F1 - 2012

Isto aqui até parece que está cheio de pessoal que vive dentro das equipas e sabem realmente tudo o que se passa lá dentro.

A situação da Mclaren foi uma parvoíce do Ron Dennis, podia ter sido campeão e não foi. Por vezes um díder tem de se impor e não foi isso que o Ron Dennis fez nessa altura.

O button se não tivesse contrato e a ferrari aparecesse com um contrato ele assinava logo. Isto é giro falar quando já temos contrato para o próximo ano.

Eu gosto do Button, normalmente mede bem o que diz, mas desta vez acho que perdeu uma oportunidade para estar calado.

Digam-me lá quantas vezes o melhor piloto de uma equipa foi beneficiado em relação ao seu colega nos ultimos anos.

Da minha parte, eu não estou lá dentro, limito-me a comentar o que sai cá para fora. Podes apontar o dedo ao Ron Dennis mas não podes desculpar o Alonso e o seu feitio. Ele na Ferrari está que nem um peixe na água porque o Massa é o companheiro de equipa que ele gosta. Melhor, só se ele tivesse melhores resultados para tirar pontos aos adversários. Mas em todo o caso, a equipa é "dele", o que lhe permite fazer as coisas à sua maneira e chegar ao máximo e isso está a ser suficiente para liderar o campeonato, este ano.

Eu acho que o problema dos outros pilotos em fazer equipa com ele, é mesmo a maneira como ele reage quando as coisas não lhe correm de feição. Calculo que, pegando no exemplo do Button e na sua situação actual, ele preferiria alguém um pouco menos competitivo que o Hamilton para poder estabelecer-se como n.º1 inconstestado. Mas ele também deve sentir que se isso acontecer com o Hamilton ao lado, ele não terá de lidar com problemas internos. Até ver, não me lembro do Hamilton lidar tão mal como o Alonso com os maus resultados. Quem diz o Button, diz os pilotos da RedBull, da Lotus, da Mercedes... todos têm companheiros de equipa que lhes fazem frente. A diferença está na reacção.

Insinuas que andamos aqui a falar sem saber, mas lanças a noticia de que se o Button não tivesse contrato, assinava pela Ferrari. [:p]

"Fernando is faster than you" diz-te alguma coisa? [:D]
E em outras equipas também houve coisas do género, só que não tão flagrantes.

A diferença da Ferrari para as outras equipas é que a Ferrari é que escolhe os pilotos que quer nos seus carros e não o contrário, o Button foi profissional ao dizer que não assinaria pela Ferrari porque está numa equipa rival, caso ele estivesse numa equipa pequena será que o discurso dele seria o mesmo? Pois...

Da minha parte, eu não estou lá dentro, limito-me a comentar o que sai cá para fora. Podes apontar o dedo ao Ron Dennis mas não podes desculpar o Alonso e o seu feitio. Ele na Ferrari está que nem um peixe na água porque o Massa é o companheiro de equipa que ele gosta. Melhor, só se ele tivesse melhores resultados para tirar pontos aos adversários. Mas em todo o caso, a equipa é "dele", o que lhe permite fazer as coisas à sua maneira e chegar ao máximo e isso está a ser suficiente para liderar o campeonato, este ano.

Eu acho que o problema dos outros pilotos em fazer equipa com ele, é mesmo a maneira como ele reage quando as coisas não lhe correm de feição. Calculo que, pegando no exemplo do Button e na sua situação actual, ele preferiria alguém um pouco menos competitivo que o Hamilton para poder estabelecer-se como n.º1 inconstestado. Mas ele também deve sentir que se isso acontecer com o Hamilton ao lado, ele não terá de lidar com problemas internos. Até ver, não me lembro do Hamilton lidar tão mal como o Alonso com os maus resultados. Quem diz o Button, diz os pilotos da RedBull, da Lotus, da Mercedes... todos têm companheiros de equipa que lhes fazem frente. A diferença está na reacção.

Insinuas que andamos aqui a falar sem saber, mas lanças a noticia de que se o Button não tivesse contrato, assinava pela Ferrari. [:p]

Deves ter memória curta, quantas equipas não usaram tácticas mais dissimuladas para meterem os pilotos no lugar que lhes deu mais jeito?

