fumito !! ( com video )

Desde quando 1.100 rpm é um regime normal de ralenti num motor a gasolina de estrada, depois de quente? Os de rali podem estar programados para 1.500-2.000 rpm, mas não é o caso desse!

Já mudaste a sonda de temperatura da "água"?

O motor está frio, o user já o referiu por diversas vezes. 1100 rpm com o motor frio, num carro de i.e. é perfeitamente normal e aceitável.

Tenho acompanhado teus post , e estou a ver que tens queda para a mecanica , considero a sua opinião importante ( opinião de mecanico )

Mas achas mesmo que esta a beber oleo ? porque ?

na tua opinião achas que poderia ser das velas ou mesmo a bobine ?

Obrigado.

Por acaso mantesse em 1100 estando quente !!!
Então aí há gato. Ou tens um sensor de temperatura marado, ou a correia fora de ponto por exemplo. Mas também pode ser coisas mais simples como uma sonda lambda pifada, entrada de ar suplementar)..

A parte de beber óleo é pela cor do fumo de escape ao ralenti. Cá em casa tenho uma a fumar ligeiramente( nos últimos 300kms não tocou no óleo por acaso :D). Pelo cheiro nota-se logo. Ah, e o cheiro/cor difere se o óleo é mineral ou sintético..

Ao menos vê se a ficha está ligada ao sensor de temperatura da água. Dá-lhe umas borrifadelas de um spray qualquer nos contactos eléctricos.

.. que fica ao pé do termóstato:

p9i9.jpg

E tem este aspecto:

jeh5.jpg

fui hoje a oficina , o mecanico disse para ligar a maquina ( 25 € + iva ) para identificar o problema , mas perguntou desde quando não mudo as velas , ( coisa que desconheço tenho o carro há pouco tempo ) não meti na maquina porque a oficina estava cheia e só tinham espaço para terça.

fui hoje a oficina , o mecanico disse para ligar a maquina ( 25 € + iva ) para identificar o problema , mas perguntou desde quando não mudo as velas , ( coisa que desconheço tenho o carro há pouco tempo ) não meti na maquina porque a oficina estava cheia e só tinham espaço para terça.

Como já disse antes, se vais ficar com o carro mete umas velas novas NGK com a referência correcta e grau térmico correcto. Depois logo vês se o fumito misterioso se mantem.

Por pouco mais de 10 euros compras as 4 velas. Não metas marcas/referências esquisitas senão depois ficas com a dúvida se será das velas novas.

Nem sei se este Xsara é multi(com)plexado, os primeiros não eram.

Mas a verdade é que a electrónica dos PSA é tudo menos "linear". Passo a expressão.... [:D]

Ainda existe o A.M. Amaral na Av. dos Bons Amigos? Compra lá o sensor da temperatura e tenta mudar isso... não deve ser demasiado complicado com uma chave de bocas. Vais perder um pouco de anticongelante!

Senão tens o Cardoso e Maia em Belas:

Rua Alexandre Herculano, Celula A- Loja 1- Sub-Sub/CV Belas
2605-052
Distrito: Lisboa
Telefone: 210089700/1
Fax: 210089702
E-mail: mailbelas@cardosomaia.pt

É coisa para 15€, mais ou menos, consoante o modelo do sensor. Pega no livrete e liga para lá.

Outra coisa que não tinha lembrado era do motor do ralenti. Pode estar perro.

Tenho um 1.4i em mãos e se precisares de ajuda em alguma coisa diz que faço video/fotos.

Obrigado eblase.

Hoje liguei a norauto e pedem 35 euros , para mudar as velas , eu ate nem me importo de os pagar , mas de ter a certeza que seja isso , o menos que queria era pagar e depois o carro ficar igual , ou mudar o sensor da sonda lambda ou qualquer outra coisa e não ser isso , segundo o mecanico que fui, ligar a maquina, é tiro e queda , no entanto vou esperar que passem estes dias festivos , e vou a um mecanico da velha guarda que fica perto de casa , ele só com o cheiro e som a detecta a falha.

p.s. não sei se isto tem alguma coisa a ver , mas ontem quando fui tirar o carro da garagem , como estava frio deixei ir abaixo , quando volto a ligar as rotações sobem desalmadamente ate as 4000 rps , e com oscilações , desliguei e voltei a ligar e ficou estável nas 1100.

Última edição:
Velas para isso sai a 2/3€.. NGK praí 5€ cada.

Pelo que dizes, motor ralenti ou sensor temperatura. Se tiveres um multímetro vês isso bem.

p.s. não sei se isto tem alguma coisa a ver , mas ontem quando fui tirar o carro da garagem , como estava frio deixei ir abaixo , quando volto a ligar as rotações sobem desalmadamente ate as 4000 rps , e com oscilações , desliguei e voltei a ligar e ficou estável nas 1100.

Bingo!

Não vendas isso ontem que não é preciso... Deixa estar o sensor da temperatura que está bom!

Pode bem ser o regulador do ralenti...

Já vendeste o carro? Mas estás mesmo à espera do quê? Do ano novo? Isso não é como os Porto Vintage...

Viva ! por acaso nem o tenho anunciado na net , mas ja alguns conhecidos e amigos perguntaram se vendia o carro , eu seria incapaz de vender o carro assim , no entanto houve um que insistiu no carro, eu lhe disse que deitava fumo com cheiro a gasolina , disse assim como para não vender , até porque nem tenho muito interesse na venda , cada vez que ando no carro tem um andamento muito bom , sem ruidos, direção direitinha, manetes sem folgas , etc , o carro esta mesmo bom , exceptuando aquilo do fumo misterioso , acredito que reparando aquele sintoma do fumo , fica um carro 5 * , mas queria saber orçamentos , hoje andei com ele reparei consumo elevado e o cheiro intenso a combustivel , andei com ele para levar a uma oficina, mas nem sorte nisso tenho , porque estava fechado.

Obrigado eblase.

Hoje liguei a norauto e pedem 35 euros , para mudar as velas , eu ate nem me importo de os pagar , mas de ter a certeza que seja isso , o menos que queria era pagar e depois o carro ficar igual , ou mudar o sensor da sonda lambda ou qualquer outra coisa e não ser isso , segundo o mecanico que fui, ligar a maquina, é tiro e queda , no entanto vou esperar que passem estes dias festivos , e vou a um mecanico da velha guarda que fica perto de casa , ele só com o cheiro e som a detecta a falha.

Deixa a máquina, pouco vais saber. Quando o meu andava com o Ralenti marrado, quando ia à embraiagem e ele desligava-se... Aparecia zero na máquina (para além disso, 25€ para ligar um ficha e carregar em 2-3 botões? Dassss, vou abrir uma oficina de diagnósticos). E o meu sendo a segunda geração do Xsara já é multiplexado.

Isso cheira-me a combo de velas, sensor do Ralenti e lambda. Tenta tirar o sensor de Ralenti, limpa com limpa-carburadores e vê se resolve. Limpa a borboleta também já que estas com as mãos na massa (tambem pode ser algum problema na borboleta).

Voltar
Superior