F1 - 2013

Para ti nada conta.

Só conta que o Massa ficou à frente do Alonso ... Mesmo que isso implique que o Alonso não tenha acabado.

Não percebo porque dizes que para mim nada conta. Para mim tudo conta por isso não me restrinjo às estatísticas.

Mas o Alonso não terminou porquê? Porque errou, mas mesmo só andando duas voltas consegue ser melhor que o Massa. Como diria um brasileiro; vocês são hilários. (É claro que teve um melhor arranque e que esteve à frente do Massa enquanto correu, ninguém está a pôr isso em causa.)

Mas pronto, vocês acham que o Massa é um piloto medíocre e que o Alonso é o melhor do mundo. Estão no vosso direito.

Por mim podem esperar sentados por um Alonso campeão na Ferrari.

Coincidência das coincidências duas delas foram no final da época, que de resto andou a testar peças para o menino. Podem-lhe chamar teoria da conspiração se quiserem mas é a minha firme convicção. Provavelmente a excelente recuperação do Ferrari e do Alonso até é responsabilidade do Massa. Mas essas coisas não saem cá para fora.

E o que eu disse foi que se o Massa, sem estar a 100%, consegue bater o Alonso, o que faria se estivesse a 100%. Não estava a comparar o total dos resultados, mas pronto. Vocês é que dizem que ele não está a 100%, não eu. Eu acho que está mas a equipa não o deixa fazer mais. Não o deixando, é óbvio que as estatísticas vão sempre beneficiar o Alonso!

Mas o Massa bateu o Alonso onde?

Eu não sei se o Massa está a 100% ou não. A verdade é que, desde que está na Ferrari, só conseguiu ser melhor do que os seus colegas de equipa uma vez: em 2008. De resto, foi sempre batido, quer pelo Schumacher, quer pelo Raikonnen, quer pelo Alonso.

Será que o Massa é realmente um coitadinho injustiçado ou será que de facto acaba por no decorrer das épocas, ser relegado para segundo piloto, porque efectivamente se mostra quase sempre mais lento do que os seus colegas de equipa?

Em 2007 ele começou em igualdade com o Raikonnen, e acabou o ano como segundo piloto, porque estava fora do título.
Já em 2008 aconteceu o inverso, o segundo piloto no fim era o Raikonnen.

Quando o Alonso chegou à Ferrari a política manteve-se. O Massa teve a sua oportunidade para lutar pelo lugar de primeiro piloto...só que foi batido pelo Alonso. De resto, em 3 anos de Ferrari, o Alonso foi sempre melhor do que o Massa. Assim sendo, é natural que nesta altura o estatuto do Alonso na Ferrari seja muito diferente do do brasileiro.

Mas o Massa bateu o Alonso onde?

Eu não sei se o Massa está a 100% ou não. A verdade é que, desde que está na Ferrari, só conseguiu ser melhor do que os seus colegas de equipa uma vez: em 2008. De resto, foi sempre batido, quer pelo Schumacher, quer pelo Raikonnen, quer pelo Alonso.

Será que o Massa é realmente um coitadinho injustiçado ou será que de facto acaba por no decorrer das épocas, ser relegado para segundo piloto, porque efectivamente se mostra quase sempre mais lento do que os seus colegas de equipa?

Em 2007 ele começou em igualdade com o Raikonnen, e acabou o ano como segundo piloto, porque estava fora do título.
Já em 2008 aconteceu o inverso, o segundo piloto no fim era o Raikonnen.

Quando o Alonso chegou à Ferrari a política manteve-se. O Massa teve a sua oportunidade para lutar pelo lugar de primeiro piloto...só que foi batido pelo Alonso. De resto, em 3 anos de Ferrari, o Alonso foi sempre melhor do que o Massa. Assim sendo, é natural que nesta altura o estatuto do Alonso na Ferrari seja muito diferente do do brasileiro.

Bota diferente nisso:o

O Massa tem vindo a bater o Alonso nas qualificações. Não é grande coisa olhando para o cômputo geral.

