F1 - 2013

Ah bom, então ok.

Pensei que tivesses dados concretos... Afinal é a tua opinião contra a minha!

Mas já vi que alteraste o teu discurso, pois inicialmente dizias que "o aceleração pura, seja em "pára arranca" ou em circuito mais fluído pouca influência." e agora já dizes "A aceleração influência os consumos como é óbvio".

Uma coisa posso-te garantir: um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H, não gasta 60 L/100 Km.

Não é a minha opinião contra a tua, o que eu disse é que não posso apresentar factos escritos porque não há.

Já agora, tu é que não percebeste o que escrevi senão nem escrevias "um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H, não gasta 60 L/100 Km." já que eu falei em carga aerodinâmica e não em peso, depois falei em regime em aceleração máxima e não em aceleração pura ou em pára arranca, enfim...

Embora nao tenha sensibilidade e conhecimentos para opinar no caso de um F1, também acho estranho esses consumos porque um Evolution X de Gr. N (pwrc) faz 60-70 l/100 Km. E é um 2000cc de 300cv.

Quanto ao peso... Só é suposto o peso do veículo influenciar os consumos na aceleração.

Não sei quanto gasta um PWRC mas um F1 gasta o que está indicado na tabela, o depósito dos F1 leva em média 220L (cerca de 170kg) e tendo em conta que não há reabastecimentos durante a corrida esse mesmo depósito tem que durar para +300km (isto sem contar com o consumo do EBD).

Falei em peso gerado pela carga aerodinâmica e não em peso do carro.

Já agora para esta época o peso mínimo dos carros passou de 640kg para 642kg já que os pneus pirelli deste ano são 2kg mais pesados, deixando assim as equipas com 7Kg para jogar em relação à distribuição de peso obrigatória 292kg:343kg F:R.

Não sei quanto gasta um PWRC mas um F1 gasta o que está indicado na tabela....

Falei em peso gerado pela carga aerodinâmica e não em peso do carro.

...

Então gasta "pouco", na minha opinião.

Não falaste tu mas falou outro user, "Uma coisa posso-te garantir: um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H, não gasta 60 L/100 Km.".

A menos que ele se referisse ao peso como um indicador de carga aerodinâmica.
[;)] Aí já não digo nada.

Não é a minha opinião contra a tua, o que eu disse é que não posso apresentar factos escritos porque não há.

Já agora, tu é que não percebeste o que escrevi senão nem escrevias "um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H, não gasta 60 L/100 Km." já que eu falei em carga aerodinâmica e não em peso, depois falei em regime em aceleração máxima e não em aceleração pura ou em pára arranca, enfim...

A partir do momento que nenhum de nós os dois, consegue justificar o que diz, então prevalece apenas as nossas opiniões. A tua é contrária à minha. A nossa diferença é que eu deixo a minha em aberto, precisamente porque não a consigo provar (mas posso defende-la!). Ao contrário, tu dizes que é assim, não consegues justificar, mas não estás disposto a alterar.

Mas no entanto, já a alteraste, pelo menos em relação ao que eu disse em primeiro lugar. [:D]

A massa que apresentei, os 2700 Kg referem-se à soma do peso mínimo de um F1 mais a carga aerodinâmica que tu referiste e ainda um arredondamento que me apeteceu fazer... Estás a colocar em causa o arredondamento ou que não se pode somar o peso do carro mais a carga aerodinâmica? Ah e já agora quando eu digo "um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H...", estou a considerar que ele vai sempre aquela velocidade, ou seja, sem acelerações. Conforme aliás agora também o estás a referir.

Então gasta "pouco", na minha opinião.

Não falaste tu mas falou outro user, "Uma coisa posso-te garantir: um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H, não gasta 60 L/100 Km.".

A menos que ele se referisse ao peso como um indicador de carga aerodinâmica.
[;)] Aí já não digo nada.

Começando pelos consumos (ou continuando), os PWRC esses consumos que referes são médias? Ou serão picos máximos de consumo?
Realmente estou como tu... Assim sendo, os F1 são económicos! [:cool:]
De qualquer forma não acredito que consigam gastar o mesmo que um F1, ou valores aproximados.
Os valores apresentados para os F1, estão corretos, até mesmo pela forma como o After justificou. A capacidade do depósito.

Gostava só de confirmar as primeiras questões que coloquei, se são médias, ou picos de consumo (para picos também acho curtos! [:D]). Daí estar com dúvidas. Agora tudo tem justificação, temos é que partir de uma base correta.

