Fui baptizado!

Essa dos pais que não são casados baptizarem os filhos faz-me muita confusão.

Eles optaram contra a corrente típica religiosa e cultural do nosso país. Mas não deixam os filhos optar...

:confused:

Não sei porquê. EU não sou católico praticante mas a minha mulher é. Não somos casados pela igreja porque eu não quero. Mas ela quer baptizar os miúdos e o primeiro é já este ano. Porque é que não havia de o fazer?

Fui batizado com meses. Não tive escolha, portanto. Mas no resto dos rituais (catequese, 1ª comunhão) já tive voto na matéria, mesmo sendo criança, e recusei. A minha mãe, apesar de muito religiosa, nunca me impôs nada (excetuando o batismo).

Não sei porquê. EU não sou católico praticante mas a minha mulher é. Não somos casados pela igreja porque eu não quero. Mas ela quer baptizar os miúdos e o primeiro é já este ano. Porque é que não havia de o fazer?

O teu caso é interessante! Aliás o mesmo seria se praticasses uma religião diferente daquela da tua companheira. Estarias a ceder à opinião dela e a vida em comum é feita de cedências..

Mas repara, eu na frase que assinalaste referia-me a casais que nem casados são. Isso de acordo com a igreja é pecado...

Considero que de alguma forma é desrespeitar a própria religião e boa parte dos padres nem faz baptismos desta forma.

Eu não sou católico praticante (sou culturalmente porque nasci cá) e estou "junto" com a minha companheira. Não me passaria pela cabeça baptizar uma criança minha por uma questão de respeito para com a própria igreja em si e aquilo que ela professa. Talvez um dia a nossa igreja mude, mas até lá...

Isto a acrescentar à liberdade da criança.

Mas isso não é contradizente? Se dizes que ir à missa nao te diz nada, porque vais casar com missa? A tua fé e valores podem existir na mesma sem essas normas.

É que num baptizado os pais e padrinhos "prometem" que vão criar os filhos no conceito de igreja, levando os filhos à mssa, à catequese. Mas depois não é nada disto que eu vejo.

Eu não me vou casar com missa. Eu vou-me casar na igreja, sem missa. Acredito que para alguns isso possa parecer contraditório, mas a verdade é que a Igreja prevê esta situação e para mim, faz-me sentido. Eu desconheço o significado da maioria do ritual, talvez por isso não me identifique, mas agrada-me o conceito do meu casamento ser abençoado por uma entidade superior, na qual acredito. Não gosto do conceito de casamento = contrato (exclusivamente).

E não deveria ser também o teu filho a construir a fé dele?

E terá toda a liberdade para o fazer. Onde é que o facto de eu o baptizar o impede de seguir a via que quiser quando tiver poder de decisão? Eu apenas lhe estou a indicar um caminho possível quando o baptizo. Como lhe vou indicar outros caminhos ao longo da vida. Quando tiver 18 anos pode dizer livremente que não quer saber disso para nada e pronto, não se fala mais nisso. Sendo baptizado não vai ficar com uma marca no corpo a dizer que é baptizado.

Eu não me vou casar com missa. Eu vou-me casar na igreja, sem missa. Acredito que para alguns isso possa parecer contraditório, mas a verdade é que a Igreja prevê esta situação e para mim, faz-me sentido. Eu desconheço o significado da maioria do ritual, talvez por isso não me identifique, mas agrada-me o conceito do meu casamento ser abençoado por uma entidade superior, na qual acredito. Não gosto do conceito de casamento = contrato (exclusivamente).

Sinceramente acho que a tua posição é a de boa parte das pessoas que conheço. São católicos, têm fé mas não se revêm completamente nos rituais religiosos da nossa igreja.

De alguma forma sinto que a a tua opção até faz sentido (à primeira vista não me pareceu).

O teu caso é interessante! Aliás o mesmo seria se praticasses uma religião diferente daquela da tua companheira. Estarias a ceder à opinião dela e a vida em comum é feita de cedências..

Mas repara, eu na frase que assinalaste referia-me a casais que nem casados são. Isso de acordo com a igreja é pecado...

Considero que de alguma forma é desrespeitar a própria religião e boa parte dos padres nem faz baptismos desta forma.

Eu não sou católico praticante (sou culturalmente porque nasci cá) e estou "junto" com a minha companheira. Não me passaria pela cabeça baptizar uma criança minha por uma questão de respeito para com a própria igreja em si e aquilo que ela professa. Talvez um dia a nossa igreja mude, mas até lá...

