F1 - 2012

143252652.jpg

Parem ao segundo 4 e depois vão frame a frame (cliquem rápido).
F1 Bahrain 2012 Hamilton vs. Rosberg (Sky) - YouTube

Mantenho a opinião inicial depois de ver a repetição. Este texto tira-me as palavras da boca:

Rosberg, Hamilton and Alonso cleared over incidents - F1 Fanatic

E acrescento que o sr. Hamilton concretizou uma ultrapassagem fora de pista, como se queixou o Rosberg e bem. Manobra que deve ter pensado repetir mais tarde com outro piloto que não me lembro qual, no mesmo sitio. Esse piloto seguia o mais à direita possivel e o Hamilton seguia atrás dele mas ainda meteu meio carro na areia, no entanto, desistiu da manobra. O Hamilton continua "cego". Vale tudo para passar à frente.

O Hamilton é de todos o que tem menos culpa, que é que queria o Roserb? Atira um piloto para fora da pista, é ultrapassado (mesmo que isso seja em condições desfavoráveis apra o outro piloto) e ainda reclama porque é ultrapassado fora da pista. Não lhe deu outro hipótese ao Hamilton.

Cumprimentos

não me parece que haja motivo para penalização.

o rosberg não empurrou o hamilton.
o rosberg desviou-se para a direita na tentativa de tirar o cone de ar do hamilton. o hamilton vai atrás e só quando já está fora da pista se colocou ao lado de rosberg e o ultrapassou.

excelente o espirito combativo do britanico, mas o rosberg, não o empurrou, apenas tentou defender a posição usando toda a largura da pista e cumprindo a regra de só poder mudar uma vez de trajectoria

Vamos ver: eu não concordo com mudanças de direcção destinadas a boicotar ultrapassagens, como pudemos assistir nesta corrida. Contudo as regras não as proíbem. Agora há uma diferença entre mudar de trajectória e cortar completamente o espaço aos adversários. Penso que o piloto que vai à frente deve deixar um espaço mínimo ao adversário para este não ser obrigado a sair fora de pista. Em suma, o Hamilton não devia ter ultrapassado fora da pista, devia ser ilegal e é perigoso; o Rosberg devia ser penalizado por não ter deixado espaço. No caso do Alonso, diria o mesmo em relação ao Rosberg; o Alonso optou (e bem) por não andar fora da pista.

Vamos ver: eu não concordo com mudanças de direcção destinadas a boicotar ultrapassagens, como pudemos assistir nesta corrida. Contudo as regras não as proíbem. Agora há uma diferença entre mudar de trajectória e cortar completamente o espaço aos adversários. Penso que o piloto que vai à frente deve deixar um espaço mínimo ao adversário para este não ser obrigado a sair fora de pista. Em suma, o Hamilton não devia ter ultrapassado fora da pista, devia ser ilegal e é perigoso; o Rosberg devia ser penalizado por não ter deixado espaço. No caso do Alonso, diria o mesmo em relação ao Rosberg; o Alonso optou (e bem) por não andar fora da pista.

o rosberg deixou espaço. não forçou o hamilton. o rosberg mudou a trajectoria uma vez (legal). não tem que deixar espaço para ninguem que esteja atrás dele, e o hamilton não estava ao lado.
o hamilton estava atrás dele. podia ir para o outro lado da pista. podia abortar a ultrapassagem. foi uma ousada defesa de posição e uma ainda mais ousada ultrapassagem.

se fosse como dizes, os pilotos tinham que andar sempre no meio da pista

mas vocês gostam de corridas de automóveis ou de decisões dos comissários?

não me parece que haja motivo para penalização.

o rosberg não empurrou o hamilton.
o rosberg desviou-se para a direita na tentativa de tirar o cone de ar do hamilton. o hamilton vai atrás e só quando já está fora da pista se colocou ao lado de rosberg e o ultrapassou.

excelente o espirito combativo do britanico, mas o rosberg, não o empurrou, apenas tentou defender a posição usando toda a largura da pista e cumprindo a regra de só poder mudar uma vez de trajectoria

Dito assim até parece inócuo. O problema é que o direito de mudar de trajectória é exercido quando o piloto que vai atrás já está a iniciar a ultrapassagem, o que significa que ou este sai de pista ou tem de travar, não tendo hipótese de alterar a trajectória para o lado inverso.

