Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Hoje fui ver o carro... Muito melhor ao vivo do que em fotos []
Credo, isso foi mais um pesadelo do que um momento de condução bem passado. Quase que contradiz algumas das coisas que a imprensa nos adora fazer crer...Viva pessoal.
Fui hoje fazer o test-drive ao Golf VI. Tinham disponivel um 1.4 TSI 122cv Trendline. Eu estava mais interessado no motor de 160cv (na Holanda um gasolina e' a melhor opcao, excepto para quem faz 30-35000 km por ano), mas infelizmente nao estava disponivel na zona.
A desilusao comecou quando, antes do test-drive, fui fazer uma simulacao com o vendedor. Primeiro, acho simplesmente estupido nao haver opcao de luzes em Xenon (o vendedor diz que so' la' pra Junho). Depois, ha' coisas que nao existem na VW que eu acho muito uteis, como a chave tipo cartao maos-livres, e outras coisas que sao do arco da velha, como por exemplo ter que pagar mais para ter os vidros das portas de tras electricos. Nao se justifica, num carro que pretende ser premium. O espaco interior tambem nao abunda. Ha poucos sitios de arrumacao e os que ha' sao pequenos, so' ha' tomada de isqueiro "alema" (pequenina) que nao permite ligar nada (os meus carregadores do telemovel e do gps sao do tipo mais largo), etc. La' fiz a simulacao e deu um valor mais alto do que esperava (35000), embora depois tenhamos detectado um erro que baixou para cerca de 34000. Estes valores ja' incluem desconto de 1600 do stand.
Para o test-drive o carro disponivel era cinzento claro, cor que se ve em algumas fotos oficiais. Nessa cor, a traseira e' simplesmente horrivel, ate' a minha mulher ficou na duvida se o carro era o mesmo. Acho que o problema nao esta' tanto em olhar para o carro a 3/4 ou de traseira, mas sobretudo na cor (o preto disfarca bem uma traseira que me parecia bonita ate' a ter visto em cinzento).
No interior, sentei-me e logo afundei-me (ate olhei para ver onde tinha ido o assento). Parecia que tinha de ver a estrada por entre o volante e o tablier. Nao sou baixo nem alto (1,70 m), mas mesmo com o banco todo levantado (da maneira que eu detesto, que e' levantar so' a traseira do assento e ficar a escorregar para a frente) fiquei muito baixo.
Arrancamos por uma avenida para apanhar a AE. A caixa e' bastante agradavel, muito precisa e leve. Gostei dos travoes, testados nas paragens para os semaforos. Ao entrar na AE pela rampa de acesso, puxei de repente pela 2a. Nada aconteceu. O carro comecou a mexer-se um pouco mais rapido, mas... "vamos ver como se porta la' mais para a frente", pensei, e segui a ritmo normal (120 km/h). A direito, nas AEs holandesas (piso perfeito) o carro e' confortavel. O sol estava de frente e nao consegui nem por nada proteger-me. Estava tao baixo que a pala nem fazia sombra na cabeca. Que tristeza, pensei.
La' saimos da AE e voltamos por uma nacional, para testar uma conducao mais mexida, mesmo sendo mais lenta (limite de 80). Aqui ha' muito a mania de meter obstaculos na estrada, de todos os feitios, para obrigar a baixar as velocidades dos mais afoitos. Na estrada onde andei estes sao do tipo ilhas de passeio, que obrigam os carros a fazer uma chicane que dificilmente se consegue a mais de 80. Pois aqui a desgraca foi total. A direccao e' tao dura e o carro tao pouco mexido, que me vi aflito para nao acertar ora nas ilhas, ora no passeio das bermas.
A minha mulher virou-se para mim e perguntou "Entao?", pois aquela velocidade nao e' normal o carro nao se mexer. E eu respondi: "Entao... o carro nao quer virar!". A melhor maneira que tenho de descrever a sensacao e' imaginarem que alguem vos agarra o volante quando se tentam desviar de um buraco.
Como entretanto me lembrei que ja' que ali estava, mais valia aproveitar e puxar pelos 120 cv, la' me dediquei a faze-lo. Nunca conduzi um carro tao potente (tenho um Rover 214 com 103cv e tive uma Megane dCi com 105cv), mas os 120 cv do TSI mais pareceram os 75 cv do novo Honda Civic 1.4, quando saiu, que ate' pensamos ter algum problema (ok, exagero um bocadinho na comparacao - o Civic era muito mau!). Por varias vezes deixei subir a rotacao para puxar por ele, e nada de muito extraordinario aconteceu. Nem senti o turbo, nem senti disparo, nem senti emocao naquele motor. Talvez o 160cv se mexa bem, mas infelizmente ficou provado que o de 120 nao e' alternativa.
