F1 - 2013

"Here below is an example of a complete lap of the Caterham F1 car around the 5.303km circuit of Albert Park. The graph has been provided by Renault Sport F1. This is exactly what the Renault engineers are watching all the time when the car is out on the race track. The data is provided live by the telemetry system of the car.

telemetry-inline.jpg

Red line: Engine speed (note the slight drop in RPMs during the gear changes. Lowest RPM is 10,000)
Black line: Speed of the car in kph (fastest speed is 330 kph, slowest speed is 80)
Green line: Lateral g's (ranging from +4 g's to -4)
Pink line: Gear selected
Yellow line: Percentage of throttle (0 being off the throttle, and 100% being throttle fully open)
Orange line: Pressure on the brake pedal"

Dados muito interessantes.

O Brasil pelos vistos é a pista mais económica (mesmo com o Kimi a fazer todo-o-terreno [:D]).

De notar que no Mónaco apesar da velocidade média muito inferior aos restantes circuitos, o "pára-arranca" daquele traçado mata os consumos. Esperava que em Monza onde andam a fundo a maior parte do tempo que os consumos fossem superiores à média.

O que "mata" os consumos, são as acelerações.
Em Itália há poucas, e muito provavelmente partem de velocidades superiores.
No Mónaco, existem mais e a partir de velocidades inferiores.

Há, é certo, diferenças de velocidades máximas, mas o determinante são as acelerações.

Para quem tem Windows 8, existe uma app da FilmOn que permite ver todos os canais digitais da televisão inglesa...

Há uns tempos, havia também uma aplicação que permitia ver os canais, mas acho que com um limite de tempo. Até aparecia um relógio em contagem decrescente. Acho que pagando, tinha-se acesso a tudo.

Na App, já estive a ver durante alguns minutos e não vi qualquer relógio ou informação de que se tivesse que pagar alguma coisa. Eu vou tentar ver o GP na app através da BBC.

Filmon.TV Watch and Record over 500 Live TV Channels.

O que "mata" os consumos, são as acelerações.
Em Itália há poucas, e muito provavelmente partem de velocidades superiores.
No Mónaco, existem mais e a partir de velocidades inferiores.

Há, é certo, diferenças de velocidades máximas, mas o determinante são as acelerações.

O factor primordial é a carga aerodinâmica seguido pelo tempo por volta em regime de aceleração máxima, o aceleração pura, seja em "pára arranca" ou em circuito mais fluído pouca influência.

O factor primordial é a carga aerodinâmica seguido pelo tempo por volta em regime de aceleração máxima, o aceleração pura, seja em "pára arranca" ou em circuito mais fluído pouca influência.

A carga aerodinâmica também tem um peso importante nos consumos.

Dizeres que pouco influencia, isso é que já é um exagero. É que mesmo que não concordes que é a principal (assumindo que seja a carga aerodinâmica), terás que aceitar que será o segundo fator.

Eu, não tenho mais dados, sei é certo, que um F1 gera uma elevada carga aerodinâmica, mas também que asseguram elevadas acelerações. Agora o que pesa mais nos consumos... Eu acredito que sejam as acelerações, mas como disse não tenho dados para o consubstanciar. Se os tiveres, apresenta para se poder analisar o assunto.

Acho que esta primeira corrida é naquela "prognósticos só depois do jogo"[:D].

Dito isto, talvez seja uma corrida de muito equilíbrio, com performances muito aproximadas. No que toca a aerodinâmica e mecânica, o equilíbrio entre as principais equipas e também as que agregam o "segundo pelotão", deverá proporcionar tempos muito aproximados e performances próximas. Talvez alguma do "segundo pelotão" se intrometa na luta das de topo. Pode ser que a Ferrari ou a McLaren sintam os calcanhares a ser mordidos ali pela Sauber ou Williams. Who knows!

O que poderá fazer a diferença na corrida australiana, será a compreensão dos pneus e sua gestão. Como vai ser a primeira vez que vão andar com estes pneus e carros num clima quente, quem melhor e mais depressa conseguir afinar o carro (sem comer os pneus em demasia), terá, na certa, vantagem sobre a concorrência.

De qualquer modo, e num âmbito ainda futebolístico, com o célebre "são onze contra onze e no final ganha a Alemanha", acho que o Vettel é o principal candidato à vitória (para mal dos meus pecados "formulaumísticos"[:D]). A Red Bull parece ter andado a esconder o jogo no defeso, pelo que devem estar bem competitivos mas não o quiseram mostrar a feijões. Duvido que, em meses, tenham passado do topo para uma situação em que têm de se empregar a fundo para não ficarem muito longe dos outros concorrentes de topo.

A carga aerodinâmica também tem um peso importante nos consumos.

Dizeres que pouco influencia, isso é que já é um exagero. É que mesmo que não concordes que é a principal (assumindo que seja a carga aerodinâmica), terás que aceitar que será o segundo fator.

