fumito !! ( com video )

Não estou a falar do som (timbre).
Estou a falar do trabalhar (oscilações).

Pensava que estavas a falar do som do escape, sim, nota-se bem as oscilaçoes, o ralenti esta alterado, o meu (carro e motor iguais, mas o mk2) ja andou com o ralenti bem alterado, e notava-se menos oscilaçoes dentro da minha garagem. Para alem da sinfonia de sons, grilhar de correias, um som metalico que deve ser algo no escape (algo solto, mas ate parece mais catalisador).

Precisa de uma boa revisao em cima esse Xsara.

O carro tem o trabalhar perfeitamente normal. O que lhe falta, é uma panela de origem, e a ti, certamente, um telemóvel com melhor captação.
icon_smile_wink.gif

Normal nao tem certamente, nota-se quebras no ralenti, um som metalico na linha de escape, e um grilhar.

Última edição:
Pensava que estavas a falar do som do escape, sim, nota-se bem as oscilaçoes, o ralenti esta alterado, o meu (carro e motor iguais, mas o mk2) ja andou com o ralenti bem alterado, e notava-se menos oscilaçoes dentro da minha garagem. Para alem da sinfonia de sons, grilhar de correias, um som metalico que deve ser algo no escape (algo solto, mas ate parece mais catalisador).
(...)

E parece-me que está a falhar.
Foi por isso que eu sugeri uma vela a não fazer ignição.

Essa falha pode muito bem ser responsável pelos outros sintomas:
- cheiro a gasolina (gasolina por queimar)
- ralenti instável (compensar no cilindro seguinte)
- grilar (detonação fora do ciclo)

A pegar com o carro frio, a chiadeira da correia passa com o aquecer do carro , o motor não treme , tambem não deita fumo pela vareta ( sinal que tem compressão ) não tem " maionesse " no vaso de expansão .

Esse grilar parece mesmo vir da correia de acessórios e no primeiro vídeo ouve-se perfeitamente que o ralenti está todo embrulhado, anda aí alguma falha de ignição.

Quanto ao cheiro a gasolina depende de quando o sentes, com o motor frio é normal porque o catalizador ainda não aqueceu mas a quente tem de desaparecer e quase nem se sente.

Esse grilar parece mesmo vir da correia de acessórios e no primeiro vídeo ouve-se perfeitamente que o ralenti está todo embrulhado, anda aí alguma falha de ignição.

Quanto ao cheiro a gasolina depende de quando o sentes, com o motor frio é normal porque o catalizador ainda não aqueceu mas a quente tem de desaparecer e quase nem se sente.

Este carro não tem catalizador.

Exacto, todos os outros motores, que nao fazem o grilhar, é que estao mal...

Logico que algo se passa no motor, nao enganem as pessoas.

O próprio user já referiu que com o carro quente, a "chiadeira" e não o grilar, deixa de ser evidente. Tirando isso, o carro tem um trabalhar perfeitamente normal (para a idade).

Realmente o que menos me preocupa , é a chiadeira , porque isso é a correia dos acessórios, alias falta o carro aquecer ( dilatar um pouco ) para o barulho parar.

O que realmente me preocupa é simplesmente o fumo ( que por acaso não é constante ) com cheiro a gasolina.

Realmente o que menos me preocupa , é a chiadeira , porque isso é a correia dos acessórios, alias falta o carro aquecer ( dilatar um pouco ) para o barulho parar.

O que realmente me preocupa é simplesmente o fumo ( que por acaso não é constante ) com cheiro a gasolina.

O fumo, esse já te disse, podes estar perfeitamente descansado. Havias de ver o 2.0 lá em casa agora com estas temperaturas pela manhã... Condensação. [;)]

ai é ? uma pergunta, o catalizador é suposto estar logo apos aquela parte em aluminio , que se ve ao segundo 27 ?

Se te referes ao 2º vídeo (o do motor), aquilo é o resguardo dos colectores de escape.
O catalisador deverá estar debaixo do carro, a meio da linha de escape. Parece uma
panela de escape intermédia.

Nuno sim , ja espreitei debaixo do carro e tem o catalizador , é que tive um C3 em que o catalizador estava mesmo apôs o colector de escape...
Any way , Automovel , gostava eu que fosse só condensação , mas se fosse porque tem cheiro a gasolina ?, e porque deita apõs estar quente ?

na minha modesta opinião a causa do fumo acho que poderiam ser 3 coisas.

- sonda lambda .

-velas ou mesmo a bobina ( o que vejo dificil, porque como se pode ver no video o motor trabalha certinho )

- valvula EGR suja/entupida.

Nuno sim , ja espreitei debaixo do carro e tem o catalizador , é que tive um C3 em que o catalizador estava mesmo apôs o colector de escape...
Any way , Automovel , gostava eu que fosse só condensação , mas se fosse porque tem cheiro a gasolina ?, e porque deita apõs estar quente ?

na minha modesta opinião a causa do fumo acho que poderiam ser 3 coisas.

- sonda lambda .

-velas ou mesmo a bobina ( o que vejo dificil, porque como se pode ver no video o motor trabalha certinho )

- valvula EGR suja/entupida.

1.
Esquece o fumo. Parece vapor de água, e é normal os carros a gasolina fazerem esse
"fumo" no Inverno (humidade no ar).

2.
O problema é o cheiro a gasolina. E para cheirar a gasolina no escape, significa que há
combustível por queimar. Se não foi queimado, é porque as velas não fizeram ignição.

3.
O motor não está a trabalhar certo. O ralenti está com oscilações.

Voltar
Superior