Golf 4 - comportamento

Em Março de 1975 (já lá vão 40 anos e 9 meses) foi apresentado o 1º golf GTI com 1,6 e 110 cv para apenas 810 kg.

Se 20 e tal anos depois os 1,6 só tinham 100 cv foi apenas por opção da marca. Aliás na geração III havia um 1,6 com 75 cv

A VW nao investiu nos motores a gasolina e virou se completamente para os TDI sua imagem de marca .

Dai que a maioria dos motores a gasolina nao sao referencia em nada

Ponto fraco do golf 4 qualidade interior?

Isto é mau

3014654612_12ce2dfb62_o.jpg

Completamente base sem extras

vw-golf-4-03.jpg

Isto é bom

citroen-xsara-1.6i-04.jpg

RENAULTMeganeScenic-2006_1.jpg

ford-focus-1998-3.jpg

NISSANAlmera-Pulsar4Doors-3116_1.jpg

PEUGEOT306Break-2708_1.jpg

A VW nao investiu nos motores a gasolina e virou se completamente para os TDI sua imagem de marca .

Estás a meter 40 anos de história da marca, numa só generalização! [:D]
É esticar um bocadinho a corda.

O motor 1.6 do GTI tinha custos de produção completamente diferentes do 1.6 de 75 CV do Golf II.
Para comparares contextualizadamente (isto existe?! [:cool:]) tens que comparar com o 1.6 normal do Golf I, que também havia, de 75 CV. Presumo que até fosse o mesmo do Golf II.
O motor 1.6 do GTi até era de injeção mecânica imagina só. Estar a disponibilizar esta tecnologia, mesmo 10 anos depois, acarretava custos muitos elevados para uma produção em série. Daí a VW não ter avançado com isso e eventualmente outras considerações (fiabilidade).

Os motores a gasolina nunca foram referência na VW, segundo o que tu dizes, pode até ser verdade, mas também não quer dizer que fossem só maus exemplos. Lembro-me do 1.3 do Golf II que não andava nada mas aguentava porrada até dizer chega, mesmo o 1.6 de 101 CV do IV não era mau, lembro-me de um 2.0 de 150 CV no Passat que era interessante, os VR6 e VR5. Atualmente tem motores muito interessantes a gasolina e a gasóleo.

Luis pedro isso é muito bonito nas fotos de revista , infelizmente os interiores ficam com muito mau aspecto devido ao rubber touch , pesquisa e verás isso mesmo .

O design e muito rectilíneo , dai que adorei o tablier do focus tal que tenho ca em casa um😂

Luis pedro isso é muito bonito nas fotos de revista , infelizmente os interiores ficam com muito mau aspecto devido ao rubber touch , pesquisa e verás isso mesmo .

O design e muito rectilíneo , dai que adorei o tablier do focus tal que tenho ca em casa um

Isso nem sempre é verdade. E nem ficam assim tão "maus" como voces dizem. Prefiro mil vezes o interior do golf que o do focus, aquilo tudo redondo simplesmente não funciona.

Com o 1.6 de 8v que tive no III, no IV e no A3 não foi essa a minha experiência. Pelo contrário nos três casos com perto de 100.000kms em cada não ocorreu o menor dos problemas.

100k kms não é uma grande quilometragem, mas o que que queria dizer não era que esses motores eram muito problemáticos, mas que os motores Japoneses eram bem mais fiáveis.

Em Março de 1975 (já lá vão 40 anos e 9 meses) foi apresentado o 1º golf GTI com 1,6 e 110 cv para apenas 810 kg.

Se 20 e tal anos depois os 1,6 só tinham 100 cv foi apenas por opção da marca. Aliás na geração III havia um 1,6 com 75 cv

Qualquer grande construtor consegue colocar a potência que quiser num motor, a questão é conseguir fazê-lo com fiabilidade...

Nos fóruns discutem-se muito números e outras tretas, mas o mais importante para a maioria dos consumidores é a fiabilidade e os custos de manutenção, uma das piores situações num automóvel é ficar apeado na estrada ou ter uma grande despesa na oficina.

