Futebol falido?

Uma bomba relógio prestes a explodir, Espanha já está quase a dar o berro nesse aspecto.

E se mesmo à 2 anos, havia simpatia pelo futebol, e o eleitorado de alguns países via com bom grado apoios ao futebol, e ficavam chateados se o clube da terra, pequeno ou grande não tivesse apoio do estado, actualmente com a crise, desemprego a subir e falta de dinheiro para algumas coisas básicas, a tolerância e vontade do eleitorado para ajudar clubes não é o que era, e quando olho para os buracos financeiros dos clubes, não sei como vão fazer. Neste momento ajudar o futebol não dá votos, e isso vai condicionar muito o que vai acontecer.

Talvez consigam aguentar a bolha uns anos, depois quando a economia começar a crescer o eleitorado já não se importe que vá dinheiro para os clubes.

O fair play financeiro criado pela fifa, não o conheço em profundidade e por isso não sei se realmente está a contribuir para melhorar a situação ou não.

Lá está... não duvido que haja buracos financeiros, se calhar até enormes, mas também não duvido que vão sempre sendo minimizados e tapados...

Não foi o Rangers que foi despromovido por causa de problemas financeiros? Está na quarta divisão escocesa.

Eu acho que as pessoas cada vez mais vão desligar do futebol, principalmente se a crise económica se agudizar.

Só espero que o estado não vá resgatar clubes de futebol como bancos.

Não foi o Rangers que foi despromovido por causa de problemas financeiros? Está na quarta divisão escocesa.

Eu acho que as pessoas cada vez mais vão desligar do futebol, principalmente se a crise económica se agudizar.

Só espero que o estado não vá resgatar clubes de futebol como bancos.
Não acredito.

Era muito estranho um governo resgatar um clube..

De resto também me parece que aos poucos as pessoas comecem a deixar de ir ao futebol pelos preços praticados..

O grande problema dos clubes é que hoje em dia estão quase que dependentes das receitas televisivas para viverem e serem competitivos.
Mas o actual sistema de venda de direito desportivos também só serve para a prazo acabar com a competitividade no futebol.
Pessoalmente sou da opinião que os direitos televisivos devia ser concentrados na FPF ou na Liga e os valores serem atribuídos consoante o numero de pontos ganhos pelos clubes.
Só assim se conseguiria um campeonato mais competitivo e uma distribuição de dinheiro mais justa pelos clubes.

Não acredito.

Era muito estranho um governo resgatar um clube..

De resto também me parece que aos poucos as pessoas comecem a deixar de ir ao futebol pelos preços praticados..

O problema não é só os preços mas sim os horários a que os jogos são disputados.
Ainda agora existe em Espanha uma revolta contra a marcação de jogos ás 23h, para garantir transmissão televisiva para outros paises, o que é um completo absurdo.

Mesmo assim em Portugal,e só falando dos três grandes,os direitos televisivos não têm uma percentagem tão grande nas receitas quanto isso. No caso do Benfica então essa percentagem é pequena.

Os jogadores de futebol ganham muito é verdade, mas também é verdade que existe muito dinheiro a girar à volta do futebol.

Eu sou é contra estes arabes, chineses, indianos etc que andam a desvirtuar isto ainda mais.

Eu sou favorável a um tecto salarial tipo a NBA, mas no futebol seria mt complicado. Na NHL julgo ser um hardcap isto é, não podemos ultrapassar NUNCA o valor definido. Na NBA existe um sistema mais flexivel, onde (explicando sucintamente) é possível exceder o limite proposto pela NBA (que tem uma base explicada), sendo que nesse caso existe uma penalização por cada dolar gasto acima do limite que eles propõem. Posteriormente o valor das penalizações é junto e distribuído pelas equipas que não excederam o limite.

O problema do tecto salarial a nível do futebol é que falamos de N países com N realidades distintas e não falamos de 32 equipas (FIXAS) mas de muitas e muitas. No limite poderia criar-se um Hardcap, para proibir os clubes de excederem um certo valor de ordenados, não pode ser feito tendo em conta a realidade de cada país, mas tendo em conta a realidade europeia.

Onde acho que deveria ser feito um maior combate nem é nos ordenados, mas sim nas transferências. Para um Americano pagar 100 milhões de euros para ter um jogador é ridiculo.

À volta das transferências existe muita gente a ganhar dinheiro e muito dessa gente não quer o bem do futebol.

O futebol português é viável, tem é de ser feito um esforço suplementar da Liga para divulgar o futebol português em Africa, no Brasil, India e China. E ao mesmo tempo não deixar os custos subirem muito.

Acho que a UEFA devia criar um sistema em que devia haver uma relação entre o dinheiro que os clubes poderiam gastar e as receitas desses clubes na época anterior.

duvido que fosse possível, já que grande parte do dinheiro investido pelos clubes é, na realidade, dinheiro de investidores... não há grande proporcionalidade entre as receitas e a margem para despesas se tiverem investidores a bancar por trás. Além de que isso, a ser assim, ia acentuar as assimetrias orçamentais entre clubes/ligas... Cá em Portugal então...

