Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Essa dos pais que não são casados baptizarem os filhos faz-me muita confusão.
Eles optaram contra a corrente típica religiosa e cultural do nosso país. Mas não deixam os filhos optar...
![]()
Não sei porquê. EU não sou católico praticante mas a minha mulher é. Não somos casados pela igreja porque eu não quero. Mas ela quer baptizar os miúdos e o primeiro é já este ano. Porque é que não havia de o fazer?
Mas isso não é contradizente? Se dizes que ir à missa nao te diz nada, porque vais casar com missa? A tua fé e valores podem existir na mesma sem essas normas.
É que num baptizado os pais e padrinhos "prometem" que vão criar os filhos no conceito de igreja, levando os filhos à mssa, à catequese. Mas depois não é nada disto que eu vejo.
Os notários já se deslocam ao local onde se realiza o copo de água (que também costumam ter um lugar para o efeito).
E não deveria ser também o teu filho a construir a fé dele?
Eu não me vou casar com missa. Eu vou-me casar na igreja, sem missa. Acredito que para alguns isso possa parecer contraditório, mas a verdade é que a Igreja prevê esta situação e para mim, faz-me sentido. Eu desconheço o significado da maioria do ritual, talvez por isso não me identifique, mas agrada-me o conceito do meu casamento ser abençoado por uma entidade superior, na qual acredito. Não gosto do conceito de casamento = contrato (exclusivamente).
O teu caso é interessante! Aliás o mesmo seria se praticasses uma religião diferente daquela da tua companheira. Estarias a ceder à opinião dela e a vida em comum é feita de cedências..
Mas repara, eu na frase que assinalaste referia-me a casais que nem casados são. Isso de acordo com a igreja é pecado...
Considero que de alguma forma é desrespeitar a própria religião e boa parte dos padres nem faz baptismos desta forma.
Eu não sou católico praticante (sou culturalmente porque nasci cá) e estou "junto" com a minha companheira. Não me passaria pela cabeça baptizar uma criança minha por uma questão de respeito para com a própria igreja em si e aquilo que ela professa. Talvez um dia a nossa igreja mude, mas até lá...
Isto a acrescentar à liberdade da criança.
E uma igreja é mais bonita que um jardim de Primavera?
Os notários saem dos gabinetes, os padres é que é mais difícil saírem da igrejas...
Então mas, e se for a criança que demonstre vontade de ser baptizada?
Eu sou ateu, a minha namorada é agnóstica, vivemos juntos há quase 10 anos... Um dia que tenhamos filhos o baptizado ser-lhe-á negado devido ao comportamento dos pais?
PS: Jamais influenciarei um filho a dirigir-se à igreja ou a afastar-se dela.
Não sou eu quem o diz, é a igreja!
Sexo fora do casamento é pecado. Até lhe dão um nome: fornicação. Ou estarei errado? E sem sexo, não é fácil fazer filhos (é possível!).
Eu não digo que concordo, mas se é essa a posição deles e se há padres que se recusam a baptizar crianças nesta situação, quem sou eu para os por em causa e para os desrespeitar?
Tenho ideia que a igreja em breve "abrirá" nestes conceitos, aliás o Papa tem feito um caminho extraordinário neste capitulo. Mas até lá... acho que até é uma questão de coerência.
PS: Também não iria influenciar um filho. É apenas uma questão hipotética.
Não sou eu quem o diz, é a igreja!
Sexo fora do casamento é pecado. Até lhe dão um nome: fornicação. Ou estarei errado? E sem sexo, não é fácil fazer filhos (é possível!).
Eu não digo que concordo, mas se é essa a posição deles e se há padres que se recusam a baptizar crianças nesta situação, quem sou eu para os por em causa e para os desrespeitar?
Tenho ideia que a igreja em breve "abrirá" nestes conceitos, aliás o Papa tem feito um caminho extraordinário neste capitulo. Mas até lá... acho que até é uma questão de coerência.
PS: Também não iria influenciar um filho. É apenas uma questão hipotética.
E terá toda a liberdade para o fazer. Onde é que o facto de eu o baptizar o impede de seguir a via que quiser quando tiver poder de decisão? Eu apenas lhe estou a indicar um caminho possível quando o baptizo. Como lhe vou indicar outros caminhos ao longo da vida. Quando tiver 18 anos pode dizer livremente que não quer saber disso para nada e pronto, não se fala mais nisso. Sendo baptizado não vai ficar com uma marca no corpo a dizer que é baptizado.
Credo... Deus te perdoe pela tua atitude!Fui baptizado ainda muito criança, pelo que não tive voto na matéria. Dito isto, nunca fui católico e é-me completamente indiferente.
Espero que todos se tenham divertido na festa, porque de significado para mim tem 0.