Explicações - Preço/Hora

Eu estava a falar num caso particular, é verdade, mas não queria apontar a pessoa porque isso também não é correcto num espaço público como este. Acho que devias editar o teu post, mas claro deixo a teu critério. Eu apaguei neste quote.

Apesar de eu achar que ela não é competente o que mais me irrita (pois quanto à competência só lá vai quem quer e eu não fui obrigado) é esta malta encher os bolsos não pagando um tostão em impostos, ela nem deve sonhar o que por exemplo um médico desconta.

Sobre essa segunda pessoa, também sei quem é, o meu irmão teve lá explicações, mas não vou entrar me detalhes aqui.

Segue PM com mais pormenores

A tua descrição era bastante óbvia, para começar. Qualquer jovem em Évora sabe de quem estás a falar... [:D]

EDIT: Acho que devias editar o primeiro post. Não estou a tecer comentários, mas não convém expor as vidas das pessoas dessa maneira, num sitio tão publico como este...

Última edição:
A tua descrição era bastante óbvia, para começar. Qualquer jovem em Évora sabe de quem estás a falar... [:D]

EDIT: Acho que devias editar o primeiro post. Não estou a tecer comentários, mas não convém expor as vidas das pessoas dessa maneira, num sitio tão publico como este...
Fui ler melhor e realmente revelei demasiadas coisas :sh)

Tens razão, e já editei.

Sim, com uma pesquisa na net arranjas por 12 ou mais barato.
Com tanto professor desempregado ou em crise a oferta é muita.

É o que o elevado desemprego tem de bom. É como na construção civil: se em 2007 dificilmente arranjavas um trolha a menos de 12€/h, hoje em dia já arranjas a 6€/hora facilmente. Espero também que dentro de um futuro próximo existam milhares de médicos desempregados para que se possa ir aos consultórios e pagar 10 euros por uma consulta.

Sim, com uma pesquisa na net arranjas por 12 ou mais barato.
Com tanto professor desempregado ou em crise a oferta é muita.

Não é qualquer um que tem capacidade para dar explicações de 12.º ano...

Uma grande parte dessas explicações são dadas por gente impreparada, dado que a sua formação base não é propriamente matemática, falo de engenheiros, economistas... que apesar de terem matemática, não é a mesma coisa.

Portanto, há que ter em conta a qualidade de quem lecciona e sabe do que está a falar...

É o que o elevado desemprego tem de bom. É como na construção civil: se em 2007 dificilmente arranjavas um trolha a menos de 12€/h, hoje em dia já arranjas a 6€/hora facilmente. Espero também que dentro de um futuro próximo existam milhares de médicos desempregados para que se possa ir aos consultórios e pagar 10 euros por uma consulta.

Como é que é?!
Deves ser daqueles que não trabalha e vive à custa dos outros, só pode...[:vm)]

Como é que é?!
Deves ser daqueles que não trabalha e vive à custa dos outros, só pode...[:vm)]

Felizmente trabalho e bem sei o que custa chegar ao fim do mês. Sou engenheiro, tenho um mestrado e um doutoramento e 4 anos de experiência profissional. Ganho 8 euros à hora. Depois vejo empregadas de limpeza a ganharem 7 euros/horas, trolhas a ganhar 12 euros/hora, professores a cobrarem 20 euros/horas por explicações e médicos a cobrarem 50 euros por consulta. Se há coisa que o desemprego e a crise trouxeram de bom, foi puxar à realidade muita gente que não tinha os pés assentes na terra e trouxe também justiça e equidade salarial.

Felizmente trabalho e bem sei o que custa chegar ao fim do mês. Sou engenheiro, tenho um mestrado e um doutoramento e 4 anos de experiência profissional. Ganho 8 euros à hora. Depois vejo empregadas de limpeza a ganharem 7 euros/horas, trolhas a ganhar 12 euros/hora, professores a cobrarem 20 euros/horas por explicações e médicos a cobrarem 50 euros por consulta. Se há coisa que o desemprego e a crise trouxeram de bom, foi puxar à realidade muita gente que não tinha os pés assentes na terra e trouxe também justiça e equidade salarial.

