Futebol falido?

Isto só lá vai quando acontecer o mesmo que na NHL e na NBA: tectos salariais... só podem gastar X em salários, ou seja se houver um jogador a ganhar 50% de X, o restante plantel só pode ganhar os 50% remanescentes.

Isso obriga a que não se entre em loucuras e que os vencimentos tendam a nivelar por baixo...

Imaginemos que num plantel de 26 jogadores, 1 recebia 25% do tecto salarial, os restantes 25 jogadores receberiam os restantes 75% (em média 3% cada um). Vejam o ambiente que não seria, um jogador receber 8x mais que os outros...

Isto só lá vai quando acontecer o mesmo que na NHL e na NBA: tectos salariais... só podem gastar X em salários, ou seja se houver um jogador a ganhar 50% de X, o restante plantel só pode ganhar os 50% remanescentes.

Isso obriga a que não se entre em loucuras e que os vencimentos tendam a nivelar por baixo...

Imaginemos que num plantel de 26 jogadores, 1 recebia 25% do tecto salarial, os restantes 25 jogadores receberiam os restantes 75% (em média 3% cada um). Vejam o ambiente que não seria, um jogador receber 8x mais que os outros...

Isso funciona desde que há uma infraestrutura salarial e de distribuição dos lucros fixa e rígida perante a liga inteira. Não é só o tecto salarial que faz a distribuição de talento no NBA, NHL e NFL um sucesso, é a sistema rígida de partilho dos lucros e entendimentos gerais entre a liga e os meios de comunicação social. Ou seja, é uma sistema que é mesmo de carácter comunista no sentido de não interessar se tens muito ou pouco êxito, recebes o mesmo e pagas mais se tens sucesso.

Duvido que os 3 grandes aqui vão querer partilhar os seus lucros com o Leixões, Nacional ou qualquer outro clube, principalmente a Benfica quando tomas em conta os lucros do BenficaTV.

Porque é futebol: "ah e tal uns gajos ao chutos numa bola e ganham tanto...", todos ficam chocados !!

No entanto estes individuos ganham à custa de quem vai aos estádios, assiste na televisão, discute e pega à porrada na rua e cafés, se exalta em Fóruns da Internet, que compra camisolas, cascóis e chuteiras e não obrigam ninguém a sujeitar-se a nada!

Um Gestor grande (propositadamente não escrevi grande gestor), ganha 50 vezes mais do que o operário, à custa do seu trabalho mal pago e é um herói.

Não vos compreendo, a sério que não !

[:D]

[;)]

Exactamente.

Tou-me cagand pra bola. Que vao todos à falencia que pouco me importa!

Os gestores que ganham balurdios junto com os balurdios de premios, que levam empresas à falencia, esse sim é 1 grande problema!

A mim interessa me que não devam ao fisco, isso sim é preocupante.
O futebol europeu parece me mal aproveitado, os salários que se pagam no geral estão abaixo dos pagos nos 3 grandes desportos norte americanos.

O problema maior na minha modesta opinião não são os salários, mas sim o preço exorbitante do passe dos jogadores. Lembro-me de alguns bons anos atrás um craque de primeira linha ser vendido por 10 ou 15 milhões de euros, e o pessoal já achava um escândalo. Hoje em dia pagam 50 e 60 por um gajo que às vezes nem sequer é grande coisa. Eu sei que a inflação também contribuiu, mas o preço dos passes subiu exageradamente e o valor dos mesmos é pura especulação, já que em 99% dos casos, os clubes não terão retorno directo de um investimento tão grande.

A inflação não tem nada a ver com o aumento do valor dos passes. Esta alteração deu-se quando mais e mais se começou a tratar os jogadores como ícones mediáticos e se passou a transaccionar não só o seu valor desportivo mas também o "valor da imagem". E tudo deve ter começado com o Figo.

É daí que vêm os milhões, venda de camisolas, venda direitos de imagem onde os clubes recebem publicidade, é atracção dos adeptos ao estádio para ver as estrelas (por exemplo: 60.000 pessoas para ver apenas a apresentação do Ronaldo), venda dos direitos televisivos por valores gigantescos porque é "equipa de estrelas", etc

Apesar de não parecer, o caso do Real Madrid é o que mais sucesso obtêm, apesar de não ter qualquer sucesso desportivo.

Tem orçamentos anuais que superam os 400 milhões de euros (quase 50% só em salários) mas ainda assim tem lucro.

E depois também há aqueles encargos, que eu não percebo, mas honestamente não quero perceber, como isto:

abola.pt

[:vm)] Ridículo. Por isso é que não é de estranhar que se façam centenas de transferências por época. Os empresários estão sempre a mamar...

O real só tem 236.000.000 € de dividas?Estranho.

Isso provavelmente porque o Real Madrid teve uns 3 anos (de 2006 a 2009) mais "prudente" na gestão do dinheiro, enquanto lá esteve outro presidente

Depois voltou o Florentino Lopez e voltaram às aquisições milionárias, como a do CR7.

Actualmente, se fores ver os valores actualizados, a dívida deve andar à volta dos 700 milhões de euros.

#2 Real Madrid - Forbes.com

Será que a escalada nos vencimentos e valores de transferências estão a ditar o aproximar do fim de alguns grandes clubes e mesmo do futebol como o conhecemos?

Irão os clubes de futebol sofrer em breve a mesma crise que os países endividados, derivado do excesso de divida e mesmo a possível falência por entrarem em incumprimento devido á diminuição das receitas e das dificuldades em conseguirem financiamento bancário?

Não deveriam já a FIFA e a UEFA terem criado mecanismos de controlo para evitarem estas situações?

