Futebol falido?

Não tem lógica um gajo do FCP,SLB ganhar 100 mil euros por mês.:sh)

Eu para ganhar isso, tenho que trabalhar tantos anos, que só de pensar fico doente.

Porque não ganham 10/15? já seriam bem pagos,pelo menos eu acho que sim.
Concordo.

De mim já não levam centimo nenhum...

E os do meu clube não ganham tanto(Tambem por isso foi para a 2ª..[:D])

Última edição:
Se acham que os futebolistas ganham muito, então o que dizer dos jogadores de golf, dos jogadores da NBA e dos condutores de F1? Os futebolistas perto destes são uns meninos a nivel de salarios.

E os de basebol? Que ganham uma fortuna e mal se mexem?
Os de futebol sempre correm uma hora e meia pa trás e prá frente [:D]

O problema maior na minha modesta opinião não são os salários, mas sim o preço exorbitante do passe dos jogadores. Lembro-me de alguns bons anos atrás um craque de primeira linha ser vendido por 10 ou 15 milhões de euros, e o pessoal já achava um escândalo. Hoje em dia pagam 50 e 60 por um gajo que às vezes nem sequer é grande coisa. Eu sei que a inflação também contribuiu, mas o preço dos passes subiu exageradamente e o valor dos mesmos é pura especulação, já que em 99% dos casos, os clubes não terão retorno directo de um investimento tão grande.

Um clube de futebol é "too big to fail"??? Desde quando??

Uma coisa são bancos que têm o nosso dinheiro, ou seja, o dinheiro da economia de um país. Outra coisa são clubes de futebol.........se desaparecerem o país não pára.

Era o que mais faltava ver o dinheiro dos impostos a salvar clubes de futebol!

Uma coisa são bancos que têm o nosso dinheiro, ou seja, o dinheiro da economia de um país. Outra coisa são clubes de futebol.........se desaparecerem o país não pára.

Era só jornalistas a ir para a rua, era 90% da população deprimida, produtividade a baixar, era o apocalipse[:D][:)]

Por mim podia acabar, eu até agradecia![;)]

Tectos salariais e para os passes era uma grande ajuda.

Se acham que os futebolistas ganham muito, então o que dizer dos jogadores de golf, dos jogadores da NBA e dos condutores de F1? Os futebolistas perto destes são uns meninos a nivel de salarios.

tectos salariais já existem em algumas modalidades, como a NHL, e não parece funcionar mal.
A acreditar no google, na NHL o tecto salarial é de 39milhoes dolares por equipa. Parece um valor bastante alto e razoavel, agora não sei é o gasto de salario por equipa no futebol.

Os futebolistas para o que geram, a maioria ganha demasiado, e a prova disso é que quase todos os grupos tão com dificuldades financeiras, os salários estão inflacionados.

No golf, F1 e afins não há esses desiquilibrios financeiros ( na NBA desconheço).

Acho que existem clubes "too big to fail" no sentido em que se fizer falta o dinheiro aparece, mas felizmente não através do estado, mas atraves de um investidor que de uma forma mais ou menos racional vai tentar dar a volta.

Acho que é óbvio que grande parte dos grupos europeus vive no limite e é uma questão de tempo até começar a haver problemas financeiros graves.

Última edição:

Claro que nenhum clube, por muito grande que seja, está livre de cair, mas quanto maior for, menor a possibilidade.

Por uma simples razão, quanto maior, mais capacidade de gerar receitas, logo mais atractivo para os investidores.

Alem disso, há uma coisa que o futebol tem (principalmente nos países latinos) que não é racional e não se pode explicar. A paixão.

Vejam o caso do Benfica que esteve por uma unha negra, e foi salvo pelos seus adeptos com a operação coração.

Quanto ao resto, acredita que se o futebol desaparece-se, que se um dos 3 grandes caísse, muita mas mesmo muita coisa em Portugal ia ser diferente, e no meu entender para pior.

Claro que nenhum clube, por muito grande que seja, está livre de cair, mas quanto maior for, menor a possibilidade.

Por uma simples razão, quanto maior, mais capacidade de gerar receitas, logo mais atractivo para os investidores.

Alem disso, há uma coisa que o futebol tem (principalmente nos países latinos) que não é racional e não se pode explicar. A paixão.