Nestas brinacadeiras que alguns louvam, um dia destes ainda temos um toque feio e vão dois para o cemitério. Mas ficamos todos contentes com o extraordinário espirito de competitividade mostrado (eu chamo-lhe outra coisa).

Dito assim até parece inócuo. O problema é que o direito de mudar de trajectória é exercido quando o piloto que vai atrás já está a iniciar a ultrapassagem, o que significa que ou este sai de pista ou tem de travar, não tendo hipótese de alterar a trajectória para o lado inverso.

Nestas brinacadeiras que alguns louvam, um dia destes ainda temos um toque feio e vão dois para o cemitério. Mas ficamos todos contentes com o extraordinário espirito de competitividade mostrado (eu chamo-lhe outra coisa).

e aquele momento Villeneuve-Arnoux foi o momento mais terrível da F1. aqueles pilotos deviam ter sido banidos

o rosberg deixou espaço. não forçou o hamilton. o rosberg mudou a trajectoria uma vez (legal). não tem que deixar espaço para ninguem que esteja atrás dele, e o hamilton não estava ao lado.
o hamilton estava atrás dele. podia ir para o outro lado da pista. podia abortar a ultrapassagem. foi uma ousada defesa de posição e uma ainda mais ousada ultrapassagem.

se fosse como dizes, os pilotos tinham que andar sempre no meio da pista

mas vocês gostam de corridas de automóveis ou de decisões dos comissários?

apr:) apr:)

E digo mais, se estas coisas acontecessem todas as corridas a F1 ganhava imediatamente mais popularidade, que anda pelas ruas da amargura diga-se.

O Hamilton tem um travão, não tem? Podia tê-lo usado. O Rosberg defendeu a posição de uma forma agressiva mas totalmente legal.
Tendo o Hamilton a possibilidade de travar e desviar-se pelo outro lado da pista, indo para fora porque quis ou porque foi a opção que na altura lhe pareceu mais viável, também não quero fazer do rapaz bode expiatório, mas se tivesse sido sancionado a meu ver seria justo porque ganhou uma posição de forma ilegal.

Não gosto da atitude queixinhas do Rosberg, mas não é o único e entendo a politica. O Hamilton também já se queixou do Schumacher em Italia e por ai adiante...

Última edição:
Dito como um anti-H e defensor de S.

:)

Se foi para mim, não percebi.

Acho que é mais que evidente que o Rosberg preocupou-se em proteger o interior da trajectória antes que o Hamilton aproveitasse a aberta. Este seguiu-o, sempre atrás e não ao lado, e em vez de o tentar ultrapassar pelo outro lado ou travar, como fez o Alonso, fez a ultrapassagem por fora da pista. É ridículo ainda defenderem uma manobra ilegal e escudarem-se uma e outra vez no já irritante argumento de que quem critica o Hamilton o faz por não gostar dele por defeito.

Partilho exactamente da mesma opinião do Siberiano.

Mantenho a opinião inicial depois de ver a repetição. Este texto tira-me as palavras da boca:

Rosberg, Hamilton and Alonso cleared over incidents - F1 Fanatic

E acrescento que o sr. Hamilton concretizou uma ultrapassagem fora de pista, como se queixou o Rosberg e bem. Manobra que deve ter pensado repetir mais tarde com outro piloto que não me lembro qual, no mesmo sitio. Esse piloto seguia o mais à direita possivel e o Hamilton seguia atrás dele mas ainda meteu meio carro na areia, no entanto, desistiu da manobra. O Hamilton continua "cego". Vale tudo para passar à frente.

Estive a ver o video e as justificações. Ponto 6 da análise:

6. Had a significant portion of car four been alongside that of car eight whilst car four still remained within the confines of the track, then the actions of car eight may not have been considered legitimate.

Parando o video no segundo 4, vê-se isto:

105998d1335222478-f1-2012-unt2.jpg

Unt2.jpg

Sou eu que vejo mal ou deviam ter aplicado o ponto 6 tal como definido?

Voltar
Superior