Ferias Marrocos

Estão a pintar um cenário muito negro. :(

Se, logo à partida, vão com esse pensamento negativo que os nativos são chatos, com receio de se exporem numa situação perigosa, de trocar a mulher por camelos [:D] etc. então se calhar é melhor irem para "Albufeira" que é tudo muito mai' lindo e mai' bónito. [:D]

Se vão para Marrocos - África (temos Marrocos em Tavira[:D]), convém interiorizar que a realidade lá é diferente da realidade cá.
Se não contam com isso, aí sim, podem ficar assustados.

Estive em Marrocos sozinho (de mota), tive uma experiência extraordinária e, apesar de ser pouco viajado, foi o povo que mais me marcou, pela POSITIVA, até hoje.

Muito, muito resumidamente, vou explicar porquê:

Tive uma avaria grave na minha mota no meio do "nada".
Muitas aventuras e desventuras depois, cheguei a Casablanca.
Os nativos recomendaram-me uma oficina nos subúrbios e basicamente deram a entender o seguinte:
"Se a oficina estiver aberta, porreiro, estás safo. Se estiver fechada, pira-te rapidamente porque a zona não é muito aconselhável a forasteiros". [:D]
Fui.
Um dos nativos ajudou-me a empurrar a mota por ~3 Km (a mota não andava pelos próprios meios).
Na oficina fui bem recebido e comprometeram-se a reparar a avaria.
Estive lá 3 dias.
Durante esse tempo aconteceram muitas coisas que me marcaram:
Levaram-me a almoçar com eles. Não me deixaram pagar.
A oficina era uma espécie de centro de convívio, toda a gente aparecia lá para mandar uns bitaites enquanto se bebia chá, laranjada e mais, que também não me deixavam pagar.
Fui excepcionalmente bem tratado por todos.
Levaram-me a jantar com eles. Não me deixaram pagar.
No último dia, depois da finalizarem a reparação, prepararam um almoço de despedida.
Momentos antes de partir, quando perguntei qual era o valor a pagar pelo trabalho que fizeram na minha mota a resposta foi: Nada, não nos deves nada.
Não tive palavras para agradecer.

Como curiosidade, deixo uma foto do tal almoço de despedida, na própria oficina [:D]:

Por isso, na minha opinião, levar o espírito aberto e não ir "pré-formatado" é meio caminho para aproveitar melhor o País e as pessoas.
O ditado "Em Roma sê Romano" aplica-se na perfeição a Marrocos também. [:cool:]

Boas férias.

Esse espirito de ajuda e altruísmo foi exactamente o oposto do que encontrei num outro país do Norte de África, no caso o Egipto. Onde quer que fosse o objectivo deles era extorquir-me dinheiro, enganar-me nos trocos do taxi, vender gato por lebre, etc....[:cool:][:D] Não sei se poderá ter a ver com o facto de esses que te ajudaram serem touaregues ou descendentes e aqueles com quem contactei no egipcio arraçados de árabes, mas o que é certo é que fiquei com uma aversão ao Magrebe.

Outra coisa que notei e me desagradou profundamente foi no Hotel onde fiquei, por sinal bom e caro, a cara trocista e até cínica de muitos dos empregados quando contactavem contigo. (comportamento diametralmente oposto de um dos meus destinos de eleição, o Sudoeste Asiático)

Sendo verdade, no entanto, que eu não tenho grande espirito de aventura, não gosto de me sentir inseguro ou que não controlo as situações e que portanto sou naturalmente avesso a ambientes onde estou constantemente a ser abordado, 99,9% das vezes para ser enganado.

Última edição:
Quando estou sozinho gosto de um espírito mais aventureiro.

O problema é que vou acompanhado pela maria, e já não sei, face ao que li, se terá sido uma boa escolha como destino.

Vamos ver. Depois faço um report.

Quanto ao dinheiro, vale mais levar pouco. Ainda me roubam :sh).

Talvez uns 500euros devem chegar pelas vossas directrizes. Se faltar, encontram-se ATM´s com facilidade?
(Só tenho cartões de débito, BES e CGD, funcionam lá? Ou tem de ser Crédito? Não sei onde fui buscar isto, mas como para pagamentos online so aceitam crédito na maioria das vezes)

Quanto ao dinheiro, vale mais levar pouco. Ainda me roubam :sh).

Talvez uns 500euros devem chegar pelas vossas directrizes. Se faltar, encontram-se ATM´s com facilidade?
(Só tenho cartões de débito, BES e CGD, funcionam lá? Ou tem de ser Crédito? Não sei onde fui buscar isto, mas como para pagamentos online so aceitam crédito na maioria das vezes)

ATM's não são assim tão comuns, mas na zona de Saidia até deves ter mais facilidade.
Cartões de débito devem funcionar, mas nunca fiando devias ter os dois.

ATM's não são assim tão comuns

Pois não. Eu cheguei a meter-me numa AE só com euros no bolso, quando percebi que lá os portageiros só aceitam dirhams e mais nada (nem cartões) caiu-me tudo. Vá lá que numa área de serviço um fulano da oficina trocou-me o dinheiro com um sorriso nos lábios, e bem percebi porquê, digamos que foi com um câmbio muito favorável para ele.:sh)

Quando estou sozinho gosto de um espírito mais aventureiro.

O problema é que vou acompanhado pela maria, e já não sei, face ao que li, se terá sido uma boa escolha como destino.

Vamos ver. Depois faço um report.

Se procurares no forum portal das viagens e Saidia vais encontrar muita informação e quase uma guerra civil de informações... tal são os opostos de opiniões que encontras sobre o destino consoante o pessoal que foi para lá.
Embora acho que desde que o destino abriu as coisas melhoraram imenso.

Eu tenho um amigo que foi e gostou bastante e não teve qualquer tipo de problema, falou unicamente da inexperiência dos funcionários.
Acho que é um destino que actualmente não tem nada de aventureiro, são acho 3 hoteis com praia algures no meio do nada, e se quiseres fazes um tour que também não tem nada de especial.

Vou tentar arranjar um cartao de credito, pelo sim, pelo nao.

Obrigado a todos pelas disponibilidade e partilha.

Estou com um pouco de receio do que vou encotrar, ainda por cima a minha rapariga tem intolerancia ao gluten( do hotel disseram que estava tudo ok).

Vamos ver

Consegui sair viva da medina de Fes ([:D]), mas foi das experiências mais traumatizantes da minha vida! :sh)
(Agora até consigo achar piada ao que se passou...)

Não conheço Saidia, mas deve ter ATMs e lá o cartão de débito funciona. Nunca usei o de crédito para levantar dinheiro...

EM pagamentos, já me aconteceu o de débito funcionar um dia, e passadas duas semanas, no mesmo sítio já não funcionou e tive de usar o de crédito. Com o TI, penso que 500 euros chega perfeitamente.

Dos reports que li sobre Marrocos e especificamente Saidia, conclui que este destino nao é para mim.. Gosto de aventura mas qdo vou acompanhado quero e gosto de me sentir seguro.. E o assedio que é feito a turistas nao iria gostar. Tb me parece que as condições do hotel deixam um bocado a desejar..

Boa sorte e deixa report de como correu que tenho uns colegas que vão tb para o mesmo hotel que tu pela Abreu.

OLá!

Depois coloco um report com fotos.
Em principio dia 10, já vos devo escrever de lá. Com boas noticias, espero. :sh)

Esses teus colegas vão na mesma semana?

Nao cabr tudo na mala comcodigo:sh)
Vou levar uma maior mas que nao tem codigo nem nada. Acham que devo por uma tranca ou assim?

Voltar
Superior