F1 - 2012

e o que a FIA disse sobre este assunto?

In relation to the incident involving Car 8 Nico Rosberg and Car 4 Lewis Hamilton the Stewards, having
heard from both drivers and team representatives Messrs R Meadows and S Michael, and having
examined the video and telemetry evidence, unanimously decide to take no further action.
In accordance with Article 16.1 (last paragraph) the matter was investigated after the Race.
Reasons
1. The driver of Car 8 commenced his move to the right after the exit from T3 and moved to the right in a
constant and continuous straight line manner, not making any sudden movements (as evidenced by
telemetry and video evidence) and;
2. At the time he commenced his move, Car 4 was behind him and no part of his car was alongside
Car 8 and;
3. The driver of Car 8 made the move to the right prior to the driver of Car 4 making the same move and;
4. For more than half of the distance travelled by Car 8 in moving in a straight line towards the right hand
edge of the track, Car 4 remained behind Car 8 and;
5. Because the delta speed between the two cars was quite significant it was difficult for Car 8 to detect
the exact position of Car 4 in relation to his own car;
6. Had a significant portion of Car 4 been alongside that of Car 8 whilst Car 4 still remained within the
confines of the track, then the actions of Car 8 may not have been considered legitimate.
http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/bhn-document-42.pdf

In relation to the incident involving Car 8 Nico Rosberg and Car 5 Fernando Alonso the Stewards, having
heard from both drivers and team representatives Messrs R Meadows and M Rivola, and having
examined the video and telemetry evidence, unanimously decide to take no further action.
In accordance with Article 16.1 (last paragraph) the matter was investigated after the Race.
Reasons
1. The driver of Car 8 commenced his move to the right after the exit from T3 and moved to the right in a
constant and continuous straight line manner, not making any sudden movements (as evidenced by
telemetry and video evidence) and;
2. At the time he commenced his move, Car 5 was behind him and no part of his car was alongside Car
8 and;
3. The driver of Car 8 made the move to the right prior to the driver of Car 5 making the same move and;
4. For more than half of the distance travelled by Car 8 in moving in a straight line towards the right hand
edge of the track, Car 5 remained behind Car 8 and;
5. Because the delta speed between the two cars was quite significant it was difficult for Car 8 to detect
the exact position of Car 5 in relation to his own car;
6. No part of Car 5 was alongside that of Car 8.
http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/bhn-document-43.pdf

Eles apenas vêm a culpa ou não do Roseberg.

Mas não tinha saído uma regra qq que não permitia ultrapassar os limites da pista com as 4 rodas?

Vou esperar para ver se a moda pega no atletismo. Quando alguém for a passar, o da frente faz um slide lateral para o boicotar...

Já disse que as regras o permitem dentro de certos limites, e aqui o que está em causa é apenas averiguar se esses limites foram ultrapassados.

A minha opinião não conta nesse aspecto, mas é simples: o piloto que segue à frente tem o direito de se posicionar da forma que lhe for mais favorável para a curva seguinte, mas não devia ter o direito de mudar de trajectória a meio de uma recta apenas com o objectivo de cortar a trajectória a quem o está a ultrapassar. Acho isso anti-desportivo e perigoso.

Talvez carris resolvessem a questão. Para ultrapassar teria que se preencher um formulário telegrafado aos comissários e com a sua autorização abrir-se-ia um carril paralelo para ai sim, se proceder a uma ultrapassagem em segurança. Que tal?

Talvez carris resolvessem a questão. Para ultrapassar teria que se preencher um formulário telegrafado aos comissários e com a sua autorização abrir-se-ia um carril paralelo para ai sim, se proceder a uma ultrapassagem em segurança. Que tal?
Assim que o adversário mostra intenções de passar, o piloto deve-se mover para o lado que der mais jeito ao de trás e abrandar afim de permitir uma ultra-passagem em segurança...:sh)

Assim que o adversário mostra intenções de passar, o piloto deve-se mover para o lado que der mais jeito ao de trás e abrandar afim de permitir uma ultra-passagem em segurança...:sh)

Isso é no Código da Estrada pá!

Parece-me que a interpretação dos comissários é mais ou menos esclarecedora.
Enquanto o carro não estiver ao lado, o carro da frente pode fechar, no caso do Rosberg até o terá feito de forma contínua, sem movimentos bruscos.
Isto não é ciclismo no sprint da meta... mas quase.
e já lá estiver ao lado, possivelmente não seria "aceite".

eu não vi o GP.
só soube destes incidentes aqui no AH e pelo video que um forista colocou

a minha opinião sobre o incidente Rosberg-Hamiton, já a dei. não há motivo para penalizar o Rosberg pois, fechou a pista com o Hamilton atrás. Hamilton passou por fora, sim, mas não cortou a trajectoria, não cortou uma curva. não sei o que os regulamentos dizem a esse respeito

não tinha visto ainda a manobra Rosberg-Alonso, e vi hoje

neste caso, creio que já haveria motivo para penalizar o Rosberg, pois o Alonso já está a iniciar a manobra de ultrapassagem quando Rosberg fecha para a direita, e não lhe deixou espaço na pista

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

aqui vê-se que Alonso não estava ainda ao lado de Rosberg. Rosberg, defendeu-se uma vez como é permitido, mas uma vez que Alonso ainda não estava lado a lado, não sei.
é no limite do aceitável

34e9uyu.jpg

Alonso tinha de ter levantado. O Nico não tem culpa.