Quanto ao mau feitio, realmente não conheces bem os pilotos de F1, Vettel, Rosberg, Schumi, Hamilton, Alonso, etc, todos eles são pilotos com grandes egos e que precisam de sentir-se apoiados nas equipas onde estão, não hajam ilusões...

Claro que se ele não tivesse contrato e se se quisesse manter na F1 e a única hipótese fosse a Ferrari do Alonso, ele punha a armadura e partia para a luta. Temos de ler bem o artigo: ele diz que "muito dificilmente" faria equipa com ele. E "se lhe perguntassem, ele diria que não. Ele é muito inteligente e, talvez, num universo paralelo eu trabalhasse alegremente com ele." Ele nunca diz que nunca fará equipa com ele. Simplesmente dá a entender que isso não seria boa ideia, por assim dizer, e que o Alonso também não quereria isso (não lhe convém).

Deves ter memória curta, quantas equipas não usaram tácticas mais dissimuladas para meterem os pilotos no lugar que lhes deu mais jeito?

Quanto ao mau feitio, realmente não conheces bem os pilotos de F1, Vettel, Rosberg, Schumi, Hamilton, Alonso, etc, todos eles são pilotos com grandes egos e que precisam de sentir-se apoiados nas equipas onde estão, não hajam ilusões...

Ou te enganaste no quote ou a tua memória ainda é mais curta que a minha porque, pelos vistos, quando respondeste já não te lembravas do que escrevi. Eu alguma vez escrevi que nas outras equipas não há favorecimentos? Basta leres a última frase para teres a ideia contrária.

E quanto ao resto, também tens de reler o que escrevi. Eu apontei como diferença a reacção aos maus resultados. Apenas isso.

Quem tiver opção, nunca fará equipa com o Alonso. Ele pode ser bom piloto, inteligente, etc, mas tem um mau perder enorme e não consegue lidar com competição interna ou pior que isso, ficar como 2.º piloto. Na cabeça dele, ou o jogo se faz segundo as suas regras ou então "parte tudo", como aconteceu na Mclaren. Portanto, um companheiro de equipa de Alonso só pode ambicionar aos restos deixados pelo mesmo ou se se atrever a desafiá-lo, terá o ambiente profissional feito num inferno. Nem um cenário nem outro permitirá a esse piloto ir longe, portanto, qual é o interesse de ser companheiro dele? A Ferrari que vá arranjando vítimas submissas ou gajos danados para a porrada. Vão buscar o Maldonado. Sempre ganhavam mais algum com as apostas na luta de galos. [:D]

Não sabia que tu e o Alonso eram amigos.... parece que o conheces muito bem....:sh)[:D][:D]

O Alonso não tem que se preocupar em ficar com 2º piloto; só quando aparecer um piloto melhor do que ele na F1!
A Mclaren é que fez me@da e o Alonso é o culpado de tudo....:sh):sh) tens que aprender a analisar melhor a informação que recebes....

Tens jeito para o drama....[:D][:D]

A equipa é "dele"?!:confused::sh)
Tens certeza que acompanhas a F1?!
Deves pensar que a Ferrari é uma equipa de "brincar", não?!

Não te lembras do "mau" perder do Hamilton?!:confused::sh)
Tens que ver melhor.... eu até acho que o Hamilton tem mais mau feitio do que o Alonso....

Chama-lhe drama ou o que quiseres. Se achas que a equipa não trabalha para ele ou que ele tolera bem a competição interna, estás no teu direito de tirar essas conclusões.

[Fire mode on]

O melhor parceiro que o Alonso poderia ter na Ferrari era o Schumi [:D] Juntava se 2 maus feitios na mesma equipa e depois era o safe se quem poder [:D]

[Fire mode Off]

Ou te enganaste no quote ou a tua memória ainda é mais curta que a minha porque, pelos vistos, quando respondeste já não te lembravas do que escrevi. Eu alguma vez escrevi que nas outras equipas não há favorecimentos? Basta leres a última frase para teres a ideia contrária.

