F1 - 2012

Li estes dias que os mercedes gastam mais pneus do que os outros carros pois a entrega de binário por parte do motor era muito mais "agressiva" do que os outros carros.

A gestão do motor/ centralina é exclusiva de cada marca ou existem determinados parametros standard que tem que ser iguais para toda a gente?

Neste caso o gasto excessivo de pneus seria de facil resolução por parte da marca não?

Li estes dias que os mercedes gastam mais pneus do que os outros carros pois a entrega de binário por parte do motor era muito mais "agressiva" do que os outros carros.

A gestão do motor/ centralina é exclusiva de cada marca ou existem determinados parametros standard que tem que ser iguais para toda a gente?

Neste caso o gasto excessivo de pneus seria de facil resolução por parte da marca não?

Também pensei nisso mas se fosse fácil, não andavam a braços com esse problema ainda a esta altura do campeonato.

Estava a ver no DN as opções para proteger os pilotos e entre "a bolha" tipo avião e a estrutura metálica na frente, em termos estéticos, qual a pior...

Li uma noticia sobre isso e a opinião do Button e não só é que é preciso pensar muito bem nisso. Não só por causa da tradição do que é um fórmula, mas também porque uma solução desse género vai criar problemas que não existem agora, como reduzir a visibilidade e dificultar a saída do piloto em caso de emergência, sobretudo se o carro ficar de rodas para o ar.

Eu na minha ignorância e assim de repente, penso que a melhor solução era ter umas barras, um género de um roll bar que estaria recolhido e fosse espoletado como um airbag em caso de necessidade. Acredito que seria muito dificil detectar o risco iminente, mas... resolvia a questão da visibilidade, aspecto, etc...

Nas chicanes de Monza meteram umas lombas gigantes. Aquilo não é nada bom para a suspensão. Pelo menos nos treinos não deviam lá estar porque há sempre saídas e nem se está a lutar por nada. Por exemplo, o Raikkonen meteu o carro a uns 35 graus ao passar por umas. A coluna dele não deve ter gostado muito da aterragem.

Li uma noticia sobre isso e a opinião do Button e não só é que é preciso pensar muito bem nisso. Não só por causa da tradição do que é um fórmula, mas também porque uma solução desse género vai criar problemas que não existem agora, como reduzir a visibilidade e dificultar a saída do piloto em caso de emergência, sobretudo se o carro ficar de rodas para o ar.
Eu adoro o visual dos LMP1 e gostava de ver um dia uma corrida de velocidade (como F1) com esses carros, para ver como se comportariam

Eu na minha ignorância e assim de repente, penso que a melhor solução era ter umas barras, um género de um roll bar que estaria recolhido e fosse espoletado como um airbag em caso de necessidade. Acredito que seria muito dificil detectar o risco iminente, mas... resolvia a questão da visibilidade, aspecto, etc...
esse "airbag" seria despoletado aquando de um primeiro impacto na carroceria, suponho, o que seria inútil numa situação como a que vitimou o Surtees, Massa, da Matta, etc, impactos directos no capacete

Eu adoro o visual dos LMP1 e gostava de ver um dia uma corrida de velocidade (como F1) com esses carros, para ver como se comportariam

Eu também gosto do visual dos protótipos, etc.. Mas cada macaco no seu galho. E existe sempre a questão da perda de visibilidade, etc que foi mencionada atrás.
esse "airbag" seria despoletado aquando de um primeiro impacto na carroceria, suponho, o que seria inútil numa situação como a que vitimou o Surtees, Massa, da Matta, etc, impactos directos no capacete

Aí é que está a dificuldade da coisa. Não poderia ser detectado por impacto na carroçaria. Teria de ser detectado por feixes ou outro mecanismo qualquer, que actuariam como sensores à volta do cockpit. Quando esse fosse ameaçado de intrusão, seria espoletado algo físico, como umas barras, para proteger o piloto.

Última edição:
Eu também gosto do visual dos protótipos, etc.. Mas cada macaco no seu galho. E existe sempre a questão da perda de visibilidade, etc que foi mencionada atrás.

não creio que a perda de visibilidade de um LMP1 para um F1 seja assim tão grande.
nem me causaria muita impressão, ver os F1 cobertos se daí viesse beneficios de segurança. o que gosto é da competição em si, seja com carros de cockpit aberto ou fechado, rodas abertas ou cobertas, diesel, gasolina ou electricos.

Eles lá saberão, quando estudarem os prós e os contra. De certeza que já estão alertados para o problema e não descurarão a segurança.

Quanto a mim, gosto de diversidade e para carros fechados, basta os de turismo, GT's, LMP1, etc.