O que querias que ele dissesse?? O Massa é o companheiro perfeito para ele, faz-lhe o que quer e o rapaz ainda tem que pedir desculpa.

Alonso about overtaking Massa just before pitlane in China - YouTube
(Comentário no YT: Hamilton deserves a drive through penalty for this )

Mas aqui ninguém se preocupou se a ultrapassagem foi feita fora dos limites.. [:)]

Só falta porem o Massa a servir as refeições ao colega.

Última edição:
algumas manobras mais perigosas nao deviam ser sequer alvo de discussao, está bem que f1 nao é wtcc, eles nao podem andar a roçar-se uns nos outros porque isso terá consequencias aerodinamicas e consequentemente nos tempos, lembro-me daquele encostar a parede que o schumie (?) fez a nao sei quem, nao me recordo se alguém foi penalizado, nao estou adizer que deveria ser practica comum mas sao estas coisas que trazem emoçao as corridas

algumas manobras mais perigosas nao deviam ser sequer alvo de discussao, está bem que f1 nao é wtcc, eles nao podem andar a roçar-se uns nos outros porque isso terá consequencias aerodinamicas e consequentemente nos tempos, lembro-me daquele encostar a parede que o schumie (?) fez a nao sei quem, nao me recordo se alguém foi penalizado, nao estou adizer que deveria ser practica comum mas sao estas coisas que trazem emoçao as corridas

Deves estar a referir ao Barrichello num Williams e Schumacher a encostar ao muro no GP Hungria

F1: GP de França de regresso

Segundo algumas informações, França poderá ter o seu Grande Prémio de regresso já no próximo ano, sendo Paul Ricard a pista escolhida.

Desde 2009 que o calendário do mais importante campeonato da FIA não tem qualquer prova naquele que é o país onde se realizou pela primeira vez na história um Grande Prémio, tendo Magny-Cours sido o palco das últimas edições da corrida gaulesa, mais concretamente desde 1991.

No entanto, esta ausência poderá estar para terminar, uma vez que, de acordo com Bernie Ecclestone, França terá o seu Grande Prémio já no próximo ano. “O acordo está feito. Já acordámos os termos financeiros com o ministro dos desportos, David Douillet, no meu escritório na última terça-feira. Estamos ainda a discutir alguns pontos sobre dinheiro em redor da corrida. Para mim, não existe qualquer dúvida de que tudo será resolvido”, afirmou o Mr. F1 em declarações prestadas ao jornal gaulês L’Équipe.

Segundo algumas indicações, a prova francesa terá um contrato de cinco Grandes Prémios que serão realizados em 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021, desconhecendo-se com que corrida partilhará a data, correndo, porém, alguns rumores de que será o Grande Prémio da Bélgica – disputado no majestoso Spa-Francorchamps – o sacrificado.

França vive actualmente num período eleitoral, que muito provavelmente levará a uma alteração no poder, algo que não preocupa Bernie Ecclestone que, quando questionado se o resultado das eleições poderia ter algum reflexo no realização do Grande Prémio, respondeu: ”podemos assinar antes do resultado da segunda volta das eleições em França, se quiserem. Seja qual for o resultado, eu não quero saber. Essa é uma questão doméstica que não me preocupa”, afirmou o inglês.

Jorge Girão

Isso é no Código da Estrada pá!

Parece-me que a interpretação dos comissários é mais ou menos esclarecedora.
Enquanto o carro não estiver ao lado, o carro da frente pode fechar, no caso do Rosberg até o terá feito de forma contínua, sem movimentos bruscos.
Isto não é ciclismo no sprint da meta... mas quase.
e já lá estiver ao lado, possivelmente não seria "aceite".
Estava no gozo...[:D]

F1: GP de França de regresso

Segundo algumas informações, França poderá ter o seu Grande Prémio de regresso já no próximo ano, sendo Paul Ricard a pista escolhida.
Jorge Girão

só espero que não cortem a Mistral ao meio
mas é engraçado fazer a corrida num circuito sem bancadas

Vocês ja se reviram nos vossos comentários sobre ultrapassagens e o caneco? Estamos a falar do desportos-rei de automobilismo!!! E agora quase que é preciso dar piscar para fazer uma ultrapassagem e ter em conta as duas marcas de segurança. Por favor meus caros, nao entrem no jogo dos Big sharks....ha tanta coisa mais interessante a comentar!

Gostei deste grande prémio porque teve bastanta disputa, coisa dificil de se ver devido a essas regras idiotas..!Ainda bem que não houve nenhum acidente senao era corrida parada e desqualificação e o caneco. enfim...

Precisamente ao contrário, queremos que haja ultrapassagens que não sejam impedidas por falta de fair-play, como último recurso de quem não tem carro nem habilidade para fazer melhor.

Precisamente ao contrário, queremos que haja ultrapassagens que não sejam impedidas por falta de fair-play, como último recurso de quem não tem carro nem habilidade para fazer melhor.

Num jogo da bola, quando uma equipa ataca... a outra defende!!!

Tb já deu para ver que só andas aqui a trollar.

Voltar
Superior