A partir do momento que nenhum de nós os dois, consegue justificar o que diz, então prevalece apenas as nossas opiniões. A tua é contrária à minha. A nossa diferença é que eu deixo a minha em aberto, precisamente porque não a consigo provar (mas posso defende-la!). Ao contrário, tu dizes que é assim, não consegues justificar, mas não estás disposto a alterar.

Mas no entanto, já a alteraste, pelo menos em relação ao que eu disse em primeiro lugar. [:D]

A massa que apresentei, os 2700 Kg referem-se à soma do peso mínimo de um F1 mais a carga aerodinâmica que tu referiste e ainda um arredondamento que me apeteceu fazer... Estás a colocar em causa o arredondamento ou que não se pode somar o peso do carro mais a carga aerodinâmica? Ah e já agora quando eu digo "um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H...", estou a considerar que ele vai sempre aquela velocidade, ou seja, sem acelerações. Conforme aliás agora também o estás a referir.

Eu não alterei nada do que disse.

Eu não vou colocar em causa nada do que disseste porque simplesmente o que disseste está errado, a parte de somar peso de carga aerodinâmica (arrasto em forma exponencial) com peso (massa) é surreal mas pronto, como tu dizes, são opiniões![:D][:D]

ttKSMYV.jpg

AGaeoZe.jpg

4EkMaXt.jpg
NiIaNKh.jpg
dc888c5a8b0445c1a0ce8c8.png
BFS89K3CMAE9iV-.jpg:large
pZxD2ps.jpg
Tb98rvZ.jpg
eoHxT7c.jpg
NW9xYkI.jpg

Começando pelos consumos (ou continuando), os PWRC esses consumos que referes são médias? Ou serão picos máximos de consumo?
Realmente estou como tu... Assim sendo, os F1 são económicos! [:cool:]
De qualquer forma não acredito que consigam gastar o mesmo que um F1, ou valores aproximados.
Os valores apresentados para os F1, estão corretos, até mesmo pela forma como o After justificou. A capacidade do depósito.

Gostava só de confirmar as primeiras questões que coloquei, se são médias, ou picos de consumo (para picos também acho curtos! [:D]). Daí estar com dúvidas. Agora tudo tem justificação, temos é que partir de uma base correta.

Foi-me dito por um ex-piloto de PWRC e o valor foi apresentado como média, tipo: "O Evo X faz 60l/100 Km." (ou 70 já não me recordo)

E passado algum tempo referiu o mesmo valor para um jornal. Agora se é verdade ou não...

Eu não alterei nada do que disse.

Eu não vou colocar em causa nada do que disseste porque simplesmente o que disseste está errado, a parte de somar peso de carga aerodinâmica (arrasto em forma exponencial) com peso (massa) é surreal mas pronto, como tu dizes, são opiniões![:D][:D]

OK!

Já vi que tens mais jeito para fotografias! [:cool:]

Foi-me dito por um ex-piloto de PWRC e o valor foi apresentado como média, tipo: "O Evo X faz 60l/100 Km (ou 70 já não me recordo)."

E passado algum tempo referiu o mesmo valor para um jornal. Agora se é verdade ou não...

É engraçado que eu também já tinha ouvido falar em valores parecidos com esses, cerca de 50 L/100 Km, mas na altura também não fixei se seriam realmente médias, ou valores máximos. [:cool:]

Já agora que se está a analisar isto, vou tentar tirar isso a limpo. [;)]

Pergunta: "Qual é o consumo de um carro de rali?"

Resposta: "

Em números médios, 80 litros por cada 100 quilómetros.
"

(o tal valor que referi num jornal. Mas a mim disse-me 70 penso eu)

[;)]

Depois de ver essas fotos tenho muitas perguntas, adoro fotos técnicas de carros.

1 - aquelas 'brincadeiras' com as passagens de ar nos cubos não tinham sido proibidas?

2 - que 'braço' é aquele no escape do Ferrari? Parece ser um tubo fechado, é para aquecer aquela zona?

Depois de ver essas fotos tenho muitas perguntas, adoro fotos técnicas de carros.

1 - aquelas 'brincadeiras' com as passagens de ar nos cubos não tinham sido proibidas?

2 - que 'braço' é aquele no escape do Ferrari? Parece ser um tubo fechado, é para aquecer aquela zona?

