muitas avarias. Assumindo seguro, manutenção, imposto o custo de utilização seria de 150/mÊs?

(...)

O meu primeiro carro foi comprado novo, depois de ter circulado por todos os stands de usados da minha cidade e mais alguns, e de ter ficado com um medo de morte de apanhar um cancro, tal eram as histórias que me contavam em cada um deles.
Sabes o que aprendi? Que apesar de regiamente tratado, a marca se está a c***r para ti e para a garantia (os arranjos, que em sequer se podiam considerar definitivos desses problemas iriam, custar-me quase 50% do valor que paguei pelo carro) e que, afinal, o dinheiro que se poupa na compra de um usado daria para fazer muitos arranjos.

Adivinha só o que fiz quando decidi que estava na hora de arranjar uma montada melhor: comprei um usado de uma daquelas marcas italianas que, na altura, o pessoal achava que não conseguem sequer sair do stand sem ter de chamar o reboque e, até hoje, poucas foram as despesas relacionadas extra manutenção normal (2 tubos de plástico e 1 termostato).

Por uns 2000€ ou até pouco menos já compras um carro que, mesmo sendo uma lata, te vai durar muito mais do que um ano!

Por exemplo um Saxo 1.1 ou algo do género!
Tenho um de 2001 que era da minha avó e já está comigo há 2 anos e anda sempre sem problemas, ainda agora foi ao algarve e veio sempre entre os 130-140 km/h e nem se queixou. E ainda fez média de 6,4 l/100km! (foi uma surpresa para mim, pensava que a estas velocidades fosse gastar muito mais!)

Não é?
Tens neste momento opções para venda com 3, 5 e até 7 anos de garantia.
Estou aqui a pensar em alguns exemplos que só trocam a correia aos 5 anos ou 120000 kms, e até aos 5 anos apenas fazem uma revisão mais aprofundada, pelo que os custos serão os de revisões de trocas de fluidos.

Eu já tive a minha dose de "charutos", fizeram o seu trabalho e cada vez que vejo certos modelos a vender na rua só me apetece comprá-los, mas a verdade é que a teoria de "fugir à desvalorização" pode ficar cara em manutenção correctiva.
Carro novo (caríssimo) + revisões na marca (caríssimas) + juros (se for comprado a crédito) que não são meigos + desvalorização = muito dinheiro! Não preciso de ir muito longe, com o dinheiro que o meu pai pagou pelo carro dele (PVP) eu pagava o meu 306 10 vezes + seguros e impostos durante o tempo que eu o tenho (2 anos) + manutenção durante esse mesmo tempo!

Eu não digo que não pode ser uma boa hipótese, mas ao ler os primeiros posts aqui parece que andamos todos a dormir. E que essa é a solução é fenomenal!
Dá trabalho e custa tempo procurar chassos decentes, além de que os melhores se encontram por "passa palavra". Cada caso é um caso.

Mas cada caso é um caso, inclusive se queremos pedir crédito ou se queremos/necessitamos empatar muito dinheiro num carro.

Eu fiz as contas à desvalorização do carro e tu fizeste ao custo mensal (mas não incluiste a desvalorização). O que são abordagens diferentes, e já tinha ouvido esse tipo de perspectiva que passaste agora.

A mim, parece-me que os primeiros anos, de uma forma geral, são os menos preocupantes em questões de avarias, pelo que a garantia é sempre benvinda, mas vem o "bónus" de ter que se fazer toda a manutenção na marca. O que, logo à partida, é um gasto brutal de dinheiro a mais nestes 5 ou 7 anos, p.e. Estou, logicamente, a aplicar ao meu caso, que tenho um mecânico amigo que é um mestre e que me tem feito poupar muitos € nos últimos anos.

É do senso comum geral, que os negócios de usados, têm o potencial para ser os melhores financeiramente e é que é tanto melhor, quanto menor for a desvalorização com o passar dos anos. É claro que costuma ser fácil encontrar o que se quer, em bom estado, com poucos Kms, por um preço abaixo da média, etc. É, como dizes, preciso paciência (muita mesmo) e conhecimento.

A minha fórmula é simples: apesar de poder adquirir novo, prefiro encontrar um carro até 4 anos que me preencha todos os requisitos. Se assim acontecer, poupo dinheiro e quando o vender não irei perder muito, ou pelo menos, não perder tanto como se tivesse comprado novo.

No fim, não há soluções perfeitas, porque não conhecemos, à priori, o desfecho das mesmas com o passar dos anos. É uma lotaria, como alguém já disse, mas devemos e podemos tentar minimizar essa mesma lotaria.

Voltar
Superior