[TABLE="class: raceResults, width: 715"]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]4[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Lewis Hamilton[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]McLaren-Mercedes[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.290[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"][/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]32[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]2[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]3[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Jenson Button[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]McLaren-Mercedes[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.328[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.038[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]35[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]3[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]5[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Fernando Alonso[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Ferrari[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.348[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.058[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]17[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]4[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]6[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Felipe Massa[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Ferrari[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.430[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.140[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]43[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]5[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]8[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Nico Rosberg[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Mercedes[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.446[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.156[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]41[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]6[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]9[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Kimi Räikkönen[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Lotus-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.504[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.214[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]42[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]7[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]11[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Paul di Resta[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Force India-Mercedes[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.546[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.256[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]40[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]8[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]12[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Nico Hulkenberg[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Force India-Mercedes[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:25.547[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.257[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]36[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]9[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]15[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Sergio Perez[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Sauber-Ferrari[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.068[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.778[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]32[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]10[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]7[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Michael Schumacher[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Mercedes[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.094[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.804[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]38[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]11[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]2[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Mark Webber[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Red Bull Racing-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.104[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.814[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]35[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]12[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]10[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Jerome D'Ambrosio[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Lotus-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.157[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]0.867[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]13[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Sebastian Vettel[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Red Bull Racing-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.394[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.104[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]31[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]14[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]18[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Pastor Maldonado[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Williams-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.404[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.114[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]42[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]15[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]16[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Daniel Ricciardo[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]STR-Ferrari[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.724[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.434[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]33[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]16[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]14[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Kamui Kobayashi[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Sauber-Ferrari[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.730[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.440[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]19[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Bruno Senna[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Williams-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.783[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.493[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]39[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]18[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]20[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Heikki Kovalainen[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Caterham-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.841[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.551[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]39[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]19[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Jean-Eric Vergne[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]STR-Ferrari[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:26.864[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.574[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]20[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]21[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Vitaly Petrov[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Caterham-Renault[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:27.222[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1.932[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]24[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Timo Glock[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Marussia-Cosworth[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:27.944[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]2.654[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]22[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]25[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Charles Pic[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Marussia-Cosworth[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:27.968[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]2.678[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]23[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]22[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Pedro de la Rosa[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]HRT-Cosworth[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:28.575[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]3.285[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]34[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]24[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]23[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]Narain Karthikeyan[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]HRT-Cosworth[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]1:28.779[/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFFF"]3.489[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Nada mal o Ambrósio.

O problema da cobertura nem é a falta de visibilidade, e alias ainda não foi introduzido porque os bosses da F1 acreditam que o piloto e a visibilidade do mesmo é melhor para o espectáculo, com a cobertura ia estar a 'afastar-se' o piloto dos fãs. Iria criar-se uma espécie de barreira. o que possivelmente iria diminuir o numero de espectadores e telespectadores.

Na cabeça e no tema das conversas da maioria dos personagens da Fórmula 1 ainda estão vivas as cenas do acidente na largada da corrida passada, na Bélgica, quando por um pequeno milagre ninguém saiu ferido de uma colisão múltipla envolvendo seis carros.
O ocorrido trouxe de volta à tona a discussão sobre a introdução de cockpits fechados na categoria, um tema que vem sendo estudado desde o acidente com o brasileiro Felipe Massa no final de semana do GP da Hungria de 2009, quando uma mola atingiu seu capacete. O assunto ainda divide opiniões no paddock. O brasileiro da Ferrari, naturalmente, é a favor.
"É difícil ter uma ideia de suas implicações sem nunca ter experimentado, mas eu estou de acordo. Seria bom para a segurança, que vem evoluindo bastante desde o acidente com o Ayrton (Senna). E acho que seria bonito também, o carro de Fórmula 1 já tem linhas futuristas", falou Massa.
Já o bicampeão Sebastian Vettel não gosta da idéia. E por uma questão de estética. Mas vê a introdução da novidade como “inevitável”. "Não é bonito e não combina com a Fórmula 1. Mas se a principal preocupação fosse a beleza, certamente não teríamos um padrão de segurança tão alto como hoje", ponderou o piloto da Red Bull.
Há 18 meses a FIA está trabalhando em cima da ideia, mas ela ainda esbarra em algumas questões. Encontrar uma solução que permita uma rápida saída do piloto em caso de incêndio e também um esquema de pára-brisas que funcione a contento tem sido os maiores desafios até o momento.
Cockpits fechados: inevitáveis? « Blog do Ico

Se o problema do desgaste fosse provocado pelo motor mercedes os force india e os mclaren também tinham o mesmo problema, o que não se verifica.

Quanto à ECU, é igual para todos as equipas desde há uns quantos anos para cá e é fornecida por um departamento da Mclaren.

O problema do desgaste dos pneus nos mercedes está relacionada com a geometria da suspensão e também com alguma falta de compreensão relativamente ao funcionamento dos pneus pirelli.

Eu também ouvi ou li que o problema era o binário do motor e que as outras equipas com motor Mercedes não sofriam do mesmo problema porque o motor tinha algumas alterações ou coisa que o valha, não me recordo bem.

Eu também ouvi ou li que o problema era o binário do motor e que as outras equipas com motor Mercedes não sofriam do mesmo problema porque o motor tinha algumas alterações ou coisa que o valha, não me recordo bem.

O motor mercedes é igual para a Mclaren e para a Mercedes, para a Force India é a versão cliente, pode é ser um problema devido à caixa de velocidades, relações de caixa mais agressivas por exemplo.

O motor mercedes é igual para a Mclaren e para a Mercedes, para a Force India é a versão cliente, pode é ser um problema devido à caixa de velocidades, relações de caixa mais agressivas por exemplo.

Pois, talvez. Não me lembro. Tenho ideia que ouvi na sky durante uma transmissão de um GP.

Estão a decorrer os treinos oficiais.

A respeito de um eventual colega de equipa para o Alonso no próximo ano que não seja o Massa, só vejo 2 pilotos que não teriam qualquer problema em fazer equipa com ele: Schumacher e Raikonnen. E a Ferrari ficaria com uma equipa fenomenal! [:cool:]

Andaram o tempo todo a fazer estratégias lá deles, um a cheirar o cu ao outro em recta. No fim, a estratégia deles foi tão complexa (AKA trapalhona) que ninguém a entende.

Voltar
Superior