[Sociedade] Explosão em Beirute/Líbano

Traduz lá isso sff ou pede ao Lino Marques q o faça.
Aparentente estava atracado um navio russo carregado de amónio em direção a Moçambique.

O mais engraçado é que as autoridades moçambicanas não estavam aoncorrente de nada.

Este amónio decerto devia ser para contrabando para fazer explosivos...falta saber se no MO,ou em Moçambique....as coisas por lá não andam famosas em certas provincias em que também são atacados por jihadistas que atravessam a fronteira e atacam aldeias,povoações... .

Tenho um vizinhonque vai ser repatriado de Beirute logo que os ouvidos o permitam entrar num ambiente pressurizado.

Aparentente estava atracado um navio russo carregado de amónio em direção a Moçambique.

O mais engraçado é que as autoridades moçambicanas não estavam aoncorrente de nada.

Este amónio decerto devia ser para contrabando para fazer explosivos...falta saber se no MO,ou em Moçambique....as coisas por lá não andam famosas em certas provincias em que também são atacados por jihadistas que atravessam a fronteira e atacam aldeias,povoações... .

Tenho um vizinhonque vai ser repatriado de Beirute logo que os ouvidos o permitam entrar num ambiente pressurizado.
Há um artigo da cnn com essa história completa, em inglês

O navio só pararia para fazer escala Moçambique... e depois seguria para outros países mencionados aí.
Epah, isso ja vai prai uma novela.
- no inicio falaram em fabrica de pirotecnia
- depois foi o nitrato armazenado num armazem desde 2016
- agora é um barquinho russo....

O que seguira???

Mas desses paises nao se pode pedir muito.

Enviado do meu SM-T700 através do Tapatalk

O que seguira???

Uma coisa é certa uma explosão deste tipo para chegar à violência onde chegou precisaria de um detonante deste tipo,não era só com pólvora e fogo de artifício.

Quando vi a potência da explosão na televisão deu para perceber que não era só o fogo de artificio.

Eu li no site sim, através de link que me enviaram. Neste momento não consigo procurar

Vê lá se é o que está aí acima.

Agora ninguém sabe de nada, excepto os que estão resguardados com provas.

2750 toneladas não será assim um bocadinho de mais, para ser adquirido por uma única entidade?

Relativamente a Moçambique, eles têm várias formas de utilizar isto. Agricultura, minas, forças contra-governo, grupos terroristas... mas para esta quantidade, estariam a fazer group buy?

Uma coisa é certa uma explosão deste tipo para chegar à violência onde chegou precisaria de um detonante deste tipo,não era só com pólvora e fogo de artifício.

Quando vi a potência da explosão na televisão deu para perceber que não era só o fogo de artificio.
Eu sei.
Quando falaram disso no principio com as 1°s imagens tambem duvidei. Se fosse so pirotecnia acho que a exploaao seria mais concentrada.

Agora o que me faz comichao, é comecarem a espingardar as possiveis causas. Daqui a uns dias comecam a dizer que Israel ou outro pais vizinho mandou um missil/bomba.
E andamos nisto.

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

O que seguira???

Por acaso até tenho ideia que logo desde o 1º dia se falava em nitrato de amónio que veio de 1 barco e ficou armazenado....
De resto nas imagens vê-se que a fábrica de pirotecnia parece estar ao lado.

De resto, é certo que " esses países " ( e eles estão longe de ser todos países " desses " ) não são perfeitos mas deixa lá que há países ocidentais que tambem não podem falar muito.

Com a instabilidade politica isto já se estava a prever...
a175c8386d5637babecdcc105d9c1194.jpg
1cd6e259cf85fd1a75e450ef4ffd3826.jpg

A história completa do barco anda por aí, CNN, Sky, etc, já cobriram isso.

Havia um barco, que era de um armador russo, mas que estava cheio de dividas, ao chegar ao porto de Beirute foi arrestado por dividas também ao porto.
A tripulação acabou por abandonar o barco, até teve de vender o combustível para pagar um advogado para ver se recebiam os salários.

A carga foi descarregada para o armazém e ali ficou desde 2014.
No video que o TS1lva colocou vê-se uma foto da tal manutenção à porta que tinham feito naquela manha, nunca imaginei que fosse mesmo à beira da carga...:sh)

In 2013 Lebanese authorities arrested a ship (pdf) that had been abandoned by its owner

O produto estava armazenado em big-bags de 1000 kilos, em que o fabricante é "Orica Mining Services" Austrália.
Usado na exploração mineira...

"Nitroprill HD" is a knock-off product of the trademarked Nitropril, a premium grade porous prilled ammonium nitrate manufactured and sold by the Orica Mining Services in Australia. It is used as a commercial explosive in mining and quarrying.

Descrição da safety sheet do produto:
The safety sheet of the original product says it "May explode under confinement and high temperature, but not readily detonated. May explode due to nearby detonations."

Mais pormenores aqui:

https://www.moonofalabama.org/2020/08/beirut-blast-wrap-up.html#more

[;)]

Última edição:
A história completa do barco anda por aí, CNN, Sky, etc, já cobriram isso.

Havia um barco, que era de um armador russo, mas que estava cheio de dividas, ao chegar ao porto de Beirute foi arrestado por dividas também ao porto.
A tripulação acabou por abandonar o barco, até teve de vender o combustível para pagar um advogado para ver se recebiam os salários.

A carga foi descarregada para o armazém e ali ficou desde 2014.
No video que o TS1lva colocou vê-se uma foto da tal manutenção à porta que tinham feito naquela manha, nunca imaginei que fosse mesmo à beira da carga...:sh)

In 2013 Lebanese authorities arrested a ship (pdf) that had been abandoned by its owner:

On 23/9/2013, m/v Rhosus, flying the Moldovian flag, sailed from Batumi Port, Georgia heading to Biera in Mozambique carrying 2,750 tons of Ammonium Nitrate in bulk. En route, the vessel faced technical problems forcing the Master to enter Beirut Port. Upon inspection of the vessel by Port State Control, the vessel was forbidden from sailing. Most crew except the Master and four crew members were repatriated and shortly afterwards the vessel was abandoned by her owners after charterers and cargo concern lost interest in the cargo. The vessel quickly ran out of stores, bunker and provisions.
...
Owing to the risks associated with retaining the Ammonium Nitrate on board the vessel, the port authorities discharged the cargo onto the port’s warehouses. The vessel and cargo remain to date in port awaiting auctioning and/or proper disposal.

Bem... com que então o destino era Moçambique?

Não é lá que estão a surgir conflitos com o estado islâmico/Isis?

Fonte

Última edição:
É, mas em 2013 quando o nitrato ia a caminho, o estado islâmico não tinha influência em Moçambique...

Esse material era para explosivos sim, mas para construção, eles estão a construir centrais hidroeléctricas às dezenas.

Voltar
Superior