O Massa é um coitadinho sim, por culpa própria. Às vezes faz lembrar o Rubinho! Eu pessoalmente acho que a Ferrari o lixa sem sequer pensar duas vezes e que ele é bem melhor piloto que as estatísticas revelam, mas há um facto incontornável; está na Ferrari porque quer.

O Schumacher era o melhor piloto do plantel, dos melhores de todos os tempos e o Massa mesmo assim foi um digno colega de equipa. Foi pior, mas não foi humilhado. Quanto ao Raikkonen o score ficou 50/50. Depois levou com a mola no focinho e com o Alonso na equipa nunca mais teve oportunidade alguma. Foi mais que humilhado e andou com a moral nas lonas e provavelmente com a responsabilidades de desenvolvimento do carro o que lhe condicionou o andamento. Mas os Alonsistas não atingem estas coisas. Uma coisa é ser segundo piloto, outra coisa é ser segundo piloto e ser tratado como terceiro. Toda a gente sabe que o Webber é segundo piloto e que o Vettel tem tratamento preferencial, o Webber é preterido, não é deliberadamente prejudicado e acho que aqui está a diferença entre a gestão da Ferrari e da RedBull no que aos pilotos diz respeito.

A conversa ainda dura? Já deu para ver que não leva a lado nenhum.

Ainda por cima há quem ainda não tenha percebido que o ponto essencial da questão é: a Ferrari tem definido um piloto nr 1 aconteça o que acontecer e por favor poupem as estatísticas "copy-paste" porque todos sabemos que são os patrocínios que estão em causa (s-a-n-t-a-n-d-e-r), ou vamos ter que recordar a saída do Kimi da Ferrari e a contratação milionária do Alonso? [:D]

Por outro lado a Red Bull tem um piloto que, estatisticamente, é muito mas muito superior ao outro mas não se inibe de permitir que lutem entre eles, ou como foi o caso de ontem, permite que o piloto "mais fraco" ganhe corridas. Quando teria sido muito mais fácil pedir-lhe para poupar gota, ter provocado um incidente inocente nas boxes, etc.

E sabendo que este GP não provocou só controvérsia aqui no AHO mas como em toda a web, fico-me por aqui. Numa época tão comprida daqui a 4 ou 5 corridas já ninguém se lembra até porque não tenho dúvidas que vai ser como referiu o Webber, não vai acontecer nada ao Vettel.

O Massa tem vindo a bater o Alonso nas qualificações. Não é grande coisa olhando para o cômputo geral.

O Massa é um coitadinho sim, por culpa própria. Às vezes faz lembrar o Rubinho! Eu pessoalmente acho que a Ferrari o lixa sem sequer pensar duas vezes e que ele é bem melhor piloto que as estatísticas revelam, mas há um facto incontornável; está na Ferrari porque quer.

O Schumacher era o melhor piloto do plantel, dos melhores de todos os tempos e o Massa mesmo assim foi um digno colega de equipa. Foi pior, mas não foi humilhado. Quanto ao Raikkonen o score ficou 50/50. Depois levou com a mola no focinho e com o Alonso na equipa nunca mais teve oportunidade alguma. Foi mais que humilhado e andou com a moral nas lonas e provavelmente com a responsabilidades de desenvolvimento do carro o que lhe condicionou o andamento. Mas os Alonsistas não atingem estas coisas. Uma coisa é ser segundo piloto, outra coisa é ser segundo piloto e ser tratado como terceiro. Toda a gente sabe que o Webber é segundo piloto e que o Vettel tem tratamento preferencial, o Webber é preterido, não é deliberadamente prejudicado e acho que aqui está a diferença entre a gestão da Ferrari e da RedBull no que aos pilotos diz respeito.

É a tua visão das coisas. Já eu acho que se há coisa que o Massa tem tido são oportunidades, em condições normais os seus resultados seriam insuficientes para continuar na Ferrari. Até vou mais longe: se o Massa não tivesse sido um grande incompetente no ano passado, o Alonso poderia muito bem ter sido campeão. Porque se o Webber em várias corridas roubou pontos ao Alonso, já o Massa nunca roubou pontos ao Vettel. Veja-se Singapura, por exemplo. O Alonso bem que precisava do Massa para que este servisse, ao menos, de tampão ao Vettel. O que foi que o Massa fez? Um pião.

