Fiat Tipo 2016

O Linea não tem piores materiais que o G.Punto, utiliza os mesmos com vantagem para o Linea na montagem e nos bancos, já tive um G.Punto.[;)]

O interior do Tipo tem materiais bem bons para um low-cost, desde tablier com plásticos agradáveis e moles, construção bastante cuidada, bancos eléctricos, a/c auto etc.

Desculpa, mas não concordo, Joaobernardo. Está bem que o meu termo de comparação era um GP Mjet Sport de um colega, mas percebi bem a diferença dos plásticos, principalmente o revestimento das portas. Igualmente acho que a variedade de interiores dava um ar mais interessante ao GP. No Linea levavas preto/creme e preto/cinzento e tavas com sorte (mesmo que fossem os mesmos plásticos duros do GP).

Gif no El País on-line: só 11.000...

Tjvw1O.jpg

Podes não concordar, eu percebo, eu também tive um sport e senti a diferença, como já disse, os materiais são os mesmos no que diz respeito aos plásticos, só varia nas combinações, o pessoal que conheço com puntos prefere de longe os interiores do Linea, por ser diferente dos deles provavelmente. Agora, onde senti uma grande diferença foi na montagem. Plástico em redor do canhão, vidros frontais triangulares, airbag passageiro, tecidos dos bancos, plástico no topo de tablier onde fica o sensor do comando à distância, etc, tudo o que mencionei no punto tem falhas gritantes na montagem, algo que não tenho no Linea.

Agora, a qualidade que consideras melhor no punto em relação ao Linea pode ser da manutenção dos mesmos, uns interiores cuidados e outros menos cuidados, plásticos hidratados e conservados outros não, fazem toda a diferença.[;)]

Hoje foi dia de "esmifra", conduzi um Tipo. Vou ter como base de comparação o meu Linea.

O primeiro impacto exterior com o carro não notei muitas diferenças para Linea, alias, achei o Linea mais comprido e com a mesma largura, mas quando me aproximei mais, percebi claramente que o Tipo é mais "entroncado" que o Linea. Achei ao vivo mais bonito que nas fotos, linhas bastante harmoniosas e proporcionais.

Foi no interior que senti as maiores diferenças para o Linea, é sem dúvida mais espaçoso nos lugares dianteiros, os traseiros também não vi diferenças significativas. A construção, nada a apontar, pareceu-me bastante robusto, sem quaisquer barulho parasitas e com materiais agradáveis ao toque, principalmente no topo do tabiler.

O quadrante achei muito bom, o cb tem bastante informação e o ecrã apresenta um resolução muito boa. Já o rádio, muito "pequeno", um ecrã maior faz falta sem dúvidas.

Tem bancos com regulações eléctricas, coisa que o Linea não tem, tem uma boa pega no volante, falando no volante, existe um enorme upgrade na qualidade da pele aplicada no mesmo, duvido que volte a ganhar bolhas como os modelos mais antigos. Bancos envolventes com apoio qb, o tecido não achei grande coisa, considero o veludo do Linea mais agradável.

Nota positiva para as alcatifas e tecto, claramente com uma qualidade superior ao Linea.

O A/c não tem saída para os lugares traseiros, o Linea tem.

Falando da condução e do motor (1.6 M-jet 120cv). Muito agradável mesmo, insonorização bastante superior ao Linea, direção, apesar de electrica, é direta e precisa, leve em manobras e pesada qb em condução.

O motor, o ponto forte do carro, bastante forte e performante, claro que é melhor que o do Linea, mas a minha base de comparação é com um 1.6HDI 115cv de um C4 que conduzo regularmente e tenho a dizer que o M-jet é bastante mais forte que o HDI, anda mesmo bem o raio do carro.[kiss][kiss]
Gostei!
O porta bagagens é maior do que o do linea? E conforto? Qual achas que seja a maior diferença para o linea? Qualidade? Já que são tão parecidos a maior diferença há de fazer diferença!

Estás a generalizar. Posso tirar umas fotos do meu (07/2009) para apontares tais falhas.Já referi várias vezes que há diferenças entre os GPunto até meados de 2008 e os pós meados desse mesmo ano!!
Exemplo: os porta luvas nos últimos GPunto ficaram impecáveis. Nos anteriores e no linea têm folga evidente mesmo fechado, no canto superior esquerdo! ;)

Coloco este excerto de um teste da revista autohoje e respectivo link, para os mais teimosos:

"Obviamente que a Fiat não opera milagres e, para oferecer tanto carro por tão pouco dinheiro, tinha de poupar em alguma coisa. Construído na Turquia e utilizando a plataforma e os órgãos mecânicos do Grand Punto, o Linea não é um exemplo a seguir na qualidade geral. Ainda assim, as impressões deixadas na apresentação parecem ter sido tidas em consideração e, de lá para cá, a evolução neste campo deixa-o mais próximo do patamar qualitativo do Punto que lhe está na génese.
O mesmo se passa com a dinâmica do pequeno grande italiano. Se, na apresentação, tínhamos ficado com uma impressão menos positiva da relação conforto/comportamento, agora essa percepção esbateu-se. Obviamente que o conforto foi valorizado em detrimento da agilidade ou do comportamento, mas ninguém esperaria outra coisa de uma proposta de cariz familiar. As suspensões são brandas, o controlo dos movimentos da carroçaria não é dos melhores e os limites surgem cedo, mas tudo se passa sem qualquer reacção abrupta e sempre com uma grande dose de previsibilidade.