Última edição:
duvido que fosse possível, já que grande parte do dinheiro investido pelos clubes é, na realidade, dinheiro de investidores... não há grande proporcionalidade entre as receitas e a margem para despesas se tiverem investidores a bancar por trás. Além de que isso, a ser assim, ia acentuar as assimetrias orçamentais entre clubes/ligas... Cá em Portugal então...

Antes pelo contrario, Se um clube teve 50 milhões em receitas (incluindo transferências e entradas de capital), não poderia ter um orçamento superior a 50 milhões para o ano seguinte, incluído vencimentos e transferências.
Assim evitaria-se que muitos clubes e em especial os pequenos se endividassem até aos cabelos, pondo em causa a sua viabilidade financeira e até a sua existência, como tem acontecido por toda a Europa.

Antes pelo contrario, Se um clube teve 50 milhões em receitas (incluindo transferências e entradas de capital), não poderia ter um orçamento superior a 50 milhões para o ano seguinte, incluído vencimentos e transferências.
Assim evitaria-se que muitos clubes e em especial os pequenos se endividassem até aos cabelos, pondo em causa a sua viabilidade financeira e até a sua existência, como tem acontecido por toda a Europa.

Mas isso só iria aumentar a discrepância entre clubes... se, com pouco orçamento e até endividando-se, grande parte dos clubes pequenos não se conseguem desenvolver, como seria se ainda estivessem mais limitados? acho que devia haver um limite para todos consoante uma escala que agrupasse por "classes" a capacidade financeira dos clubes e impusesse limites proporcionais...

O mercado vai fazer isso sozinho, quem gastar mais do que os €€'s que gera vai fechar. Não há crédito.

Não há crédito e os poucos investidores estão virados para outras ligas, muitos clubes portugueses vão desaparecer nos próximos anos.

O mercado vai fazer isso sozinho, quem gastar mais do que os €€'s que gera vai fechar. Não há crédito.

Não há crédito e os poucos investidores estão virados para outras ligas, muitos clubes portugueses vão desaparecer nos próximos anos.

Nem mais.
E a fechar a responsabilidade também é dos adeptos.
Clubes sem cheta mas que para manter uma luta pelos lugares da Europa ou mesmo do título, são obrigados a investir para evitar as criticas dos adeptos.

Isto acrescenta-se o facto de continuar a importar contentores de jogadores, com pagamento de prémios a meio-mundo e não apostando na formação de jogadores (que demora mais tempo a dar frutos).

Esta altura os patrocínios também não devem andar famosos, o que coloca dificuldades aos clubes.

Ainda os casos como o da UDL, que acaba por sair beneficiada da ilegalidade, perante outros clubes que apostam por estar "dentro da lei".

Quanto aos jogos e horas de transmissão, percebo a indignação espanhola, mas em PT quantos vale os direitos de um Rio Ave - Olhanense e qual a bilheteira de um jogo destes? [;)]
Para os que conseguem ainda meter uns 7 ou 8mil para cima, ainda poderá ser problemático, agora ao resto... Enquanto a maioria for dos grandes e + o da terra, estes aqui tem pouca escolha.

A pergunta mantém-se actual, não te preocupes com o que tenho ou não de ver

Pois, mas tu és um chato do caraças e eu tenho de levar contigo.

Raramente fazes um comentário de jeito, o que por si só não é problema...

...o problema é que já tens 1600 e tal posts e só cá andas há pouco mais de um mês. :sh)

Nem mais.
E a fechar a responsabilidade também é dos adeptos.
Clubes sem cheta mas que para manter uma luta pelos lugares da Europa ou mesmo do título, são obrigados a investir para evitar as criticas dos adeptos.

Isto acrescenta-se o facto de continuar a importar contentores de jogadores, com pagamento de prémios a meio-mundo e não apostando na formação de jogadores (que demora mais tempo a dar frutos).

Esta altura os patrocínios também não devem andar famosos, o que coloca dificuldades aos clubes.

Ainda os casos como o da UDL, que acaba por sair beneficiada da ilegalidade, perante outros clubes que apostam por estar "dentro da lei".

Quanto aos jogos e horas de transmissão, percebo a indignação espanhola, mas em PT quantos vale os direitos de um Rio Ave - Olhanense e qual a bilheteira de um jogo destes? [;)]
Para os que conseguem ainda meter uns 7 ou 8mil para cima, ainda poderá ser problemático, agora ao resto... Enquanto a maioria for dos grandes e + o da terra, estes aqui tem pouca escolha.

Concordo com tudo, especialmente no bold.

Anos e anos de prejuízo e no mínimo gestão duvidosa e a maioria só se lembra disso quando o clube já está condenado às divisões secundárias e afins.

E a verdade é que não tenho pena nenhuma da falência de muitos que vivem a cima das suas possibilidades, daqueles que não foram competentes a gerir o que tinham e daqueles clubes onde os adeptos se deixaram enrolar por alegados gestores de topo que transformaram grandes clubes num mar de dívidas com poucas ou nenhumas hipóteses de sobrevivência apesar das aparências... [;)]

Voltar
Superior