Desculpa mas estás com uma ideia completamente errada... que tu defendas a existência de concorrência como forma de baixar preços é uma coisa... que tu defendas o desemprego, como forma de exploração é outra completamente diferente e perigosa.

Há pessoas que preferem pagar 12€ a um trolha em lugar de pagar 6€ a um outro trolha... da mesma maneira que preferem dar 50€ a um médico quando poderiam ter a consulta mais barata noutro lugar... é uma questão de ponderação e opção...

Compreendo a tua frustração, mas não defendas o desemprego como moralização.[;)]

Desculpa que te diga, não são os 20€ de um professor ou o 7€ de uma doméstica que estão errados... Os teus 8€ é que estão errados.

Tiraste o doutoramento na Independente / Lusófona ?

É que não consigo perceber como é que alguém com as tuas qualificações tem uma visão macroeconómica tão estúpida.

Nem vale a pena usar um eufemismo. Ver algo de bom no empobrecimento e aumento do desemprego do país é simplesmente estúpido

Tu, para as tuas qualificações, é que ganhas uma miséria. Em nenhuma parte do mundo ocidental civilizado, ou até nos países emergentes, 1280€ (8x40x4) brutos correspondem a um ordenado digno para um Engenheiro doutorado.

Tiraste o doutoramento na Independente / Lusófona ?

É que não consigo perceber como é que alguém com as tuas qualificações tem uma visão macroeconómica tão estúpida.

Nem vale a pena usar um eufemismo. Ver algo de bom no empobrecimento e aumento do desemprego do país é simplesmente estúpido

Tu, para as tuas qualificações, é que ganhas uma miséria. Em nenhuma parte do mundo ocidental civilizado, ou até nos países emergentes, 1280€ (8x40x4) brutos correspondem a um ordenado digno para um Engenheiro doutorado.

Na empresa onde estou (uma grande multinacional alemã) os recém-doutorados, sem qualquer experiência profissional, foram contratados a 900€/mês (valores brutos, ainda tens de descontar daí o IRS e a SS). Estamos a falar de pelo menos 9 anos de formação universitária (3 licenciatura + 2 mestrado + 4 doutoramento).

Na empresa onde estou (uma grande multinacional alemã) os recém-doutorados, sem qualquer experiência profissional, foram contratados a 900€/mês (valores brutos, ainda tens de descontar daí o IRS e a SS). Estamos a falar de pelo menos 9 anos de formação universitária (3 licenciatura + 2 mestrado + 4 doutoramento).

Talvez não fosse má ideia trabalhar na mesma multinacional alemã mas na Alemanha...

Já agora avisa-nos qual é essa multinacional, para não irmos trabalhar para lá.

Siemens ou Nokia Siemens Networks?

A Nokia Siemens Networks não trabalha com doutorados. Apenas a Siemens.
Desde o despoletar da crise em 2008 os salários cairam a pique. Hoje vez facilmente ofertas de emprego para doutorados abaixo dos 1000 euros, tal como vez facilmente ofertas de emprego para engenheiros a 600 euros. Salários brutos. É a triste realidade.

Desculpa que te diga, não são os 20€ de um professor ou o 7€ de uma doméstica que estão errados... Os teus 8€ é que estão errados.

Até podes ter razão, mas certamente perceberás que actualmente é muito complicado, ainda para mais pessoas com pouco experiência, exigir ganharem algo minimamente justo. Infelizmente estas pessoas encontram-se todas a ser exploradas. É triste mas é verdade.

A crise é usada sempre como desculpa para tudo, e esta geração que está a aparecer agora no mercado de trabalho é que vai ficar a pagar por asneiras de outros.