E nisso os Japoneses são e continuam a ser exímios (com excepção dos diesel que são desenvolvidos na Europa).

por acaso nessa altura também acho o focus o que tinha o melhor interior na época, mas o golf era muita acima de média em qualidade interior em relação a qualquer francês. Agora em relação a comportamento conheço os golf 4 1.4 de 75cv, o gti e o tdi de 110cv e só o 1.4 de 75cv era um charuto em comportamento o de tdi e o gti cumpriam a sua função, não eram referências em comportamento, mas cumpriam bem. Também gostava muito do interior do corolla e11 e da estética da versão hatch de 3 portas, agora em comportamento também não eram nada de extraordinário

Qualquer grande construtor consegue colocar a potência que quiser num motor, a questão é conseguir fazê-lo com fiabilidade...

E não só. Há também a questão das emissões. Ao longo das décadas houve muitos motores descontinuados e outros castrados na potência por causa das normas.

Isso é mais característico dos VP do que dos PD.. Os meus ( e ainda bem.. ) não gastam uma gota de óleo entre cada mudança de óleo..
Mas ainda assim, é isso que faz dos TDI maus motores? É uma característica menos boa.. Verdade.. Mas ainda assim.. Conheço quem tenha medido a compressão dos cilindros em VPs com mais de 500000 kms, e a mesma estava quase que igual a um motor novo.. Por isso.. Já dá para veres até que ponto isso não significa nada.. Aliás.. Os que consomem tipicamente mais óleo ( VPs.. ) curiosamente das vezes que conduzi, neste caso o VP110 deu-me sempre a sensação de ainda conseguirem ser mais disponíveis a baixas rotações que os PD.. Os PD acordam ali já perto das 1900 RPM.. Aí sim o motor dá tudo o que tem para dar em termos de binário.. Mas os VP não.. Ali perto das 1200 RPM mexem-se mesmo extremamente bem.. Talvez isto se deva ao facto dos VP terem uma taxa de compressão mais elevada.. Isto aliado ao facto das caixas dos VP110 serem por norma super curtas.. Temos motor extremamente difícil de bater no que toca a agradabilidade de condução a baixas rotações..
Por isso.. Estar a falar por falar, isso não..
estou a falar do 1.4 e 1.6.
Alem de os 1.4 tenderem a desgastar os bronzes e partirem o motor.

Mas nao é verdade ?? Ate o vr6 so se extraia daquele bloco 2.9 apenas 170 cvs ...

Dentro dos motores ditos "normais"prefiro o 1.8 turbo .

De resto sao fraquinhos
Os de entrada na gama não são grande coisa mas a oferta de motores era vasta, o problema era mesmo o preço das cilindradas maiores!

Tinhas o 1.8T com 150 e 180cv, o 2.3 V5 com 170cv, o 2.9l V6 de 204cv e o 3.2 do R32 com 240cv.
Mesmo não sendo mecânicas que se destaquem em potência específica são motores refinados que se enquadram com o espírito mais "upmarket" do modelo, com um binário máximo cedo adequados a puxar por um carro que não era leve, principalmente os 4Motion, sistema este que dizia-se melhorar bastante a dinâmica do carro não só pelo sistema funcionar com 4WD mas pela inclusão de suspensão multilink na traseira.

A marca sempre teve bons motores a gasolina, os de baixa cilindrada com pouca potência, é certo. Mas no tempo dos tdi, existiam motores diabolicos, como o motor da rs2, o motor v8 da rs4 (ou mesmo o v6 da anterior) ou o v8 biturbo da rs6. Antes disso, o 5 cilindros 2.2 teve muitas variantes, sempre com aquele som fabuloso, que foi precedido pelo vr6 em som (apesar de não ser tão bom). Ou mesmo o g40 do polo ou o g60 do corrado.
Parece-me é que a marca em baixas cilindradas e no base da gama deixou de apostar tanto como nas cilindradas mais elevadas.