Como segundo piloto, tem sido bem pior do que o Webber na RedBull, por exemplo. Quando dizes que levou com uma mola no focinho e depois com o Alonso não teve mais oportunidade nenhuma, sinceramente não percebo. Como é que o Alonso adquire o estatuto de 1º piloto? Batendo o Massa...

Eles começaram em total igualdade de circunstâncias. Aliás, mesmo este ano, não houve nenhum "Felipe, Fernando is faster than you". Não houve nem haveria sentido em haver. Lá mais para a frente, se um dos pilotos estiver a lutar pelo título e outro não, é normal que isso aconteça. Mas acontece na Ferrari como acontece nas outras equipas todas. Nessa corrida da Alemanha, simplesmente não fazia sentido o Massa roubar pontos ao Alonso, uma vez que o Massa estava fora do título e o Alonso não.

Aliás, se há equipa que neste ano já mostrou que existe claramente um piloto nº1 não é a Ferrari. É a Mercedes.

Finalmente, o Webber não é prejudicado? Então o que foi que se passou no Domingo, com a equipa da RedBull a dar uma ordem de equipa e a assistir serenamente ao desrespeito dessa mesma ordem por parte do Vettel, sem interferir? Mais prejudicado do que isto, é impossível. Se o Massa se pode queixar da moral ou da falta de apoio da Ferrari, que dizer do Webber relativamente à RedBull?!

Última edição:

Da maneira que falas parece que é sempre mais rápido.

Foi este ano, duas vezes em duas, mas sendo que uma dleas (malásia) foi uma qualificação atípica... O Vettel ia ficando nos 5 piores por exemplo e acabou na frente.

O Massa já provou que é um piloto rápido, muitas vezes nem se dá por ele nas corridas e acaba por fazer a volta mais rápida. Mas a verdade é que o Massa não é consistente! Não consegue fazer 20 voltas estilo qualificação seguidas... E acaba quase sempre por se afundar nas classificações.

Ainda por cima há quem ainda não tenha percebido que o ponto essencial da questão é: a Ferrari tem definido um piloto nr 1 aconteça o que acontecer e por favor poupem as estatísticas "copy-paste" porque todos sabemos que são os patrocínios que estão em causa (s-a-n-t-a-n-d-e-r), ou vamos ter que recordar a saída do Kimi da Ferrari e a contratação milionária do Alonso? [:D]

Por outro lado a Red Bull tem um piloto que, estatisticamente, é muito mas muito superior ao outro mas não se inibe de permitir que lutem entre eles, ou como foi o caso de ontem, permite que o piloto "mais fraco" ganhe corridas. Quando teria sido muito mais fácil pedir-lhe para poupar gota, ter provocado um incidente inocente nas boxes, etc.

E sabendo que este GP não provocou só controvérsia aqui no AHO mas como em toda a web, fico-me por aqui. Numa época tão comprida daqui a 4 ou 5 corridas já ninguém se lembra até porque não tenho dúvidas que vai ser como referiu o Webber, não vai acontecer nada ao Vettel.

Eles tentaram, mas não chegou....

Então o Webber é um mentiroso quando disse que a RedBull dá ordens de equipa?

Sabes qual é a diferença entre a RedBull e a Ferrari? Inteligência. É que enquanto os burros da Ferrari dizem "Felipe, Fernando is faster than you. Sorry", o RedBull diz "Guys, multi21!!!" [:D]

E assim o pessoal casca todo na Ferrari, e acha que a RedBull tem dois pilotos com o mesmo estatuto (Come on...).

Eles tentaram, mas não chegou....

Isso não é verdade por amor de Deus.