Quanto às empregadas, explicadores, trolhas etc, por mim até podem ganhar €50/h.

Do meu bolso empregadas nem por €2/h, não quero nem preciso, explicadores muito menos. Não consigo compreender como é que ainda há gente a pagar o que paga a alguns destes profissionais. Se eu tivesse empregada como o meu avô tem a ganhar uma fortuna (na minha opinião) para o que faz era na hora que dizia: Quer ficar pago metade, não quer vai embora. Mas, apesar de se queixar, faz parte de uma geração privilegiada (não me venham com outros exemplos porque no caso dele foi mesmo, não foi dos velhos que passaram dificuldades, que os há é verdade, mas não é o caso, longe disso) e sabe-lhe bem ter lá a mulher a fazer-lhe tudo. Eu mesmo que quisesse não suportava ter empregada, portanto para mim não é problema o que elas recebem ou deixam de receber.

Idem aspas para as explicações. Mas para estes o que me "lixa" é mesmo a fuga aos impostos pois muitos deles ganham mesmo muito bem e se pagassem impostos em cima disso face ao que pagam pessoas que auferem valores semelhantes é que viam o que era bom para a tosse. E isto eu não aceito, isto não é justo!!!

A Nokia Siemens Networks não trabalha com doutorados. Apenas a Siemens.
Desde o despoletar da crise em 2008 os salários cairam a pique. Hoje vez facilmente ofertas de emprego para doutorados abaixo dos 1000 euros, tal como vez facilmente ofertas de emprego para engenheiros a 600 euros. Salários brutos. É a triste realidade.

Olha que eu conheço algumas pessoas que foram trabalhar para a Nokia Siemens, quer para Alfragide, quer para Aveiro, se não me engano em 2010, e os valores foram bem superiores. Num dos casos uma recém doutorada foi ganhar perto de 2500€ brutos, cerca de 1800€ depois de impostos.

Quanto às explicações, quando andava na universidade, e no primeiro ano após a licenciatura, dei explicações ao ensino básico e secundário.
Cobrava a 10€ por hora, geralmente em sessões de 2h, mas dava explicações ao domicílio, pois morava numa aldeia onde só poderia dar explicações aos bichinhos... Para a altura considerava-me bem pago. Os centros de explicações na altura propunham valores de cerca de 3,5 a 5€ hora.
Mais tarde colaborei com um centro de explicações, numa disciplina específica do ensino superior, e ai tinha uma turma de 4 a 5 alunos e ganhava bem para os meus padrões da altura. Não eram tax free :( mas eram alunos porreiros, e de uma cadeira que gostava muito, pelo que considerava aquilo dinheiro fácil...

Hoje sou colaborador numa instituição de ensino superior, apenas para uma cadeira, e ganho mais do dobro do valor hora relativamente ao centro de explicações a leccionar a mesma cadeira... mas pago os impostos e os combustíveis e portagens para lá chegar... e só recebo por hora leccionada.

No meu caso sempre mantive várias opções em aberto, e sempre valorizei o meu tempo e trabalho, recusando ofertas a valores baixos.

Acho que muito do mal actual vem dos profissionais se "venderem" por valores baixos. Sei que muitos não têm outra alternativa, mas se os professores, engenheiros e enfermeiros e muitos outros não aceitassem os baixos valores que muitas vezes lhes propõem, o mercado não estaria tão mal... se não forem eles próprios a valorizarem-se, quem será?

Há muitos anos que não dou explicações, por várias razões:
Na minha área, os resultados dependem mais da vontade e capacidade do aluno do que do meu trabalho;
Há muita sazonalidade e os pedidos chovem na altura dos exames, e não é com o espírito santo dos últimos dias que se faz um trabalho bem feito;
Hoje em dia as minhas horas livres são poucas, e dou-lhes um valor que poucas pessoas estão dispostas a pagar, e como tal, ofereço-as à família e aos amigos.

Voltar
Superior