Isso é o 1.4 e só quando os segmentos estão nas couves.
Quanto ao Golfo não comento porque não o conheço o TDI, nos anos 80 andei com um 2.0 GTi G60 16V de 210 ou 215 Cv, não sei se alterado ou não, vieram 2 novos da Alemanha mas era para serviços pontuais, na altura já muito duro dado a sua arquitectura mas com uma performance muito pura e a indicada para o serviço que estava destinado, sei que já vieram novos recentemente para o mesmo serviço, dado que algumas marcas e modelos alternativos não conseguiram cumprir a missão do Golfo.

Quanto ao 1.4, um 307 1.4 HDI que anda ali fora, com 380kk com 11 anos, consome cerca de 1,5 LT óleo por cada 20kk. Acho um bom motor ao contrário o que se lê por aí nessa net, mas sempre andou a fazer rpm altas, muitas 3ª, 4ª e 5ª para ultrapassagens em EN e AE cumpre bem ao solicitado, levou apenas um kit completo de embraiagem (400€ na marca).

Em relação aos estofos já comentados, acho os do meu que estão a 80% que vieram em pele da origem, além que a idade vai passando por ele muito lentamente.

YPdvedE.jpg

Última edição:
Tive um Golf 4, o que posso dizer?
Carro com motor 1.4 a gasolina, boa qualidade de construção, bom ambiente interior, materiais resistentes, nível de comportamento, em curv um bocado instável, aceleração lenta e velocidade de ponta 180 km hora, carro razoável para o dia a dia.

Isso nem sempre é verdade. E nem ficam assim tão "maus" como voces dizem. Prefiro mil vezes o interior do golf que o do focus, aquilo tudo redondo simplesmente não funciona.

Fonix alguém que pesquise aqui no forum o tópico da pseudo qualidade interior onde tem interiores do golf 4 , audis a4 b5 e afins todos com mau aspecto devido ao rubber touch .

2hz6c1c.jpg

57466350_dd9d2e91c0.jpg

Última edição:
Quanto ao Golfo não comento porque não o conheço o TDI, nos anos 80 andei com um 2.0 GTi G60 16V de 210 ou 215 Cv, não sei se alterado ou não, vieram 2 novos da Alemanha mas era para serviços pontuais, na altura já muito duro dado a sua arquitectura mas com uma performance muito pura e a indicada para o serviço que estava destinado, sei que já vieram novos recentemente para o mesmo serviço, dado que algumas marcas e modelos alternativos não conseguiram cumprir a missão do Golfo.

Quanto ao 1.4, um 307 1.4 HDI que anda ali fora, com 380kk com 11 anos, consome cerca de 1,5 LT óleo por cada 20kk. Acho um bom motor ao contrário o que se lê por aí nessa net, mas sempre andou a fazer rpm altas, muitas 3ª, 4ª e 5ª para ultrapassagens em EN e AE cumpre bem ao solicitado, levou apenas um kit completo de embraiagem (400€ na marca).

Em relação aos estofos já comentados, acho os do meu que estão a 80% que vieram em pele da origem, além que a idade vai passando por ele muito lentamente.

YPdvedE.jpg

O 307 foi uma enormeeee evolução em relação ao 306 a todos os níveis, um bom carro em termos globais, foi carro Europeu do ano em 2002.

O motor 1.4 HDi é bom mas montado no 307 fica um pouco lento, mas para quem não anda sempre a acelerar cumpre bem.

Fonix alguém que pesquise aqui no forum o tópico da pseudo qualidade interior onde tem interiores do golf 4 , audis a4 b5 e afins todos com mau aspecto devido ao rubber touch .

2hz6c1c.jpg

57466350_dd9d2e91c0.jpg

Eu tenho um passat b5, não preciso de pesquisar nada.
Então e se pesquisar por outras marcas dessa idade, está tudo novinho e com bom aspeto?

2hz6c1c.jpg

57466350_dd9d2e91c0.jpg

Prefiro esse defeito do Golf IV ao aspecto foleiro e barato que os plásticos da grande maioria dos carros deste segmento tinham na época..
Além disso, isso é um problema que até uma simples dona de casa sabe resolver.. Pano na mão e toca a esfregar para limpar o rubber todo.. Fica impecável e a custo zero.. Quanto muito gastas algum produto de limpeza.. Simples, barato, eficaz.. [;)]

Voltar
Superior