E quanto ao resto, também tens de reler o que escrevi. Eu apontei como diferença a reacção aos maus resultados. Apenas isso.

Disseste que as ordens de equipa não eram tão flagrantes, isso é mentira, na RB os problemas com o Kers, a mercedes com os problemas de sobre aquecimento, os "problemas" nas boxes sempre para o mesmo companheiro de equipa, etc, isso é tudo flagrante, a Ferrari depois do caso do Massa disse logo "não querem que façamos as coisas "às claras" fazemos as coisas "às escuras"", no fundo no fundo, é tudo igual...

Eu penso que para qualquer pessoa, os casos que enuncias não são tão flagrantes, (e repito: tão flagrantes) como um "Fernando is faster than you". Só fica a perder para o episódio do Barrichelo/Schumacher no A1 Ring, porque não foi a cruzar a meta.

Sim, as coisas fazem-se à mesma, às claras ou à socapa, mas isso é como tudo. Também toda a gente sabe que há prostituição, mas desde que não seja às claras à frente das crianças... Percebes onde quero chegar? Não é que deseje a ilusão que existe desportivismo a 100%, mas já que isso não é possível, ao menos que não nos relembrem isso a cada GP.

Agora só mais uma achega acerca das declarações do Button. Encontrei, por acaso, noticias com um tom um pouco diferente da que tinha colocado anteriormente, como esta:

Jenson Button tem sido associado à Ferrari, mas o piloto inglês assegurou, à revista Autosprint, que não pensa juntar-se à scuderia italiana. E pelas declarações seguintes, boa parte da decisão parece ter a ver com o piloto espanhol Fernando Alonso, de quem seria colega.

«Tem muito estudo e a vida é complicada para quem lhe tenta fazer sombra. Nunca trabalharia com ele. Só num universo paralelo, talvez. Se ele pudesse, nem colega de equipa queria ter», disse, garantindo, no entanto, que Alonso é um «piloto inteligente».

Palavras de solidariedade, por tanto, para o brasileiro Felipe Massa, colega de equipa de Alonso: «Tenho pena dele [Massa], porque acredito que a equipa está toda à volta do Fernando [Alonso].

in bola.pt

Resolvi, então, ir a uma noticia sem tradução:

Jenson Button is adamant there is no weight to the continued rumours that Ferrari are interested and even if they were, he wouldn't partner Fernando Alonso.

Despite having committed his long-term future to McLaren, rumours persist claiming that Ferrari are keen on Button replacing Felipe Massa next season.

The Brit, though, is adamant there is no truth to the stories and Ferrari have not even spoken to him about it.

"There has always been contact. When I see Stefano (Domenicali) in the paddock we always say 'hello, how are you?'" he told Italy's Autosprint magazine.

"But he knows my situation and I know that I have a contract for next year. I see no reason for this to continue focusing in my direction."

Pressed as to whether knowing that Ferrari want him makes him 'proud', Button responded: "Who said they did?

"Well I think if you look at this team, McLaren, you see a team that has achieved so much.

"And if you look at the red team you see the same thing.

"All Italians are passionate about sports, especially motorsport. But for now (McLaren) is the right place for me. Although as I've said... never say never."

Button highlighted one aspect of joining Ferrari that would deter him from the move, Fernando Alonso, who is undoubtedly the number one driver at the Italian stable.

Asked whether he believes Alonso could "divide" the team for another driver, Button said: "If you give him the choice not to, then no, I don't think so.

"He is a very intelligent driver and maybe in a parallel universe I would work with him.

"It would be difficult but it is always interesting to have someone next to you who's so tough, so smart. I admire him as I admired Alain Prost.

"He's created a great atmosphere around him at Ferrari with very good people. I'm sorry for Felipe, but I think Fernando has the whole team around him."

in planetF1

E agora o segredo para a súbita melhoria de performance nas boxes, que até chegou a record:

McLaren oferece cerveja para acelerar troca de pneus

Por um segundo se ganha, por um segundo se perde. Fiel a esta máxima, a Mclaren promete presentear os mecânicos com cerveja, se não ultrapassarem os três segundos na troca de pneus durante as corridas.

