Ferias Marrocos

Digamos também, que comer fora não é para toda a gente :)

Eu gosto de comer nos mesmo lugares que os marroquinos, tajines de rua, brochetes (espetadas) carne de borrego (ou de camelo) cortada na hora, de uma peça que está pendurada na rua e cheia de moscas :)

Até hoje, nunca tive problemas intestinais (e já fui lá 5 vezes). Se calhar tenho sorte ou um estómago de ferro.

A maneira como tu e eu conhecemos Marrocos e arredores é a única que para mim me faz sentido. Se for para ir para o ressort, passear nas cidades, acho que há destinos mais interessantes. Se bem que sou fascinado por Marrakesh. Foi uma cidade que me marcou logo muito quando la fui a 1ª vez em 99.
Marrocos, e África no geral não é para todos e só faz sentido conhecer se formos conhecer a cultura respeitando os costumes. Eu adoro viajar por Africa e só interrompi temporariamente porque agora é preciso mais tempo para recuperar dos investimentos fortes que se fazem a realizar estas viagens. Mas mais um anos ou dois e será Namibe!

viajar para africa...para resorts, com seguranças, policias, em grupos, com excursões e tours turisticos....não sei, mas ia-me sentir como gado.

talvez, não sei...

só estou a comentar que é o tipo de turismo que não aprecio...para mim viajar é participar numa aventura.

se é demasiado perigoso e não me sentir a vontade num local, prefiro não ir...do que ter que viajar em carros blindados e ficar num hotel com vidro a prova de bala.
só falta sair a rua para tirar umas fotos com escolta policial e uma cortina de vidro para os locais não se aproximarem...ou se calhar não falta.

Normalmente não são perigosos. São é chatos :) Vais dizendo que não, sem lhes ligar muito, continuando a olhar para a rua, etc e eles acabm por desistir.

Na maior parte sim, mas também tive um stress com um marroquino em Asilah por causa da porcaria de um cigarro. Dei-lhe um, não lhe quis dar um segundo e a coisa ia correndo mal para um dos lados, provavelmente o dele primeiro e mais tarde o meu. São o povo mais chato do mundo.

Marrocos, e África no geral não é para todos

Pode fechar. Para mim não é de certeza, gosto muito das paisagens, aprecio as culturas, sinto até fascínio por aquilo mas não tenho paciência para aquela gente.

Dia 10, devo estar a escrever novidades [:D]

Vamos ver o que sai dali...Preciso de descansar, conhecer novos mundos, e Saidia foi uma oferta com preço interessante que surgiu.
Não conheço o norte de África, e parte do objectivo e conhecer ali a zona num raio de 100 ou 200km.

Já que em Agosto vou fazer o que realmente quero. Uma Road pela Europa. Objectivo ir a Itália e vir. (coitado do Jazz[:D]).
Se alguém tiver interessado, que avise! [:cool:]

Uma questão que não vi esclarecida... Tenho TI no Resort. Mas que dinheiro devo levar á parte? 1000, 2000? 3000?:confused:

No resort apesar de ser TI havia certas bebidas que não estavam incluidas, se fores a alguma cidade e quiseres comprar alguma coisa ou pagas em euro e dão-te dirhams ou fazes como eu fiz levantei lá num atm, para ir à cidade paguei ao gajo do tour em euros.
Na marina tinha lá umas esplanadas aí tb paguei em euros e recebi em dirhams.
Na praia para andar de mota de àgua tb paguei em €, 1000 dirhams são 210€ se achas que vais fazer muitas compras se calhar é melhor levar dirhams senão.....

Última edição:
Dia 10, devo estar a escrever novidades [:D]

Vamos ver o que sai dali...Preciso de descansar, conhecer novos mundos, e Saidia foi uma oferta com preço interessante que surgiu.
Não conheço o norte de África, e parte do objectivo e conhecer ali a zona num raio de 100 ou 200km.

Já que em Agosto vou fazer o que realmente quero. Uma Road pela Europa. Objectivo ir a Itália e vir. (coitado do Jazz[:D]).
Se alguém tiver interessado, que avise! [:cool:]

Não sei quantas pessoas são nem quantos dias, mas leva uns 400 euros em dinheiro e trocas metade num banco quando chegares... Se vires que precisas de mais, trocas o resto.

Um colega meu esteve lá no ano passado, se não estou em erro. Disse-me que fez uma excursão a Fez (a cidade vale a pena a visita), mas que a viagem é muito cansativa. Tens que te levantar muito cedo e são algumas horas de autocarro.

(...)
Na praia para andar de mota de àgua tb paguei em €, 1000 dirhams são 210€ se achas que vais fazer muitas compras se calhar é melhor levar dirhams senão.....

1000 dirhams são 90 euros, mais coisa menos coisa... Normalmente o câmbio é de 1€ = 11MAD. Eu costumo fazer 1 € = 10 MAD para facilitar as contas :)

Se trocares numa casa de cambio no aeroporto tens de guardar o papel para podes trocar de volta no final da viagem o que sobrar, sem o papel não aceitam trocas.