Vejam o caso do Benfica que esteve por uma unha negra, e foi salvo pelos seus adeptos com a operação coração.

Quanto ao resto, acredita que se o futebol desaparece-se, que se um dos 3 grandes caísse, muita mas mesmo muita coisa em Portugal ia ser diferente, e no meu entender para pior.

Porquê?

:confused::confused:

Em que sentido?

Passávamos a ter um campeonato mais monótono? [:D]

Sempre disse que o futebol era e é um mundo aparte. todos os anos assistimos a especulações, o que faz aumentar o preço dos jogadores e salários, e parece que essas especulações estão a chegar a um ponto em que não se pode especular mais porque não há dinheiro. Clubes históricos como o Liverpool não têm hiposteses de competir no mercado com Man City ou Real Madrid...Resta-lhes esperar que sejam comprados por um árabe qualquer...

Há uma razão que os chefes do NFL andam a dar palestras aos outros desportos a nível mundial em termos de como vender o seu "produto":

Influential Marketing Blog: 5 Reasons the NFL is the Dominant Sports Brand in America

Esse blog mostra 5 pontos essenciais que pode ser aplicado também no futebol cá. Principalmente o ponto 3, que não existe aqui. Se os presidentes das clubes e o FPF se deixasse das guerras internas e bairrismos, podiam caminhar para um bom rumo.

Lei a Oferta e da Procura a funcionar. Pura e simples.

exactamente. os jogadores de futebol ganham aquilo que o espectador paga para os ver.

sou sportinguista, não sou sócio, e só vou ao estádio ver jogos muito raramente, a pagar 30 e 40 euros quando é um clássico.

acredito que para muitas pessoas ir ao futebol é como ir ao cinema ou a um bar, mas há filmes bem melhores do que muitos jogos, a custar 6 ou 7 vezes menos...

A questão é que o modelo da oferta e da procura aqui está um pouco desvirtuado... e a prova disso é o mega endividamento da maior parte dos clubes.

Deve ser menos de 1% os clubes Europeus sem dívidas. Qualquer empresa (onde não há a tal "paixão" associada") com o passivo de um Barcelona ou Real Madrid, estaria em sérios riscos de colapsar.

A questão é que o modelo da oferta e da procura aqui está um pouco desvirtuado... e a prova disso é o mega endividamento da maior parte dos clubes.

Deve ser menos de 1% os clubes Europeus sem dívidas. Qualquer empresa (onde não há a tal "paixão" associada") com o passivo de um Barcelona ou Real Madrid, estaria em sérios riscos de colapsar.

Eu acho que o problema disto tudo é da gestão dos clubes e da pressão dos próprios sócios para que o clube ganhe sempre, independentemente dos insuportáveis custos que isso tenha para o clube.

Todos os sócios ficam em pulgas quando o seu clube contrata um grande nome mas ninguem quer saber aonde é que o clube vai depois buscar o dinheiro para lhe pagar.
Eu diria que os próprios sócios é que são o veneno que aos poucos vai matando os clubes.

No Liverpool já falam disso há 3 anos... Actualmente até o governo chinês é um possível investidor...

Em Portugal dos três grandes o caso mais grave é do Benfica, seguido pelo Sporting, o Porto lá se tem aguentado mas também acumula prejuízos.

Grave nem são os grandes jogadores, esses em pub., camisolas, pessoal que levam aos estádios e títulos, valem o que são pagos - um CR, Messi, etc.
O problema são os vários jogadores que são transferidos, com brutas comissões, brutos ordenados, rotulados de excelentes e depois... não valem um charuto.

Os sócios são exigentes e como dizem o Alpiger querem grandes jogadores, mas esses ainda vão pagando quotas, lugares, etc., "pior" são adeptos furiosos que só "ajudam" o clube quando ganham, mas são exigentes na hora de reclamar vitórias. [;)]

O futebol viu muito €€€ a entrar e os empresários e jogadores - afinal quem dá o espectáculo - começaram a reclamar para si uma parte (bem grande) desse bolo.
Os clubes foram pagando o que se pede e lá começou a bola de neve a crescer.

Este ano já se viram valores bem mais baixos de transferência e cláusulas de rescisão a valer metade do que consta no papel. Enquanto houver crise, parece-me que será a tendência.

Voltar
Superior