«O desafio é bater a marca de três segundos e eles vão ter uma grande motivação porque eu ofereci, a toda a equipa, uma rodada de cerveja quando atingirmos os três segundos de pit stop», disse Sam Michael, diretor desportivo da equipa britânica.

A promessa surge na sequência dos erros cometidos durante o Grande Prémio do Canadá, que podiam ter colocado em causa a vitória de Lewis Hamilton.

in bola.pt

É um pouco mais complicado que isso. A entrevista foi feita por 3 jornalistas. Um alemão, um italiano e um brasileiro. Parece que a parte mais polémica foi levantada pelo italiano, mas em todo o caso, o Button deve ter respondido em inglês, portanto, mesmo que tenhamos o artigo italiano original, será sempre uma tradução do inglês de Button.
A comunicação social tem destas coisas... tanto que a parte brasileira já avançou que houve erro, pelos vistos, da parte italiana.

Fica o texto:

Presente na entrevista publicada na Autosprint nesta semana, TotalRace traz as declarações do inglês sobre espanhol

Repercutiu nesta semana no Brasil a entrevista de Jenson Button à Autosprint, na qual o campeão do mundo de 2009 afirmava que não trabalharia com Fernando Alonso.

Em muitos casos, quando há um desvio em tradução, o erro é cometido no Brasil. A notícia de Button, no entanto, teve como ponto de partida para o erro coletivo nas mídias brasileiras o título da reportagem no site da Autosprint: “Nunca com Alonso”. Em nenhum momento, Button disse a frase.

Vale explicar como funcionam as entrevistas de Button, assim como as de seu companheiro, o também inglês Lewis Hamilton. A McLaren adota o sistema 3to1, quando três jornalistas de mídia escrita se encontram com cada piloto por cerca de 20 minutos. O procedimento é feito para que todos tenham acesso aos profissionais, que contam com agendas apertadas.

A entrevista mencionada foi realizada na sexta-feira do GP da Hungria, e reuniu um jornalista italiano (da Autosprint), um brasileiro (Felipe Motta, repórter do TotalRace) e um alemão (agência SID).

Em entrevistas como essas, é comum que o assunto abordado mude bastante, pois cada repórter toca no ponto que lhe gera mais interesse. Na metade da conversa, o repórter da Autosprint quis repercutir a declaração de Button sobre ter sido procurado pela Ferrari (o depoimento aconteceu na sexta-feira do GP da Alemanha e foi dado na zona mista para os jornalistas Luis Fernando Ramos, do TotalRace, e Pino Allievi, da Gazzetta dello Sport).

A resposta de Button para a pergunta do repórter da Autosprint sobre manter contato com ferraristas foi: “Sempre falo com pessoas da Ferrari. Stefano é um cara que vejo no paddock em todo fim de semana de corrida e sempre falamos ‘olá, como você está?’. Ele sabe da minha situação e sabe que tenho contrato para os próximos anos. Não acho que há razões para que ele insista em minha direção.”

Na sequência, Alberto Antonini quis saber se ele não se sente orgulhoso de ter sido procurado por uma equipe como a Ferrari. “Quando olhamos onde estou, dirijo para um dos melhores times do mundo. Um time que alcançou muito. E claro que quando olhamos para o time vermelho é a mesma sensação, pois eles alcançaram muita coisa no esporte. Eles são um time muito apaixonado. Os italianos são muito apaixonados, especialmente no esporte, no automobilismo. Mas esse é o lugar correto para mim agora [McLaren]. Mas nunca podemos dizer nunca.”

Geralmente, em entrevistas 3to1 cada jornalista faz duas perguntas e o outro dá sequência. Nestes momentos, é comum ver o assunto migrando para algo completamente diferente. Pelo tema estar rendendo, Felipe Motta questionou Button se ele achava que agora Alonso sabe como dividir uma equipe, já que cinco anos atrás, na McLaren, foi um caos completo. Estaria o espanhol mais maduro para dividir [a Ferrari] de forma igual com outro campeão? A resposta literal de Button foi: “Se você der a ele uma oportunidade não, ele não dividiria. Acho que ele é um piloto muito inteligente. Em um universo paralelo, adoraria trabalhar com ele. É bom trabalhar com um companheiro que tem uma cabeça forte e também é esperto no jeito que se trabalha. Eu admiro isso, especialmente com Alain Prost."