1 - Não, aqueles canais são permitidos, o que foi proibido foram os extractores de ar que eram colocados no exterior das jantes.
2 - Aquele "braço" é uma extensão do escape que permite manter o fluxo de ar quente do escape para o difusor quando o piloto deixa de acelerar mantendo assim o difusor selado em curva, é uma solução encontrada pela ferrari para minimizar a proibição do EBD.

"

[;)]

Fazendo então fé nesses valores, ou mesmo menos, entre os 50 e os 80 L/100 Km, a primeira consideração é que realmente os F1 são económicos! [:D]

Agora que elementos, variáveis vamos ter em consideração que afetam os consumos?

(sem qualquer ordem, para não ferir suscetibilidades)

- o peso
- a carga aerodinâmica
- as acelerações
- a velocidade

O primeiro fator é naturalmente favorável ao F1
Já o segundo é ao contrário
As acelerações são de valores muito mais elevados num F1, mas o que é certo é que um PWRC está sujeito a muito mais (em quantidade) trocas de velocidade. E aqui podemos até incluir os tipos de terreno, o relevo e as curvas (embora também existam na F1).
As velocidades serão sempre superiores num F1, mas o que é certo é que ambos atingem os seus máximos de regimes de motores, com relativa facilidade.

Agora como é que isto tudo, tem como consequência, que os resultados sejam os mesmos?

Vou excluir a velocidade, pois apesar de serem diferentes em ambas as categorias, o que é certo é que eles vão ambos ao máximo das suas capacidades, sejam os 220 Km/H para os PWRC ou os 350 para os F1. Vão ao máximo vão ambos a gastar o máximo. Embora me custe a acreditar que o F1 possa sequer gastar menos, ou o mesmo nestas condições, mas lá vai... Pelo menos o mesmo, para retirar-mos esta variável. [;)]

O peso e a carga aerodinâmica podem-se.... Somar! Embora se tenha que ter em consideração que a carga aerodinâmica é variável em função da velocidade. E exponencialmente conforme já disseram. Num PWRC é o próprio peso do carro a ter preponderância, já no F1 o peso do carro é secundário e a carga aerodinâmica é que tem vital importância. Também penso, no entanto, que um F1 à velocidade média de um PWRC numa etapa, consegue gerar mais downforce + peso do F1, do que um PWRC gera donwforce + peso do carro. Ou seja, por exemplo uma etapa WRC em que a velocidade média é de 100 Km/H. Mesmo a essa velocidade o F1, consegue uma força de sustentação (peso + downforce) superior à do PWRC. Mesmo considerando o peso inferior de um F1.

Restam as acelerações. Vamos analisar o registo que está no primeiro post desta página. Num circuito de cerca de 5 Km, o piloto carrega a fundo no acelerador por cerca de 11 vezes. Não temos esse registo para os PWRC mas acho que devem fazer estes valores nem só quilómetro. Ou seja, mais uma vez as acelerações são as grandes responsáveis pelos elevados consumos. Isto tanto é válido para a F1, como para os PWRC. Na F1 quando os colocas sujeitos a uma elevada variação de velocidade (acelerações) o Mónaco, por exemplo, os consumos são elevados (só não o são mais porque a velocidade média é a mais baixa).

Outro dado interessante seria verificar quanto gasta um F1, mas em qualificação. Acrescentava aqui mais uma variável. [;)]

Foi o melhor que consegui justificar, mas estou sensível à discussão e análise. [:cool:]

"

[;)]

Tendo em conta conversas que tive o ano passado com o Carlos Barros no rally de portugal do ano passado e com o Ricardo Teodósio acho que o valor de consumo dos WRC de 2.0L andam em torno dos 100L/100km em especiais e de 40L/100km especiais + troços de ligação, nos 1.6L devem andar em torno dos 75-85 L/100Km em especial, e 35L/100km especiais + troços de ligação.

A razão para um WRC gastar mais que um F1 é que o WRC precisa de uma curva de binário muito mais generosa e para gerar binário é necessário (muito) combustível, como existem vários reabastecimentos durante o rally o consumo não é um factor que preocupe muito as equipas.

Além das regras da F1 que não permitem reabastecimentos (obriga as equipas a usarem mapas de motor e motores mais conservadores e motores mais conservadores), não é necessário tanto combustível para gerar binário em motores com cerca de 750cv e com caixas de 7 velocidades.

Voltar
Superior