Eu, não tenho mais dados, sei é certo, que um F1 gera uma elevada carga aerodinâmica, mas também que asseguram elevadas acelerações. Agora o que pesa mais nos consumos... Eu acredito que sejam as acelerações, mas como disse não tenho dados para o consubstanciar. Se os tiveres, apresenta para se poder analisar o assunto.

Um F1 gera cerca de 2000kg de carga aerodinâmica a 280km/h para uma equipa de topo e 1700kg para uma equipa de fundo de tabela, isto para uma configuração de carga aerodinâmica média alta que é a mais utilizada durante a época. A aceleração influência os consumos como é óbvio mas não é a aceleração que provoca as diferenças que vemos de circuito para circuito, só acreditas se quiseres porque arranjar provas quando se trata de F1 é complicado.

A BBC one dava aberto o ano passado. E com bons comentadores e convidados.

A BBC só vai transmitir metade dos GP da época, e não estão incluídos os 2 primeiros.

Do que leio a RTL mantém a transmissão livre de todos os GP, mas estou com um problema: nas frequências do satélite Astra onde era suposto encontrar a RTL não consigo sintonizar nada...estranho!

Acho que esta primeira corrida é naquela "prognósticos só depois do jogo"[:D].

Dito isto, talvez seja uma corrida de muito equilíbrio, com performances muito aproximadas. No que toca a aerodinâmica e mecânica, o equilíbrio entre as principais equipas e também as que agregam o "segundo pelotão", deverá proporcionar tempos muito aproximados e performances próximas. Talvez alguma do "segundo pelotão" se intrometa na luta das de topo. Pode ser que a Ferrari ou a McLaren sintam os calcanhares a ser mordidos ali pela Sauber ou Williams. Who knows!

O que poderá fazer a diferença na corrida australiana, será a compreensão dos pneus e sua gestão. Como vai ser a primeira vez que vão andar com estes pneus e carros num clima quente, quem melhor e mais depressa conseguir afinar o carro (sem comer os pneus em demasia), terá, na certa, vantagem sobre a concorrência.

De qualquer modo, e num âmbito ainda futebolístico, com o célebre "são onze contra onze e no final ganha a Alemanha", acho que o Vettel é o principal candidato à vitória (para mal dos meus pecados "formulaumísticos"[:D]). A Red Bull parece ter andado a esconder o jogo no defeso, pelo que devem estar bem competitivos mas não o quiseram mostrar a feijões. Duvido que, em meses, tenham passado do topo para uma situação em que têm de se empregar a fundo para não ficarem muito longe dos outros concorrentes de topo.

E por falar em prognósticos, temos professores Karamba para este ano? Castrol EDGE Grand Prix Predictor [:cool:]

É impossível ficar indiferente!! Até Senna se orgulharia...

http://www.youtube.com/watch?v=Lwl4cDzdKDU

[:D] [:D]

O título do filme já por si dá para rir ("vitória épica") mas essa do Senna é muito boa. Quem não souber até pensa que o Senna foi um piloto mediano com uma passagem discreta pela modalidade.

E por falar em prognósticos, temos professores Karamba para este ano? Castrol EDGE Grand Prix Predictor [:cool:]

O ano passado baldei-me completamente. Este ano vou tentar não faltar aos treinos..

Alguém que poste aqui o código da liga, please!

Última edição:
[:D] [:D]

O título do filme já por si dá para rir ("vitória épica") mas essa do Senna é muito boa. Quem não souber até pensa que o Senna foi um piloto mediano com uma passagem discreta pela modalidade.

O ano passado baldei-me completamente. Este ano vou tentar não faltar aos treinos..

Alguém que poste aqui o código da liga, please!

Acho que ainda não havia nenhuma, por isso, tomei a liberdade: http://gppredictor.com/league/join/code/338bd043ab7f2a755f1435d4376b496f

Quem quiser juntar-se, é só seguir esse link.

A ver se este ano não sou corrido do top 10 na última corrida [:p]

Um F1 gera cerca de 2000kg de carga aerodinâmica a 280km/h para uma equipa de topo e 1700kg para uma equipa de fundo de tabela, isto para uma configuração de carga aerodinâmica média alta que é a mais utilizada durante a época. A aceleração influência os consumos como é óbvio mas não é a aceleração que provoca as diferenças que vemos de circuito para circuito, só acreditas se quiseres porque arranjar provas quando se trata de F1 é complicado.

Ah bom, então ok.

Pensei que tivesses dados concretos... Afinal é a tua opinião contra a minha!

Mas já vi que alteraste o teu discurso, pois inicialmente dizias que "o aceleração pura, seja em "pára arranca" ou em circuito mais fluído pouca influência." e agora já dizes "A aceleração influência os consumos como é óbvio".

Uma coisa posso-te garantir: um carro com 2700 Kg, a 280 Km/H, não gasta 60 L/100 Km.

Embora nao tenha sensibilidade e conhecimentos para opinar no caso de um F1, também acho estranho esses consumos porque um Evolution X de Gr. N (pwrc) faz 60-70 l/100 Km. E é um 2000cc de 300cv.

Quanto ao peso... Só é suposto o peso do veículo influenciar os consumos na aceleração.

Voltar
Superior