Isto a acrescentar à liberdade da criança.

Então mas, e se for a criança que demonstre vontade de ser baptizada?

Eu sou ateu, a minha namorada é agnóstica, vivemos juntos há quase 10 anos... Um dia que tenhamos filhos o baptizado ser-lhe-á negado devido ao comportamento dos pais?

PS: Jamais influenciarei um filho a dirigir-se à igreja ou a afastar-se dela.

Então mas, e se for a criança que demonstre vontade de ser baptizada?

Eu sou ateu, a minha namorada é agnóstica, vivemos juntos há quase 10 anos... Um dia que tenhamos filhos o baptizado ser-lhe-á negado devido ao comportamento dos pais?

PS: Jamais influenciarei um filho a dirigir-se à igreja ou a afastar-se dela.

Não sou eu quem o diz, é a igreja!

Sexo fora do casamento é pecado. Até lhe dão um nome: fornicação. Ou estarei errado? E sem sexo, não é fácil fazer filhos (é possível!).

Eu não digo que concordo, mas se é essa a posição deles e se há padres que se recusam a baptizar crianças nesta situação, quem sou eu para os por em causa e para os desrespeitar?

Tenho ideia que a igreja em breve "abrirá" nestes conceitos, aliás o Papa tem feito um caminho extraordinário neste capitulo. Mas até lá... acho que até é uma questão de coerência.

PS: Também não iria influenciar um filho. É apenas uma questão hipotética.

Sexo fora do casamento é pecado. Até lhe dão um nome: fornicação. Ou estarei errado? E sem sexo, não é fácil fazer filhos (é possível!).

Eu não digo que concordo, mas se é essa a posição deles e se há padres que se recusam a baptizar crianças nesta situação, quem sou eu para os por em causa e para os desrespeitar?

Tenho ideia que a igreja em breve "abrirá" nestes conceitos, aliás o Papa tem feito um caminho extraordinário neste capitulo. Mas até lá... acho que até é uma questão de coerência.

Acho que a igreja continua demasiado "aberta" para umas coisas e demasiado fechada para outras. Mas pronto, ficou patente logo aos 6 anos de idade, que não tenho capacidade de abstracção para estas questões religiosas.

Não entendo como é que um ser humano que pretende fazer parte da igreja, não o pode fazer pelas opções dos pais. Da mesma forma, não entendo como é que celebram cerimónias (casamentos, baptizados, funerais...) de pessoas que não comparecem regularmente no local de culto.

acho é que as femnazis deviam ir para a igreja fazer uma manif a exigir o opção de sacerdócio.

Afinal não temos todos os mesmo direitos?

Fui baptizado ainda muito criança, pelo que não tive voto na matéria. Dito isto, nunca fui católico e é-me completamente indiferente.
Espero que todos se tenham divertido na festa, porque de significado para mim tem 0.

E terá toda a liberdade para o fazer. Onde é que o facto de eu o baptizar o impede de seguir a via que quiser quando tiver poder de decisão? Eu apenas lhe estou a indicar um caminho possível quando o baptizo. Como lhe vou indicar outros caminhos ao longo da vida. Quando tiver 18 anos pode dizer livremente que não quer saber disso para nada e pronto, não se fala mais nisso. Sendo baptizado não vai ficar com uma marca no corpo a dizer que é baptizado.

Liberdade? Mas tens noção do que é um baptismo? Ou a ideia é apenas fazer uma festa no dia, e depois cada um faça o que quiser?

Sou ateu baptizado à nascença e de primeira comunhão feita antes de ter cabeça que chegue para pensar por mim mesmo. Enquanto ateu, uma igreja é o mesmo que uma casa de uma pessoa qualquer, a hóstia é uma fatia de pão e a agua do baptismo H2O. Penso que qualquer pessoa que não acredite em determinada fé apenas veja os seus símbolos desta forma, ou assim deveria. Assim sendo, não me incomoda nada que me tenham lavado a cabeça em publico, nem ter comido um bocado de pão pela mão de outra pessoa, nem percebo porque havia de incomodar. Respeito as regras da igreja nas raras vezes que lá vou, assim como respeito as regras do ginásio, da sala de aula ou da casa de um amigo meu.
Por outro lado chateia-me bastante não ter aulas porque é o feriado do santo não sei das quantas, mas isso é outra historia.

Voltar
Superior