Na paragem anterior foi o Vettel que se atrasou bastante em relação ao Webber e mesmo na ordem das paragens não vejo grande "caso", já que seguiram estratégias diferentes. Dizer que o Webber foi prejudicado nas boxes...

Mais.. com esta polémica toda acaba-se por nem valorizar a fantástica corrida que a Red Bull fez enquanto equipa. Na preparação dos carros, nas estratégias, nos timings (quase sempre a primeira a decidir paragens), no controlo do desgaste dos pneus, etc.

Mas também não tenho dúvidas que se o Alonso não tivesse cometido o duplo erro, teria facilmente lutado por um lugar nos 2 primeiros. Isto analisando a maneira sofrível como a Mercedes chegou ao final, em poupança.

Então o Webber é um mentiroso quando disse que a RedBull dá ordens de equipa?

Sabes qual é a diferença entre a RedBull e a Ferrari? Inteligência. É que enquanto os burros da Ferrari dizem "Felipe, Fernando is faster than you. Sorry", o RedBull diz "Guys, multi21!!!" [:D]

E assim o pessoal casca todo na Ferrari, e acha que a RedBull tem dois pilotos com o mesmo estatuto (Come on...).

Se o Vettel seguia na frente do Webber no campeonato, se é estatisticamente o piloto mais capaz da equipa, se já provou que é o mais rápido dos dois e a equipa permite (exigiu neste caso) que o segundo ganhe a corrida.... parece-me que temos luta. Não sei, digo eu.

Edit: E mais para o final da época eu sei que é uma ilusão esperar que uma equipa não tenha um piloto principal definido e que não trabalhe para ele. O que me escandaliza é isso acontecer logo na primeira corrida, é só isso.

Última edição:
Coincidência das coincidências duas delas foram no final da época, que de resto andou a testar peças para o menino. Podem-lhe chamar teoria da conspiração se quiserem mas é a minha firme convicção. Provavelmente a excelente recuperação do Ferrari e do Alonso até é responsabilidade do Massa. Mas essas coisas não saem cá para fora.

Deves pertencer ao grupo de malta que existe neste planeta, que ainda hoje jura a pés juntos que o homem nunca teve na Lua!!:confused:....falam-te de factos e números e tu argumentas com teorias da conspiração (és tu mesmo que dás o nome), apesar de concordar que os números e estatísticas não são tudo,(são 80%-90% na minha humilde opinião), são incomparavelmente mais fortes do que teorias que não consegues provar!
Penso que existe aqui muito colega de forum, que ainda não percebeu que pilotos rápidos (em velocidade pura, numa única volta por exemplo), existem e existiram bastante na F1 posso dar exemplos passados espero não ferir a susceptibilidade de algum colega do forum, Alesi, Montoya, Rubens, Coulthard, Vestappen, Takuma Sato são alguns deles, obviamente que o Massa num carro rápido é um piloto muito rápido, mas depois falta-lhe o resto, como ser mais cerebral, ensaiador, ter endurance, forte psicologicamente, aglutinador da equipa, características em resumo para se ser Campeão.
Neste aspecto e com 40 anos o melhor que vi, o mais completo piloto obviamente, que foi Schumacher, lembro que foi para a Ferrari em 1996, equipa que não ganhava um campeonato há 16 anos e depois de 3 anos a afinar a equipa, aconteceu o que toda a gente sabe, 6 títulos Mundiais na Ferrari.
Uma história curiosa, em 1996 no Estoril nos teste de Inverno, foi ver o Schumacher pela 1º vez de vermelho, estavam uns italianos ao meu lado na bancada central, em frente das boxes, entretanto o Schumacher cada vez que saía para a pista, vazia 1 ou 2 voltas e recolhia para as boxes com nítidos problemas no carro, (uma das vezes com o V12 a entregar a alma ao Criador, mas mesmo assim com um som lindo!!), até que um italiano levanta-se, vira-se para o Schumacher já fora do carro e grita em alto e bom som..............."......PORCA MISERIA...."....o Schumacher ouviu, encolheu os ombros e disse adeus.
[:D][:D]
Desde já peço-te desculpa por não concordar contigo, respeito a tua opinião (como a de todos) gostava é que os teus argumentos fossem baseados em casos que todos podemos ver, pensar, comparar e dar a nossa opinião, coisa que "teorias da conspiração" assumidamente não têm.
P.S. - acho que a pilotagem do Alonso e do Massa têm pouco em comum, logo pôr o Massa a testar para o Alonso, sinceramente não acho uma grande coisa por parte da Ferrari, mas também com um Campeonato em jogo e com a diferença pontual, (como sucedeu o ano passado) entre os dois e a proibição de testes, não acho que acabe o Mundo!

