Fui baptizado!

A maioria das pessoas são baptizadas por tradição....

Essa coisa de deixar o miudo crescer e depois ele decide, não faz muito sentido, mas também não deixa de fazer.

Eu fui baptizado em bebé e não estou zangado por ter sido....

Porque é que as viuvas antigas se vestem de preto para o resto da vida ? É claro que os sentimentos não estão na roupa, mas é tradição religiosa....não critico quem pratica isso.

Ou vocês, porque é que vão a funerais ?? Será que faz muito sentido ????

É tudo tradições....umas com mais lógica , outras com menos..

Porque é que se usa ferradura no carro para dar sorte ? também não é uma "crença" ? Lógica ??

eu fui mas nunca faria o mesmo ao meu filho. isto, principalmente, porque eu consto (mesmo que anonimamente, ou nao) nas estatisticas da igreja. quando a igreja catolica diz quantos membros lhe pertencem eu estou lá, apesar de ser ateu. penso que um filho meu gostaria de decidir por ele.

Pessoal, que têm a opinar sobre baptizar crianças?

Ver pais que não poem os pés numa missa há anos a baptizar os filhos causa-me espécie. Porque é que o fazem?

Última edição:
Não sei. A mim já me perguntaram quando é que baptizo o meu, e não acharam muita graça à resposta.

se a malta quer comer e beber à pala, que se case e que faça baptizados. Há minha pala é que não!

E tb me parece um bocado estúpido pais que não são casados ou casados apenas pelo civil, façam baptizados para inglês ver, com tudo o que têm direito, mas que no fundo vivem "em pecado aos olhos de Deus".

Também há questão das regras não serem iguais para todos, ou seja, há padres que baptizam crianças cujos pais não são casados pela igreja católica, outros não...

E quantas vezes já me perguntaram quem são os padrinhos do puto? [:D]

Edit: editei só para dizer que há também (e principalmente) a questão da vontade própria. Ele que escolha, um dia!

Essa dos pais que não são casados baptizarem os filhos faz-me muita confusão.

Eles optaram contra a corrente típica religiosa e cultural do nosso país. Mas não deixam os filhos optar...

:confused:

Pessoal, que têma opiunar sobre baptizar crianças?

Ver pais que não poem os pés numa missa há anos a baptizar os filhos causa-me espécie. Porque é que o fazem?

A mim faz-me sentido. As pessoas, como é o meu caso, podem não se identificar com os rituais e muitos dos valores da igreja católica. Mas tal não implica que não continuem a ser católicos e acreditar na existência de uma entidade superior. Eu vou-me casar pela igreja, tenciono batizar os meus filhos e não vou, nem tenciono ir com regularidade à missa. Não me diz nada. A minha fé sou eu que a construo e não aquela que me querem impor.

Eu partilho exactamente da tua opinião, Offgirl.

Mas por vezes vejo por aí tanta hipócrisia. Será pressão social? Os pais, av´so neste caso a pressionarem. Ou é apenas motivo para festa?

Eu sou totalmente contra baptizar as crianças. É vedar o poder de escolha logo quase à nascença. Eu fui baptizado quando era bebé e se não gostaria de ser baptizado porque sou contra todo e qualquer tipo de religião.

No meu caso, quando for pai, não existirá baptizado nenhum. Mais tarde caso ele(a) queira baptizar-se, poderá fazê-lo.

Essa dos pais que não são casados baptizarem os filhos faz-me muita confusão.

Eles optaram contra a corrente típica religiosa e cultural do nosso país. Mas não deixam os filhos optar...

:confused:

É na onda do "faz o que eu digo, não faças o que eu faço...!" :sh)

Mas que a festa é bonita, é! :sh)

Provavelmente para manter a tradição.

Os meus foram batizados...mas aceito que possa ser uma decisão a ser tomada pelos filhos quando entenderem.

Eu partilho exactamente da tua opinião, Offgirl.

Mas por vezes vejo por aí tanta hipócrisia. Será pressão social? Os pais, av´so neste caso a pressionarem. Ou é apenas motivo para festa?

A sociedade pressiona. Os pais e os avós, as tias, as amigas no trabalho... a festa também é fixe... para mim, é hipocrisia.
Mas haverá muitas outras razões, com certeza! :sh)

Já vi certos baptizados darem tanto trabalho como um casamento! A malta gosta da festa!

A mim faz-me sentido. As pessoas, como é o meu caso, podem não se identificar com os rituais e muitos dos valores da igreja católica. Mas tal não implica que não continuem a ser católicos e acreditar na existência de uma entidade superior. Eu vou-me casar pela igreja, tenciono batizar os meus filhos e não vou, nem tenciono ir com regularidade à missa. Não me diz nada. A minha fé sou eu que a construo e não aquela que me querem impor.

Mas isso não é contradizente? Se dizes que ir à missa nao te diz nada, porque vais casar com missa? A tua fé e valores podem existir na mesma sem essas normas.

É que num baptizado os pais e padrinhos "prometem" que vão criar os filhos no conceito de igreja, levando os filhos à mssa, à catequese. Mas depois não é nada disto que eu vejo.

E não deveria ser também o teu filho a construir a fé dele?

Eu fui baptizado com seis meses
Casei pela igreja, pq na realidade fica mais bonito, do que no notario, cheio de pastas da Ambar
A minha filha mais velha foi baptizada com um 1 ano
O meu filho mais novo, tem quase 6 anos e não foi baptizado
portanto, há para todos os gostos

Mesmo. E também a casarem-se.
"Ah e tal não sou de ir à missa, mas vou-me casar nesta capela"
A sério?:sh)

Mas a melhor é a moda actual, nos casamentos, a malta casar-se em igrejas/capelas mas sem missa. A cereja no topo do bolo: com distribuição da comunhão solene. Oi?:sh):sh):sh)

Eu fui logo baptizado, com poucos dias de nascido. Eu gosto assim e gostava de um dia, quando tivesse uma criança, baptiza-la também de criança.
Mas não tenho nada contra. Antigamente fazia-me alguma confusão, mas hoje em dia acho normal. Os tempos são outros :)

Última edição:
Casei pela igreja, pq na realidade fica mais bonito, do que no notario, cheio de pastas da Ambar

Os notários já se deslocam ao local onde se realiza o copo de água (que também costumam ter um lugar para o efeito).

E uma igreja é mais bonita que um jardim de Primavera?

Os notários saem dos gabinetes, os padres é que é mais difícil saírem da igrejas...

Voltar
Superior