​

O motor 1.3 de 90 cv mantém os atributos, e os defeitos, que lhe reconhecemos em outros produtos do universo Fiat e Opel. Os consumos são contidos, mas continua a pecar pela pouco linearidade na entrega de potência (antes das 1800 rpm é muito apático) e, no caso do Linea, não se faz rogado na altura de se fazer ouvir. A caixa manual de cinco velocidades também não está isenta de críticas, mostrando-se renitente e pouco precisa."

http://www.autohoje.com/index.php/testes/testes-auto/item/72468-fiat-linea-1-3-multijet-emotion-90cv

Deixo ainda este comparativo...bastante positivo para o Linea, parece-me...

http://www.autohoje.com/index.php/testes/comparativos/item/72569-fiat-linea-1-3-multijet-90cv-peugeot-207-sw-1-6-hdi-90-suzuki-sx4-1-6-ddis

Última edição:
Gostei!
O porta bagagens é maior do que o do linea? E conforto? Qual achas que seja a maior diferença para o linea? Qualidade? Já que são tão parecidos a maior diferença há de fazer diferença!

A bagageira é maior, 500l vs 520, o acesso há mesma também é melhor no Tipo, tem uma entrada mais ampla e larga.

O conforto é muito melhor que o Linea, suspenção filtra muito bem e depois.....algo que dou muita atenção, insonorização, está muito boa no Tipo, só se dá conta do motor com os vidros abertos e em rotações elevadas.

Em qualidade, o Tipo é muito superior, a qualidade dos materiais salta logo à vista.[;)]

A bagageira é maior, 500l vs 520, o acesso há mesma também é melhor no Tipo, tem uma entrada mais ampla e larga.

O conforto é muito melhor que o Linea, suspenção filtra muito bem e depois.....algo que dou muita atenção, insonorização, está muito boa no Tipo, só se dá conta do motor com os vidros abertos e em rotações elevadas.

Em qualidade, o Tipo é muito superior, a qualidade dos materiais salta logo à vista.[;)]
Obrigado.
Também estou a gostar do que vou lendo do tipo.

O material do tablier do Tipo é mole?

Hoje foi dia de "esmifra", conduzi um Tipo. Vou ter como base de comparação o meu Linea.

O primeiro impacto exterior com o carro não notei muitas diferenças para Linea, alias, achei o Linea mais comprido e com a mesma largura, mas quando me aproximei mais, percebi claramente que o Tipo é mais "entroncado" que o Linea. Achei ao vivo mais bonito que nas fotos, linhas bastante harmoniosas e proporcionais.

Foi no interior que senti as maiores diferenças para o Linea, é sem dúvida mais espaçoso nos lugares dianteiros, os traseiros também não vi diferenças significativas. A construção, nada a apontar, pareceu-me bastante robusto, sem quaisquer barulho parasitas e com materiais agradáveis ao toque, principalmente no topo do tabiler.

O quadrante achei muito bom, o cb tem bastante informação e o ecrã apresenta um resolução muito boa. Já o rádio, muito "pequeno", um ecrã maior faz falta sem dúvidas.

Tem bancos com regulações eléctricas, coisa que o Linea não tem, tem uma boa pega no volante, falando no volante, existe um enorme upgrade na qualidade da pele aplicada no mesmo, duvido que volte a ganhar bolhas como os modelos mais antigos. Bancos envolventes com apoio qb, o tecido não achei grande coisa, considero o veludo do Linea mais agradável.

Nota positiva para as alcatifas e tecto, claramente com uma qualidade superior ao Linea.

O A/c não tem saída para os lugares traseiros, o Linea tem.

Falando da condução e do motor (1.6 M-jet 120cv). Muito agradável mesmo, insonorização bastante superior ao Linea, direção, apesar de electrica, é direta e precisa, leve em manobras e pesada qb em condução.

O motor, o ponto forte do carro, bastante forte e performante, claro que é melhor que o do Linea, mas a minha base de comparação é com um 1.6HDI 115cv de um C4 que conduzo regularmente e tenho a dizer que o M-jet é bastante mais forte que o HDI, anda mesmo bem o raio do carro.[kiss][kiss]

Fiquei bastante interessado em testar o Tipo. Já está disponível nos concessionários?

Voltar
Superior