Se o Vettel seguia na frente do Webber no campeonato, se é estatisticamente o piloto mais capaz da equipa, se já provou que é o mais rápido dos dois e a equipa permite (exigiu neste caso) que o segundo ganhe a corrida.... parece-me que temos luta. Não sei, digo eu.

Primeiro, tendo em conta que estamos na segunda corrida, a postura da RedBull é a postura normal. Estivéssemos na segunda metade do campeonato e o Vettel a lutar pelo título e o Webber fora da luta, e gostava de ver a RedBull a não dizer ao Webber para deixar passar o Vettel. Simplesmente não seria profissional não o fazer.

De uma coisa tenho a certeza. A ordem nunca seria "Mark, Sebastian is faster than you. Sorry". Seria algo do género "Guys, multi150". Mas a ordem seria dada, obviamente.

Segundo, o Alonso tinha abandonado. O que tornava a vida da RedBull muito mais fácil, porque o 2º lugar para o Vettel seria sempre um resultado bom.

Finalmente, quando a RedBull dá uma ordem de equipa para que ambos os pilotos levem o carro até ao fim nas calmas e não entrem em lutas desnecessárias, que poderiam levar a um toque entre ambos e ao seu abandono, a RedBull não está a proteger o Webber, está a proteger os interesses da equipa. Sendo o 2º lugar um bom resultado para o Vettel, e estando inclusive o Webber com uma boa vantagem de 4 segundos, salvo erro, era hora de assegurar a dobradinha e os pontos para o mundial de construtores. Inclusivamente, dava até para poupar o motor dos carros.

E, vais-me desculpar, mas quando o Vettel desrespeita a ordem da equipa, e ataca da forma como atacou o seu colega de equipa, arriscando inclusive a corrida de ambos, e a RedBull fica caladinha...existe aqui uma enorme falta de respeito para com o próprio Webber. Ou achas que não?
Põe-te na pele do Webber. Vais a liderar uma corrida, com 4 segundos de avanço sobre o teu colega de equipa. A equipa diz-te que atrás de ti está o teu colega, e que a ordem para ambos é assegurarem os pontos para a equipa, portanto, nada de lutas. Querem que abrandem o ritmo e poupem o carro. E é o que tu fazes.

Depois o teu colega aproxima-se de ti. E tu perguntas à equipa o que se está a passar, e ela diz-te para não te preocupares, que o teu colega recebeu a mesma ordem que tu.

Entretanto o teu colega ataca-te. Uma e outra vez. Qual seria a reacção que esperarias da equipa? Que fique calada como ficou? Que assista impávida e serena àquela falta de respeito? Como é que te sentirias no final da corrida? Apoiado pela equipa? Sentirias que o teu estatuto era o mesmo do do teu colega?

Última edição:
Já que estamos em teorias da conspiração. Ocorreu-me uma em relação á redbull. xD

Se não me engano o carro do Vettel é o nº1 e o do Webber é o nº2, logo multi 21, ou seja "2"..."1", seria Webber acabar em 1º e o Vettel em 2º.apr:)

Epá acho que acabei de crackar o código da redbull.[:)]

Já que estamos em teorias da conspiração. Ocorreu-me uma em relação á redbull. xD

Se não me engano o carro do Vettel é o nº1 e o do Webber é o nº2, logo multi 21, ou seja "2"..."1", seria Webber acabar em 1º e o Vettel em 2º.apr:)

o multi deve ser para, qualquer que seja a posição deles na pista: carro número 2 à frente do 1.