Estão a pintar um cenário muito negro. :(

Se, logo à partida, vão com esse pensamento negativo que os nativos são chatos, com receio de se exporem numa situação perigosa, de trocar a mulher por camelos [:D] etc. então se calhar é melhor irem para "Albufeira" que é tudo muito mai' lindo e mai' bónito. [:D]

Se vão para Marrocos - África (temos Marrocos em Tavira[:D]), convém interiorizar que a realidade lá é diferente da realidade cá.
Se não contam com isso, aí sim, podem ficar assustados.

Estive em Marrocos sozinho (de mota), tive uma experiência extraordinária e, apesar de ser pouco viajado, foi o povo que mais me marcou, pela POSITIVA, até hoje.

Muito, muito resumidamente, vou explicar porquê:

Tive uma avaria grave na minha mota no meio do "nada".
Muitas aventuras e desventuras depois, cheguei a Casablanca.
Os nativos recomendaram-me uma oficina nos subúrbios e basicamente deram a entender o seguinte:
"Se a oficina estiver aberta, porreiro, estás safo. Se estiver fechada, pira-te rapidamente porque a zona não é muito aconselhável a forasteiros". [:D]
Fui.
Um dos nativos ajudou-me a empurrar a mota por ~3 Km (a mota não andava pelos próprios meios).
Na oficina fui bem recebido e comprometeram-se a reparar a avaria.
Estive lá 3 dias.
Durante esse tempo aconteceram muitas coisas que me marcaram:
Levaram-me a almoçar com eles. Não me deixaram pagar.
A oficina era uma espécie de centro de convívio, toda a gente aparecia lá para mandar uns bitaites enquanto se bebia chá, laranjada e mais, que também não me deixavam pagar.
Fui excepcionalmente bem tratado por todos.
Levaram-me a jantar com eles. Não me deixaram pagar.
No último dia, depois da finalizarem a reparação, prepararam um almoço de despedida.
Momentos antes de partir, quando perguntei qual era o valor a pagar pelo trabalho que fizeram na minha mota a resposta foi: Nada, não nos deves nada.
Não tive palavras para agradecer.

Como curiosidade, deixo uma foto do tal almoço de despedida, na própria oficina [:D]:

sam0212l.jpg

Por isso, na minha opinião, levar o espírito aberto e não ir "pré-formatado" é meio caminho para aproveitar melhor o País e as pessoas.
O ditado "Em Roma sê Romano" aplica-se na perfeição a Marrocos também. [:cool:]

Boas férias.

Agent, isso tudo que dizes é verdade, mas para turistas de hotel, em zonas turísticas, que andam na rua despreocupadamente só com uma mochilinha e de máquina fotográfica, eles normalmente são chatos...

Eu adoro Marrocos e também acho que são um povo espectacular, mas normalmente ando longe dos grandes centros.

Colocando as coisas de outra forma: Se tu te dirigires a eles, normalmente são muito prestáveis e ajudam. Se são eles a se dirigirem a ti, normalmente são chatos :)

Última edição:
Agent, isso tudo que dizes é verdade, mas para turistas de hote, em zonas turísticas, que andam na rua despreocupadamente só com uma mochilinha e de máquina fotográfica, eles normalmente são chatos...

Eu adoro Marrocos e também acho que são um povo espectacular, mas normalmente ando longe dos grandes centros.

Tb passei por isso no centro de Casablanca mas esta tua dica é a chave:

Vais dizendo que não, sem lhes ligar muito, continuando a olhar para a rua, etc e eles acabm por desistir.

Uma fotos que tirei na minha Viagem:

O Choque de Culturas em Fez:

image5lu.jpg

Os curtumes de Chouara em Fez:

image4wva.jpg

A atravessar o Atlas:

image3cdm.jpg

O Fim de dia no Deserto, Erg Chebbi:

image1ewy.jpg

O Amanhecer no Erg Chebbi:

image2qbf.jpg

E por fim, a praça Jemma El Fna em Marraquexe:

imagetqdj.jpg

Isto é Marrocos, infelizmente em Saidia não deverás ver nada disto.

Estão a pintar um cenário muito negro. :(

(...)

A ideia que tenho é que o marroquino comum é boa gente. Pelos relatos que ouço, reforçados agora pelo teu, se precisares de alguma coisa em Marrocos estás em casa, só não dão o que não puderem. O problema é mesmo a caça ao turista que alguns marroquinos fazem, e acredita-me, esses alguns poucos são os suficientes para arruinarem umas férias.

Agent, isso tudo que dizes é verdade, mas para turistas de hotel, em zonas turísticas, que andam na rua despreocupadamente só com uma mochilinha e de máquina fotográfica, eles normalmente são chatos...

Colocando as coisas de outra forma: Se tu te dirigires a eles, normalmente são muito prestáveis e ajudam. Se são eles a se dirigirem a ti, normalmente são chatos :)

Tal e qual, é isto de forma resumida.

Eu em Fez fui perseguido por motards que faziam círculos em volta do meu carro, coisa de filme mesmo. Caguei-me todo de medo. Depois não podia tirar um pé do hotel que estavam sempre os mesmos à minha espera, para servirem de guias, para vender droga, para arranjar alojamento, para nos levarem aos melhores restaurantes, para dizer que a namorada era bonita, era todos os dias a todas as horas, Marraquexe a mesma coisa, fdx[8b]

Voltar
Superior