Se o Vettel seguia na frente do Webber no campeonato, se é estatisticamente o piloto mais capaz da equipa, se já provou que é o mais rápido dos dois e a equipa permite (exigiu neste caso) que o segundo ganhe a corrida.... parece-me que temos luta. Não sei, digo eu.
Primeiro, tendo em conta que estamos na segunda corrida, a postura da RedBull é a postura normal. Estivéssemos na segunda metade do campeonato e o Vettel a lutar pelo título e o Webber fora da luta, e gostava de ver a RedBull a não dizer ao Webber para deixar passar o Vettel. Simplesmente não seria profissional não o fazer.
De uma coisa tenho a certeza. A ordem nunca seria "Mark, Sebastian is faster than you. Sorry". Seria algo do género "Guys, multi150". Mas a ordem seria dada, obviamente.
Segundo, o Alonso tinha abandonado. O que tornava a vida da RedBull muito mais fácil, porque o 2º lugar para o Vettel seria sempre um resultado bom.
Finalmente, quando a RedBull dá uma ordem de equipa para que ambos os pilotos levem o carro até ao fim nas calmas e não entrem em lutas desnecessárias, que poderiam levar a um toque entre ambos e ao seu abandono, a RedBull não está a proteger o Webber, está a proteger os interesses da equipa. Sendo o 2º lugar um bom resultado para o Vettel, e estando inclusive o Webber com uma boa vantagem de 4 segundos, salvo erro, era hora de assegurar a dobradinha e os pontos para o mundial de construtores. Inclusivamente, dava até para poupar o motor dos carros.
E, vais-me desculpar, mas quando o Vettel desrespeita a ordem da equipa, e ataca da forma como atacou o seu colega de equipa, arriscando inclusive a corrida de ambos, e a RedBull fica caladinha...existe aqui uma enorme falta de respeito para com o próprio Webber. Ou achas que não?
Põe-te na pele do Webber. Vais a liderar uma corrida, com 4 segundos de avanço sobre o teu colega de equipa. A equipa diz-te que atrás de ti está o teu colega, e que a ordem para ambos é assegurarem os pontos para a equipa, portanto, nada de lutas. Querem que abrandem o ritmo e poupem o carro. E é o que tu fazes.
Depois o teu colega aproxima-se de ti. E tu perguntas à equipa o que se está a passar, e ela diz-te para não te preocupares, que o teu colega recebeu a mesma ordem que tu.
Entretanto o teu colega ataca-te. Uma e outra vez. Qual seria a reacção que esperarias da equipa? Que fique calada como ficou? Que assista impávida e serena àquela falta de respeito? Como é que te sentirias no final da corrida? Apoiado pela equipa? Sentirias que o teu estatuto era o mesmo do do teu colega?