Caiu a máscara da traição na Red Bull

777777777mt85376a38d63688426b0612148c-c7e0.jpg

O sucedido ontem no GP da Malásia de Fórmula 1 entre o vencedor da corrida, Sebastian Vettel e Mark Webber, está a ganhar proporções complicadas para a Red Bull. O piloto alemão não acatou uma prévia combinação da equipa, que determinava que o vencedor seria o piloto que numa dada altura da corrida, perto do fim, estivesse na frente. E não foi isso que sucedeu, porque Vettel entendeu, como ele próprio confessou depois: “Lixar tudo!”
Sebastian Vettel percebeu no final da corrida o mal que tinha feito, Mark Webber está “para lá” de chateado, e o ambiente na Red Bull está agora bem complicado. Por muitas explicações públicas e desvalorização do assunto, a verdade é que o que Vettel fez é grave, pois traiu a confiança que tem de haver no seio da equipa, e isso não vale a vitória no GP da Malásia de F1.
É verdade que já houve confusão entre ambos no passado (recorda-se da Turquia 2010?) mas nada com a gravidade do sucedido ontem em Sepang. Na reportagem da Sky Sports F1, Damon Hill e Martin Brundle explicaram bem as implicações da atitude de Vettel: “A equipa sabia que os pneus estavam no limite, e teve de acautelar essa situação. Só que Vettel não entendeu assim e achou que devia vencer primeiro e explicar depois. Ele pediu desculpas, que na verdade nada valem, e quando se chega ao ponto de não existir confiança entre dois companheiros de equipa, isso é muito mau e pode ser altamente corrosivo internamente.”, referiu Damon Hill. Já Martin Brundle acrescenta: “A Red Bull tem um grande problema pois na próxima vez que Vettel e Webber estiverem na mesma situação ninguém vai confiar no outro.”
Para além disso, pelas declarações pós-corrida, percebeu-se que Webber está mesmo muito incomodado com o assunto, ao ponto de haver já quem refira que o australiano pode acabar com a sua carreira na F1 devido a esta questão. Resta aguardar pelas cenas dos próximos capítulos…

Ler mais: Caiu a máscara da traição na Red Bull - Autosport.pt

Agora é só ver quantos "multi12" houveram [:)]

Bem, foi um GP assim assim de condução, mas bruto em aspecto psicológico. Só a alegria do podium! [:D]

Já tive mais 'respeito' pelo Vettel, mas não é a primeira vez que se vê que é um menino que precisa de crescer, já tudo foi dito aqui, deixei de ter interesse nele. Apesar do Webber não ser nenhum santo, tenho mais interesse que ganhe ele uma corrida. Fico à espera da 'paga'.

Gostei da ultrapassagem do Massa, gosto de o ver nessas situações, não entendo com é tão inconstante, em situações limite mostra-se superior mas em andamento 'normal' não aparece.

Pena os Lotus terem ficado atrasados.

Erro básico da Ferrari/Alonso, mal vissem que a asa raspava no chão era para trocar.

Acerca das ordens de equipa, não tenho problemas com elas, a F1 são equipas e atrás delas há o trabalho de muita gente. Tivemos os 2 extremos neste GP. Vettel e Rosberg.

Não tenho piloto preferido, prefiro repartir a minha simpatia por alguns (Lotus, Webber, Mercedes, Ferrari) eu que nunca tive simpatia pela Ferrari desde que o MS foi para lá, começo a engraçar com a dupla Alonso/Massa.

Já agora, porque raio é que os Hard foram trocados tão cedo se conseguiam manter o andamento para os Medium?

Estou em 2º na liga, a partir de agora é sempre a descer! [:D]

Vejam só do que a Mercedes se livrou. O Rosberg este fim de semana foi o herói [;)]

Espero que o Webber aguente e mantenha mais umas épocas. Ele e o Button são para mim os que mais têm cabeça. De certa forma fazem-me lembrar o Coulthard.

Voltar
Superior