Gestão

O livro do Excel do IAPMEI serve apenas para integrar os dados de um BP já devidamente estruturado e não para o BP em si.

Vê lá como são tratadas as amortizações. Os FSE com custos fixos e custos variáveis. E muita outra coisa.

E o que ele e qualquer starter precisa é de algo que faça sentido dentro da sua vivência.

Reparem no exemplo de adquirir 1 camião.

No Excel do IAPMEI tem uma visão Contabilística / Financeira (na parte final)

No BP tem de se desdobrar em cerca de 18 Rubricas até eu saber a eficiência operacional e respectivo custo/tempo.

CarlosL,

Podes dar a tua perspectiva sobre como devem ser tratados os dados para adquirir por exemplo um camião?

Ainda nem fui ver isto do IAPMEI(com tempo a ver se olho para lá, tenho trabalhado de sol a sol [:D]).

Eu para entrar no esquema do IPMEI ( primeira vez há quase 10 anos[:D]) ainda andei vários dias a fazer simulações atrás de simulações até perceber a lógica comparando resultados com outros cálculos em excel.
É preciso algum cuidado nos parâmeros dos pressupostos que são a chave da questão.[;)]

Apesar de limitada, gosto bastante dessa folha de cálculo!
Já usei várias vezes mas tenho de admiti-lo: nenhum dos negócios e simulações se materializaram em empresas por isso não posso comprovar resultados.

Atenção ao perigo de dispersão! Em alguns projectos dei comigo atafulhado em contas e simulações e perdi-me bastante. A perfeição é inimiga da concretização.

(...)

Atenção ao perigo de dispersão! Em alguns projectos dei comigo atafulhado em contas e simulações e perdi-me bastante. A perfeição é inimiga da concretização.

Até tenho a password para desproteger o livro do Excel. [:D]

Volto a repetir.

O modelo do IAPMEI não ajuda numa fase inicial.

Agora, quando vais a um banco, capital de risco, investidor, é um bom resumo do teu negócio. Convém juntar uns quadros adicionais, geralmente num dossier resumo.

CarlosL,

Podes dar a tua perspectiva sobre como devem ser tratados os dados para adquirir por exemplo um camião?

(...)

Posso, mas quero ver que te estás a esforçar para entender o assunto. Não te vou dar a papinha feita.

Sugiro que faças tu a lista de Rubricas que gostarias de ver contemplada e vamos falando.

Considerando:

- Descritivo Geral
- Custos Fixos
- Custos Variáveis
- Custo Operadores (Pessoal: Motorista + Ajudante se necessário)
- Eficiência Mecânica
- Eficiência Produtiva
- Eficiência Operacional

Custo dia

Conheço um moço que trabalhava para o governo angolana que admirava esses Ural, ele dizia que quais toyota qual carapuça, isso passava tudo quando ia para o interior de angola.

São qualquer coisa de fabuloso. O problema é a questão de spares. O fenómeno Toyota assenta nisso.

Com esta coisa do Ural, tens de comprar 5 camiões para teres 2 a funcionar. [;)]

Cá vai...
A ver se estou a perceber onde querem chegar.
Projecto abertura de empresa de transportes para traccionar.
1- Custos referentes á abertura da empresa e abertura da empresa.(Não sei quais são)
2- Pressupondo que tenho 135k euros de capital social e que compro o camiao com esse valor.

Custos:
-Valor de 135k euros, pretendo amortizar apenas metade deste valor o restante considero a fundo perdido e vou retorna-lo infinitamente com o progresso da empresa.
Quero retornar 65k euros em 3 anos
65k euros/36 meses=1806 euros por mes
Previsão de trabalho: 8000km Mes/10 000km mes/12000km mes(minimo/medio/maximo)

Custos pessoal
Motorista: 2000euros
Meu: 750 euros
Contabilista: 250 euros
Telefone, fax, deslocaçoes = 300euros por mes
Neste momento trabalho a partir da garagem não pago aluguer de mais nada.
Custos Camiao:
IUC: 2500 euros/12 meses=210 euros
Seguros(camiao, pessoal, cargas etc)= 250 euros/mes
Para 10000km mes, preciso de duas revisoes anuais e 1,5 trocas de pneus.
Por as duas revisões estimo 1250 euros
Pelo conjunto de pneus estimo 3500euros
tudo: 3500+1250=4750 euros/12 meses=395 euros por mes
Gasoleo
Para 10000km por mes/100km x 35litros de consumo=3500litros x 1,3euros o litro=4550 euros
Portagens
Estimo cerca de 2500euros com base em dados obtidos atraves dos trajectos a efectuar etc
Imprevistos : 250 euros /mes (pequenos toques, cintas, roquetes etc) (valor atirado ao ar)
Fundo de evolução da empresa...Pretendo comprar um camiao no prazo de 5 anos por cerca de 50k euros
50keuros/60=850 euros/mes

Tudo:
Retorno=1806euros
RH=3300euros
Equipamento=855 euros
Para trabalhar=7050 euros
Investir= 850 euros
Total=13861 euros

Custo por km=13861/10000km=1,3861euros por km.
Para cumprir os meus objectivos preciso de trabalhar a pelo menos 1,3861€ por km, para uma base de 10000km mensais.Ainda faltam os impostos...

A falar em termos normais e contas de merceeiro. [:D]Claro que tenho isto mais estruturado, com desvalorizações, inflação, custos bem "nomeados", etc.

Última edição:
Não coloquei algumas coisas(não gosto muito de escrever [:D]).E também não tenho os custos para essa área bem estruturados foi apenas uma avaliação mais ou menos

Cá vai...
A ver se estou a perceber onde querem chegar.
Projecto abertura de empresa de transportes para traccionar.
1- Custos referentes á abertura da empresa e abertura da empresa.(Não sei quais são)
2- Pressupondo que tenho 135k euros de capital social e que compro o camiao com esse valor.

(...)

Vamos lá por partes:

Constituição da Empresa.

Qual o Capital Social mínimo obrigatório. Precisa de Alvará? Quais são as condições.
Porque podes dividir o dinheiro em Capital Social e Suprimentos de Sócios. A vantagem dos Suprimentos, é que podes reembolsá-los com uma taxa de juro, sem impostos.

Os custos de constituição de uma Empresa são baixos.

Podes pensar em outros instrumentos financeiros para te financiares. O Camião pode ser comprado em Leasing, libertando dinheiro para outras coisas. Para um ilustre desconhecido vão-te obrigar a uma entrada substancial. Mas isso é tudo negociável.

Estão a aparecer alguns programas de Financiamento, para ajudar a relançar a Economia. Será bom estares atento. Mas vão exigir garantias reais.

Tens de descrever o camião (se se é cavalo ou cavalinho) e capacidade de carga.

Depois falamos sobre o camião em pormenor.

Voltar
Superior