Talvez eu esteja mal habituado, pois ando muito de mota e sempre tive motas potentes que, a qualquer momento, entregam o que nos quisermos, e nao o que tem para dar, mas a verdade e' que o meu velhinho Rover consegue dar-me muito mais prazer a conduzir do que o novo Golf com os seus 120 cv. E o Rover 214 nao e' um desportivo!
E pronto, la' acabou o test-drive. Disse ao vendedor, assim por alto, que nao gostei da direccao e que achei o motor pouco solicito. Ele nao se justificou com os poucos kms do carro (2500), apenas disse que o de 160 cv e' mais carro (ele ja' sabia que eu estava mais inclinado para esse).
Fica aqui o meu relato e as minhas sensacoes. Risquei o Golf VI da lista de possiveis compras. Apos este test-drive dei um salto ao stand da Peugeot para confirmar as minhas suspeitas: a Peugeot 308 SW e' muito feia (a minha mulher ate ficou espantada com tal estetica), e apos este dia, apenas sobra um carro na minha lista de potenciais: o novo Megane. Espero que esse nao desiluda, porque senao fico "apeado".
Talvez o que eu espero de um carro tenha mais a ver com a Renault do que com a VW (dizem que e' mais fiavel, mas a verdade e' que nunca tive problemas com os Renault, pois tenho sempre muito cuidado com os meus carros). Para mim e' importante sentir-me bem dentro de um carro, desde ter um sitio onde por as chaves ate' 'a maneira como me desvio dos buracos, passando pelo preco que paguei por ele. E entre direccoes como a do Megane II e a do Golf VI, prefiro mil vezes a francesa. Pode nao transmitir nao-sei-o-que, como todos acusam, mas ao menos permite-me desviar dos buracos (ou de uma crianca) quando eu quero, e nao quando lhe apetece.
Uma nota: encomendando o carro agora, iria recebe-lo no fim de Janeiro.
Só acho que nisso da direcção há aí qualquer coisa de mal. Não sei se é o facto de estar habituado a outro tipo de carro ou isso mas...simplesmente duvido que a direcção do novo Golf seja assim tão má como descreve e seja difícil desviarmo-nos dos buracos![]()
Credo, isso foi mais um pesadelo do que um momento de condução bem passado. Quase que contradiz algumas das coisas que a imprensa nos adora fazer crer...
Realmente é estranho o Golf VI (e não é o motor base de gama) não ter vidros eléctricos traseiros.
Em relação à imprensa, acho muita piada realçarem a cor dos "manómetros" ter passado a branco! É uma coisa divinal, pelo que leio :sh)
Tenho aqui algumas AutoFoco onde já testaram e compararam o Golf com alguns carros e houve outra q achei piada: num comparativo Golf / pug 308 / ?? outro carro qq eles disseram q o Golf tinha melhor habitalidade pq era mais alto, ao memo tempo q diziam q o 308 era mais largo atrás (7 ou 8 cm!), mas no fundo, premiaram mesmo foi a altura do Golf![]()
Não tenhas dúvidas que, provavelmente algumas marcas possam pagar, para que as revistas lhes deem mais pontuação nos comparativos.Ao obterem mais vendas recuperam o investimento ,penso eu .
Só as ovelhas cegas é que não terão discernimento para encarar isso. É simples e é mais-do-que visível.Em relação à imprensa, acho muita piada realçarem a cor dos "manómetros" ter passado a branco! É uma coisa divinal, pelo que leio :sh)
Tenho aqui algumas AutoFoco onde já testaram e compararam o Golf com alguns carros e houve outra q achei piada: num comparativo Golf / pug 308 / ?? outro carro qq eles disseram q o Golf tinha melhor habitalidade pq era mais alto, ao memo tempo q diziam q o 308 era mais largo atrás (7 ou 8 cm!), mas no fundo, premiaram mesmo foi a altura do Golf![]()
Continua a saga [8b]
Já foi no Golf IV e V, é no Passat e será no Golf VI...
![]()
![]()
![]()
Alguém me explica porque é que a Vw em Portugal não disponibiliza o Highline para o motor 1.4 TSI 122cv e 2.0 TDI 110cv? É assim tão complicado? O carro não terá alma para mover o nível Highline? :sh)[:vm)] Não é que o Confortline seja mal equipado, masss o Highline tem coisas bem mais interessantes e se o queremos, lá temos que subir de motor! Já na Alemanha não há cenas destas como se pode ver nos prints acima :sh)