fumito !! ( com video )

O catalisador provavelmente, já era, pois não são eternos, e sendo esse ainda o de origem, só lá está a fazer peso. Quanto ao trabalhar do motor, para a idade, não apresenta ter quaisquer anomalias.

O fumo não é constante , no entanto mesmo a quente quando acelero sai aquele fumo do video , com cheiro a gasolina.

Não acho que o motor / ralentim tenha oscilações , alias no contarotações o ralentim esta certinho em 1100 rpms nem sobe nem baixa ( embora o normal deveriam ser 800 , mas isso tambem varia de carro para carro )

Partindo do mais simples para o mais complicado:

Pode ser, como diz o Nuno, um simples problema de ignição: Velas, bobine, cabos. Faz sentido.

Se estiver tudo bem, verificar a lambda - se estiver a regular mal a mistura terás um odor estranho nos fumos e um consumo exagerado.

Depois o cat também pode estar morto...

Isso deve estar a gastar uma enormidade. Até porque esse carro, sendo honesto, não é poupadinho de origem.

O fumo não é constante , no entanto mesmo a quente quando acelero sai aquele fumo do video , com cheiro a gasolina.

Não acho que o motor / ralentim tenha oscilações , alias no contarotações o ralentim esta certinho em 1100 rpms nem sobe nem baixa ( embora o normal deveriam ser 800 , mas isso tambem varia de carro para carro )

Esse carro não é propriamente rápido na electrónica.
Ou seja, as oscilações que se notam pelo trabalhar (de ouvido) não são perceptíveis
no conta-rotações.

Exprimenta ir fazer a inspecção (IPO) mesmo que nao esteja na altura e por 30euros ficas a saber como está a lambda, o catalizador, os gases, travoes, amortecedores, etc

Se fosse só condensação e tempo frio irias sentir um cheiro a gasolina a frio e esse fumo branco mas depois a quente ele iria desaparecer.

Se o carro cheira a gasolina a quente, como já te disseram, tens aí algum problema, e realmente o que deves fazer é começar pelo mais básico (velas, bobines) e se isso não resolver o problema aí sim começas a pensar em sondas lambda e catalizadores..

O próprio user já referiu que com o carro quente, a "chiadeira" e não o grilar, deixa de ser evidente. Tirando isso, o carro tem um trabalhar perfeitamente normal (para a idade).

Seja a frio, quente ou morno, este motor em bom estado nao chia, grila, ou faz qualquer outro tipo de barulho identico. Portanto, aquele barulho, indica um trabalhar tudo menos perfeitamente normal.

Como sabes que esta as 1100rpm? Esta com o ralento estavel no traço acima da indicaçao das 1000rpm? É que no quadrante, cada traço corresponde a 150-200rpm, e nao 100. Se esta no traço acima das 1000rpm, entao deve estar as 1150 ou 1200rpm. Qualquer das formas, isso nao é normal, o ralenti nao varia de carro para carro, o Xsara 1.4, seja o primeiro ou o segundo, tem de ter o ralenti estavel no traço abaixo das 1000rpm (e na realidade, entre as 750-780rpm).

Última edição:
Digo com 95% de certezas, que ou é velas, ou cabos, ou bobine. Quanto tempo teve o carro parado? Faz revisão ao que te disse, vai ao auto-estrada dar uma esticadela, que isso cura tudo. lol
Dá noticias depois, e os consumos também vão melhorar.

Exprimenta ir fazer a inspecção (IPO) mesmo que nao esteja na altura e por 30euros ficas a saber como está a lambda, o catalizador, os gases, travoes, amortecedores, etc

e não seria melhor , pegar nesses 30 euros, e levar logo a uma oficina para identificar o problema e resolver de uma vez por todas a causa do fumo, e talvez com sorte com os 30 euros resolvo já o problema..... só talvez e com sorte.

p.s. o carro esta tudo ok. ja andei com ele e anda perfeitamente normal , sem barulhos nem folgas , se não fosse o fumo com cheiro a gasolina , nem daria por nada , So noto um bocado pastelão mas acho normal neste tipo de carro , como nunca andei num carro com este motor , não posso comparar.

Tambem acredito que sejam alguma vela o mesmo a bobine , o que não me explico é porque o carro pega bem mesmo parado ha dias e depois de pegar não treme ?? se custasse a pegar ou pegar com esforço , e depois de pegar o funcionamento do motor seja inestavel , são sintomas de alguma vela estragada ou bobina, não sei , foi assim que aprendi.

Última edição:
Uma vela queimada, não quer dizer que o carro vá pegar mal. Até podem estar sujas, ou não serem indicadas para o carro. Pode ser a bonine avariada, ou com folga no cachimbo de uma vela, e não faça o contacto correcto...

Oleo e filtro já mudaste?

Antes de ir para a autoestrada dar a esfrega convém ter óleo e filtro recente, de boa qualidade e com as especificações recomendadas.

e não seria melhor , pegar nesses 30 euros, e levar logo a uma oficina para identificar o problema e resolver de uma vez por todas a causa do fumo, e talvez com sorte com os 30 euros resolvo já o problema..... só talvez e com sorte.

p.s. o carro esta tudo ok. ja andei com ele e anda perfeitamente normal , sem barulhos nem folgas , se não fosse o fumo com cheiro a gasolina , nem daria por nada , So noto um bocado pastelão mas acho normal neste tipo de carro , como nunca andei num carro com este motor , não posso comparar.

Tambem acredito que sejam alguma vela o mesmo a bobine , o que não me explico é porque o carro pega bem mesmo parado ha dias e depois de pegar não treme ?? se custasse a pegar ou pegar com esforço , e depois de pegar o funcionamento do motor seja inestavel , são sintomas de alguma vela estragada ou bobina, não sei , foi assim que aprendi.

Quanto custa na oficina analisar os gases do escape e a sonda lambda?

Se vais ficar com o carro, e visto ter esse fumito misterioso, troca logo as velas. Mete NGK recomendadas (consulta os sites oficiais da NGK para encontrar a vela correcta e saberes qual é. Caso contrário corres o risco de saires da loja de peças com a referência errada e/ou grau térmico errado).

Depois das velas trocadas logo vês se o fumito e cheiro a gasolina continua.

Digo com 95% de certezas, que ou é velas, ou cabos, ou bobine. Quanto tempo teve o carro parado? Faz revisão ao que te disse, vai ao auto-estrada dar uma esticadela, que isso cura tudo. lol
Dá noticias depois, e os consumos também vão melhorar.

Ele leva o carro ao mecânico, e pagas 95% das despesas se assim não for. Está bem assim?

Pode ser só o barulho de miolo solto, ponteira solta,..

Mas isso deve estar a beber óleo.

Tenho acompanhado teus post , e estou a ver que tens queda para a mecanica , considero a sua opinião importante ( opinião de mecanico )

Mas achas mesmo que esta a beber oleo ? porque ?

na tua opinião achas que poderia ser das velas ou mesmo a bobine ?

Obrigado.

Desde quando 1.100 rpm é um regime normal de ralenti num motor a gasolina de estrada, depois de quente? Os de rali podem estar programados para 1.500-2.000 rpm, mas não é o caso desse!

Já mudaste a sonda de temperatura da "água"?

Voltar
Superior