topspeed
New member
Não tinha ideia q o 1.6 TDI fosse mais gastador q o 1.9... O meu TDI preferido foi o 1.9 de 110 cv (acho q era uma relação excelente de consumo, fiabilidade e desempenho, nem sei porque é q substituiram pelo de 105cv). Suponho q a comparação do 1.6 seja com o 1.9 de 105 cv... Pode ser por causa das caixas longas dos bluemotion q obrigam a fazer reduções e esmifrar um bocado mais...
Estás a falar do 1.9TDI 110cv que existiu no Golf IV?
Não sei se sabes mas é uma geração muito ultrapassada, a geração seguinte (PD), no nível de potência 115cv (primeiro a ser lançado), conseguia prestações muito melhores e consumos ainda mais reduzidos... E a diferença não foram apenas 5cv, basta conduzires o mesmo carro com um e outro motor e é uma grande diferença!
Nos 1.9 TDI PD, o último a ser desenvolvido foi o de 105cv, a qual se tornou na variante menos potente deste bloco. Nessa altura, passou a ser necessário um motor com menos cv para servir de acesso à gama diesel, uma vez que o 2.0 estava já com 140cv, o PD130 se aproximava muito do PD140 e o PD115 era demasiado antigo, desenvolveram o de 105cv.
Mais tarde, no Golf VI, nos primeiros meses de venda, o 1.9 105cv foi substituído pelo 2.0 de 110cv (que também existiu em Passat CC e que actualmente está ainda disponível no Tiguan e no Skoda Yeti).
O que eu digo é que quem comprou um IV com o 2.0 de 110cv fez muito bom negócio pois é muito melhor que o 1.6 105cv, pelo menos para mim e parâmetros que eu valorizo!