"É sempre um desafio ter de lutar com alguém assim. Ele tem uma atmosfera excelente na Ferrari. Acho que ele tem ótimas pessoas o cercando. Lamento por Felipe, mas sinto que Fernando tem todo o time ao seu lado. É compreensível porque mesmo que ele não fosse uma boa pessoa ele dominaria o time pelos resultados, porque resultado é o mais importante para uma equipe. Mas além disso ele tem uma boa personalidade. Não estou dizendo que Felipe não tem, mas acho que Fernando fez um ótimo trabalho de ter certeza que o time é dele, e isso é porque ele é esperto.”

E já agora, uma análise interessante, concorde-se ou não:

Acredito que o texto feito pela reportagem local do TotalRace deixe bastante claro como foi a entrevista de Jenson Button na Hungria, da qual participei com um colega italiano e outro alemão. Seria repetitivo da minha parte estender no assunto.

Mas acho que a entrevista abre espaço para algumas reflexões importantes. Lemos nos últimos dias especulações envolvendo o possível substituto de Felipe Massa na Ferrari. Se de fato a saída de Massa se confirmar, o que parece neste momento um caminho natural, qual o interesse de Button, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen se juntarem a Fernando Alonso na Ferrari.

Sinceramente, para mim o cockpit ferrarista é um dos “piores” do grid. Quando perguntei a Button se Alonso estaria pronto para dividir uma equipe com um outro campeão, sua resposta foi emblemática: “Se você der a ele uma oportunidade não, ele não dividiria.”

O que Button quis dizer? Se Alonso puder determinar quais os rumos do time, não ele não vai dividir o espaço com ninguém. E atualmente na Fórmula 1 todos sabem que Fernando manda e desmanda na Ferrari.

Por esse motivo, pergunto – quem na posição de Button, Vettel e Kimi, pilotos que dispõem de bom equipamento e a possibilidade de guiar para vencer, iria arriscar ser o segundão de Alonso? Eu sinceramente me surpreenderia muito se um dos três tomasse esse caminho no futuro (não me refiro nem a 2013).

E não se trata da questão “simples e pura” de compartilhar a equipe com Alonso. Dividir um time com o espanhol é uma coisa. Dividir a Ferrari é outra. Daí a resposta de Button à minha pergunta: “Em um universo paralelo, adoraria trabalhar com ele”. O universo paralelo não significa um mundo de contos de fadas, onde monstros e príncipes vivem em constantes duelos. O universo paralelo a que Button se refere é uma equipe que não a Ferrari, times como Red Bull e McLaren que permitem que seus dois pilotos duelem em igualdade de condições. O que Button disse, em outra palavras é – “em uma equipe que eu possa confrontá-lo de igual para igual seria um grande prazer, pelo desafio de se tentar bater um cara como Alonso”. E claro, esse mundo não existe na Ferrari, daí a necessidade de um “universo paralelo”.

Claro que quando afirmo que o cockpit da Ferrari é um dos piores do grid, refiro-me aos pilotos de ponta. Imagine qual difícil é derrotar Anderson Silva no MMA. Agora imaginem desafiá-lo com uma das mãos amarrada. É mais ou menos isso que Button, Vettel e cia teriam pela frente. Para Sergio Perez, Nico Hulkenberg e outros talentos jovens, tudo é lucro. Vale a pena viver uma situação assim quando se ter 22, 23 anos. No mais, esquece.

Ou alguém acha que valeria a pena para um campeão ir enfrentar Alonso em sua zona de conforto?

Coluna Felipe Motta

Última edição:
É por isso, que nas entrevistas dos pilotos F1 dadas durante um GP, está sempre um representante da equipa, tipo cargo assessora de imprensa(?) com um gravador a gravar a entrevista para se salvaguardarem de equívocos.

Voltar
Superior