Em conclusão, não estarão quase todos os clubes a gastarem aquilo que não tem e a pagar aquilo que não podem?
O problema principal é do típico sócio dum clube de futebol... só querem vitórias e cargas nos clubes (equivalentes às salas de partos de cavalos, dos TDI 130) [:)]e a dívida vai andando... o último a sair que feche a porta... o problema é que o que é gasto sem ser nosso, mais tarde ou mais cedo, terá de ser pago a quem de direito...

Última edição:
E não me venham com coisas, mas há gente no futebol que merece cada cêntimo que ganha... :)
O Ronaldo e o José Mauzinho são dois bons exemplos... :)
Depois, inversamente, temos o Yannick, Hélder Postiga, Rui Patrício, Roberto... [:)]

Vamos pegar no exemplo do FCP:

O FCP este ano entre ganhos e proveitos com a venda de jogadores já arrecadou cerca de 9 milhões de euros.

A publicidade e patrocínios pagará certamente a sustentabilidade da empresa e seus funcionários (jogadores).

Parece simples e lucrativo.... mas não é.

Os clubes de Grande dimensão apostam numa vertente keynesiana (acreditam racionalmente que os bons jogadores continuarão a valorizar infinitamente)...

Quando a "bolha" rebentar e o mercado de futebol for obrigado a auto-regular-se, acredito que muita coisa vá mudar e poderemos ver grandes instituições a alavancar-se ao próprio estado ou a algumas holdings para sobreviverem

709526

[:)]

Vamos pegar no exemplo do FCP:

O FCP este ano entre ganhos e proveitos com a venda de jogadores já arrecadou cerca de 9 milhões de euros.

A publicidade e patrocínios pagará certamente a sustentabilidade da empresa e seus funcionários (jogadores).

Parece simples e lucrativo.... mas não é.

Os clubes de Grande dimensão apostam numa vertente keynesiana (acreditam racionalmente que os bons jogadores continuarão a valorizar infinitamente)...

Quando a "bolha" rebentar e o mercado de futebol for obrigado a auto-regular-se, acredito que muita coisa vá mudar e poderemos ver grandes instituições a alavancar-se ao próprio estado ou a algumas holdings para sobreviverem

Estás-te a referir aos grandes clubes que compram jogadores carissimos mas devem milhões de euros ao estado?

Estás-te a referir aos grandes clubes que compram jogadores carissimos mas devem milhões de euros ao estado?
Tens de começar a ver a data dos comentários. Andas a fazer quote a comentários com vários meses/anos.

Este comentário do Echos que citaste foi feito à praticamente 2 anos.

Uma bomba relógio prestes a explodir, Espanha já está quase a dar o berro nesse aspecto.

E se mesmo à 2 anos, havia simpatia pelo futebol, e o eleitorado de alguns países via com bom grado apoios ao futebol, e ficavam chateados se o clube da terra, pequeno ou grande não tivesse apoio do estado, actualmente com a crise, desemprego a subir e falta de dinheiro para algumas coisas básicas, a tolerância e vontade do eleitorado para ajudar clubes não é o que era, e quando olho para os buracos financeiros dos clubes, não sei como vão fazer. Neste momento ajudar o futebol não dá votos, e isso vai condicionar muito o que vai acontecer.

Talvez consigam aguentar a bolha uns anos, depois quando a economia começar a crescer o eleitorado já não se importe que vá dinheiro para os clubes.

O fair play financeiro criado pela fifa, não o conheço em profundidade e por isso não sei se realmente está a contribuir para melhorar a situação ou não.

Deve ser é só em alguns países, porque basta ver na Rússia e nos EUA, já para nem falar dos países onde o futebol já está ainda mais petrodolarizado e afins, que se vê que não. É um (grande) negócio, com muitos interesses em redor. Na segunda divisão inglesa os estádios levam milhares de pessoas habitualmente aos estádios, por exemplo. Cá em Portugal então a verdade é que, pelo menos os 3 grandes, podem dever milhoes ao estado que nunca vão acabar e os pequenos que acabarem ou renascem com outro nome ou são rapidamente substituidos por outros, mais ou menos bons, não interessa. Em França agora é o PSG, em Espanha foi o Málaga (que parece que está a dar para o torto, tal como o besiktas na Turquia), em Inglaterra o City, na Rússia o Anzi, nos EUA os LA Galaxy e qualquer dia não me espanta que clubes na China, na Arábia e etc comecem a surgir com capital suficiente para tornar o futebol num negócio que gere e movimente ainda mais dinheiro (na China já lá foram buscar 2 jogadores ao Chelsea).

Além disso, no caso de Portugal, verdade seja dita, os 3 grandes, o Guimarães, o Braga e os outros clubes quando recebem as equipas mais fortes ainda vão tendo uma boa receita de bilheteira e de publicidades, ainda há muitos assinantes da sportv e a nossa cultura propaga e centra-se muito no futebol ("desporto rei"). Pode não haver dinheiro para muita coisa e cada vez mais as pessoas se privam de certos luxos que outrora foram hábitos, mas o futebol acaba por ser a distracção onde ainda se vai investindo (ou se gastando) dinheiro. Arrisco-me a dizer que em muitos casos, apesar da recessão, qualquer folgazita orçamental é gasta no futebol.

Por isso acho que para o futebol "falir" é porque a Europa (e o Mundo) vai mesmo dar uma volta muito grande. A tendencia na Europa até tem sido receber fluxos de capitais e investimentos dos senhores do petroleo ou de outros negócios milionários quaisquer. Se dura para sempre não sei, acho que ninguém sabe. É óbvio que, fora nesses casos, vai haver uma maior contenção (como o Real Madrid, um grande, com situação financeira mais ou menos estável, a negociar uma diferença de 5 milhões por um jogador...) mas não acredito mesmo que o "futebol vá falir". Nem mesmo os clubes de pequena/média dimensão...

Voltar
Superior