Fiat Tipo 2016

tipohatch.gif

Adoro o raio do carro..

Óptima análise, o carro está muito bem conseguido e com óptimos pormenores de funcionalidade e interacção com os sistemas de informação no interior. Tendo em conta que até do Astra dizem que tirando no topo do tablier com forro molo, o resto do plástico são só plásticos durinhos este até nem fica muito atrás.
Pelo preço, arruma completamente com a concorrência low-cost e fica muito próximo da competição generalista.

Última edição:
Acredita... Acho que se disponibilizassem mais duas ou três variações de motores (um 1.0 turbo, um 1.6Mj mais potente e uma versão desportiva), mais opções nos estofos (deviam oferecer uma versão de equipamento com estofos em pele) e uma opção de infotainment maior tinham aqui algo perfeitamente alinhado com a concorrência generalista e não só low-cost. Mas isso se calhar já pesava demais nas contas.

O carro parece-me estar 5 estrelas em questões como o espaço.
Depois a sua apresentação parece estar muito boa para a gama de preços.

Onde o carro parece sem dúvida ser muito "curto" e aqui sim a ganhar muitos custos é na "quase inexistência" de opcionais e configurações.
Componentes estruturais, etc.
Mesmo o número de cores é limitado.
Claro que no passado a FIAT não era assim, com o Uno a ter +30 cores, quadrantes diferentes só eram 20 (Europa), 25 no Y10 [:D]

O Ponto mais criticado por aqui é o "rádio" pequeno.
Ora bem, eu acho três coisas:
1- Podia ser maior;
2- Podia ser maior e depois os 500, 500 L (gama emocional) usam o mesmo rádio, ficavam como perante o Tipo (gama racional)?
3- A esmagadora maioria das pessoas que vai ter um Tipo, NUNCA tiveram um rádio "touch". Um rádio onde possam com o dedo no monitor escolher coisas.

Onde o carro parece sem dúvida ser muito "curto" e aqui sim a ganhar muitos custos é na "quase inexistência" de opcionais e configurações.
Claro que no passado a FIAT não era assim, com o Uno a ter +30 cores, quadrantes diferentes só eram 20 (Europa), 25 no Y10 [:D]

1- Podia ser maior;
2- Podia ser maior e depois os 500, 500 L (gama emocional) usam o mesmo rádio, ficavam como perante o Tipo (gama racional)?
3- A esmagadora maioria das pessoas que vai ter um Tipo, NUNCA tiveram um rádio "touch". Um rádio onde possam com o dedo no monitor escolher coisas.

Uma pessoa que se decide entre dois carros pelo tamanho do ecrã do rádio é uma pessoa que nunca vai comprar um Tipo de qq forma, vai querer algo "vistoso".

Acredita... Acho que se disponibilizassem mais duas ou três variações de motores (um 1.0 turbo, um 1.6Mj mais potente e uma versão desportiva), mais opções nos estofos (deviam oferecer uma versão de equipamento com estofos em pele) e uma opção de infotainment maior tinham aqui algo perfeitamente alinhado com a concorrência generalista e não só low-cost. Mas isso se calhar já pesava demais nas contas.

Hum... não me parece que o carro vá por ai.
O 1600 120cv já me parece uma proposta mais do que capaz para o veículo e para satisfazer as necessidades de quem por ele optar.
Mais desportivo?
Hum... talvez depois nos seus mercados de eleição com um 2000/TC?
Mas depois é preciso ir ás suspensões, travões, etc.
Pela Europa Ocidental não me parece.

Estou com um feeling que este carro vai ser um sucesso.

Acho que por exemplo em Espanha vai fazer figura.

Resta saber se a FIAT tem uma ideia em condições para colocar o carro em dois grandes "mercados": Táxis e Polícias.
Parece-me um carro mais do que adequado.

Para as polícias normalmente os governos escolhem construtores com fábricas nos países, e a FIAT como por aqui não tem fábricas é complicado.

Mas para os taxistas tenho a certeza que irá vender bem. É o carro ideal para esse objectivo. Agora a FIAT tem de criar um serviço específico para taxistas como a Citroen, a Skoda e a Dacia têm.

Concordo totalmente contigo. Mas acho que o carro saiu tão bem conseguido que para estar ao nível da concorrência generalista e não low-cost só lhe faltavam mesmo mais uns opcionais e mais um ou dois motores. Porque de resto está perfeitamente competitivo. É mais uma questão de gosto pessoal do que uma crítica.
E concordo que quem escolhe o Tipo não vai deixar de o escolher por causa do ecrã, mas como opcional num nível de equipamento mais caro ou num "pack" até fazia sentido.

Quanto aos modelos emocionais terem esse ecrã maior a coisa resolvia-se de forma simples: era dar-lhe a opção de terem um ainda maior! [:D]
Aliás aposto que este ano ainda vamos ver o novo uConnect nestes modelos.

Última edição:
O carro parece também ser bastante robusto.
O que é importante pois apesar de os FIAT já serem FWD faz bastante tempo, ainda chegaram perto dos nossos dias FIAT's e derivados RWD, conhecidos pela sua robustez assinalável.

A linhagem 1100-1500 e depois 124-131 são reconhecidas pela sua robustez.
Derivados Lada e Murat [:cool:]

A nível da Europa Ocidental, a FIAT no início dos anos 80 acabou com os RWD, assim como a Peugeot.
Será que fizeram bem?
A BMW "aguentou-se" sendo RWD :rolleyes:
https://www.facebook.com/lemondedesavengers/videos/975047189229294/

1- Podia ser maior;

Quase que concordo, há aí ponto que não corresponde à realidade actual da FIAT.

Um Tipo maior implica automaticamente investimento na plataforma (e como vai haver carrinha apresentada), é coisa desnecessária, reparar que o carro é para mercado de economia emergente no espaço eurasiático, começa a ter poder de compra a par de exigência, o carro responde bem a isto, excede-o.

É a valia do desenho, uso de tecnologia em quantidade correcta, que faz do Tipo um sucesso (vai rivalizar com o C-Elysée em praça de táxi), carroçaria.

O ecrã táctil já começa a ser realidade em mercado como Turco, Indiano e/ou Norte de África em compacto familiar.

A mecânica TwinAir não estar presente só o vejo como inicialmente o carro não estar preparado (projecto), para venda na Europa Ocidental.

Quase que concordo, há aí ponto que não corresponde à realidade actual da FIAT.

Um Tipo maior implica automaticamente investimento na plataforma (e como vai haver carrinha apresentada), é coisa desnecessária,

Oh Turbo, o meu "podia ser maior" é relativo ao rádio apenas [:D]
4,50 m chega!
Mas depois até dou mais dois pontos a dizer porque não deve ser.
(A não ser que os outros modelos comecem a levar outro rádio)

Para as polícias normalmente os governos escolhem construtores com fábricas nos países, e a FIAT como por aqui não tem fábricas é complicado.

Mas para os taxistas tenho a certeza que irá vender bem. É o carro ideal para esse objectivo. Agora a FIAT tem de criar um serviço específico para taxistas como a Citroen, a Skoda e a Dacia têm.

A Fiat cá não é representada pela SIVA, logo o Vasquinho não deixa

Confirmei na Fiat que a versão hatch e sw vão sair com um ecrã 6.5", e com mais combinações nos tecidos e pele nos bancos.[;)]

E também com luzes diurnas em led.:)

Última edição:
Voltar
Superior